• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ForTran

Bom, esse tópico é sobre ForTran... Aquela linguagem inventada pela IBM pra programação e tal.
Na escola, eu tô aprendendo como se escreve em ForTran. Até agora, não passamos de programas simples, que convertem quilômetros pra milhas e celsius pra farenheit. No fim do ano, se me lembro bem, o teste de Informação Tecnológica vai ser criar um programa próprio em ForTran, executá-lo, etc. Até agora, tá sendo legal de se fazer, embora se vc não fizer direito ele nao funciona de jeito nenhum. :|
E então, alguem já programou algo nessa linguagem? Alguem tem algum programa feito em ForTran?
 
Eu estudei Fortran para uma das minhas materias de graduacao. Nao gostei do estilo da linguagem, e os livros que eu peguei na epoca para aprender eram fracos. Eu ficava tentando encaixar conceitos que eu conhecia de Pascal e C, querendo saber como exatamente Fortran fazia as mesmas coisas, mas o material que eu usei para aprender nao tinha quase informacao nenhuma a esse respeito. Como eu nao tornei a usar mais a linguagem, acabei nao me aprofundando mais nesse aprendizado.
 
É importante sempre ter em mente que não é tão importante você conhecer uma linguagem, mas sim saber como se aprende qualquer linguagem.

Fortran é uma linguagem antiga, usada quase que exclusivamente para cálculos, hoje em dia.
 
Fortran é na verdade Perfeito para cálculos. E não está morta, está sempre sendo revisada e tudo o mais (se não me engano o último que saiu é o Fortran 2002). Acho que a partir do Fortran 70 você já pode multiplicar duas matrizes A e B com o simples comando:

C=A*B

(Claro que tem que fazer umas verificações se é possível antes, mas é mais simples que encadear uma pá de "for" e de "do while" pra fazer isso).

E toda linguagem dá pau se vc não escrever o código direito!

E uma dica, se você estiver usando o Fortran Power Station e estiver com algum problema para fazer algo dá uma lida na ajuda o livro "Fortran para engenheiros e matemáticos" Têm código pronto pra se fazer de tudo lá. (Perfeito na hora da prova se você conseguir usar!)
 
Pois é... Eu tô usando o Fortran 9, eu acho. Fica bem simples de usar, quando vc consegue aquela noção da linguagem... Tipo, por exemplo, pra adicionar 2 números:

Código:
program adding
write (*,*) "Esse programa adiciona dois números e lhe dá o total."
read (*,*) a
read (*,*) b
x = a + b
write (*,*) "O total é:", x
stop
end

Simples assim. :D
 
Uau, eu jurava que Fortran já tava extinto há muuuuuuito tempo... Meu pai programava nesse troço quando tava aprendendo...
Serve pra algo além de cálculos matemáticos? Num sei, é que se meu pai ainda aplica o que ele aprendeu com Fortran aos bancos de dados que ele desenvolve em VB, ela num devia ser tão prática não. Eu vivo implicando com ele.

Bem, ele saiu do ramo há muito tempo, anyway.
 
Bom, eu não mexi muito com Fortran não, só fiz umas rotinas para cálculo de zero de equações diferenciais na graduação, acho; mas pelo que eu sei naquela época pelo menos ainda se usava bastante Fortran para cálculos numéricos. Meu professor (que era de outro departamento :P ) embirrava com a gente que gostava de C, dizendo que Fortran era mais eficiente para cálculo numérico do que C. Acho que Fortran também é boa para programas paralelos, mas disso tenho ainda menos certeza (no pointers => mais fácil de paralelizar, algo assim).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo