• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fórmula 1 2010

Legal o treino.

Barrichello foi bem e mostra que pode brigar por uma boa colocação na corrida. O Massa teve problemas no carro e largará em último, ou seja, seria a "seca" perfeita no bolão.

Alonso conseguiu a pole, tirando o favorito Vettel. Hamilton na frente do Webber. Espero que a corrida de amanhã seja boa.

Circuito a noite é legal.
 
Que lance do Webber com o Hamilton! :issoaih:

A corrida está realmente muito boa. Depois comento mais. :uhu:
 
Bela corrida.

Alonso cada vez brigando mais pelo título. Fez uma bela corrida e não deixou o Vettel pensar na vitória em nenhum momento.

Hamilton ficou pelo caminho na briga com o Webber. Saiu irritado, mas ficou claro que ele forçou demais e foi uma disputa limpa.

Barrichello conseguindo até que uma boa colocação. Sexto lugar em uma corrida dessas foi muito bom.

O Massa foi muito muito muito ruim na corrida! Não conseguiu ultrapassar ningúem na pista. As posições que ganhou foi praticamente todas na parada. Conseguiu ficar a corrida toda atrás do Sutil e Hulkenberg. Até o Kubica que fez uma parada acabou passando os 3 sem dificuldade. E aqueles que defedem o Massa a todo custo, não podem alegar o pneu desgastado, já que ele ficou desde o início da corrida atrás deles.

A briga pelo título nesse final será muito boa!
 
O Massa foi muito muito muito ruim na corrida! Não conseguiu ultrapassar ningúem na pista. As posições que ganhou foi praticamente todas na parada. Conseguiu ficar a corrida toda atrás do Sutil e Hulkenberg. Até o Kubica que fez uma parada acabou passando os 3 sem dificuldade. E aqueles que defedem o Massa a todo custo, não podem alegar o pneu desgastado, já que ele ficou desde o início da corrida atrás deles.

Às vezes acho que você não vê a mesma corrida :eh:

Massa conseguiu algumas posições em pista sim. 3 na primeira volta, e mais uma ou duas após o primeiro safety car.

A ultrapassagem do Kubica não serve de padrão de comparação. Massa andou praticamente desde o início atrás do Hulkenberg? Sim, mas o próprio Hulkenberg também estava com pneus novos no começo, ué. O desgaste dos pneus de ambos foram praticamente idênticos, e as condições dos carros também. O carro da Williams não é desprezível, e o Hulkenberg não é mau piloto.

Ainda, para quem largou em último, o fato de ter terminado a corrida em 10º não pode ser assim tão ruim como você vê, quer as posições tenham sido ganhas "no braço" ou na estratégia da troca de pneus. Ele poderia ter se saído melhor? Também acredito que sim. Mas não dá pra dizer que ele foi "muito ruim."
 
Fëanor disse:
Massa conseguiu algumas posições em pista sim. 3 na primeira volta, e mais uma ou duas após o primeiro safety car.
Fea, na largada conseguir ultrapassagem é normal, já que o sistema de largada da Ferrari é anos luz à frente daqueles carros que largam nas últimas colocações. Passar nessas situações é realmente fácil. Basta ver as corridas passadas aonde um carro melhor larga nas últimas posições e sempre conseguem passar uns 3 na primeira volta.

Os outros que ele ultrapassou foram tudo no embalo do Sutil e Hulkenberg. Uma foi quando O Sutil fez um carro errar e ele foi junto. O fato é que o Massa ficou atrás do Hulkenberg desde o começo da corrida! Ele não conseguiu ultrapassá-lo em momento algum, mesmo tendo um carro superior. O Massa não teve atitude alguma durante a corrida. O momento que ele ganhou muitas posições foi durante a entrada do safety car e os outros carros fizeram a parada. Briga na pista, não teve. Me diz uma briga do Massa durante a corrida na pista?

Fëanor disse:
A ultrapassagem do Kubica não serve de padrão de comparação. Massa andou praticamente desde o início atrás do Hulkenberg? Sim, mas o próprio Hulkenberg também estava com pneus novos no começo, ué. O desgaste dos pneus de ambos foram praticamente idênticos, e as condições dos carros também. O carro da Williams não é desprezível, e o Hulkenberg não é mau piloto.
Falar que o carro da Ferrari é igual ao da Williams não dá. Sério! Olha o Alonso. Ele está correndo de igual para igual com a RBR e possui o mesmo carro que o Massa. O Rubinho que possui o mesmo carro que o Hulkenberg chegou em sexto depois de muito esforço, pois o carro não estava rendendo tudo aquilo.

E a ultrapassagem do Kubica serve sim como comparação. A atitude do Kubica de meter o carro em cima dos adversários durante a pista é o que conta. Não vi o Massa fazendo algo parecido durante a corrida inteira. Aquele final do Kubica mostrou o que o Massa deveria ter feito na volta de número 20, ou seja, ultrapassado aqueles 3 carros na sua frente que eram inferiores! Dúvido muito que se fosse o Alonso ali no lugar teria tido o mesmo fim.

Fëanor disse:
Ainda, para quem largou em último, o fato de ter terminado a corrida em 10º não pode ser assim tão ruim como você vê, quer as posições tenham sido ganhas "no braço" ou na estratégia da troca de pneus. Ele poderia ter se saído melhor? Também acredito que sim. Mas não dá pra dizer que ele foi "muito ruim."
Webber usou da mesma estratégia e chegou em terceiro lugar. Ele caiu lá para baixo quando fez a parada, mas logo ultrapassou seus adversários na pista, enquanto o Massa só soube ficar no embalo do Hulkenberg.

O Massa pode ter carinho com a torcida brasileira e a minha, mas ele está longe de ser um piloto de ponta que briga pelo título Mundial no momento. Ano que vem não o vejo brigando por nada, até porque, terá o Alonso novamente como companheiro.
 
Também achei o Massa muito conformado na colocação que tava, só assisti a corrida até a volta 21 e tirando as ultrapassagens da primeira volta e o que ele conseguiu nos boxes não fez nada. Assisti o resto pelo compacto do site da globo, e ele só aparece duas vezes, desviando do acidente e sendo ultrapassado pelo Kubica.
 
Fea, na largada conseguir ultrapassagem é normal, já que o sistema de largada da Ferrari é anos luz à frente daqueles carros que largam nas últimas colocações. Passar nessas situações é realmente fácil. Basta ver as corridas passadas aonde um carro melhor larga nas últimas posições e sempre conseguem passar uns 3 na primeira volta.

Sim, e eu não afirmei o contrário. Você havia dito que ele não ultrapassou ninguém em pista, e eu só afirmei que isso não era verdade. Só.


Briga na pista, não teve. Me diz uma briga do Massa durante a corrida na pista?
Mas não teve mesmo. Eu só acredito que julgar que a corrida dele foi muito ruim com base somente - ou principalmente - nisso não faz muito sentido.


Falar que o carro da Ferrari é igual ao da Williams não dá. Sério!
E ninguém falou isso. :lol:
O que eu disse era que o carro da Williams não é desprezível. Óbvio que a Ferrari é melhor, mas também não está anos-luz à frente. Williams não é uma Sauber-Hispania-VRT.


Olha o Alonso. Ele está correndo de igual para igual com a RBR e possui o mesmo carro que o Massa. O Rubinho que possui o mesmo carro que o Hulkenberg chegou em sexto depois de muito esforço, pois o carro não estava rendendo tudo aquilo.
Os carros nunca são exatamente iguais. O acerto é uma coisa bastante sutil e relativa, e o Felipe já não estava muito satisfeito desde os treinos. Ainda assim, considero o Alonso melhor que o Massa sim, e sequer sou um defensor do Felipe. Mas não acho que o Felipe seja assim tão inferior, tampouco que o carro dele estivesse rendendo a mesma coisa que o do Alonso.


E a ultrapassagem do Kubica serve sim como comparação. A atitude do Kubica de meter o carro em cima dos adversários durante a pista é o que conta. Não vi o Massa fazendo algo parecido durante a corrida inteira. Aquele final do Kubica mostrou o que o Massa deveria ter feito na volta de número 20, ou seja, ultrapassado aqueles 3 carros na sua frente que eram inferiores! Dúvido muito que se fosse o Alonso ali no lugar teria tido o mesmo fim.
Não serve de comparação por que o carro do Kubica estava rendendo MUITO mais que os demais, devido aos pneus. Como eu disse antes: quando o Massa estava com pneus inteiros, os demais à sua frente também estavam. E assim a coisa foi se desenvolvendo até o final, quando surgiu o Kubica com pneus novos e uma condição muito diferente.

O tempo todo a suposta superioridade do Massa pela qual você sustenta que ele deveria ter ultrapassado o Hulkenberg esteve no fato de ele pilotar uma Ferrari, e o Hulkenberg uma Williams. Mas se basear somente nisso não dá evidência de que o Massa não se esforçou pelo melhor. Podem existir aí inúmeros fatores que impediram o carro de render o suficiente para poder confirmar essa superioridade.
Veja o caso da própria McLaren, que é um ótimo carro, e mesmo assim não rendeu muita coisa nesse GP. Hamilton e Button estavam muito distantes de Vettel e Alonso.
 
Vëon disse:
Também achei o Massa muito conformado na colocação que tava, só assisti a corrida até a volta 21 e tirando as ultrapassagens da primeira volta e o que ele conseguiu nos boxes não fez nada. Assisti o resto pelo compacto do site da globo, e ele só aparece duas vezes, desviando do acidente e sendo ultrapassado pelo Kubica.
:yep:

Não perdeu nada. Ele ficou atrás dos dois até o final da corrida. Incrível!

Fëanor disse:
Mas não teve mesmo. Eu só acredito que julgar que a corrida dele foi muito ruim com base somente - ou principalmente - nisso não faz muito sentido.
Não disse que a corrida foi ruim, mas que o Massa foi muito muito muito ruim. :mrgreen:

Para quem espera de um piloto da Ferrari, que larga em último, tendo melhor carro do que seus adversários lá atrás, é um monte de ultrapassagens e show na pista. Algo que o Kubica precisou de apenas 2 voltas para demonstrar como se faz.

Fëanor disse:
O que eu disse era que o carro da Williams não é desprezível. Óbvio que a Ferrari é melhor, mas também não está anos-luz à frente. Williams não é uma Sauber-Hispania-VRT.
O anos luz se referia ao sistema de largada da Ferrari em cima das equipes menores. Não tem como comparar. Até mesmo o Galvão disse isso em sua transmissão. Ele citou o exemplo da asa do carro do Bruno Senna, que permanece a mesma o ano inteiro e não se altera a cada corrida, como acontece com as grandes equipes.

Fëanor disse:
Mas não acho que o Felipe seja assim tão inferior, tampouco que o carro dele estivesse rendendo a mesma coisa que o do Alonso.
O Massa pode não ser tão inferior, mas ele possui as mesmas condições que o Alonso teoricamente. O fato dele não acertar o carro e o Alonso sim, isso conta muito no final.

Eu gosto do Massa e antes cheguei a esperar muito dele. Mas parece que ele e a Globo não esquecem o campeonato de 2008 que perdeu em casa na última volta. Enquanto ele não levantar a cabeça e correr como antes, será muito difícil vir a brigar por alguma coisa na Fórmula 1.

Antes tínhamos um Massa valente na corrida, que não tinha medo de ultrapassar mesmo não tendo espaço, algo que o Hamilton fez hoje. Ok, não deu certo para o Hamilton (ainda bem), mas ele tentou em um pequeno espaço ultrapassar o Webber, que teria lhe dado uma vantagem no campeonato.

Fëanor disse:
Não serve de comparação por que o carro do Kubica estava rendendo MUITO mais que os demais, devido aos pneus. Como eu disse antes: quando o Massa estava com pneus inteiros, os demais à sua frente também estavam. E assim a coisa foi se desenvolvendo até o final, quando surgiu o Kubica com pneus novos e uma condição muito diferente.
Então foi erro de estratégia? Na corrida passada o Vettel deixou para trocar na penúltima volta, o que lhe garantiu uma ótima colocação no final da corrida. Porque o Massa não tentou o mesmo, sabendo que a pista era de consumo médio de pneus? Todos sabiam que não iria aguentar até o final.

E mesmo que tivessem pneus iguais no início, você acha que os carros da Willians (Hulkenberg) e Force India (Sutil) não poderiam muito bem ser ultrapassados? Ou ao menos pressionados para cometerem um erro? O Massa simplesmente ficou umas 40 voltas ou mais atrás deles aceitando isso numa boa. Não me conformo.

Fëanor disse:
Podem existir aí inúmeros fatores que impediram o carro de render o suficiente para poder confirmar essa superioridade.
A única que eu ouvi foi do Reginaldo falando que os freios iriam esquentar demais ficando colado daquele jeito. Nisso deu para perceber que o Massa preferiu tirar o pé ao invés de tentar ultrapassar.

Fëanor disse:
Veja o caso da própria McLaren, que é um ótimo carro, e mesmo assim não rendeu muita coisa nesse GP. Hamilton e Button estavam muito distantes de Vettel e Alonso.
Normal. Os carros do Alonso e do Vettel estavam rendendo muito nessa pista. E até mesmo o do Webber, companheiro do Vettel (interessante que o companheiro do Alonso não rendeu nada). Assim a McLaren preferiu segurar suas colocações pensando no campeonato. Uma terceira colocação para o Hamilton não seria nada ruim, tendo em vista que o Webber estava pior. Veja, isso foi estratégia da McLaren, o Massa não tinha essa estratégia, já que não briga mais pelo título. Ele poderia ter atacado, cometido erros e mesmo assim não iria mudar em nada. Ele apenas se conformou com aquela posição lá atrás até o final.

O Massa é o único piloto das 3 equipes maiores dessa temporada que não tem chances de ser campeão. Algo está errado, não?

Agora falando um pouco sobre o campeonato, a pontuação está:

  • 1º Webber - 202 pontos
  • 2º Alonso - 191 pontos
  • 3º Hamilton - 182 pontos
  • 4º Vettel - 181 pontos
  • 5º Button - 177 pontos

A briga será realmente muito boa entre esses cinco pilotos! Esse sistema de pontuação está se mostrando bem legal no final.
 
Ferrari faz cobrança a Massa para que ajude Alonso a ser campeão

Mesmo depois do controverso GP da Alemanha, em que a Ferrari deu ordens para Felipe Massa deixar Fernando Alonso passar e vencer a prova, a equipe vinha desconversando sobre os privilégios do espanhol. Isso acabou nesta sexta-feira. O presidente da escuderia finalmente deixou claro o papel do brasileiro no time.

“Eu espero um Felipe com a faca entre os dentes nas últimas quatro corridas. Quero um Massa forte, que consiga tirar pontos dos rivais”, declarou o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, ao jornal Gazzetta dello Sport.

“Em Cingapura, ele teve má sorte, mas está em boas condições para vencer. Aqueles que correm pela Ferrari não correm por eles próprios, mas pelas cores da Ferrari. Quem queira correr por si mesmo terá que enfrentar o seu time”, completou Montezemolo.

O presidente da Ferrari ainda defendeu os privilégios ao espanhol como uma das razões para a recuperação da equipe ao longo da temporada: “Comprovou-se que a decisão de focar em Alonso foi correta. Ele é extremamente forte e muito próximo ao time, foi capaz de se integrar desde o primeiro dia, apesar das preocupações de alguns”.

Depois de largar em último em Cingapura e chegar em oitavo, Massa está na sexta colocação do Mundial e tem 128 pontos, 74 a menos que o líder Mark Webber. Na Ferrari, apenas Fernando Alonso está em condições de disputar o título, já que está em segundo lugar com apenas 11 pontos de desvantagem em relação ao australiano.
Fonte: UOL
-----------------------------------
Surpresa? Acho que nenhuma, certo? Isso estava meio evidente já à algumas corridas.

Alguém espera um ano que vem diferente?
 
Nessa altura do campeonato o jogo de equipes até faz sentido, já que ele não chances de ganhar. Agora quanto ao ano que vem vai depender de como vai ser o desempenho dele no início da temporada.
 
Eu pensei nisso, mas depois eu pensei em um Alonso ajudando o Massa a vencer as corridas, sério, não acredito que isso aconteça. Não consigo ver um Alonso entrando na mesma polêmica em que o Massa entrou nesse ano, deixando-o ultrapassar sem resistência. Estou achando que a grande chance do Massa foi em 2008 mesmo.

Ok, o Massa não tem chances, mas entregar novamente a corrida para o Alonso é o fim. Caso venha acontecer isso, pelo visto ele terá que deixar passar novamente! O Massa está perdendo a credibilidade na Fórmula 1 ao meu ver.
 
Simulação feita pela Red Bull do GP da Coreia.
 
Última edição por um moderador:
ALONSO!

Pra ser campeão não basta ter habilidade, também tem que ter sorte. E foi o que aconteceu hoje na Coréia (e eu achando que não ia ter corrida, pff), Alonso simplesmente guiou de forma tranquila, ganhou a corrida e a liderança do campeonato veio junto. Fantástico!
 
E quem diria que o Alonso teria totais chances de ser campeão ainda esse ano? Sorte de campeão mesmo!

Webber e Vettel estão decepcionando esse ano. Eles eram os pilotos com maiores chances de serem campeões e simplesmente deixaram muitos pontos para trás. Eu até fico com duvida se a Red Bull irá montar outro time forte ano que vem. Apesar de que ainda estão levando os construtores.

Aquela vitória que o Massa deu para o Alonso no final acabou ajudando o Espanhol no campeonato. Ainda não tem nada decidido, mas que a Ferrari melhorou muito, isso é fato.
 
To torcendo pro Webber, mas to achando que o Alonso leva esse ano.

A duas semanas do GP, Interlagos corre para acompanhar o ritmo da F-1

As críticas de Bernie Ecclestone, em agosto, foram ouvidas em silêncio, sem resposta. “O pior circuito da Fórmula 1”, disse o chefão da categoria sobre Interlagos. Ao menos o ataque ligou o sinal de alerta: a pista, que completou 70 anos em maio, precisa se modernizar. As mudanças para o próximo GP do Brasil, no dia 7 de novembro, ainda são tímidas, mas os administradores garantem que este é apenas o início de um “projeto maior”. A menos de duas semanas da prova, São Paulo vai fazendo reparos e ajustes para receber pela 29ª vez o circo da F-1. Para que as críticas saiam da pista e deem lugar aos elogios, no entanto, o caminho ainda é longo.

Interlagos não recebe uma prova de automobilismo desde o dia 5 de setembro, quando foi palco da segunda etapa paulista da Stock Car. No dia seguinte, engenheiros, pedreiros e tratores invadiram o circuito e o transformaram em um canteiro de obras. Não a pista propriamente dita, que passou por uma grande reformulação em 2007 e é classificada pelos gestores como uma das melhores do mundo. O restante do circuito, no entanto, foi reparado, modificado ou feito de novo.

Neste tempo, Interlagos vem sofrendo três grandes intervenções, todas solicitadas pela FIA. O setor da Subida do Café ganha 221 metros de softwall, espécie de muro preenchido com espuma que amortece o impacto em caso de colisão. As faixas do percurso recebem uma tinta antiderrapante, que, principalmente em caso de chuva, mantém o mesmo nível de aderência do asfalto. A pista também terá grama artificial em alguns setores mais críticos para que os pilotos consigam frear e não derrapem. Em todos os casos, o trabalho de implantação ainda não está pronto.

Outras obras já foram ou ainda estão sendo feitas, como a troca da barreira de pneus, algumas das zebras, a pavimentação da área de escape da Descida do Lago (outro pedido da FIA) e o tratamento de alguns pontos do asfalto, como no S do Senna, desgastado após um provável derramamento de óleo durante algum dos eventos do ano. Engenheiro-chefe do GP, Luis Ernesto Morales afirma que todas as interferências buscam a evolução do autódromo.

- Estamos sempre requalificando, visando ao aumento de segurança. Se a gente não fizesse isso em um autódromo que tem 70 anos de idade, não teríamos corridas aqui, principalmente uma do nível da Fórmula 1. Não foi malfeito. Está evoluindo.

Matéria Completa: Globo.com
 
Quando vi isso, achei piada, mas saiu no site da Globo.com

http://globoesporte.globo.com/motor...o-se-der-passagem-alonso-no-gp-do-brasil.html
Felipe Massa pode ser preso se der passagem a Alonso no GP do Brasil

Estatuto do Torcedor prevê pena para quem fraudar resultado de competição


Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

imprimir

Caso ceda sua posição dentro da pista para Fernando Alonso, Felipe Massa pode deixar o autódromo de Interlagos algemado. A pena de prisão está prevista no Estatuto do Torcedor, e quem infringi-lo pode ser condenado a até seis anos de reclusão.
- Se fizer isso, ele tem que sair algemado de Interlagos - confirma o promotor Paulo Castilho, do Juizado Especial Criminal, ao jornal "Folha de S. Paulo".
O caso está previsto no artigo 41-E do Estatuto do Torcedor: "fraudar, por qualquer meio, ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado de competição esportiva". A pena de reclusão é de dois a seis anos, além de multa.
 
:rofl:

Se o Massa estiver em primeiro, concerteza absoluta ele dará a vitória para o Alonso caso ele esteja em segundo.

:lol:
 
Em 2007, aqui em Interlagos o Massa cedeu a posição dele pro Raikonnen, assim como em 2008 foi a vez do Raikonnen ceder o lugar pro Massa. Duvido que a ferrari vai colocar o campeonato em risco por causa disso. Até porque se não tiver nenhuma ordem pelo rádio como é que vão provar?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo