• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frases da Literatura.... Só as melhores e inesquecíveis!

Diálogo entre Jesus e Deus (começa com Jesus falando).

"Com certeza sabes melhor do que eu que, quando se expulsam diabos de um corpo [Jesus tinha feito um "exorcismo"], não se sabe para onde vão, E por que hei-de eu saber dos assuntos do Diabo, Sendo Deus, tens de saber tudo, Até um certo ponto, só até um certo ponto, Que ponto, O ponto em que começa a ser interessante fazer de conta que ignoro." (José Saramago - O Evangelho Segundo Jesus Cristo)
 
“Já faz um século que Edward está sozinho. Agora ele encontrou você. Você não consegue ver as diferenças que nós vemos, nós que temos estado com ele há tanto tempo. Você acha que algum de nós vai querer olhar nos olhos dele pelos próximos cem anos se ele perder você?”

"Crepúsculo" Stephenie Meyer
 
"Se eu pudesse sonhar,eu sonharia com você. E eu não me envergonho disso." Edward Cullen

Crepúsculo (Stephenie Meyer)
 
Otimo tópico pessoal, achei o site encontrando esse tópico pelo google. Muito bom mesmo parabéns a todos.

"Um cara fica maluco se não tiver ninguém"
"Não faz diferença quem a pessoa é contanto que esteja com você"
"Te digo: Se um cara ficar sozinho demais ele adoece"


Todas as frases acima são de Ratos e homens de John Steinbeck um livro muito com que ganhou o Prêmio Nobel de 1962.
 
"Vamos prometer um ao outro que só vamos deixar este planeta quando tivermos descoberto mais sobre quem somos e de onde viemos." O Dia do Curinga, Jostein Gaarder.
 
Todos estes excertos foram tirados do Livro "O Alquimista" de Paulo Coelho

"Certo mercador mandou o filho aprender o segredo da felicidade com um pastor de uma terra bem distante. O rapaz andou durante quarenta dias pelo deserto até chegar a uma bela igreja, no alto de uma montanha. Lá, vivia o pastor que o rapaz procurava.

O rapaz entrou numa sala da igreja e viu uma atividade imensa: mercadores entravam e saíam, pessoas conversavam pelos cantos, uma pequena orquestra tocava músicas suaves e havia uma farta mesa com os mais deliciosos pratos da região. O pastor conversava com todos e o rapaz teve que esperar duas horas até chegar a sua hora de ser atendido. O pastor ouviu atentamente o motivo da visita do rapaz, mas disse-lhe que naquele momento não tinha tempo de explicar-lhe o segredo da felicidade. Sugeriu que o rapaz desse um passeio pela igreja e voltasse daqui a duas horas.

- entretanto, quero lhe pedir um favor – disse o pastor, entregando ao rapaz uma colher de chá onde pingou duas gotas de óleo. – enquanto você estiver caminhando, carregue esta colher sem deixar que o óleo seja derramado – recomendou o pastor.

O rapaz começou a subir e descer as escadarias da igreja, mantendo sempre os olhos fixos na colher. Ao final de duas horas retornou à presença do pastor.

- então? – perguntou o pastor. – você viu as tapeçarias da pérsia que estão na minha sala de jantar? Viu o jardim que o mestre dos jardineiros demorou dez anos para criar? Reparou nos belos pergaminhos da minha biblioteca?

O rapaz, envergonhado, confessou que não havia visto nada disso. Sua única preocupação tinha sido em não derramar as gotas de óleo que o pastor lhe havia confiado.

Já mais tranqüilo, o rapaz pegou a colher e voltou a passear pela igreja, desta vez reparando em todas as obras de arte que pendiam do teto à parede. Viu os jardins, as montanhas ao redor, a delicadeza das flores, o requinte com que cada obra de arte estava colocada em seu lugar. De volta à presença do pastor, relatou em detalhes tudo o que havia visto.


- mas onde estão as duas gotas de óleo que lhe confiei? – perguntou o pastor.

Olhando para a colher, o rapaz percebeu que as havia derramado.

- pois este é o único conselho que eu tenho para lhe dar – disse o pastor. – o segredo da felicidade está em olhar todas as maravilhas do mundo, e nunca se esquecer das duas gotas de óleo na colher!"


"Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo"
 
"O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte."
Friedrich Nietzsche

"Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal."
Friedrich Nietzsche

"Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti."
Friedrich Nietzsche
 
Citações

Então, pesquisei e não vi nenhum tópico parecido. Também não sei se ele se "encaixa" no fórum, se não, desculpa, mas é que sempre quando leio alguma passagem de livro muito phoda fico com vontade de partilhar e mostrar pras pessoas e dividir esse pedaço de beleza que eu tive a sorte de encontrar.

Também gosto muito de ler citações, pensamentinhos soltos, que terminam em si mesmos (leia-se, não precisa ler o livro pra entender), que dão vontade de ir atrás do livro em questão ou simplesmente são pedacinhos pra deixar meu dia mais feliz.

Sugiro que as citações não sejam grandes e que sempre venham com o nome do livro, autor, página e edição.

Começo com um parágrafo no meio de muitos que me fez chorar feito boba ontem, dentro do ônibus, na volta pra casa, a ponto do cara ao lado perguntar se estava tudo bem.

Manuelzão e Miguilim, João Guimarães Rosa, Editora Nova Fronteira, 11ª edição, página 118/119.

(...)E o Dito também não conseguia mais falar direito, os dentes dele teimavam em ficar encostados, a boca mal abria, mas mesmo assim ele forcejou e disse tudo: - "Miguilim, Miguilim, vou ensinar o que agorinha eu sei, demais: é que a gente pode ficar sempre alegre, alegre, mesmo com toda coisa ruim que acontece acontecendo. A gente deve de poder ficar então mais alegre, mais alegre, por dentro!..." E o Dito quis rir para Miguilim. Mas Miguilim chorava aos gritos, sufocava (...)

Guimarães é meu escritor favorito, o que fala mais perto do meu coração e quem pra mim foi oq ue chegou mais perto do que pode ser defindo como beleza.
 
Re: Citações

Vou dar uma de forever alone e postar mais uma. Dessa vez vou de Drummond, outro mineiro. Essa citação é importante pra mim hoje porque há um tempo estava pensando no futuro e na agonia de que "o amanhã nunca chega", até que reli isso.

Antologia poética, Carlos Drummond de Andrade, p. 158. (Editora Record, 2004).

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

=)
 
Re: Citações

Adorei a ideia do tópico, parabéns. Lá vai a minha predileta:

"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria", últimas palavras das Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
 
Re: Citações

"Eu cheguei lá porque subi devagar, porque me agarrei aos galhos finos que crescem entre mim e a felicidade.", de Emily Dickinson mas não sei de que livro

"Todo homem é incendiário aos vinte anos e bombeiro aos quarenta.", não tenho certeza mas acho que é do Tristão de Athayde.
 
Re: Citações

- Lóri, disse Ulisses, e de repente pareceu grave embora falasse tanquilo, Lóri: uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive, muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia, que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida. Foi apesar de que parei na rua e fiquei olhando para você enquanto você esperava o táxi. E desde logo desejando você, esse teu corpo que nem sequer é bonito, mas é o corpo que eu quero. Mas quero inteira, com a alma também. Por isso, não faz mal que você não venha, esperarei quanto tempo for preciso.

In: Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector (9ª edição, Editora Nova Fronteira, 1982, p. 25).
 
Re: Citações

"Você precisa treinar a si mesmo a deixar ir o que você teme perder" - Yoda(Mas, como todos sabem, é um conceito budista)
 
Re: Citações

"Melhor reinar no inferno do que servir no céu!" (John Milton)

Só comepletando sua citação, Morfindel:

Que importa onde eu esteja, se eu o mesmo
Sempre serei, — e quanto posso, tudo?...
Tudo... menos o que é esse que os raios
Mais poderoso do que nós fizeram!
Nós ao menos aqui seremos livres,
Deus o Inferno não fez para invejá-lo;
Não quererá daqui lançar-nos fora:
Poderemos aqui reinar seguros.
Reinar é o alvo da ambição mais nobre,
Inda que seja no profundo Inferno:
Reinar no Inferno preferir nos cumpre
À vileza de ser no Céu escravos.


John Milton, Paraíso Perdido, Canto I (trad. Antonio José de Lima Leitão)
 
Re: Citações

A propósito do Paraíso Perdido, de Milton (livro cuja leitura eu recomendo com ênfase), lembrei-me dos últimos versos do último Canto (o XII), quando Adão e Eva são expulsos do Paraíso. Em inglês são dos mais belos que já li, mas a tradução é bastante fiel à imagem passada pelo original:

O arcanjo, que tal viu, toma apressado
Pela mão nossos pais que se demoram.
Do oriente até à porta assim os leva;
E, chegando à planície que se alonga
Fora do Éden, deixou-os e sumiu-se.

Olhando para trás então observam
Do Éden (há pouco seu ditoso asilo)
A porção oriental em flamas toda
Debaixo da ígnea espada, e à porta horríveis
Bastos espectros ferozmente armados.

De pena algumas lágrimas verteram,
Mas resignados logo as enxugaram.

Diante deles estava inteiro o Mundo
Para a seu gosto habitação tomarem,
E tinham por seu guia a Providência.

Dando-se as mãos os pais da humana prole,
Vagarosos lá vão com passo errante
Afastando-se do Éden solitários.
 
Última edição:
Re: Citações

A insustentável leveza do ser, Milan Kundera, p. 10 e 11. Ed. Nova Fronteira, 22ª edição:

Se cada segundo de nossa vida deve se repetir um número infinito de vezes, estamos pregados na eternidade como Cristo na cruz. Que ideia atroz! No mundo no eterno retorno, cada gesto carrega o peso de uma insustentável leveza. Isso é o que fazia com que Nietzsche dissesse que a ideia do eterno retorno é o mais pesado dos fardos (das schwerste Gewicht).

Se o eterno retorno é o mais pesado dos fardos, nossa vidas, sobre esse pano de fundo, podem aparecer em toda a sua esplêndida leveza.

Mas, na verdade, será atroz o peso e bela a leveza?

O mais pesado fardo nos esmaga, nos faz dobrar sob ele, nos esmaga contra o chão. Na poesia amorosa de todos os séculos, porém, a mulher deseja receber o peso do corpo masculino. O fardo mais pesado é, portanto, ao mesmo tempo a imagem da mais intensa realização vital. Quanto mais pesado o fardo, mais próxima da terra está nossa vida, e mais ela é real e verdadeira.

Por outro lado, a ausência total de fardo faz com que o ser humano se torne mais leve do que o ar, com que ele voe, se distancie da terra, do ser terrestre, faz com que ele se torne semi-real, que seus movimentos sejam tão livres quanto insignificantes.

Então, o que escolher? O peso ou a leveza?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo