• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

França inaugura o mais importante museu de quadrinhos da Europa

Anica

Usuário
[align=justify]Foi inaugurado no sábado, 20 de junho, o novo Museu de Quadrinhos da cidade de Angoulême, na França. O Museu faz parte da Cidade Internacional de Histórias em Quadrinhos e da Imagem (La Cité Internacionale de la Bande Dessinée e de l'Image), antigo CNBDI (Centre National de la Bande Dessinée et de l'Image).

As novas instalações, um antigo armazém de vinho, possuem mais de 4 mil m2, incluindo um espaço de exposição de 1.300 m2, permitindo exibir uma coleção de mais de 8 mil páginas e desenhos originais. Tudo sob a direção de Gilles Ciment.

O acervo será rotacionado a cada quatro meses, permitindo a melhor conservação dos originais e também dando a oportunidade dos visitantes de descobrir a coleção em sua plenitude.

A coleção está dividida em três áreas: um percurso histórico, uma sala dedicada às técnicas de criação artística e outra ala dedicada à estética dos quadrinhos.

O setor histórico mostra a evolução das HQs desde 1883, dando ênfase ao material franco-belga e fazendo uma comparação entre as diferenças de publicações européias e norte-americanas.

Outro destaque é a biblioteca de quadrinhos, que dispõe de um acervo de 115 mil revistas e 43 mil álbuns e livros, e isso não inclui a coleção doada pela Marvel, em 2004, que é constituída de 283 mil revistas publicadas entre 1950 e 1980.

A livraria do Museu dispõe de 40 mil títulos à venda.

E não falta nem mesmo uma estátua de Corto Maltese, que está situada numa passarela entre o Museu de Quadrinhos e o edifício Castro.

A reforma do Museu de Quadrinhos de Angoulême custou 9,6 milhões de euros (R$ 26.304.000,00). [/align]

Fonte: Universo HQ
 
Mais um motivo para ir a França. XD
Vou deixar o link Cidade Int. de HQ e Imagem

Não sabia que havia um filme sobre Corto Maltese, O Pátio Secreto dos Arcanos. O filme é adaptado do HQ de mesmo nome, de Hugo Pratt, impecável, além do roteiro excelente, a obra consegue passar o ambiente do livro.

Há um trabalho do Dalton Sala da ECA/USP — CORTO MALTESE: História, Mito e ficção (Logotexto para iniciantes e iniciados)
...Também Hugo reinventa um público, arrancando-o do domínio da ilustração para remetê-lo a um universo inédito e ímpar. A projeção de ecos longínquos, ressoando tanto no leitor quanto no autor e seus personagens, dá à tradição dos quadrinhos uma nova dimensão baseada não só na narrativa e na figuração de um imaginário, mas em como ela estabelece tal cumplicidade. Sem deixar de ser um produto da comunicação de massas, Corto Maltese realiza uma inserção profunda na esfera das linguagens contemporâneas, relacionando-se com o melhor Borges fantástico, ou com a intertextualidade do Umberto Eco de O nome da rosa e O pêndulo de Foucault . ... Dalton Sala
 
Acho que é uma perdição, a gente entra e quem irá nos tirar de lá? As aventuras de Tintin do Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé — é uma graça.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo