• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fotos mostram lixo espacial na órbita da Terra

Agora eu não vejo qual é o prejuízo em se jogar objetos num espaço distante - não seriam tão diferentes de objetos naturais como asteróides, mesmo se por ventura caia num outro planeta, habitado ou (?) não.

Tá vendo? Depois não querem que o marcianos ataquem a gente!
 
Não tem pergo dessa porcariada começar a cair na Terra não?
Eles caem gradativamente.

E qual será o tamanho desse lixo e sua composição?
Vão desde pedacinhos de metais de milímetros até estágios de foguetes ou satélites inteiros.

Será que tudo se desintegra mesmo caso ocorra reentrada na atmosfera?
Depende do que entra e da altitude que ele vem. No caso de Goiânia mencionado pelo Alisson, parece que o que caiu foi um tanque de combustível.

Recolher esse material e reutilizar em novas naves e satélites é o caminho.
Acho complicado dedicarem missões para recolher esse material. Além do perigo de colisões, tem o fato de que a grana para exploração espacial tem minguado gradativamente. Claro que com isso, a iniciativa privada tem investido mais, só que não sei se é o tipo de coisa que vão priorizar.

Mas os grandes podem até matar alguém aqui em baixou ou bater em satélites e em naves tripuladas.
Um dejeto que chegar a superfície com alguns milímetros terá o poder de uma bala de rifle. :D

Justamente porque pode cair e/ou prejudicar a Terra é que eu levantei a possibilidade de serem de alguma forma jogados para um espaço distante.
Tenho minhas dúvidas sobre isso. Posso estar falando bobeira, mas vai que as partes maiores vão parar no Cinturão de Kuiper e algum pedregulho estilinga eles de volta com muita força... Não teríamos Júpiter para desviar a bagaça. :lol:

Mas queimar esse tanto de lixo agravaria o Efeito Estufa, certo?
Maizém? :eek:

Parece que quase a metade do lixo é dos chineses (cadê o Lobo Nobre agora?) e dos testes de armas anti-satélite.
 
Só falta usarem a Lua como "aterro satélitário"
Alías já deixaram lá um lixo que é a maldita bandeira do fuckin USA.
 
Minha mãe me ensinou educação.
Se eu fiz o lixo. Eu recolho e dou um jeito nele.

Só isso. Empurrar para o espaço? Podemos faze isso com o nosso lixo comum também?
Poxa é serio. Isso é meio que pensar na teoria do "Vamos empurrando com a barriga.".

Dá um jeito como?

Pois a maioria dos lixos vai para aterros, a reciclagem é pouco praticada. Qual a diferença entre aterros e fora do planeta? Você sempre joga o lixo (aquilo que você não aproveita) para o exterior de sua casa, "empurrando-os com a barriga". E nesse caso, a Terra é a nossa casa. Não vejo diferença significativa entre os dois casos (se bem que o segundo é bem menos prejudicial a nós). E nem motivo para manter esse lixo dentro do planeta, ou qualquer conseqüência negativa que jogá-lo fora do planeta traria.

E se você somar todo o volume de lixo espacial, não deve dar nem 0,00000000000000001% do volume do universo. Você pode encher de lixo essa porcentagem de volume do meu quarto (provavelmente já está enchida pela poeira).

Tudo o que você fala é "lixo terráqueo deve ser mantido na Terra", mas não há justificação. Como se mantê-lo ao redor ou dentro do planeta não fosse igualmente ou até mais poluente.
 
(1406) e de brinde ganhe um um mar de lixo - literalmente - no Pacífico: do tamanho dos EUA, com 10 metros de profundidade.

Mas lixo espacial deve valer bem mais que lixo comum... e tem gente lucrando com lixo comum... :think:
 
Última edição:
Dá um jeito como?

Pois a maioria dos lixos vai para aterros, a reciclagem é pouco praticada. Qual a diferença entre aterros e fora do planeta? Você sempre joga o lixo (aquilo que você não aproveita) para o exterior de sua casa, "empurrando-os com a barriga". E nesse caso, a Terra é a nossa casa. Não vejo diferença significativa entre os dois casos (se bem que o segundo é bem menos prejudicial a nós). E nem motivo para manter esse lixo dentro do planeta, ou qualquer conseqüência negativa que jogá-lo fora do planeta traria.

