• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

03 pontos para o primeiro colocado apenas.
3 pro 1º, 2 pro 2º e 1 para o 3º.

Muito legal o formato! Se reprisarem em 2022, acho que vai ser ótimo, porque os pneus vão ser mais resistentes e os carros vão poder correr mais próximos. A rodada do Perez na saída da Maggots é um exemplo desses problemas de turbulência que a Fórmula 1 está tentando se livrar - 200km/h puxando 3Gs com 2 carros na frente foi basicamente arriscar andar no fio da navalha e ele se cortou. A batida do Russell no Sainz também foi subesterço causado por turbulência dos carros à frente.
 


Acho que talvez seja uma boa começar a botar os vídeos dos highlights aqui no fórum pra dar uma chance das pessoas que entram neste tópico entenderem o contexto dos nossos posts.
 
3 pro 1º, 2 pro 2º e 1 para o 3º.
Então são mais pontos do que eu havia lido. É mais justo desta forma mesmo.

Mas ainda acho que eles precisam melhorar em alguma coisa esta corrida Sprint. Algo que dê mais chances de briga para quem está atrás.
 
Acordei agora. Liguei a TV.
Corrida parada já na terceira volta?

Verstappen foi para o hospital?
😱
Sim. Verstappen e Hamilton se tocaram e o carro do Verstappen saiu em alta velocidade da pista e bateu na proteção. Estão analisando a situação para ver se o Hamilton irá tomar punição ou não.

Pelas imagens, eu acredito que o Hamilton poderia ter recolhido o carro ou até mesmo fechado mais a curva, ainda mais que o Verstappen deixou um espaço para o Hamilton em pista. No aguardo aqui da decisão dos comissários de pista.
 
É, eu vi o replay depois. O Verstappen parece estar bem, saiu caminhando e tudo. E o Hamilton parece ter feito merda. Vamos aguardar pra ver agora o que é que ocorre. :timido:
 
Interessante como a fórmula 1 não é sobre pilotos e sim sobre carros. Hamilton que sobrava e era o cara hoje tem que remar pra chegar perto de Verstappen, isso pq hj a Red Bull está a frente da Mercedes. Apesar dos louros ficar com os pilotos quem realmente merecia são os engenheiros
 
Batida do Verstappen teve força de 51Gs. Pra referência, a do Grosjean foi a 67Gs e a que matou o Jules Bianchi foi de 92Gs. O Rubinho quase morreu em 1994 com 91Gs. Foi sério. Ainda mais que a desaceleração do Max foi de lado.

Minha opinião sobre a batida: foi uma manobra temerária do Hamilton de se posicionar naquele lugar naquela hora daquele jeito. O problema de ultrapassar na Copse é que os carros estão andando a 270km/h. Na hora que eles fazem a curva, o pneu perde aderência mecânica (porque é o que pneus fazem quando tu mexe o volante) e dependem totalmente da pressão da asa dianteira. Carros que estão lado a lado criam vácuo lateral, então nunca jamais o Hamilton ia ter pressão aerodinâmica pra fazer o contorno daquela curva por dentro. 10s ficou de bom tamanho.

"Dick Vigarista" tá nos trending topics do Twitter. Eu acho muito injusto. Se o Hamilton é Dick Vigarista por essa batida, então cancela o Schumacher! Nem vamos falar do Senna e Prost, que bateram um no outro de propósito pra ganhar o campeonato.

Hamilton se recuperou no braço, mas não fez nada mais do que a obrigação. Bottas também. Jogaram o Bottas aos leões fazendo ele entrar no pit tão cedo. Ele deu sorte do Lando ser roubado do que era legitimamente seu pela segunda vez em 7 dias.

Percebi que dá pra medir no termômetro quando a Ferrari vai correr bem. É só ver se a temperatura do asfalto tá maior do que 40ºC. Se tiver escaldante até o fim da temporada, Ferrari leva o 3º lugar no Campeonato de Construtores. Se baixar a temperatura, vai ser 3º lugar pra McLaren.
Apesar dos louros ficar com os pilotos quem realmente merecia são os engenheiros
Eu diria que 70% dos louros são dos engenheiros, especialmente depois que os sensores permitem que o engenheiro entenda o comportamento do carro melhor do que o piloto. Mas literalmente não é qualquer piloto que consegue sequer manter o carro na pista (veja o Vettel e o Mazepin) e muito menos extrair tudo que o carro tem pra dar. Se você for medir em metros (regra de 3 básica), os 0.075s de vantagem na pole de sexta-feira do Hamilton pro Verstappen é o equivalente a uma distância de 5m entre um carro e outro. Essa diferença sai dos braços e dos pés, exige concentração e controle emocional, saber lidar com o fato de quem 1200 empregos dependendo do teu resultado. Esses 30% que eles fazem conta muito.

Fora da Fórmula 1, eu acho que o único cara que poderia bater de frente com o Lewis e com o Verstappen, dada a adaptação necessária, seria o Kevin Estre. Todos os outros pilotos do mundo inteiro que eu tenha no meu radar não chegam no mesmo nível de brilhantismo.

Mas é sempre bom lembrar que o Campeonato de Pilotos dá fama, mas não dá grana diretamente. A grana só vem do Campeonato de Construtores, então acho que os engenheiros estão bem recompensados.
 
Aliás, a ultrapassagem do Hamilton em cima do Leclerc no final, foi muito parecida com a ultrapassagem em cima do Verstappen, a que ocasionou a batida. O Leclerc quase perdeu o controle e saiu da pista naquele momento.

Eu diria que o Hamilton apelou muito neste circuito para se aproximar do Verstappen no campeonato. Minha torcida até o final será do Verstappen para está temporada.
 
O formato: Pfvr, mais sprint races. 100% melhor que o qualify padrão, mas o modelo da corrida (principalmente pneu) para deixar no mínimo interessante a corrida. depois de 8 voltas todo mundo ficou mais tranquilo. Talvez pelo formato de procissão que as condições atual dos carros forçam na corrida, mas tem muito o que melhorar, mas infinitamente melhor que a sexta inutil.

Agora, o Verstappen fez all in no blefe do Hamilton, mas com certeza ele teria mais carro que ele na corrida. Punir nessa batida foi d+. Em Imola o Verstappen quase destruiu o carro do Hamilton e não deu nada.
 
"Estou feliz por estar bem. Muito decepcionado por ter terminado assim [na primeira volta]. A penalidade [dez segundos para Hamilton] não nos ajuda e não reflete a manobra perigosa que Lewis realizou na pista. Assistir essas comemorações enquanto o piloto [rival] ainda está no hospital revelam um comportamento desrespeitoso e antidesportivo." [Fonte]

Vamos ter muitas tretas ainda nesta temporada. Que venha a próxima corrida. :g:
 
Eu sabia que era "tudo ou nada" pro Hamilton em relação ao campeonato, mas não achava que era pra tanto, já que ainda tem vários GP´s pela frente.

De forma alguma tiro a legitimidade dos pontos que ele conquistou na prova, seja terminando vencedor como foi ou se tivesse somando apenas 1 ponto, já que tendo o principal oponente fora da pista, qualquer ponto que somasse seria lucro total. Logicamente o impacto está sendo enorme porque a vitória pesa muito mais.

Agora discutir a "ética" da manobra, quem joga pedras nisso, obrigatoriamente tem que lembrar que grandes campeões do passado já fizeram a torto e a direito e o próprio Verstappen já errou feio também.

A única coisa que acho ser discutível, é se a punição dos 10s foi totalmente justa ou não e aí cabe a FIA analisar e revisar sempre que necessário. Só acho que a manobra ficar 100% impune não dava pra ficar não.
 
Alguns times se habituaram a ganhar sem ter de ultrapassar na pista ou brigar para estar na frente, ai qualquer disputa que nenhum lado cede e os dois pilotos acabam se bicando vira esse dramalhão. Até a tentativa de fechada de porta do Verstappen deveria ser punida se fosse "pela ética".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo