• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo e Sam - D. Quixote e Sancho na T.M?

Derinthuck

e do Clube dos Maiar Malvados
Olá! Tenho uma pergunta para vc's, quem sabe dê uma boa discussão aqui para o fórum. Sou grande fã da dupla Dom Quixote e Sancho Pança, e quaisquer outros personagens que espelhem esse par; assim logo que vi Frodo Bolseiro e Samwise Gamgi achei logo mais um enorme motivo para adorar os livros, afinal não há como negar a suave presença quixotesca na obra, e como Sam e Frodo se encaixam nos perfis... Sam, assim como os outros padrões de Sancho tem tipico fisico diverso do patrao, é criado, tem uma opiniao elevada dele (acha Frodo tao sabio!), e tem seu qpeuno bau de referências de citaçoes 'O que o feitor ...' além de outras tantas caracteristicas que o encaixam como Sancho da terra media. Essa é minha comparacao da obra, nao consigo ficar sem faze-la, e lembra-la... E vc's? Com que outras obras que conhecem comparam o 'Senhor dos Anéis'? Tem gente que ja me disse que o Frodo e Gandalf lembram o Artur e o Merlim, mas sei la, nisso anda nao tenho patamar para comparar. E vc's, que mais acham?
 
Acho que numa comparação Arthur/Merlin o melhor perfil seria Aragorn/Gandalf. Mas Tolkien não foi muito influenciado pela mitologia Arthuriana, aliás, ele nem a via com muita simpatia se não me engano. A grande inspiração de Tolkien foi mesmo a mitologia nórdica, grega e celta.

Agora, gostei da sua comparação Frodo/Sam, D. Quixote/Sancho. Sam realmente tem alguns pontos em comum com o Sancho (a barriga e as citações :lol: ). Mas acho que pára por aí.
 
Não creio... Quixote era um perdido em uma era onde ele era um elemento anacrônico, que lutava sozinho contra inimigos imaginários sem perceber o ridículo da sua condição. E sempre contemplando o amor de Dulcinéia.
 
E Sancho põe Samwise no bolso em termos de citações (há quase que uma em cada letra do que ele diz :lol: ), além de ser muito mais malandro. Sancho adora o patrão, mas é capaz de lhe pregar peças como por exemplo a do encantamento da Dulcinéia. Samwise jamais faria algo semelhante com Frodo. :lol: :lol:
 
Não vejo muita semelhança entre Frodo e Quixote. Como o mestre Eru disse, o Quixote já estava piradão, e o Frodo não.

Mas existe uma certa semelhança entre Sam e Sancho. EL BARRIGÓN! :lol: :lol:
 
Eru, eu disse que o Sam lembrava vagamente o Sancho, não que o Frodo parecia o D. Quixote.
 
Realmente talvez a lealdade de Sam lembre Sancho Pança. Mas acho que só isso. Eu gosto muito de D. Quixote também , acho uma obra de um humor sutil porém eficiente. Mas não vejo muita semelhança entre as 2 obras.... :think:
 
Derinthuck disse:
Charlie Brown disse:
Tolkien [...] , aliás, ele nem a via com muita simpatia se não me engano. .

Eu não sabia disso, onde vc leu?

Acho que foi na biografia dele. Ele até gostava do ciclo Arturiano quando mais jovem, chegou até a compor um ensaio eu acho sobre Sir. Galahad. Mas depois de maduro ele começou a achar meio sem graça.
 
Sam Gamgee*§* disse:
Alguem sabe se Tolkien leu ou tinha algum conhecimento mais elevado sobre D.Quixote? :o?:

Sei lá, mas ele deve ter lido algum dia, afinal é uma obra classica neh... e tb se ele nao leu Cervantes deve ter lido pelo menos Dickens, entao quem sabe...
Fico pensando o que mais pode ter inlunciado o velho professor ( sem contar as mitologias nordica e celtica...) Que sera que ele leu quando mais moço?
 
Sam Gamgee*§* disse:
Alguem sabe se Tolkien leu ou tinha algum conhecimento mais elevado sobre D.Quixote? :o?:

Acho quase impossivel ele não ter lido D. Quixote , afinal é uma obra clássica , e uma das mais conhecidas do mundo. Agora se ele chegou a se interessar pela historia.....eu já não sei.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo