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Fotógrafo alemão lança um movimento contra os excessos de manipulação de imagens

Anica

Usuário
Matéria muito legal que saiu na Época, mas para ver as imagens vocês precisarão clicar nesse link aqui -> http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI79086-15228-1,00-ISABELI+RAQUEL+RAICA+E+OUTRAS+BELAS+FOTOGRAFAM+SEM+RETOQUE.html

[align=justify]Elas não têm olheiras, rugas ou marcas de expressão. Gordurinhas, flacidez e celulite não aparecem em seu corpo escultural. São perfeitas em qualquer idade. Tão perfeitas que... só existem nas revistas de moda e nos anúncios publicitários. Quem diz isso não é somente o público feminino, invejoso e cansado desses modelos de beleza inatingíveis. Os próprios profissionais da moda e da beleza, que nos últimos anos abusaram dos softwares de manipulação de imagem para criar supermulheres, reconhecem que cometeram excessos. Agora defendem a volta da beleza natural ou intervenções discretas que não deixem as modelos parecidas com criaturas sintéticas, verdadeiros “objetos de marte”, como as descreveu o fotógrafo alemão Peter Lindbergh.

Um dos mais respeitados profissionais de moda do mundo, Lindbergh está à frente de um movimento internacional contra o abuso no uso de maquiagem e Photoshop. “A alteração das imagens teve um peso muito grande na forma como definimos visualmente as mulheres”, disse ele em entrevista ao jornal americano New York Times. “Retoques excessivos não devem representar a mulher neste século.” Lindbergh fez em maio uma série de capas para a revista Elle francesa, retratando mulheres sem maquiagem ou retoques digitais. Entre elas estavam as atrizes Monica Bellucci, Sophie Marceau e a modelo tcheca Eva Herzigova. Outras publicações aderiram à ideia. A edição das “Cem pessoas mais bonitas” da revista People incluiu imagens de 11 mulheres famosas usando “nada mais que hidratante”. Entre elas, a estonteante Eva Mendez. A revista americana de celebridades Life & Style também alardeou que sua capa de maio, que mostrava a atriz Kim Kardashian de biquíni, estava “100% sem retoques”. A precursora da onda foi a top Kate Moss, que apareceu em março num ensaio da revista americana New York com o corpo real de uma mulher de 35 anos: bonito e bem cuidado, mas perfeitamente normal, sem plásticas de Photoshop.

No Brasil, o movimento pela beleza real também começa a ganhar espaço. O fotógrafo José Fujocka, um dos especialistas em tratamento de imagem mais requisitados por publicações de moda, já sentiu a tendência. “Tanto revistas quanto fotógrafos estão me orientando cada vez mais a retocar o mínimo possível”, afirma. “Isso não significa que vamos abandonar o Photoshop, apenas usá-lo com moderação.” E não é só no universo das revistas que se observa esse esgotamento da beleza digital.

Em abril, modelos e atrizes brasileiras posaram sem maquiagem para a exposição Mulheres de verdade, exibida no Rio de Janeiro com curadoria de Marco Antônio Ferraz, editor de moda da revista americana Vanity Fair. “O Photoshop é um ótimo recurso para corrigir uma olheira ou uma espinha, não para mudar o rosto e o corpo das pessoas”, diz ele. Compartilham sua opinião as modelos Isabeli Fontana, Raquel Zimmermann, Raica Oliveira, Luiza Brunet e Marcelle Bittar, que estão entre as mulheres mais belas do mundo. Cansadas de não se reconhecer nas fotos, elas concordaram em posar para as páginas de ÉPOCA de cara lavada e sem retoques, exatamente como são: imperfeitas e lindas, absolutamente lindas. [/align]

O que aliás me fez lembrar de uma campanha da Dove (muito bacana, diga-se de passagem):

 
Última edição por um moderador:
Que filme bacana.
No começo a gente percebe que a modelo é bem normal (até meio vesguinha) no final acho que até ela corria o risco de não se reconhecer.
(Caramba, até a forma do pescoço ele alteram pelo photoshop! :susto: )
 
Que legal essa reportagem e esse vídeo da Dove. :)

Acho que a gente já foi tão pro fundo dessa vida maluca de supervalorização da beleza, dos viciados em trabalho, da ignorância, da falta de sentimento, dos médicos-mecânicos, da fumaça industrial, etc., que agora estamos retornando um pouco em nome do cansaço e da saúde. Você vê aí uma porção de gente se mudando pro interior, buscando uma vida mais alternativa, consumindo orgânicos, lendo mais, tentando ser mais natural. É um regresso no sentido de voltar atrás e um progresso no sentido humano, na minha opinião.

Sou um pessimista com alguns clarões otimistas, e esse é um deles.
 
OPaaa... só vi muito tempo depois essa reportagem, mas é muito legal mesmo...
A propria Dove lançou campanhas de valorização da mulher "normal"...
E o video é sim chocante, ela basicamente perde a identidade e vira uma mulher virtual!
 

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