1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Frodo e Sam!!

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Gorbag, 12 Ago 2009.

1. Gorbag

Gorbag Ontem eu comi um

Frodo e Sam meio gays??
    pra quem leu o Retorno do Rei deve sabe do que q eu to falando.

2. Thorin III

Thorin III Usuário

Essa pergunta é bem batida, bem preconceituosa e sinceramente, bem chata.Quem tem mentalidade baixa para isso não deveria nem ler estes trechos.A mensagem que Tolkien quis passar foi do real valor da amizade e do companheirismo, e como nós somos dependentes de pessoas a nos ajudar.

• Gostei! Gostei! x 3
  3. Anwel

Anwel Nazgûl Cavaleiro

Sem mais.

4. ARABAEL

ARABAEL Ema Infame e

Tolkien quis transmitir a verdadeira amizade, quase fraternal, como um ideal de amizade entre duas pessoas, no livro isso é mais claro, já nos filmes ficou massante e deu esta idéia que você citou.

5. Mairon

Mairon Alquimista Andarilho

É isso mesmo, esse amor que Tolkien cita varias vezes não é um amor apaixonado, é simplesmente o amor fraterno da amizade entre os dois e a devoção de Sam pelo seu chefe amado

6. Guilherme3D

Guilherme3D Usuário

Falou tudo, e acrescento mais, tolkien quis mostrar que em uma amizade um é fiel a outro e quando um é devoto(Sam), o outro retribui(Frodo).

Idéia preconceituosa essa ¬¬. :disgusti:

7. lisseminte

lisseminte Nox!

Não é esse tipo de amor,como foi falado.é simples amizade.Não tem nada mais para se falar,até porque no final o Sam se casa com a Rosinha e tem treze filhos e ele não fica com o Frodo ou se declara, ou sente algo um pouco diferente de apenas amigos...

Última edição: 20 Mai 2011
  8. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

A questão é: E se for?

Acho que quem leu, sabe do que to falando. mas só quem leu.

9. Fernanda

Fernanda Andarilho de Eriador e

Tava demorando alguém vir com esse "e se for" rsrsrsrs

Eu sou completamente a favor de herois gays :grinlove:. A Marvel ganhou pontos comigo depois que desencubou alguns dos personagens. Mas o caso é que Frodo e Sam não são um casal, assim como erva de fumo não é maconha. (outro delírio persistente e chatinho :roll:).

Só não acho legal esse lance de diminuir a capacidade humana (ou de hobbits nesse caso :hanhan:) de sentir amor sem envolver sexo. Ou pelo menos desejo de sexo.

Amizade é uma tipo de amor tão importante quanto amor romântico. E se diante de um amor tão forte só enxergamos o amor romântico-sensual, a gente está se diminuindo. Não que o amor romântico seja inferior. É só que negando a existencia de um profundo amor que não envolva atração, estamos vivendo só metade do que daria para viver.

E quanto a Frodo e Sam, a princípio não era nem mesmo uma amizade entre iguais. Sam teve o status alterado na comunidade depois da guerra do anel. Passou de servo a prefeito. E, tão importante quanto, passou a ser considerado um igual pelo Frodo. Porque a princípo, Sam tinha um relação de servo e senhor com Frodo. Era o tipo de amor (porque era um tremendo de um amor não sexual) em que ele se via no direito e dever de servir ao Frodo.

Hobbits são muito gente boa, muito engraçadinhos. Frodo em especial é muito legal, a sociedade deles é bem igualitária em alguns aspectos maaaaaassss Frodo era o senhor rico do Bolsão e Sam era o empregado que morava na rua do Bolsinho.

Provavelmente Frodo, e Bilbo tratavam Sam e o pai muito melhor que uma Lobélia da vida, mas, ainda sim, é nítida a separação de classes, pricipalmente no início da jornada. Sam levava coisas que Frodo tinha esquecido para depois apresentá-las ao "seu mestre" (estou sem o livro para citar textualmente, mas é reler o trecho em Valfenda que vão achar isso).

Frodo parece ter uma enorme confiança no Sam, e mesmo amizade, desde o início. Mas, diante do Faramir, Sam se identifica como "o jardineiro dele" e não um amigo ou companheiro de jornada. A amizade deles é forjada no caminho para Mordor. Sam passa a entender Frodo melhor e o amor de servo vira de amigo/irmão. E Frodo, apesar de menos efusivo nas demonstrações, afinal ele é da "nobreza" do Condado, também demonstra que ama e entende Sam. Em especial nos Portos Cinzentos.

É uma das muitas coisas legais da Obra. A evolução dos personagens, da relação deles e o fato que Tolkien, nascido e criado num mundo de classes sociais rígidas, narrar essa amizade linda.

E se fossem gays? Mais especificamente, se fossem um casal? Ainda seriam grandes personagens, ainda seriam uma bela história. Mas não foi a história que Tolkien contou. Ele não falou de uma casal, ele falou de dois amigos que se amam muito. Sem sexo.

Edit:

Eu já li e reli várias vezes (a primeria vez em 1993, numa belíssima edição portuguesa) e não sei do que você está falando. De boa. Não sei mesmo.

Última edição: 14 Ago 2009
  10. Sem comentários... Muitas vezes as pessoas não conseguem diferenciar a amizade desse tipo de amor. E todos sabem que o Frodo e o Sam são apenas amigos! Essa mentalidade é muito atrasada... Só que isso não impede dos jovens hoje em dia saírem berrando para dois amigos que eles são gays e que namoram ou até para amigos de sexo diferente! Ultimamente, as pessoas esquecem dos outros tipos de amor que existem por aí. E se você perguntasse se o Frodo e o Sam se amam, eu responderia: Sim, claro. Por que eles se amam, mas não é esse amor aí que todos dizem... A amizade é apenas outra forma de amor.

• Gostei! Gostei! x 1
  11. Mandos

Mandos Tecendo os destinos de Arda

Um importante tópico para acabar de vez com essa visão bastante distorcida da verdadeira amizade...

12. Mina Murray

Mina Murray Usuário

Exatamente! Não tem nada de gay nisso...

13. Idem. Nada a acrescentar.

Compartilhar