1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Frodo empresta seu nome a gene da visão

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Gildor, 31 Mai 2002.

1. Gildor

Gildor Usuário

Por Imrahil

Até que há vantagens de se ter um repórter de ciência neste site, sabe? ;-] É que a revista científica 'Nature Cell Biology' publicou um interessante artigo no qual foi identificado o gene que controla a formação do nervo óptico e dos olhos em sapos e, provavelmente, nos outros vertebrados. E adivinhe só o nome do gene? Isso mesmo, Frodo!

Os pesquisadores resolveram batizá-lo assim porque, embora pequeno e aparentemente insignificante, o trecho de DNA faz uma baita diferença no organismo - exatamente como o herói de 'O Senhor dos Anéis'.

2. Isil

Isil Usuário

8O Estranho e interessante...

é bom saber que os personagens de SdA estão sendo reconhecidos e “homenageados” em todo o mundo :wink:

Uma pergunta bem idiota... se provar que todos os vertebrados possuem esse mesmo gene, significa que eu tenho dois Frodos??? (eu falei que a pergunta era idiota...)

3. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Eu fico imaginando daqui há alguns anos, nos livros de nível superior ou memso nos diáticos, de colégio, alguém lendo sobre o gene Frodo com aquela notinha de rodapé: "Nome dado em homenagem ao personagem da obra 'O Senhor dos Anéis', de J.R.R.Tolkien, que mesmo pequeno eaparentemente insignificante, foi fundamental para o final da história.", ou algo assim.

4. lala_theOld

lala_theOld Usuário

Frodo empresta seu nome ao gene da visão

Gostei dessa homenagem, ficou bem legal.
    Se eu já gosto dessa historia de gene, agora gosto + ainda.
    Será q eu vou ter algum livro didático, alguma enciclopédia ou qualquer livro q envolva ciência falando sobre o gene Frodo, como o cara disse acima? Eu iria adorar :wink:
    Espero q todos os vertebrados tenham o gene Frodo e se tiver eu ñ vou + falar "meus olhos" e sim "meus Frodos"(falei merda) :D

Laís :wink:

5. Prime Nazgûl

Prime Nazgûl Usuário

Qdo eu vi o título da meteria, pensei q o nome fosse porque a visão dele mudava qdo ele punha o anel. Viajei, neh? 8)

Bem legal isso. Qto mais divulgação, melhor.

6. *Lily*

*Lily* Usuário

8O Legal... é bom saber que SdA é lembrado e homenageado... (eu sei que tô copiando o post de outra pessoa, mas tudo bem)

7. _Niphredil_

_Niphredil_ missing person

Eu pensei exatamente a mesma coisa! e fikei aki rindo sozinha, hehe.
    quer dizer: depois d ter desfeito minha cara d ponto d interrogaçao...

8. Felipe

Felipe Usuário

nao, vc tem um frodo em cada celula do seu corpo

9. Sprog Bullit Rockatansky

Sprog Bullit Rockatansky Burn Baby... burn!!!

***Reflexão***

Já param pra pensar se esse nome foi dado como uma homenagem mesmo do filme, ou o nome frodo tem algum significado científico na linguagem atual da medicina? (estou na onda viajante tb...hjehehe)

Compartilhar