E se você somar todo o volume de lixo espacial, não deve dar nem 0,00000000000000001% do volume do universo. Você pode encher de lixo essa porcentagem de volume do meu quarto (provavelmente já está enchida pela poeira).

Tudo o que você fala é "lixo terráqueo deve ser mantido na Terra", mas não há justificação. Como se mantê-lo ao redor ou dentro do planeta não fosse igualmente ou até mais poluente.
Eu ia dizer que você tá errado e blá blá blá...
Mas como, se o lixo vai ou não ser jogado nos confins do universo, não é uma decisão sua. Eu estou tranqüilo.
Só lamento que você pense assim.
 
Também não vejo problema nenhum em deixar o lixo no espaço. E se fosse viável, deveriamos mandar o lixo produzido aqui pra lá também.
 
Eu ia dizer que você tá errado e blá blá blá...
Mas como, se o lixo vai ou não ser jogado nos confins do universo, não é uma decisão sua. Eu estou tranqüilo.
Só lamento que você pense assim.

E eu só lamento que você não possa/quer justificar o que você diz decentemente (pois até agora você só postara "frases de efeito" para justificar). Quando for assim recomendo que não diga nada.



E eu concordo com o Demon, se o lixo for inútil seria bom colocá-lo no espaço - mas seria ideal reciclá-lo o máximo possível, especialmente se for feito de elementos não-renováveis. Mas, claro, isso acarretaria um custo enorme e talvez desnecessário, afinal se tratássemos de forma adequada o lixo ele não traria conseqüências negativas para a Terra.

Agora, não há motivo para trazer lixo espacial para a Terra, a menos que seja inviável mandá-lo para fora de sua órbita. Talvez seja custoso fazê-lo, pois a velocidade de escape da Terra é 11,3 km/s segundo o "Fundamentos de Física" de Ramalho. Mas nem é preciso retirá-lo da órbita, e sim afastá-lo da Terra o bastante para que seja improvável que caia na cabeça das pessoas.
 
E eu só lamento que você não possa/quer justificar o que você diz decentemente (pois até agora você só postara "frases de efeito" para justificar). Quando for assim recomendo que não diga nada.
Sério. Não precisa ficar nervoso. O lixo continuará sendo reciclado aqui. Não irá para o espaço.


E eu concordo com o Demon, se o lixo for inútil seria bom colocá-lo no espaço - mas seria ideal reciclá-lo o máximo possível, especialmente se for feito de elementos não-renováveis. Mas, claro, isso acarretaria um custo enorme e talvez desnecessário, afinal se tratássemos de forma adequada o lixo ele não traria conseqüências negativas para a Terra.

Agora, não há motivo para trazer lixo espacial para a Terra, a menos que seja inviável mandá-lo para fora de sua órbita. Talvez seja custoso fazê-lo, pois a velocidade de escape da Terra é 11,3 km/s segundo o "Fundamentos de Física" de Ramalho. Mas nem é preciso retirá-lo da órbita, e sim afastá-lo da Terra o bastante para que seja improvável que caia na cabeça das pessoas.

Pelo o que eu andei lendo esses destroços estão em uma velocidade muito grande e espalhados em grandes distâncias o que não viabiliza qualquer tentativa de recolhimento ou até mesmo jogar pra fora da órbita.

Então nem o meu e nem o seu argumento serve.
O que tem que ser feito agora e rezar para que a atmosfera pulverize os que derem e os maiores, rezar para que não mate alguém.

Agora vamos pensar no nosso lixo. Aquele produzido aqui.
Pelo que li é muito caro mandar uma nave com uma quantidade considerável de lixo para fora do planeta.
Paises como Estados Unidos poderiam até fazer mas a reciclagem e ainda o meio mais barato. E nenhuma agência quer arcar com os custos de mandar e perder uma nave no espaço longe o suficiente para não afetar a Terra por um bom tempo.
Isso sem contar nos riscos de falhar e a nave e o lixo ser uma ameaça para a Terra ou para a órbita de uma lua de outro planeta no sistema solar. Deus sabe o que poderia desencadear uma lua do tamanho da nossa por exemplo andando louca por ai.

Então chegamos a um denominador. É caro, muito caro, com muito risco e sem alguém para financiar. O Brasil dificilmente teria grana e tecnologia para tal. Tentaria comprar de fora o que não sairia barato.

E sendo o mais pessimista do mundo. Poderíamos topar com alguém no espaço que não ficaria feliz em receber nosso lixo.

Eu não tenho 100% de certeza não há vida lá fora.
Na dúvida, já diria meu pai, melhor não arriscar.
 
Essa lixarada que tá se acumulando no espaço, não corre o risco de atrapalhar as futuras missões espaciais?

Tipo lançam um foguete ele ele atravessa um cinturão de detritos espaciais, aí um estágio de foguete abandonado poderia em teoria atingir a fuselagem e causar um acidente de proporções CABOOM!!!
 
Menegroth, o seu primeiro quote não faz nenhum sentido.


E sim, eu não sugiro que saiamos recolhendo o lixo espacial. E sim que, a partir da data X, adota-se uma política mais segura que afaste o lixo da Terra.

Agora, duvide-o-dó que lixos podem mudar significativamente a órbita de uma lua. Vale lembrar que não seria jogado todo o lixo numa só direção a ponto de ter um efeito significativo. Ou até poderia ser jogado, mas numa direção onde saiba que não há nada por vários anos-luz. Mesmo porque não há perto do Sistema Solar nada por vários e vários quilômetros.

Por exemplo, a Alfa Centauro, estrela (com exceção do Sol) mais perto de nós, está a 4,2 anos luz, o que dá 4,2 * 9,46 = 39,732 trilhões de quilômetros. Um lixo, numa velocidade muito abaixo da luz, levaria um tempo grandíssimo para chegar lá. Talvez até maior do que a humanidade duraria.

E está é a estrela mais próxima. Poderia-se mirar para um lugar onde não há nada observável - pode até ter algo depois, mas até chegar lá... enfim.

Vale lembrar que são pouquíssimos lugares onde pode haver vida. Não há vida em estrelas isoladas. Seu temor pela vida extraterrestre (ou ainda pior, pela ira extraterrestre) parece-me desnecessária, ainda mais se tomarmos o cuidado de mirarmos para lugares isolados.

Mesmo se não mirássemos, creio que a conseqüência para um possível planeta não seja tão grande, já que, afinal de contas, se uma porção de lixo espacial fosse prejudicial, então a Terra estaria morta. O que não faz sentido é concentrarmos tudo aqui (o que pode atrapalhar, como o Marco apontou) se temos um espação e desabitado vazio aí fora.
 
Essa lixarada que tá se acumulando no espaço, não corre o risco de atrapalhar as futuras missões espaciais?

Tipo lançam um foguete ele ele atravessa um cinturão de detritos espaciais, aí um estágio de foguete abandonado poderia em teoria atingir a fuselagem e causar um acidente de proporções CABOOM!!!
Não só pode como, pelo o que eu li, é uma preocupação enorme da NASA. Os lançamentos são agendados agora para uma lacuna no céu.
 
O seu primeiro quote não faz nenhum sentido.
Tem horas que eu entendo o V

E sim, eu não sugiro que saiamos recolhendo o lixo espacial. E sim que, a partir da data X, adota-se uma política mais segura que afaste o lixo da Terra.
Você leu a parte que eu disse que não dá?
Dá uma pesquisada ai na internet que você lerá o mesmo.

Agora, duvide-o-dó que lixos podem mudar significativamente a órbita de uma lua.
Eu não disse um lixo, disse uma nave cheia de lixo numa quantidade significativa de lixo para valer a pena ser colocado em um Caminhão-ônibus-espacial. Ou seja MUITO LIXO numa nave BEM GRANDE.

Vale lembrar que não seria jogado todo o lixo numa só direção a ponto de ter um efeito significativo. Ou até poderia ser jogado, mas numa direção onde saiba que não há nada por vários anos-luz. Mesmo porque não há perto do Sistema Solar nada por vários e vários quilômetros.
Mas esse lixo não ficará parado lá. Isso é um perigo.

Por exemplo, a Alfa Centauro, estrela (com exceção do Sol) mais perto de nós, está a 4,2 anos luz, o que dá 4,2 * 9,46 = 39,732 trilhões de quilômetros. Um lixo, numa velocidade muito abaixo da luz, levaria um tempo grandíssimo para chegar lá. Talvez até maior do que a humanidade duraria.
Perfeito. Mas ainda esbarramos nos custos disto.


E está é a estrela mais próxima. Poderia-se mirar para um lugar onde não há nada observável - pode até ter algo depois, mas até chegar lá... enfim.
Denheiro.

Vale lembrar que são pouquíssimos lugares onde pode haver vida. Não há vida em estrelas isoladas. Seu temor pela vida extraterrestre (ou ainda pior, pela ira extraterrestre) parece-me desnecessária, ainda mais se tomarmos o cuidado de mirarmos para lugares isolados.
Prefeito. Solucionado nossos problemas. Mas ainda tem o Denhero. E ainda uma nave bem grande, bem pesada navegando por ai.

Mesmo se não mirássemos, creio que a conseqüência para um possível planeta não seja tão grande, já que, afinal de contas, se uma porção de lixo espacial fosse prejudicial, então a Terra estaria morta. O que não faz sentido é concentrarmos tudo aqui se temos um espação e desabitado vazio aí fora.
Mas esse espaço é de quem? Nosso?
É a mesma história da bandeira americana na lua. Porque uma bandeira americana e não uma bandeira mundial?

É tão simples mandar pro espaço que, já passou pela sua cabeça, que alguém pensou e achou inviável por isso não mandaram?
 
caracas

Tem uns destroços ali maiores que um onibus espacial o_O"
pensem que ali é a Terra ... se um troços daqueles cair adeus bairro


Vamos mandar o Bush ir pessoalmente numa missão sem volta pra levar todos os lixos pro Sol.
 
Deixa o lixo na Terra. Que, afinal, por conta dos humanos (seu que isso é papo chato), já é um grande lixo espacial.

E esse negócio de mirar não funciona, ainda mais se for os EUA mirando. Quantas vezes eles tentaram acertar a Rússia mas caiu no Japão? =B
 
Mesmo uma nave grande seria muito pequena se comparada a uma lua. Mesmo uma nave grande não seria tão diferente de um asteróide ou objeto natural qualquer que se movimenta por aí e pode cair em qualquer lugar.

Agora, você picotou todo meu post pra falar de dinheiro? O dinheiro aqui é o de menos (já tinha afirmado que talvez fosse difícil), o que estávamos discutindo desde o início é se seria válido ou não fazer isso uma vez que fosse possível, quais as implicações morais e etc. Mesmo porque pode ser viável no futuro. Você falou que era inválido, e ao menos para mim não apresentou argumentos convincentes.

O espaço pode ser de quem reivindicá-lo. A bandeira americana é outro caso, pois nesse caso a lua também pode ser reivindicada por outras nações. Agora o universo pode o ser por quem? Extraterrestres? Onde? Não num raio de (no mínimo!) 39,732 trilhões de quilômetros, que é vazio com exceção do sistema solar. Quanto tempo o lixo levaria para passar desse raio? Pelo que eu calculei rapidamente dá mais que 45 mil anos se o lixo seguisse a 100.000 km/h, velocidade absurda (o recorde de um foguete foi 11.000 km/h)

Agora ora, se depois de todo esse tempo ele acertar um planeta habitado (!!!), suas consequencias são equivalentes a objetos naturais que andem por aí. O lixo espacial seria uma ínfima parte desses objetos, o homem não estaria alterando drasticamente a estrutura do universo.
 
Agora eu vi o porque dos alienigenas vistarem a gente, parece um planeta abandonado!!!!!!! Ou então essas pessoas querem criar um anel igual o de Saturno!!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo