1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Frodo Brandebuque?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Ishtar Lillith, 13 Mar 2007.

1. Ishtar Lillith

Ishtar Lillith Usuário

Afinal, Frodo era mais Brandebuque ou Bolseiro?
    Se a mãe dele era uma Brandebuque, então ele tem algum parentesco com o Merry ou naum tem nda a ver?

2. ShidoSan

ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

Se eu não me engano, ele era primo de 2° do Merry...
    Anyway, como o pai dele era Bolseiro, ele não era nem mais Brandebuque nem mais Bolseiro.

3. Kryshnack

Kryshnack I am more I

É, acho que é isso mesmo...Frodo e Merry são primos. Mas o pai de Frodo é bolseiro (eu acho) e a mãe era Brandebuque, mas quando se casou com o pai de Frodo, virou uma Bolseiro (sei lá, estou especulando:think: ). Então aconteceu como acontece nos dias de hoje, a mulher, ao casar "vai" para a família do marido (se tiver viajando na batatinha, me avisem:roll: ). Então, Frodo seria mais Bolseiro do que Brandebuque, mas claro que há um parentesco por aprte da mãe e da família dela. Mas acho que há mais parentesco de Bolseiro.

4. Aracáno Elessar

Aracáno Elessar Nietzsche

Não sei se seria algo válido pensar nas famílias Hobbits como nos dias de hoje, mas de qualquer forma, após a morte incomum de seus pais, e ser adotado por Bilbo, ele se torna um legítimo Bolseiro, herdeiro de Bolsão.

5. Pandatur

Pandatur Usuário

Por parte de mãe, Frodo é primo em 2º grau de Merry, já que a mãe de Frodo era irmã do avô de Merry (ou seja, o pai de Merry era primo do Frodo em 1º grau).
    Frodo também é primo de Pippin, em 6º grau, por parte paterna. O bisavô de Frodo era irmão do Trisavô de Pippin.

6. Lyvio

Lyvio Usuário

Não, hoje tanto a mulher como o marido podem adotar os nomes de seus conjujes ou até abos adotarem nomes sde ambos entendeu por exemplo:

Pedro Pontes Prado se casa com Maria Marciana Maranum, então poderia ficar assim, Pedro pontes Prado Maranum ou Maria marciana Maranum Prado(pontes) ou ainda Pedro Pntes Prado Marciana Maranum e maria Marciana maranum Pontes Prado, tanto faz o casal agora decide como quer que fique seus nomes de casado.

nesse caso que vc citou de frodo ser um bolseiro e não btandebuque, é que na inglaterra antigamente nos tempos do tolkien assim como na grande maioria dos paises a sociedade era patriarca ou seja, o pai era o chefe, portanto o nome do homen é quem prevalecia e como ele era inglês a sociedade inglesa se organizava dessa forma, não sei se mudou a lei por lá assim como no brasil, nos dias de hoje, mas é mais ou menos isso.

7. Aracáno Elessar

Essa visão da sociedade patriarcal veio muito a calhar, parece-me que tirando a casa de Haleth, e a posição social dos Grados, como é conhecida na história de Thrahald (Sméagol), os demais povos viviam numa sociedade de caráter patriarcal.

8. Kryshnack

Kryshnack I am more I

É..acho que viajei um pouco, mas concordo com sua colocação.:cool:

9. Ishtar Lillith

Ishtar Lillith Usuário

Ahh agora ta mais claro, eu num sabia q ele tb era parente do Pippin,
    vlw pessoal XD

10. Ulmo- o grande

Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

Meus queridos, Tolkien era Sul-Africano...nao esqueçam dessa origem ao pensar no Universo Tolkien...todo detalhe é importante...

11. Deriel

Deriel Administrador

Ele pode ter até nascido lá, mas ele era Inglês (e viveu a vida toda na inglaterra)

12. Aracáno Elessar

E claramente seu nacionalismo (ânglico) é presente nas obras, basta ver o Mestre Gil de Ham, e a idéia em si de um novo Mito europeu. Como disse Deriel, ele era inglês, e a África do Sul era apenas uma colônia, não seria vista como sua pátria, e até mesmo diria que seria desagradável a ingleses habitar lá.

13. miharu

miharu Wild~

Creio que todas as sociedades do universo Tolkien eram patriarcais, não?

14. Lyvio

Lyvio Usuário

pelo o que eu li até agora sim, o que é mais comum, mas vindo de tolhien pode haver alguma execessão.

15. Aracáno Elessar

Cara Savant, nem todas. =]
    A casa de Haleth é claramente matriarcal, como mencionada nas obras, sendo a primeira Líder "tribal", Haleth.
    E a questão dos Grados, como visto, ao menos os do genos de Thrahald (Sméagol) viviam numa sociedade matriarcal, no caso, se não me engano, a "avó", era líder.

16. Sra Bolseiro

Sra Bolseiro Usuário

Ele era Bolseiro pq se usa o que pertence ao pai.

Mas qto ao parentesco pra mim é novidade :D

17. Istui Gil-Eredh

Istui Gil-Eredh Elder Elda

Não, Aracáno, a Sociedade dos parentes de Gollum era patriarcal, quando uma hobbit se casa, herda o nome do marido. Mas, os cargos de chefes hobbits não eram, na falta de palavra melhor, uma monarquia e sim uma "diarquia", já que tanto o marido, quanto a esposa, poderiam se representar em festas e ocasiões especiais, inclusive a morte.

Quando um chefe de família morria, o cargo não era passado ao seu filho, enquanto a mulher daquele não morresse, principalmente se a mulher fosse de fibra forte, e ninguém dúvida disso no caso da avó de Sméagol. O fato é, após a morte do marido, o cargo é passado para sua mulher, quanto esta morre é passado ao filho mais velho, se não houver filho, é passado ao macho mais velho.

Vale lembrar, no caso dos cargos como Thain, que era cargo militar, isto não ocorria e o título não poderia ser passado para mulheres.

18. Aracáno Elessar

De certo faz sentido, mas mesmo assim, a casa de Haleth era matriarcal, mas não estou querendo discordar por discordar. =]
    Quanto aos Grados, bem, de qualqur forma houve, ou haveria, caso necessário, o momento da Matriarca, mas compreendo o que disse.
    Quanto a casa de Haleth, bem, de certo, para ser lembrada como a Casa de Haleth, creio que tenha sido matriarcal, ao menos, como você colocou sobre os Grados, em algum momento.

19. Istui Gil-Eredh

Istui Gil-Eredh Elder Elda

Sim, sim, predominante patriarcal, mas eventualmente matriarcal. Quanto a Casa de Haleth, não tenho conhecimento sobre ela.

20. Tapio

Tapio Usuário

Era inicialmente casa de Haldad, que era pai de Haldar e Haleth. A casa ficou conhecida como de Haleth porque não foi aceito nenhum outro líder depois dela, e ficou um povo meio espalhado. Quer dizer, líder tinha, mas nenhum de grande expressão, como Haleth, seu pai e seu irmão, ambos mortos por Orcs quando da chegada dos Homens a Beleriand. Enfim, a casa continuou com Halmir, Haldir e Brandir, que não conseguiram fazer história, pelo menos não como seus antepassados. Creio que todos se lembrem de Brandir, o manco, que aparece na história de Túrin.

Compartilhar