• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Formulas mais justas para o calendario nacional de futebol

KADU

Estão vendo esta caneta?
Pessoal em vi esses dias um programa na ESPN Brasil falando sobre isso: uma maneira mais justa de selecionar os times que disputarao o campeonato brasileiro, a verdadeira importancia dos estaduais, o quanto a tradicao do time deve pesar em termos de assegurar a sua presença nos campeonatos mesmo nao conseguindo isso em campo, dentre outras coisas.
Eu cheguei em uma formula, pelos menos para mim, interessante. Ela trata apenas de COMO os times serao selecionados para o campeonato nacional e nao de como ele sera disputado. Tive como objetivo tentar oferecer chance para times de todas as regioes do Brasil disputarem o campeonato, mas eh claro dando mais vagas as regioes mais tradiconais...eh algo como apontar o dedo e dizer um numero assim como acontece com a selecao de vagas para a copa distruibuidas entre os continentes...vamos lah:

Regiao Sudeste: 13 vagas
Regiao Sul: 5 vagas
Regiao Nordeste: 3 vagas(+1 na disputa com regiao norte)
Regiao Norte: o campeao da classificatoria do Norte disputa com o 4 da classificatoria do norteste essa vaga.
Regiao Centro-Oeste: 2 vagas
Total: 24 vagas

Seriam disputados campeonatos(rapidos) classificatorios em cada regiao, a selecao dos times para esses campeonatos seria feita de acordo com os campeonatos estaduais. Por exemplo: na regiao Centro-Oeste temos 4 campeonatos: mato grosso, matogrosso do sul, distrito federal e goias: os campeoes dos respectivos estaduais disputariam por 2 vagas para o brasileiro.
Cada classificartoria teria sua propria forma de acorodo com a regiao. Os 2 ultimos colocados do brasileiro nao seriam rebaixados mas sim suspensos por 1 ano de jogar a primeira divisao, nao precisariam necessariamente vencer a segunda para disputar a primeira 2 anos depois(basta se dar bem no estadual e classificatoria). Essa formula estimula os estaduais e as equipes a sempre manterem um time competivo pois nada gatante que elas dispurao o proximo campeonato...
A segunda divisao poderia ser feita baseada nessa mesma formula, e para ter seu significado, garantiria uma vaga na libertadores para o campeao e algumas outras para a copa sul-americana...
O que acham disso??
 
Eu acho horrível essa fórmula.. um time pra ir pra segunda divisão de um campeonato tem que cair nele, não em outro
jah tentram fazer isso em outro campeonato(1981, senão me engano), e não deu certo
 
Pra mim os estaduais tem de ser estímulo pra COPA DO BRASIL e não o Brasileiro.

Eu gosto do brasileiro como está e que tende a melhorar tecnicamente quando finalmente atingirmos o numero de 20 clubes em 2006. Explico:

Hoje temos apenas 1 representante do Nordeste que é o Vitória-BA e se temos apenas 1, não foi por panelinha em detrimento dos times da região Sudeste e sim porque a fase atual dos clubes nordestinos não é boa.

Em compensação, no Sul que até não muito tempo atrás era praticamente restrito somente a dupla Grenal hoje tem 8 representantes, porque os demais ao longo dos anos foram ganhando dentro de campo o direito de disputar a 1a. divisão.

Então mexer no campeonato hoje seria injusto com os times do Sul e favoreceria os times nordestinos que hoje necessitam mais do que nunca ir bem na série B para voltarem a ter um numero maior de representantes na série A.

Por isso eu gosto do acesso e descenso, pois neste critério não existe regionalismo embutido no meio. Tem que cair ou subir os piores e melhores do campeonato independente de que região seja. É isso aí.
 
Po, nao gostaram da minha ideia :disgusti:
Mas tem uma coisa: o Brasil nao é pais europeu do tamanho de um ovo, temos condicoes de manter um campeonato de alto nivel com pelo menos 24 equipes, esse para mim seria o numero ideal, 20 equipes e muito pouco. Grandes times começaram a cair(e terao mais dificuldade pra subir), isso pode até fazer um campeonato mais justo, mais cor-de-rosa onde temos os melhores times. Mas tradição e grandes torcidas sao conquistadas com decadas e decadas e é exatamente isso que faz a televisão pagar caro pelos campeonatos porque ela tera um retorno a altura. É preciso pensar de forma pratica, isso é um negocio. Um campeonato com 20 Sao Caetanos da vida seria um tédio e financeiramente inviavel...vide a final do paulista que por mais justa que seja, foi tediante(tanto que a televisao nao transmitiu os 2 jogos como iria fazer).
 
Ah... tem Copa do Brasil que é regional. Campeonato Brasileiro com 20 times e com pontos corridos tá ótimo.
 
Deriel disse:
Ah... tem Copa do Brasil que é regional. Campeonato Brasileiro com 20 times e com pontos corridos tá ótimo.

Exato... a copa do Brasil q era assim... e era mais legal qdo para se ir a Copa do Brasil era necessário ser campeão ou vice de seu estado... mesmo qdo estamos falando de Rio ou São Paulo.

Mas infelizmente no Brasil a pressão da TV e dos Clubes grandes mudam os campeonatos e para ter maior retorno com maiores clássicos a Copa do Brasil inchou colocando quase todos os times. Até o Tupi de Juiz de Fora está na Copa do Brasil... me respondam o pq!
 
Fingolfin disse:
Até o Tupi de Juiz de Fora está na Copa do Brasil... me respondam o pq!

Em certos estados, há uma competição para decidir quem vai entrar, não há?
 
É? Creio que não, a menos que haja uma espécie de repescagem. Pois eu já vi em algum jornal times disputando a vaga para a Copa do Brasil (sic).
 
KADU disse:
Po, nao gostaram da minha ideia :disgusti:
Mas tem uma coisa: o Brasil nao é pais europeu do tamanho de um ovo, temos condicoes de manter um campeonato de alto nivel com pelo menos 24 equipes, esse para mim seria o numero ideal, 20 equipes e muito pouco. Grandes times começaram a cair(e terao mais dificuldade pra subir), isso pode até fazer um campeonato mais justo, mais cor-de-rosa onde temos os melhores times. Mas tradição e grandes torcidas sao conquistadas com decadas e decadas e é exatamente isso que faz a televisão pagar caro pelos campeonatos porque ela tera um retorno a altura. É preciso pensar de forma pratica, isso é um negocio. Um campeonato com 20 Sao Caetanos da vida seria um tédio e financeiramente inviavel...vide a final do paulista que por mais justa que seja, foi tediante(tanto que a televisao nao transmitiu os 2 jogos como iria fazer).

O problema de 24 clubes é o numero elevado de jogos. São 46 datas e 552 jogos. O campeonato fica muito longo, chato e atropela as datas dos demais campeonatos e os jogos da seleção.

Com 20 clubes cai pra 38 datas e 380 jogos e tendo uma série B forte e valorizada não há problema algum em diminuir.

Sinto uma enorme desprezo de sua parte pelo estruturado e bem organizado São Caetano, que foi mostrado pela TV pela Globo paulista e a Record mas a verdade é que hoje clube que só joga com o nome e uma grande torcida não é o suficiente pra se manter na elite.

Atualmente o futebol brasileiro de modo geral tá muito nivelado por baixo que ter 20 clubes já tá de bom tamanho. Em pontos corridos raramente passam de 5 os que realmente tem chance real de brigar pelo título.
 
Nao cara, sinceramente eu nao despreso o Sao Caetano eu até invejo a estrutura e competencia que esse clube vem mostrando a anos. Eu só quis dizer que, financeiramente(e nao em termos de bom futebol), ele da menos retorno que o Cortinthians, por exemplo, em uma de suas piores fazes. E como todos sabemos, sem a televisao o futebol brasileiro nao anda. Se com 24 clubes fica grande entao poderia-se mudar a forma de disputa...eu sinto falta de finais...
Ah, sobre a Copa do Brasil, além da selecao de acordo com estaduais também entram times "convidados", o criterio para esse convite ainda me é obscuro.
 
O problema é que a filosofia dos pontos corridos começou pra valer aqui só no ano passado. O Brasil ainda tá longe de estar 100% estruturado pra esse tipo de campeonato. Não temos por exemplo a venda de carnês antecipados e cadeiras numeradas em 100% dos estádios. Se organizar é algo demorado que só se acerta com o tempo. Ainda assim eu sou favor desse tipo de campeonato porque irá premiar sempre o melhor e não um 8° colocado da vida.

E com relação ao mata-mata pra isso temos os estaduais e a Copa do Brasil, que poderia muito bem voltar ao regulamento original de 32 clubes onde todos entravam pelo desempenho dos estaduais, mas na prática fica dificil porque as TV's pressionam e não aceitam ter poucos representantes do eixo-RIO/SP. É a mesma ladainha sem fim de sempre.
 
Acho que esse tipo de idéia já é utilizado hj em dia na Copa do Brasil. Cada estado tem uma cota de times na competição. E essa cota é mais do que justa, pois o futebol em São Paulo é muito mais desenvolvido e competitivo que o futebol de Roraima. Portanto, não é justo que as vagas de cada estado sejam iguais.

No Brasileiro é diferente! O critério de permanência na elite é estritamente técnico. Muitas vezes já tentaram inventar formulas mirabolantes pra proteger os integrantes do Clube dos 13, mas isso só gerou revolta, indgnação e descrédito... Agora que a credibilidade no cumprimento das regras parece estar se firmando, não convém mudar os critérios.
 
FÚRIA Da Cidade disse:
O problema é que a filosofia dos pontos corridos começou pra valer aqui só no ano passado. O Brasil ainda tá longe de estar 100% estruturado pra esse tipo de campeonato. Não temos por exemplo a venda de carnês antecipados e cadeiras numeradas em 100% dos estádios. Se organizar é algo demorado que só se acerta com o tempo. Ainda assim eu sou favor desse tipo de campeonato porque irá premiar sempre o melhor e não um 8° colocado da vida.

Poise, mais uma vez o planejamento foi esquecido. Essa formula teria tido um sucesso muito mais imediato se os organizadores já pensassem no fato de ter que criar um sistema de venda antecipada de ingressos, de adequar os estadios a isto(numenando), de fazer uma propaganda legal para o povo...afinal o nosso antigo formato mata-mata é algo que esta em nossa cultura, e é dificil de se mudar de uma hora para outra, diferentemente do campeonato italiano, por exemplo, que sempre foi em pontos corridos e o pessoal já aprendeu que todo jogo é importante e por isso todo jogo tem bom publico. Apesar de ainda nao gostar do formato do nosso campeonato(justamente por estar meio empurrado "guela" abaixo) torço para que ele de certo pois obviamente é o formato mais justo de se eleger um campeao.
 
Paraíba Hi-Tech disse:
Acho que esse tipo de idéia já é utilizado hj em dia na Copa do Brasil. Cada estado tem uma cota de times na competição. E essa cota é mais do que justa, pois o futebol em São Paulo é muito mais desenvolvido e competitivo que o futebol de Roraima. Portanto, não é justo que as vagas de cada estado sejam iguais.

No Brasileiro é diferente! O critério de permanência na elite é estritamente técnico. Muitas vezes já tentaram inventar formulas mirabolantes pra proteger os integrantes do Clube dos 13, mas isso só gerou revolta, indgnação e descrédito... Agora que a credibilidade no cumprimento das regras parece estar se firmando, não convém mudar os critérios.

Concordo. Na Série A tem que estar os times que são realmente os melhores, independente da região. Fazer um critério de vagas por região que seria nivelar por baixo.

Não seria ótimo que todas as regiões brasileiras tivessem uma representatividade satisfatória no Brasieliro? É claro! Mas todos os times tem possibilidades de conseguir isso? Infelizmente não.

E como pode se fazer isso? Bom, aí já não sei se cabe discutir nesse tópico isso. :wink:
 
Olórin of Lórien disse:
Concordo. Na Série A tem que estar os times que são realmente os melhores, independente da região. Fazer um critério de vagas por região que seria nivelar por baixo.

Não seria ótimo que todas as regiões brasileiras tivessem uma representatividade satisfatória no Brasieliro? É claro! Mas todos os times tem possibilidades de conseguir isso? Infelizmente não.

E como pode se fazer isso? Bom, aí já não sei se cabe discutir nesse tópico isso. :wink:

Por incrivel que pareça ser isso é semelhante a polêmica discussão de se conceder vagas obrigatórias a negros nas universidades, o que muitos já chamam de "racismo invertido".

Aqui no caso se trata de regionalismo, mas por mais que desejemos ter mais equipes de outros estados na série A, cabem a elas se estruturar, ganhar e subir dentro de campo no que consideramos ser o campeonato mais importante e sério do país.

Pelo menos no caso do futebol, a Copa do Brasil foi criada justamente pra isso. Tem representantes de todos os estados e vale vaga pra libertadores. É nessas horas que analizando a fundo vemos que cada competição tem a sua devida importância.

KADU disse:
Poise, mais uma vez o planejamento foi esquecido. Essa formula teria tido um sucesso muito mais imediato se os organizadores já pensassem no fato de ter que criar um sistema de venda antecipada de ingressos, de adequar os estadios a isto(numenando), de fazer uma propaganda legal para o povo...afinal o nosso antigo formato mata-mata é algo que esta em nossa cultura, e é dificil de se mudar de uma hora para outra, diferentemente do campeonato italiano, por exemplo, que sempre foi em pontos corridos e o pessoal já aprendeu que todo jogo é importante e por isso todo jogo tem bom publico. Apesar de ainda nao gostar do formato do nosso campeonato(justamente por estar meio empurrado "guela" abaixo) torço para que ele de certo pois obviamente é o formato mais justo de se eleger um campeao.


E da mesma forma nos enfiaram goela abaixo durante mais de 30 anos, dezenas de fórmulas das mais diversas e mirabolantes. O Brasil sempre levou a ridicula fama de ser o unico pais em que o seu principal campeonato nacional nunca repetia a mesma fórmula, o que convenhamos isso é amadorismo puro, enquanto nossa vizinha Argentina já estava várias décadas habituada aos pontos corridos.

Apesar dos problemas que temos aqui, eu tento ver isso de forma otimista porque existe a vontade de finalmente se ter uma melhor organização e adequação ao calendário europeu. Nem que seja por osmose um dia esse pais vai se organizar, até porque existe o interesse de se sediar uma Copa em 2014, então a FIFA vai cobrar o mínimo de seriedade do pais pentacampeão mundial.
 
EU curto a ideia de 20 times até pra fortalecer uma série B. Hj em dia já tem partidas muito agradeveis de se ver nela
 
Eu acho que o Brasil deveria ter 24 times na SA...
o Brasil eh um país muito maior que todos os da europa, tem no mínimo 12 times grandes, ao contrário dos europeus, q chegama ter no máximo 6...
O Brasil não precisa parar o campeonato pq não tem um inverno rigoroso, logo, sobram mais datas...

Eu gostava bastante do sistema antigo, o de playoffs, e tb acho que o pontos corridos foi enfiado goela abaixo, mas jah que está assim, mantenha assim...
 
Paraíba Hi-Tech disse:
Acho que esse tipo de idéia já é utilizado hj em dia na Copa do Brasil. Cada estado tem uma cota de times na competição. E essa cota é mais do que justa, pois o futebol em São Paulo é muito mais desenvolvido e competitivo que o futebol de Roraima. Portanto, não é justo que as vagas de cada estado sejam iguais.

O Problema Paraíba é q há um exagero. Seria normal se Roraima tivesse um time... São paulo 3... mas oq acontece é q esse critério vale pra Roraima mas não vale pra São Paulo. Nos grandes estados vão todos os times e mais alguns convidados.

Dizer que o Rio precisa de ter mais time q Amazonas é uma coisa... mas também não precisam enfiar Bangu, America, Madureira e Americano na Copa do Brasil.

Acho q deveria ser um critério fixo... sem convidados. O Corinthians ficou em ultimo dos não rebaixados no Paulista... alguém tem dúvida q ele estará na copa do Brasil?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo