• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo e Sam, somente amigos??

Status
Fechado para novas mensagens.
Às vezes me questiono bastante sobre a amizade de Frodo e Sam. Não é à toa que surgem boatos e piadinhas ( como os diários ) na internet e em meio a grupos de discussões.
Há passagens que realmente me intrigam e me fazem desconfiar de que a amizade de Frodo e Sam passa a ser uma amizade muito íntima - até demais.
Ex.: pág. 333 - logo no início da página, Sam fala a Frodo do perigo de os dois dormirem ao mesmo tempo pois Sméagol pode chegar e fazer algum tipo de maldade.

" Mesmo assim seria seguro se o senhor dar uma dormidinha agora, mestre. Seguro, se se deitar perto de mim. Ficaria muito satisfeito em vê-lo dormindo [...] se o senhor se deitar perto, com meu braço em volta do seu corpo, ninguém poderia tocá-lo sem que o "SEU" Sam ficasse sabendo[...]"

Qual a opinião de vocês?

já ouvi dizer que este tipo de tratamento existe por causa de suas posições sociais,
sam é um simples jardineiro e por isso fica bajulando o frodo que é um aristocrata :mrgreen: :mrgreen:

achei essa uma explicação meio equivoca, grond o ferreiro, pois no condado nao existe essa ordem social que conhecemos.
O problema é que a sociedade atual restringe o amor a simplesmente voce mostrar isso na pessoa que quer que seja "parte de voce".
Os hobbits e o povo da terra média mostram o amor pra quem eles amam, seja como amante, seja como amigo, seja como irmão.
Na antiga tradução (antes da martins fontes de mordor), o nome não era sociedade do anel, mas sim IRMANDADE. Irmãos se amam, ou pelo menos aqueles que queremos que sejam nosso irmao. ´
Esse amor entre o Frodo e o Sam é o ideal, e o que deveria ser exercido nos dias de hoje! :grinlove:

Ambos (grond o ferreiro e Denethor II) estão certos.Existia sim a questão de Sam ser da plebe e Frodo um aristocrata, Sam não bajulava seu senhor por simples puxa-saquismo, essa bajulação toda representa a humildade dele, representa a lealdade e a submissão que Sam tem para com Frodo.
Além do mais, existe uma amizade entre os dois, Sam gosta de Frodo como um amigo e não vive numa sociedade cheia de preconceitos como a nossa para ter de esconder ou moderar suas palavras de amizade.
E não se esqueçam que sam casou e teve uma penca de filhos.

Além desta questão, vale lembrar também o jeito que o seu autor vivia.

Tolkien freqüentava muitos clubes, Inkligns, por exemplo era formado por apenas homens. C.S. Lewis, Charles Williams e o próprio Tolkien. A amizade deles, princiaplmente de Lewis-Tolkien foi forte por um bom tempo.

Mas não que isso represente a aristrocacia de Sam-Frodo, o que representa, e o que quero dizer, é a amizade. Sobretudo a amizade, lealdade.

E esta visão foi forçada graças aos filmes de PJ, quem lê o livro de Tolkien ou de qualquer outro que trate sobre épocas antigas percebe que a amizade é sempre mais forte e diferente do que hoje em dia. Pois hoje em dia já vem piadas como o indivíduo ser gay.

E esta visão foi forçada graças aos filmes de PJ, quem lê o livro de Tolkien ou de qualquer outro que trate sobre épocas antigas percebe que a amizade é sempre mais forte e diferente do que hoje em dia. Pois hoje em dia já vem piadas como o indivíduo ser gay.
Sem essa de culpar os filmes. As piadas gay vêm de muitos anos antes do PJ. Para quem não entende o contexto há várias passagens "curiosas" sobre a relação dos dois, em especial aquela que Sam observa Frodo dormindo e pensa consigo: "ele é tão bonito, eu o amo". Os filmes apenas são culpados de popularizar a saga, naturalmente ampliando aqueles que tendem a imaginar algo de mais na relação dos dois. A atuação e tom do Elijah e Sean está idêntica ao livro.

Ele disse fortalecida evido aos filmes, não criada.

É óbvio que não existe essa relação entre os dois. Eles são amigos muito íntimos, ligados pelo bem do outro. Tolkien nem deve ter pensado nisso quando estava escrevendo, e nem ninguém daquela época, em que o homosexualismo era algo muito estranho e quase inexistente (publicamente). Só vê homosexualismo entre os dois quem procura.

acho que esse lance de homossexualismo entre Frodo e Sam nao passa da visao extremamente preconceituosa equivocada q temos hoje em dia... muitas vezes acharam que eu estava afim do meu melhor amigo por dizer a todos que ele era lindo, e andarmos muito juntos, acho que nao tem nada a ver, quando voce realmente gosta de uma pessoa, voce a acha bonita, voce quer protege-la... acho que Frodo e Sam nao tem nada alem da amizade, mas nao nego que fazer piadinhas sobre os dois seja extremamente engracado!!! :D :D :D eu adoro essas satiras sobre frodo e sam, legolas e gimly, e ate escrevi muitas delas!!!! :mrgreen:

Acho que o que nos faz pensar que existe algo mais entre Frodo e Sam é o "surgimeto" da homossexualidade "assumida".
Eu fico às vezes imaginando que o mundo poderia ser menos machista e aceitar de que os homens elogiassem uns aos outros assim como fazem as mulheres entre si. E que houvesse mais carinho e uma relação parecida com a de Frodo e Sam. Porém, se nos virem dando um beijo no rosto de um amigo já comentam no bairro e na cidade...

Uma amizade como a de Frodo e Sam é muito rára e deve ser preservada.Pessoas preconceituosas nunca entenderiam o valor de uma amizade como esta, que eu admiro muito neles. :)

Ele disse fortalecida evido aos filmes, não criada.
Erro meu então. :|
Mas a frase que citei dava a entender que não havia como interpretar conotação gay ao ler o livro, o que bate com a alegação do filme fortalecer essa conotação. Como o filme pode fortalecer uma imagem que o livro não provocou em ninguém? Ele teria de criar essa conotação que não havia no original. Daí meu ponto é que tanto filme e livro abrem essa interpretação à determinadas pessoas, o filme apenas chega a um público maior e, de fato, fortalece essa imagem a um maior número de pessoas. É isso. :D

eu tambem acho que os homens deviam demonstrar mais as suas amizades e elogiarem uns aos outros, como fazem nohs mulheres, eh importante, demonstra que voce tem confianca nela!!! Frodo e Sam tem uma amizade muito pura e bonita, sem falsidades e desconfiancas, isso eh uma das coisas mais importantes da vida!!! mas ainda assim nao deixa de ser engrassado!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :mrgreen:

Eu acho que tá bem longe da nossa realidade os homens demonstrarem carinho entre si. E põe longe nisso. :tsc:

gente...
é engraçado ler esse monte de opiniões diversas e semlehantes, no que tange o assunto original, e ver dia após dia, dois irmãos cheios de frescuras entre si. :(

Enganam-se os que acham que Sam e Frodo não se amavam! :oops:
Eles se amavam muito!!! :obiggraz:
O amor tem sido esqueci e desfigurado nos dias que vão se passando.
Eles se amavam porque o amor verdadeiro não quer saber de sexo, idade, cor, religião ou intenção. Basta que a gente se importe com alguém, queria estar com essa pessoa, se sinta bem ao lado dela, tenha vontade de abarçar, de dar um beijão no aniversário, de comprar aquela porcaria que achei que tinha a cara dele na rua, rir juntos, passar muito tempo juntos... isso é amor! :kiss:

Vamos parar com essa bobagem de que homem não pode tocar no outro se não for pra dar um soco! Vamos parar com isso de que não posso dizer pro meu irmão de sangue que o amo! Vamos parar de achar que o Sam e o Frodo eram gays! Vamos parar de achar que o Ginli amava o Legolas e se roía por dentro porque os anãos não gostam de Elfos ... :omfg:

Gente, somos todos feitos do mesmo lixo! Somos comuns! Somos apenas embalagem suja, impura, imperfeita, empoeirada. No fundo somos todos iguais. Temos que nos abraçar pra podermos ser melhores. Somos pó. Apenas pó. Nada mais que isso. Pó de estrela da manhã. :lily:

esquece que teu amigo é homem! Na verdade ele não é nada! É teu amigo. O cara que vai te abraçar, se tu deixar, quando tu estiver triste demais pra poder andar sozinho. Ele é o cara que vai te pegar no meio da madruga quando teu carro estragar. Ele é o cara que vai precisar de ti quando estiver triste, quando a mãe dele morrer. Tu vai ter coragem de negar o colo pra um amigo que perdeu a mãe hoje?
E quando a tua mãe morrer? Vai querer guardar todo choro e mágoa pra ti??? :cry:

Idiota aquele que se fecha em seu mundo de dor. Estamos juntos no barco...rememos juntos ou morremos todo no meio do oceano. :roll:

Sam e Frodo se amavam sim...assim como amo meu irmão, meu namorado, meu primo e minha prima e minha visinha que abriu a porta quando fiquei sem chave e me convidou carinhosamente pra almoçar com ela. :oops:

Pois é. Duro não é? Mas é assim. :(

a gente só lembra que tem um colo quando já é muito tarde.

abre os olhos agora. ama.
:wink:

Bem, acho que a relaçao das personagens simplesmente se basearam na relaçcao social ao qual o autor vivia...só isso.
Aqui no Brasil somos muito maliciosos, bem diferente dos europeus que nao tem problemas em demonstrar afeto entre amigos.

Na passagem citada por legolaswarrior, Sam queria apenas que seu mestre descansasse em paz e tranquilo, e queria que Frodo achasse que poderia descansar em paz. Além disso os dois eram muito amigos mesmo e a amizade era bem intima e não vejo problemas em dois homens serem muito amigos.

Com certeza eles são só amigos, não tem nada a ver essas pessoas fazendo piadinhas sobre a relação deles... Além de terem uma relação de extrema amizade, se Sam não cuidasse tanto assim de Frodo esse nunca teria concluído sua missão.... Isso é uma das mensagens que o livro passa... AMIZADE.

acho q os diários não servem de padrão... o sam, teoricamente era o criado de frodo e se mostrava completamente disposto a tudo por frodo, dando margem à quase uma submissão... daí dize q eram amantes... tem tanta coisa melhor na obra do que este tipo de visão

Sério.... sem querer ser chato, mas acho que já estamos fartos de tópicos pra discutir a homossexualidade de Frodo e Sam.

Isso sempre cai nas mesmas piadinhas sem graça.

Por mais que todos possamos ter motivos pra desconfiar eles eram apenas amigos, simplesmente pq Tolkien quis assim.

por isso estou trancando isso, mas se tiver algum problema podem me mandar uma mp.

Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back