• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frases da Literatura.... Só as melhores e inesquecíveis!

Re: Citações

Adorei a idéia do tópico. Tenho um caderno cheio de citações que anotei, de livros, músicas, poemas, filmes, séries e novelas.
Pergunto se aqui vale só de literatura, ou do resto também? [Só pra evitar equivocos]

Lá vai algumas:

"- Um coração fiel pode ter uma lingua rebelde.
- Para olhos tortos a verdade pode ter um rosto desvirtuado."

Théoden e Gandalf, O Senhor dos Anéis, J. R. R. Tolkien, Editora Martins Fontes, 4ª edição [não lembro volume e página]

"Vossos filhos não são vossos filhos
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós
Podeis dar a eles o vosso amor, mas não os vossos pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas
Porque suas almas moram na mansão do amanhã
Que vós não podeis visitar, nem mesmo em sonho.
Podeis procurar ser como eles, mas não procurai fazê-os como vós
Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.
Nós somos o arco do qual nossos filhos são arremessados como flechas vivas."

Khalil Gibran [não sei qual o livro]

E Allah criou o tempo, o tempo que constrói e destrói todas as coisas. A sucessão dos dias e das noites onde Allah escreve com a sua caligrafia a história dos humanos. O tempo que nos faz nascer de Allah e que nos leva de volta para Ele. É no tempo que a vida se renova e almas cumprem o destino que vieram cumprir. Todo mundo sabe alguma coisa do tempo, mas ninguém sabe ao certo o que ele significa, nem vai saber nunca, porque o tempo é um mistério! E só Allah tem a chave de todos os mistérios. Ele desenha o caminho de nossas vidas com seu pincel e pendura no pescoço o caminho de cada um.
E só Ele sabe o porquê de todos os destinos!

Esse texto foi citado na novela O Clone, na passagem da 1ª para a 2ª fase pelos personagens Ali e Abdul.
Eu não sei de onde foi tirado, mas desconfio que pode ser uma passagem do Alcorão. Não tenho como dar certeza! Se alguém souber, por favor diga...

O pessimista reclama do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas

Provérbio Chinês

- Ele nos mostra o que desejamos... seja o que for que desejemos...
- Sim e não - disse Dumbledore - Mostra-nos nada mais nada menos do que o desejo mais íntimo, mais desesperado de nossos corações. Você, que nunca conheceu sua família, a vê de pé à sua volta. Ronald Weasley, que sempre teve os irmãos a lhe fazerem sombra, vê-se sozinho, mellhor que todos os irmãos. Porém, o espelho não nos dá nem o conhecimento nem a verdade. Já houve homens que definharam diante dele, fascinados pelo que viram, ou enlouqueceram sem saber se o que o espelho mostrava era real ou sequer possível.
O espelho vai ser levado para uma nova casa amanhã, Harry, e peço que você não volte a procurá-lo. Se algum dia o encontrar, estará preparado. Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se. E agora, por que você não põe essa capa admirável outra vez e vai dormir?

Harry e Dumbledore, Harry Potter e a Pedra Filosofal, J. K. Rowling, Editora Rocco, 1ª Edição, 2000, Capítulo 12: O Espelho de Ojesed, páginas 184 e 185.

Sua mãe morreu para salvar você. Se existe uma coisa que Voldemort não consegue compreender é o amor. Ele não entende que um amor forte como o de sua mãe por você deixa uma marca própria. Não é uma cicatriz, não é um sinal visível... ter sido amado tão profundamente, mesmo que a pessoa que nos amou já tenha morrido, nos confere uma proteção eterna. Está entranhada em nossa pele. Por isso Quirrel, cheio de ódio, avareza e ambição, compartindo a alma com Voldemort, não podia tocá-lo. Era uma agonia tocar uma pessoa marcada por algo tão bom.

Dumbledore, Harry Potter e a Pedra Filosofal, J. K. Rowling, Editora Rocco, 1ª Edição, 2000, Capítulo 17: O Homem de Duas Caras, página 255.
 
Última edição:
Re: Citações

Adorei a idéia do tópico. Tenho um caderno cheio de citações que anotei, de livros, músicas, poemas, filmes, séries e novelas.
Pergunto se aqui vale só de literatura, ou do resto também? [Só pra evitar equivocos]

Lá vai algumas:



Théoden e Gandalf, O Senhor dos Anéis, J. R. R. Tolkien, Editora Martins Fontes, 4ª edição [não lembro volume e página]



Khalil Gibran [não sei qual o livro]



Esse texto foi citado na novela O Clone, na passagem da 1ª para a 2ª fase pelos personagens Ali e Abdul.
Eu não sei de onde foi tirado, mas desconfio que pode ser uma passagem do Alcorão. Não tenho como dar certeza! Se alguém souber, por favor diga...



Provérbio Chinês



Harry e Dumbledore, Harry Potter e a Pedra Filosofal, J. K. Rowling, Editora Rocco, 1ª Edição, 2000, Capítulo 12: O Espelho de Ojesed, páginas 184 e 185.



Dumbledore, Harry Potter e a Pedra Filosofal, J. K. Rowling, Editora Rocco, 1ª Edição, 2000, Capítulo 17: O Homem de Duas Caras, página 255.

Pensei que fosse só eu, também tenho um caderno cheio de citações de livros que já li (óbvio!).
 
Re: Citações

"[…] e eu tenho a mente… e uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada."
Tyrion Lannister, As Crônicas de Gelo e Fogo - A Guerra dos Tronos, George R.R. Martin, Editora Leya, 1ª reimpressão, 2010. [Não lembro a página]
 
Re: Citações

Eu adoro a abertura de Orgulho e Preconceito:

Jane Austen em Orgulho e Preconceito disse:
É uma verdade universalmente aceita que um jovem com uma boa fortuna tem que estar buscando uma esposa
 
Re: Citações

Falando em Orgulho e Preconceito...

"São poucas as pessoas a quem realmente amo, e menos ainda aquelas dais quais tenho uma boa opinião. Quanto mais conheço o mundo, mais fico descontente; e a cada dia se confirma minha crença na inconsistência de todos os caracteres humanos e na pouca confiança que pode ser depositada nas aparências do mérito ou do bom senso"
Elizabeth Bennet, Orgulho e Preconceito, Jane Austen [Não estou com o livro aqui e não lembro nem a página, nem a editora :dente:]
 
Re: Citações

"-Merece! Ouso dizer que sim. Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte. Pois mesmo os muito sábios não conseguem ver os dois lados."

Gandalf para Frodo em O Senhor dos Anéis e a Sociedade do Anel, J.R.R. Tolkien, Editora Martins Fontes, 2º edição, página 61.
 
Re: Citações

"Em pânico, eu me apressei para um lado e para o outro. Eu tinha o gosto de sangue e chocolate em minha boca, um tão odioso quanto o outro.” O Lobo da Estepe -Hermann Hesse

"É tão difícil falar e dizer coisas que não podem ser ditas. É tão silencioso. Como traduzir o silêncio do encontro real entre nós dois? Dificílimo contar. Olhei pra você fixamente por instantes. Tais momentos são meu segredo. Houve o que se chama de comunhão perfeita. Eu chamo isto de estado agudo de felicidade." Clarice Lispector
 
Última edição:
Re: Citações

'' Primeiro, as cores. Depois, os humanos.Em geral, é assim que vejo as coisas. Ou, pelo menos, é oque tento.''
 
Re: Citações

Adorei a idéia. Há algum tempo adotei o hábito de marcar à caneta os trechos que entendo interessantes nos livros que leio.

Estou lendo atualmente Parceiros do Poder - Nixon e Kissinge de Robert Dallek e dele retiro as seguintes citações:

"A política é a guerra sem derramamento de sangue enquanto a guerra é a política com derramento de sangue - Mao Tse-Tung, 1938.

A guerra é um jogo brutal, mas acho que é política é pior - Lord Montgomery, marechal britânico, 1956"
 
Re: Citações

"Há ausências que representam um verdadeiro triunfo" (Cortazar, Julio. "O Jogo da Amarelinha")

"Saudade é ser, depois ter" (ROSA, João Guimarães. "Ave, Palavra")

"(...) e entregando-me com confiança de pertencer ao desconhecido" (LISPECTOR, Clarice. "A Paixão Segundo G.H.")

""Viver... o senhor já sabe: viver é etcetera..." (ROSA, João Guimarães. "Grande Sertão: Veredas")

" (...) Se falamos de amor, também falamos de sexualidade. O inverso não é verdadeiro." (O Jogo da Amarelinha)

"Pobre do amor que se alimenta apenas de pensamentos." (O jogo da amarelinha)


"A coisa mais difícil, quando se começa a escrever, é ser sincero. Será preciso sacudir esta idéia e definir o que é a sinceridade artística. Eu acho isto, provisoriamente: que a palavra jamais precede a idéia. Ou melhor: que a palavra seja sempre uma necessidade para ela; é preciso que ela seja irresistível, insuprimível, e o mesmo vale para a frase, para a obra inteira. E para a vida inteira do artista, é preciso que sua vocação seja irresistível, que ele não possa não escrever." (André Gide apud Ernesto Sabato)

"Ser moderno é encontrar-se em um ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento, autotransformação e transformação das coisas em redor - mas ao mesmo tempo ameaça destruir tudo o que temos, tudo o que sabemos, tudo o que somos." (Marshal Berman - "Tudo que é sólido desmancha no ar")

"Depois de Deus, Shakespeare foi quem mais criou" (Ulisses, James Joyce)
 
Re: Citações

Sabe, eu me perguntava até que ponto você era aquilo que eu via em você ou apenas aquilo que eu queria ver em você. Eu queria saber até que ponto você não era apenas uma projeção daquilo que eu sentia, e se era assim, até quando eu conseguiria ver em você todas essas coisas que me fascinavam e que no fundo, sempre no fundo, talvez nem fossem suas, mas minhas, e pensava que amar era só conseguir ver, e desamar era não mais conseguir ver, entende? - Caio Fernando Abreu
 
Re: Citações

"Ser moderno é encontrar-se em um ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento, autotransformação e transformação das coisas em redor - mas ao mesmo tempo ameaça destruir tudo o que temos, tudo o que sabemos, tudo o que somos." (Marshal Berman - "Tudo que é sólido desmancha no ar")

A primeira vez em que li essa obra fiquei pensativa por bastante tempo. É realmente incrível! E essa frase resume bem aquela sensação de "vazio", tão comum nos dias atuais...

"Descobri em mim mesmo desejos os quais nada nessa Terra pode satisfazer. A única explicação lógica é que eu fui feito para outro mundo." (C.S. Lewis).

Uma das minhas favoritas...
 
Re: Citações

Gentem, lembrando que aqui é off Tolkien.

Essa próxima citação é dedicatória de “Sobre a Liberdade”, de John Stuart Mill, à sua mulher morta, Harriet.

Lindo.

À memória amada e sofrida dela que foi em parte a inspiradora, e em parte autora, do que existe de melhor em meus escritos — a amiga e mulher cujo senso de verdade e correção foi meu maior incentivo, e cuja aprovação foi minha maior recompensa – eu dedico este volume. Como tudo que escrevi ao longo de tantos anos, este livro é meu como é dela. Tal como é publicada, esta obra teve, apenas insuficientemente, a inestimável vantagem de sua revisão. Alguns dos trechos mereciam uma análise mais profunda, mas isso jamais ocorrerá. Fosse eu capaz de interpretar o mundo com metade dos grandes pensamentos e nobres sentimentos que estão enterrados em seu jazigo, traria à humanidade benefícios muito acima dos que posso conseguir em qualquer coisa que escreva sem a assistência dela e sua sabedoria sem igual.
 
Re: Citações

Com que facilidade a mente humana se torna egoísta! Com que facilidade deixamos de lado a perspectiva de um futuro desastre pelo prazer do presente!"
Pela primeira vez compreendi que não havia nada inteiramente bom e nada inteiramente ruim, que cada página tem uma mancha, e, por essa mesma razão, eu esperava todas as noites sombrias por uma pequena luz brilhante. Isso me deu esperança."
A menina que não sabia ler, John Harding.
 
Re: Citações

"Alguns livros devem ser degustados,
Outros são devorados,
Apenas poucos são mastigados,
E digeridos totalmente."

(Coração de Tinta - capítulo 01- pág 16)

"Quando você leva um livro numa viagem", dissera Mo quando ela pôs o primeiro no baú,"acontece uma coisa estranha: o livro começa a colecionar lembranças. Depois basta abri-lo, e você já esta de novo no lugar onde o leu. Tudo volta, já nas primeiras palavras: as imagens, os cheiros, o sorvete que você tomou enquanto lia... Acredite, os livros são como papel pega-moscas. Não existe nada melhor para grudar lembranças do que páginas impressas." (- Mo - Coração de Tinta - Capítulo 2 - pág 22)

"Quando você abre um livro, é como num teatro: ali está a cortina. Você a arrasta para o lado, e a apresentação começa." ( - Mo, sobre as folhas de guarda - Coração de Tinta - não lembro a pág.)

"Os livros devem ser pesados. Eles carregam um mundo inteiro dentro de si." ( - Mo - Coração de Tinta - não lembro a pág.)

"Estrelas escodam o seu brilho; não permitam que a luz veja meus profundos e escuros desejos. Que o olho se feche ao movimento da mão; e , no entanto, que aconteça! Que aconteça aquilo que o olhar teme quando feito está o que está para ser visto." (Machbeth, Ato I, Cena IV)
 
Re: Citações

Sensacional esse tópico, o melhor que vi no fórum até agora!

Vou citar aqui um verso do poema If, de Ruddyard Kipling... vou citar em inglês porque a tradução não me agrada tanto quanto o original:

If you can force your heart and nerve and sinew
To serve your turn long after they are gone,
And so hold on when there is nothing in you
Except the Will which says to them: "Hold on"
 
Como já tinha um tópico com a proposta semelhante ao tópico criado pela Maria Pretinha (com a diferença de que o título do tópico criado por ela era mais sintético), fiz a junção deles. A ferramenta de pesquisa não dá conta da imensidão de tópicos existentes porque os títulos, muitas vezes, não explicam o conteúdo. É por esse motivo que estou trabalhando em um índice aqui para o Literatura. O projeto está um pouco parado, porque ando apertada com outras atividades, mas prometo que ele fica pronto ainda em 2011.

Pessoas, vamos tentar manter o padrão de, ao colocar a citação, citar o autor e a obra (livro, poema, conto, crônica, whatever)?

Minhas contribuições iniciais:

"Os fatos são sonoros mas entre os fatos há um sussurro. É o sussurro o que me impressiona." (Clarice Lispector, "A hora da estrela")

"A guerra é uma cobra que usa os nossos próprios dentes para nos morder. Seu veneno circulava agora em todos os rios da nossa alma. De dia já não saíamos, de noite não sonhávamos. O sonho é o olho da vida. Nós estávamos cegos". (Mia Couto, "Terra Sonâmbula")

"Mas nós cumprimos destino de tapete: a História há de limpar os pés nas nossas costas" (Mia Couto, "Terra Sonâmbula")

"- Tens medo de fazer amor comigo?
- Tenho - respondeu ele.
- Por eu ser preta?
- Tu não és preta.
- Aqui, sou.
- Não, não é por seres preta que eu tenho nmedo.
- Tens medo que eu esteja doente...
- Sei prevenir-me.
- É por quê, então?
- Tenho medo de não regressar. Não regressar de ti" (Mia Couto, "Venenos de Deus, Remédios do Diabo")
 
Última edição por um moderador:
Como já tinha um tópico com a proposta semelhante ao tópico criado pela Maria Pretinha (com a diferença de que o título do tópico criado por ela era mais sintético), fiz a junção deles. A ferramenta de pesquisa não dá conta da imensidão de tópicos existentes porque os títulos, muitas vezes, não explicam o conteúdo. É por esse motivo que estou trabalhando em um índice aqui para o Literatura. O projeto está um pouco parado, porque ando apertada com outras atividades, mas prometo que ele fica pronto ainda em 2011.

Ish, é verdade, porque eu procurei, tentei várias palavras e não tinha achado!
 
"Os fatos são sonoros mas entre os fatos há um sussurro. É o sussurro o que me impressiona." (Clarice Lispector, "A hora da estrela")

Clarice Lizzzzzz:zzz:pector tem me parecido uma boa enroladora. Com esforço ela consegue uma ou duas frases de efeito POR OBRA. Estou pra lá da metade do segundo livro dela e só achei uma pérola perdida entre as pedras brancas sem valor. Tô gostando não.

"Mas nós cumprimos destino de tapete: a História há de limpar os pés nas nossas costas" (Mia Couto, "Terra Sonâmbula")

"- Tens medo de fazer amor comigo?
- Tenho - respondeu ele.
- Por eu ser preta?
- Tu não és preta.
- Aqui, sou.
- Não, não é por seres preta que eu tenho nmedo.
- Tens medo que eu esteja doente...
- Sei prevenir-me.
- É por quê, então?
- Tenho medo de não regressar. Não regressar de ti" (Mia Couto, "Venenos de Deus, Remédios do Diabo")

Essa Mia é fantástica, né? Mal posso começar a lê-la.

Aqui vão minhas contribuições, todas do maravilhoso Fernando Sabino:

“Tudo que é fácil de ler é muito difícil de escrever!”

“Aos escritores Deus dá a vocação e o chicote. Leva algum tempo para aprender a diferença entre escrever mal e bem, e esta diferença é aprendida com esforço próprio. Há, entretanto, uma diferença maior ainda entre escrever bem e a obra de arte; aí entra o chicote!”

“O otimista erra tanto quanto o pessimista, mas sofre muito menos.”
 
Clarice Lizzzzzz:zzz:pector tem me parecido uma boa enroladora. Com esforço ela consegue uma ou duas frases de efeito POR OBRA. Estou pra lá da metade do segundo livro dela e só achei uma pérola perdida entre as pedras brancas sem valor. Tô gostando não.
Eu costumo brincar que ninguém pode morrer sem ler Clarice ( mas, no seu caso, talvez fosse necessário morrer para ler Clarice). Mesmo que ler Clarice seja uma experiência perturbadora. A dimensão psicológica das obras dessa autora é mais problemática do que se pensa, porque as personagens de Clarice só existem do pescoço para cima: o que elas pensam e sentem é muito mais importante do que aquilo que fazem, e, por sinal, quase toda a ação é, por que não, gratuita. O que mais interessa a Clarice não são os indivíduos em si, mas a paixão que os domina, a inquietação que os conduz, a existência que os subjuga. Se nada mais der certo, leia Clarice Lispector. Mas, como você não está gostando, pare. Tenho certeza de que Clarice não gostaria que você lesse a obra dela "obrigada". Quem nunca roubou não vai me entender. E quem nunca roubou rosas, então é que jamais poderá me entender. Eu, em pequena, roubava rosas.

Pim disse:
Essa Mia é fantástica, né? Mal posso começar a lê-la.
:lol:
De fato.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo