• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fotógrafa especializada em gatinhos dá dicas de como retratá-los.

adrieldantas

Relax and have some winey
149721-970x600-1.jpeg


Charmosos, com olhos grandes e pelos lustrosos, os gatos parecem nascer prontos para serem fotografados. Mas não é tão fácil quanto parece. Cheios de personalidade e ágeis na hora de se esconder, os felinos domésticos podem fazer com que uma sessão de fotos em casa se transforme em um "safári".
É o que conta a fotógrafa Giane Portal, 36, que se especializou em tirar fotos dos bichanos há oito anos e leva um estúdio móvel à casa dos clientes.

"Eu tenho que ir atrás deles, quase como um fotógrafo na natureza e só depois faço uma bateria de fotos no estúdio"
contou ela.

Para ajudar no seu trabalho, a fotógrafa de Porto Alegre estudou um pouco de psicologia felina e conta que, para fotografar os animais, o melhor é chegar de mansinho.

"Não adianta chegar fazendo carinho, querendo afofar. O melhor é esperar eles se aproximarem e só quando eles estiverem bem à vontade é que eu começo a montar o equipamento".

Outra dica é usar os objetos do gato, para que ele se familiarize com o espaço.


"Fora a paciência, também levo uns brinquedinhos, petiscos e uso objetos da própria casa. Por exemplo, coloco a caminha no estúdio até o gato se ambientar"
explicou.

Quando os gatos se acostumam com o novo ambiente, Giane conta que eles até "posam" para foto.

"Eles interpretam com atenção. Tem um gato meu que quando ele percebe que eu estou com a câmera voltada para algum outro gato, ele tenta se inserir. Eu brinco que é para aparecer na foto, mas na verdade é para ele entrar no meu campo de visão"
diz.

Mas desde que começou, nem sempre dá tudo certo. Giane contou que os animais podem estranhar seu equipamento, que pode estar com cheiro de outro gato.

"Um cliente tinha cinco gatos. Quando cheguei, um gatinho sociável super fofo se aproximou. Quando ele foi cheirar o equipamento ele ficou arisco e assustou a turma toda"
contou.

Publicitária de formação, Giane começou a tirar fotos dos bichanos por acaso, quando comprou uma câmera digital. O aparelho era grande demais para deixar na bolsa e ela começou a usá-la só em casa para tirar fotos de seus dois gatos. Giane resolveu publicá-las primeiro em um Fotolog e depois em um Flickr que recebeu o nome de fofuras felinas e começaram a fazer sucesso na internet:

"Comecei a ter muito retorno das fotos. Muita gente querendo comprá-las para usar em publicidade, calendário"
conta.

Muitas de suas fotos vão parar no Japão e na Europa. Já o trabalho de ir na casa das pessoas começou em 2010.

"Fotografei a gatinha de uma amiga e ela mostrou para criadora e a menina se apaixonou e me chamou para fotografar o gato dela. Esse foi o meu primeiro book e a partir daí eu comecei. Muita gente que tem gato quer um registro"
contou.

Fonte

***

Este post faz parte da serie "Vou morrer de fofura", a serie que trás informação e fofura aos leitores da Valinor.
:D
 
Última edição:
Mas acho que ele devia estar em Artes e não em Jogos Eletrônicos, hein :eh:

Há quase 1 ano venho trocando gradualmente a fotografia de eventos sociais por pet - pela minha sanidade mental e física :lol: -, mas não tem sido fácil!

De fato, gatos são cheios de manhas e vc precisa se identificar com a sua "felinidade" para achar o momento certo. Eles são como divas, cheios de momentos e de exigências... Conviver com uma gata - aliás, resolvi ir pra área pet por causa dela - me aprimorou esse feeling para trabalhar com animais. Observá-la, saber quando ela está afim de fazer pose :lol:
Cães são divertidos... nem mais fáceis e nem mais difíceis, mas muito diferentes. E por ter experiência de anos com cães sempre achei mais fácil... mas isso só por causa do tempo de convivência e experiência. Gatos são um capítulo à parte.

A Pantera praticamente já virou modelo.
Já perdi as contas de quantas fotos tenho armazenadas dela e já rendeu até 1 álbum do seu 1º ano de vida.

Pena que por boa parte do meu mostruário ser de um gato preto muita gente torce o nariz por preconceito! Mas isso é o de menos... aos poucos isso vai mudando e novos ''modelos" vão aparecendo!!!
Ela sempre será a minha musa inspiradora!!! :D
 
Isso é sério?

Sim.

Primeiro fiz uma promoção e coloquei os cartazes em pet shops usando as primeiras fotos da Pantera. Não houve interesse nenhum e fiquei intrigada.

Depois fiz vários cartões de visitas diferentes: com cães, com gatos de outra cor, com aves, etc... e deixei eles embaralhados nos Pet Shops. Quando voltei nos Pet Shops onde os tinha deixado só os que tinham foto dela sobraram no balcão. O resto saiu tudo!!!

É inacreditável esse tipo de coisa!!!

E já teve gente que atravessou a rua para não passar em frente à minha casa ao me ver ou ver meus pais com ela no portão, inclusive fazendo comentários em voz alta sobre "má sorte".
 
Sim.

Primeiro fiz uma promoção e coloquei os cartazes em pet shops usando as primeiras fotos da Pantera. Não houve interesse nenhum e fiquei intrigada.

Depois fiz vários cartões de visitas diferentes: com cães, com gatos de outra cor, com aves, etc... e deixei eles embaralhados nos Pet Shops. Quando voltei nos Pet Shops onde os tinha deixado só os que tinham foto dela sobraram no balcão. O resto saiu tudo!!!

É inacreditável esse tipo de coisa!!!

E já teve gente que atravessou a rua para não passar em frente à minha casa ao me ver ou ver meus pais com ela no portão, inclusive fazendo comentários em voz alta sobre "má sorte".

Boçalidade pouca é bobagem... imagino o que gente desse tipo pensa de uma das minhas gatinhas, a Joana Dark (assim mesmo): inteirinha preta e tripata (tinha uma pata dianteira torta que tivemos que amputar:osigh:). Não a troco por nada, ela é esperta, linda e super amorosa:grinlove:.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo