• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

não sei @Turgon , o status de um campeão mundial mudaria a carreira completamente.
E respondendo ao @Fúria da cidade também, o nível do Massa realmente caiu após a mola do Rubinho ter atingido ele. Parece que ali foi o começo do fim da sua carreira.

Massa só não foi campeão mundial pois a Ferrari pisou na bola em diversos GPs nessa temporada com erros infantis em pitstops por exemplo.. além de estratégias erradas..
 
Eu penso que se o Massa tivesse ganho aquele ano, talvez não seria um campeão mais marcante com vários títulos, mas também não seria um campeão daqueles que ganhou uma só e ninguém lembra mais como o Jenson Button ou o Nico Rosberg.
 
não sei @Turgon , o status de um campeão mundial mudaria a carreira completamente.
E respondendo ao @Fúria da cidade também, o nível do Massa realmente caiu após a mola do Rubinho ter atingido ele. Parece que ali foi o começo do fim da sua carreira.
No caso do Massa eu acredito que ela mudaria muito mais na parte da imagem do que dentro da categoria, possibilitando a ele alcançar mais títulos. No ano seguinte (2009) ele conseguiu apenas a terceira colocação. Já em 2010 começou o reinado do tetra campeonato do Vettel.
 
2009 a falida Brawn GP estava com um carro que naquele ano deu tudo certo com um desempenho bem superior aos demais e aí tivemos como campeão um piloto de nivel mediano como o Button e nem assim o Barrichello que teve chance de brigar com ele até as últimas rodadas, ainda deixou o vice-campeonato escapar :lol:

Depois vieram os 4 anos de domínio fortíssimo da Red Bull com o Vettel e mesmo pilotos mais competitivos que o Massa como o Alonso não conseguiram brigar pelo título.

Então a grande e única chance da vida que o Massa teve era mesmo 2008.
 
outra coisa que deu saudades vendo as corridas do Senna é a McLaren Malboro Vermelha e Branca e a Benneton amarela...
 
Acompanhei praticamente nada do Sainz. Ele é bom? Ano passado eu praticamente perdi quase todas as corridas.
 
outra coisa que deu saudades vendo as corridas do Senna é a McLaren Malboro Vermelha e Branca e a Benneton amarela...

Eu achei bem legal isso. Quando comecei acompanhar de verdade a F1, com meus oito ou dez anos, a McLaren já era preta/branca/prateada.

Acompanhei praticamente nada do Sainz. Ele é bom? Ano passado eu praticamente perdi quase todas as corridas.

Ano passado, ao contrário do que parece mostrar a classificação final, as corridas foram muito boas. Eu acho que o Sainz até que foi bem considerando o carro que tinha...
 
outra coisa que deu saudades vendo as corridas do Senna é a McLaren Malboro Vermelha e Branca e a Benneton amarela...

Benneton amarela se não me engano o Piquet chegou a pegar
e naquela época era o inicio do desenvolvimento de um carro que aos poucos ano após ano foi evoluindo bem até culminar com o primeiro título do Schumacher.
 
Não acho que foi estratégica (como já li em alguns lugares) a provável escolha do Carlos Sainz para a vaga deixada pelo Vettel na Ferrari. Sinto o cheiro de muitos problemas entre ele e o Leclerc.
 
Eu confesso que eu pensei que a Ferrari ia fazer a coisa certa e substituir o Vettel por alguém que não ia causar problemas pro Leclerc, mas eu esqueci que a Ferrari é uma empresa conhecida por fazer as piores decisões possíveis e imagináveis ano após ano.

Não acho que foi estratégica (como já li em alguns lugares) a provável escolha do Carlos Sainz para a vaga deixada pelo Vettel na Ferrari. Sinto o cheiro de muitos problemas entre ele e o Leclerc.

Importando o comentário perdido do @Slicer pro tópico e embalo de discussão corretos, concordo igualmente.

Se bem que em 90 a dupla Prost e Mansell, potencialmente tinha tudo, mas tudo mesmo pra dar ruim na Ferrari, mas na disputa interna da equipe o "bigodão" naquele ano sentiu demais a pressão ao ver o francês abrindo uma boa frente na pontuação dos 5 primeiros GP´s e o Mansell foi de uma incompetência absurda que conseguiu passar praticamente metade dos GP´s disputados da temporada sem completar uma corrida sequer, venceu um GP apenas e terminou a temporada em 5° lugar, sendo fracamente útil pra Ferrari na disputa pelo título de construtores.
 
Você citou uma reviravolta importante. Pode ser que aconteça o mesmo, dessa vez. Mas ainda estou ressentida porque me apeguei ao sonho de ver o Ricciardo (um dos amores da minha vida! hahahaha) com um carro espetacular (acho que estou superestimando o carro da Ferrari para 2021). De qualquer modo, tenho esperança de que com o motor da Mercedes, em 2021, a McLaren ofereça um bom carro para o Ric (sou íntima dele, cês me deixem! hahaha).

No campo das especulações (que estão fervilhando hoje): embora Hamilton e Vettel pareçam compor o "time dos sonhos", não acho que isso acontecerá porque dez títulos mundiais em uma equipe é uma disputa de egos difícil de ser gerenciada. Pode mais atrapalhar do que ajudar a Mercedes.
 
A dança das cadeiras nas escuderias tá bem mais agitada do que imaginei. Parece que todos estão querendo definir logo 2021 o quanto antes e as novas duplas de pilotos que começam a se formar estão dando um novo ânimo e agitando bem o mercado, já que a temporada 2020 nem começou, mas já está com uma certa carinha de "fim de feira".
 
Será que o Vettel aceita uma equipe mediana para correr? :think:

Esta temporada, caso aconteça, será muito estranha! Imagina a motivação do piloto sabendo que não irá renovar com a equipe para a próxima temporada.
 
Pra esse ano, o principal motivado mais óbvio é o Hamilton pela real possibilidade de poder igualar e quebrar alguns recordes do Schumacher, o Leclerc também pelos bons resultados do ano passado vai querer melhorar sua colocação final na temporada, mas se a Ferrari estiver mais competitiva que no ano passado e ter chance de brigar pelo título, o Vettel deveria ter sim motivação até pra mostrar que é um piloto capaz e assim deixar a Ferrari pela porta da frente estando por cima.
 
Se bem que em 90 a dupla Prost e Mansell, potencialmente tinha tudo, mas tudo mesmo pra dar ruim na Ferrari, mas na disputa interna da equipe o "bigodão" naquele ano sentiu demais a pressão ao ver o francês abrindo uma boa frente na pontuação dos 5 primeiros GP´s e o Mansell foi de uma incompetência absurda que conseguiu passar praticamente metade dos GP´s disputados da temporada sem completar uma corrida sequer, venceu um GP apenas e terminou a temporada em 5° lugar, sendo fracamente útil pra Ferrari na disputa pelo título de construtores.
Comparar o Mansell com o Prost não dá. Mansell ganhou um campeonato só, com 39 anos de idade. Prost ganhou o quarto campeonato com 38 anos. Eu posso dizer, com 100% de certeza, sem nem titubear, que o Barrichello dava um pau no Mansell em qualquer carro em qualquer condição de pista, fossem os dois contemporâneos. E o Prost dava um pau nos dois, como deu, inclusive.

Segundo o John Barnard, o Prost foi o melhor piloto com quem ele já trabalhou; enquanto isso, a opinião do Barnard do Mansell é que ele era mais rápido do que os outros colegas de equipe só porque ele tinha "bigger balls". Segundo o engenheiro que criou o sistema de suspensão ativa, a vantagem do Mansell em 1992 foi que ele tinha mais coragem do que o Patrese, porque o sistema de suspensão ativa tinha um lag que assustava o piloto, e você tinha de conquistar o medo de que o sistema não reagiria a tempo e você acabaria no muro. Prost nunca precisou de bravura indômita pra ganhar um campeonato. Segundo o Barnard, ele colocava a traseira do carro plantada no chão e depois lidava com o subesterço com finesse no volante e nos pedais, saindo mais rápido da curva do que os outros.

O problema pra Ferrari é que dá sim pra comparar o Carlos Sainz com o Charles Leclerc. Por exemplo, olha a evolução da Sauber em 2018 e a evolução da McLaren em 2019. Tem dinheiro envolvido nisso? Óbvio. Mas também tem um piloto de talento inegável dando feedback de alta qualidade para a equipe de engenheiros. Eu espero que o Leclerc tenha uma performance um pouco melhor no início da temporada 2021, mas acho improvável que o Sainz fique mais do que alguns centésimos de distância nas qualificações e que a dificuldade natural de fazer os pneus funcionarem em um carro diferente durem mais do que umas 4 ou 5 corridas.
 
Comparar o Mansell com o Prost não dá. Mansell ganhou um campeonato só, com 39 anos de idade.

Quando postei sobre correr com Prost não foi pra comparar e sim pelo fato que Mansell ganhou um título, mas mesmo com todos os defeitos e lambanças que cometia nas pistas, esteve em condições reais de brigar fortemente por título em pelo menos mais três oportunidades (86,87 e 91), algo que não se pode desprezar e por isso sempre foi um piloto competitivo, muito chato de ser batido e a princípio não recomendável tê-lo como companheiro de equipe. Ele só não conquistou mais títulos justamente pelo seu estilo porra-louca de pilotar. Pra tranquilidade do Prost em 90, o Mansell incrivelmente perdeu pra si mesmo, cometendo todo o estoque de loucuras e barbeiragens da carreira inteira pilotando um carro bom numa única temporada.

Jamais vou coloca-lo na mesma prateleira de grandes campeões, mas entre ele e Barrichello sou infinitamente de olhos fechados mais o Mansell porque pra mim o inglês era louco na pista e tinha sangue nos olhos e o Barrica pra mim será sempre um eterno bundão mimizento de merda. A minha última reserva de tolerância que tive com ele foi em 2009 quando finalmente estava com um carro competitivo, disputando o título com um piloto de nivel apenas mediano como o Button e não apenas não teve competência pra fazer frente ao próprio companheiro de equipe, como deixou o vice-campeonato escapar e cair no colo do então emergente Vettel. Aquilo pra mim foi a gota d' água pra nunca mais dar crédito pra um piloto tão bundão como ele.

E o Mansell em 92 o título finalmente veio até fácil, mas aquilo fez tão bem a ele que depois saindo da F1 e indo pra Indy quando todos que ainda julgavam ele ser um piloto ruim e que iria dar vexame e rodar fácil nas pistas ovais dos EUA por não ter nenhuma experiência anterior nelas, pra surpresa de todos adotou um estilo mais cauteloso, mais maduro, sem arriscar muito durante a temporada e calou a boca dos críticos faturando o título logo na primeira participação. A despeito de todos os defeitos, é um piloto que não merece ser tão subestimado.
 
Última edição:
  • Curtir
Reactions: fcm
O Barrichello não foi bundão em 2009. O que aconteceu foi que ele queria usar um freio diferente do Button na traseira, mas esse freio diferente não permitia que ele usasse a calota nas rodas. Sem a calota, ele perdia 1 décimo por volta. Ele só colocou o freio do Button depois da quinta corrida. A essa altura, a Brawn já não tinha uma vantagem tão grande, porque a Red Bull tinha continuado o desenvolvimento do carro enquanto a Brawn não tinha dinheiro pra desenvolver.

E entre o Barrichello e o Vettel, eu sou mais Vettel.
 
Acho o Barrichello muito subestimado pelos brasileiros. Ok, ele pode ter sido um "bundão", mas ele era muito bom piloto. Até hoje é marcado pelo período na Ferrari, vide diversas piadinhas que rolam diariamente. Não tenho instagram, mas me falaram que vivem fazendo piadinha nas fotos que ele posta por lá. Claro, ossos do ofício, mas não deixa de ser desagradável.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo