• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fórmula 1 - 2013

Vëon

Do you know what time it is?
Williams dispensa Bruno Senna e confirma Bottas e Maldonado em 2013


Fim da linha para Bruno Senna na Williams. A equipe inglesa anunciou, nesta quarta-feira, Pastor Maldonado e Valtteri Bottas como pilotos titulares na temporada 2013. Com isso, o brasileiro precisará procurar um outro cockpit para permanecer na categoria no próximo ano. Bruno tem conversas com Force India, Caterham e Marussia e revelará seus planos na Fórmula 1 em breve.

Campeão da GP3 em 2011 e reserva do time desde 2010, o finlandês Valtteri Bottas, de 23 anos, cumpriu um intenso programa de testes em 2012. Empresariado por Toto Wolff, diretor executivo da escuderia, o finlandês guiou o carro de Bruno em 15 das 20 primeiras sessões de treinos livres nos fins de semana de GPs e apresentou bom rendimento. A escolha da dupla da Williams foi encarada com naturalidade pelo pade 29 anos. O piloto foi comunicado da decisão na última semana, mas desde quando assinou com o time inglês para 2012, sabia que Bottas estava sendo preparado para assumir uma vaga no time futuramente.

- Desde o início do calendário, aceitei o fato de que teria de compartilhar o carro com o Bottas em 15 sextas-feiras como parte de sua preparação para uma possível estreia em 2013 - admitiu Bruno, que encerrou sua participação na Williams abandonando o GP do Brasil na primeira volta, após acidente com o tricampeão Sebastian Vettel, da RBR.

Como a efetivação de Bottas em 2013 se demonstrava iminente ao longo do ano, Bruno concorria com Maldonado pelo outro cockpit. A seu favor, Senna contava com a constante presença entre os dez primeiros - pontuou em metade das 20 etapas, enquanto o companheiro chegou entre os dez primeiros em apenas cinco, além de ter levado alguns patrocinadores à equipe. Porém, o venezuelano detinha um aporte financeiro bem maior, da petrolífera estatal de sua terra natal, a PDVSA. Somando a isso, o pupilo de Hugo Chávez conseguiu uma façanha: venceu o GP da Espanha, em maio, quebrando um jejum de oito anos sem triunfos da equipe. Pesava contra Maldonado o fato de se envolver em constantes confusões: foi o piloto mais punido da temporada. Bruno terminou o ano em 16º, com 31 pontos, uma posição atrás de Maldonado, que fechou o ano com 45.

Mesmo com o prejuízo causado pela redução do tempo de pista nos treinos livres, que refletiu principalmente nas sessões classificatórias (largou na frente de Maldonado em apenas três ocasiões), Senna fez um balanço positivo de seu terceiro ano na F-1. O piloto também guiou na pequena HRT em 2010 (ficou fora apenas do GP da Alemanha) e disputou as oito últimas etapas de 2011 pela Renault-Lotus.

- Conquistei marcas significativas, como a melhor volta no GP da Bélgica, e sempre ganhei posições nas corridas. Correr regularmente no top 10 foi um passo à frente em minha ainda relativamente curta carreira e me permitiu desenvolver minhas habilidades. Trabalhar com uma equipe tão competitiva e que sempre me apoiou me deixou melhor preparado para meus próximos passos. Foi gratificante terminar como o pontuador mais regular da equipe e poder demonstrar meu ritmo em 20 provas – disse Senna, que pontuou em dez das 20 etapas, enquanto o venezuelano chegou entre os dez primeiros em apenas cinco, porém, venceu o GP da Espanha.

Apesar da dispensa, Bruno fez questão de demonstrar gratidão especial a Sir Frank Williams, co-fundador e chefe da tradicional escuderia inglesa.

- Quero agradecer a toda equipe, em particular a Frank Williams, por me dar a oportunidade de completar minha primeira temporada completa na F-1. Foi gratificante ajudar a transformar o FW34 num carro competitivo e superar outros desafios, como lidar com os pneus Pirelli.
O mandatário do time de Grove, que completou 70 anos em 2012, rasgou elogios à nova dupla e aproveitou para agradecer os serviços de Bruno Senna:
- Com Pastor e Valtteri teremos dois dos talentos mais excitantes no esporte a motor e estou especialmente animado em o que 2013 pode trazer para a Williams. Pastor sempre demonstrou ritmo notável e este ano amadureceu como piloto. Valtteri é simplesmente um dos mais talentosos jovens pilotos que eu já me deparei e esperamos grandes coisas dele no futuro. Gostaria também de aproveitar a oportunidade para agradecer ao nosso piloto que está de saída, Bruno Senna, pelo seu trabalho duro durante o ano. Desejo a ele a melhor sorte para o futuro – disse Sir Frank.

Fonte: Globoesporte.com
 
Última edição por um moderador:
O Bruno Senna teve uma temporada muito irregular esse ano e agora só pode arrumar vaga (se conseguir) em equipe pequena, ou seja, chance de progredir na carreira praticamente zero.

E assim vai sendo confirmada a sina que os sobrinhos ou filhos de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna tiveram até agora uma passagem pela F1 muito fraca que sequer faz sombra dos seus parentes mais famosos.
 
Se ele conseguir uma vaga na Force India, vejo ele sair da Williams como algo positivo.
 
Ninguém a fim de organizar o bolão deste ano? Temporada começa nesse final de semana.
 
Esse ano vou tentar acompanhar.
Ano passado vi só algumas corridas, mas a formula um parece estar bem legal e mais competitiva.

Vettel ainda é o favorito?
 
É difícil apontar apenas um favorito agora. É preciso ao menos esperar um pouco e ver como será o desempenho dos carros nesse início, já que o fator mecânica é fundamental. Nesse sentido, RBR, McLaren, Ferrari e Mercedes estão à frente das demais, mas sempre pode ter espaço para algumas surpresas.

Se for desconsiderar o fator carro, o favoritismo é disputado entre Vettel e Alonso, com Webber, Button e Hamilton correndo por fora. IMO.
 
Outro dia tava no elevador aqui da empresa, e nele tem aquelas tvs com noticias rodando.

A Ferrari meio que estressou com a RBR, falando que os funcionários são escravos do engenheiro chefe lá.
Parece EUA reclamando de china.
 
Na teoria os favoritos serão Vettel e Alonso novamente.

O espanhol deve vir mordendo forte como sempre, já que se a Ferrari conseguir ter um carro confiável ele consegue muitas vezes tirar mais que 100% do carro
 
Ninguém a fim de organizar o bolão deste ano? Temporada começa nesse final de semana.

Ow, esse ano eu estou apertado com umas bodegas aqui, não tô muito animado a organizar o bolão. Turgon, Vëon ou você mesmo, Fëa, nenhum de vocês anima? (Aquela opção de taguear usuários do facebook faz falta por aqui. =/ )
 
Não consegui assistir o 1° GP da temporada ao vivo, só nos melhores momentos.

Mas fiquei contente com a vitória do Raikkonen que foi premiado por ter arriscado uma estratégia de 2 paradas no box e ele que foi 3° colocado na temporada de 2012 já vinha de uma sequência de bons e ótimos resultados, então não se pode chamar essa vitória de zebra vindo de um piloto campeão do mundo e experiente como ele.

Foi apenas o 1° Gp do ano, mas seria legal ver a equipe Lotus entrando esse ano mais forte na disputa do título.
 
Duas coisas me chamaram a atenção nessa corrida:

1- A boa corrida do Raikkonen com a Lotus. Excelente estratégia e condução perfeita!
Seria bom ver uma outra equipe se infiltrando no trinômio Ferrari-RBR-McLaren.
Ainda é cedo pra saber se o que aconteceu foi fruto apenas da estratégia ou se esse sucesso pode se repetir constantemente.

2- A Ferrari e sua estratégia. Aparentemente, eles tinham a intenção de trocar o Massa de lugar com o Alonso. Deu certo pro espanhol que ganhou a posição de Vettel, mas ferraram com o Massa que ficou atrás do Sutil por um tempão. Eu entendo perfeitamente o jogo de equipe quando as coisas já estão mais ou menos encaminhadas na tabela de classificação, mas na primeira corrida da temporada é cedo demais pra se tomar partido. O Massa vinha correndo bem e deveria ter a prioridade nos boxes, pois estava à frente com rendimento semelhante.
 
A Ferrari é decadente, teve seu auge e agora cada dia ta mais ridícula, não só por causa do Massa pois na verdade nem gosto dele, mas vem fazendo esses joguinhos para tentar colocar um campeão e não consegue nem a vitoria por escuderia.

Sou fã do Raikkonen, e gosto desse estilo homem de gelo que ele faz, corre muito, mas não sei se a Lotus consegue manter a ponta não, apesar de gostar bastante dela.

Mas ainda acho que a RBR vai levar esse ano.
 
A Ferrari é decadente, teve seu auge e agora cada dia ta mais ridícula, não só por causa do Massa pois na verdade nem gosto dele, mas vem fazendo esses joguinhos para tentar colocar um campeão e não consegue nem a vitoria por escuderia.

Se você afirma decadente de profissionalismo e ética eu concordo. Ano passado foi a que mais apelou e só não levou o campeonato de construtores pela incompetência do Massa.

Por outro lado se ela vier a melhorar tecnicamente do ano passado pra esse, aí brigará com mais chances de título. O próximo circuito em Sepang é um onde ela aposta todas as fichas que seu carro vier a andar bem nele, segundo eles será capaz de andar bem também na maioria da temporada.
 
Kimi sai na frente e Massa na frente de Alonso.
Se as fichas dela ta ai, vai ter que fazer mais ein?
 
Mas o que vale pra pontuação é o resultado final do GP. Treino é apenas é treino.

Ainda mais quando confiabilidade do carro e a estratégia são fundamentais, tanto que ano passado a maior decepção do campeonato foi a McLaren que chegou a vencer, largar na pole-position, fazer excelentes treinos mas nenhum de seus dois pilotos terminou entre os 3 melhores na classificação final.
 
_66617732_66617728.jpg


Alguém aí adiciona aquele efeito Ciclope do X-Men ao Webber :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo