• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fotolog sai do ar sem aviso prévio e remove conteúdo dos usuários

Bilbo Bolseiro

Bread and butter
Fotolog sai do ar sem aviso prévio e remove conteúdo dos usuários

120123-202735-fotolog-png.68447


Os mais “novinhos” talvez não pegaram essa época, mas no início dos anos 2000 o que fazia a cabeça do pessoal conectado era o Fotolog — antes mesmo da explosão do Orkut. O site foi uma espécie de rede social primitiva, que permitia publicar fotos diárias com legenda, trocar comentários e seguir outros usuários.

O Orkut, uma rede social de verdade, caiu nas graças dos brasileiros e sua ferramenta de álbuns de fotografias fez com que muitos começassem a abandonar o Fotolog, que aos poucos foi deixado às traças. Mesmo assim, boa parte dos fotologgers mantiveram suas contas ativas para não perder o histórico das postagens (um excelente registro da adolescência de muitos). Por esse motivo, o fato do site ter saído do ar há alguns dias sem nenhum tipo de aviso prévio deixou algumas pessoas bastante chateadas.

15 minutos de fama

O Fotolog chegou a ser uma das 20 páginas mais acessadas do mundo em seu auge, em 2007, gerando dezenas de versões alternativas, como o Flogão. Isso porque a ferramente permitia o upload de somente uma foto por dia e impunha um limite de comentários (oferecendo o plano de pagamento “Gold Camera” para que o usuário pudesse receber comentários infinitos). Além de tudo, durante um período o site limitava o número de novos cadastros por país, o que fez com que muita gente do Brasil alterasse os endereços de IP de seus computadores para conseguir criar uma conta como se fosse de um outro lugar. Quem não apelava para essa “gambiarra”, preferia criar conta no Flogão e variações.

Antes das selfies

Selfies sempre existiram. Desde que o ser humano desenvolveu a capacidade de fazer retratos (seja com a fotografia ou antes mesmo, com a pintura), artistas registram sua própria imagem. Mas o termo “selfie” só apareceu na era do Instagram: na época do Fotolog, a gente chamava essas fotos de “ego shot”.

120125-202729-fotolog-mari-moon-jpg.68448


E quem pensa que os fotologgers não podiam ganhar visibilidade e, até mesmo dinheiro graças ao site, está muito enganado. A ex-VJ da MTV Mari Moon foi uma das primeiras web celebridades, e deve seu sucesso na internet ao seu Fotolog, que ficou famoso entre os usuários.

É o fim de uma era

O Fotolog contava com mais de 33 milhões de usuários e estava no ar desde 2002. Há alguns anos, a empresa remodelou o layout do site e tentou chamar os usuários para usarem o serviço novamente, mas com serviços modernos e mais completos como o Instagram, por exemplo, a ação não foi bem sucedida. Tudo indica que o Fotolog morreu de vez, já que seu aplicativo também foi retirado do Google Play e da App Store, e sua fanpage do Facebook não é atualizada desde junho de 2015.

Alternativas

Bom, já que o site saiu do ar mesmo e não há nenhum indício de que vai voltar pelo menos para que os usuários façam backup de seu arquivo, uma solução para quem não quer perder esse tesouro pode ser o Internet Archive. Ao pesquisar pelo seu Fotolog nessa ferramenta, salve o que puder! Do contrário, parece que nosso passado fotologger foi perdido para sempre, mesmo. Quem ainda usava o Fotolog para publicar imagens pode migrar para o já consolidado Instagram, que está na ativa desde 2010 e não parece que vai decair tão cedo. Já quem não gosta de “subir” fotos pelo celular tem outras opções de serviços web bem bacanas, com o Flickr, que faz parte do gigante Yahoo!. Concorrente do Flickr, o Picasa também serve para fazer upload e armazenar seu arquivo de imagens, e utiliza sua conta do Google para o login.

Fonte: http://canaltech.com.br/noticia/int...-previo-e-remove-conteudo-dos-usuarios-55717/

Que pena. Fiz amizades por lá que mantenho até hoje, por isso o site era querido por mim.
 

Anexos

  • 120123.202735-Fotolog.png
    120123.202735-Fotolog.png
    63,1 KB · Visualizações: 40
  • 120125.202729-Fotolog-Mari-Moon.jpg
    120125.202729-Fotolog-Mari-Moon.jpg
    50,6 KB · Visualizações: 41
como comentei quando vi a notícia no facebook: dia desses tinha ido apagar umas fotos mais vergonha alheia que eu tinha lá, pensando "tá loco, vai que daqui 30 anos esse site tá no ar e os guris encontram essas fotos?".

triste mesmo eu fiquei quando tiraram geocities do ar. eu tinha um arquivo do começo do meu bró lá e acabei perdendo :~~
e hpg, que tinha as fotos velhas dos encontros aqui da valinor.
 
Tive fotologs de fanarts em 2006. O site era realmente bastante prolífico, pena que saiu do ar.

Mas com tanta mídia social realmente não surpreende que esses sites caiam em desuso.

RIP.
 
Não sou e nunca fui usuário desse serviço, mas em se tratando da nossa rede se tem uma coisa que aprendi ao longo de exatos 20 anos como usuário é nunca ficar muito apegado a algo, pois já lamentei muitas páginas que eu gostava muito e hoje não existem mais. Enfim, uma extensão da vida real.
 
Pois é, concordo que o correto seria não se apegar, mas é difícil, ainda mais quando se trata de coisas de quando a gente começou a entrar na net, e por isso tem um grande valor emocional, hehe.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo