1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Formigas zumbis

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Bel, 18 Jan 2012.

  1. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriram que um fungo chamado Ophiocordyceps unilateralis está zumbificando formigas. O parasita infiltra-se no cérebro de formigas carpinteiras tropicais para se alimentar e passa a manipular seus corpos de forma a garantir a perpetuação de sua espécie. A pesquisa é liderada pelo Dr. David Hughes, da Universidade da Pensilvânia, e está relatada em um
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    O fungo ataca em duas frentes: em primeiro lugar, usando a formiga como fonte de alimentação; Em segundo, prejudicando seus músculos e o sistema nervoso central para "assumir o comando". O resultado é que a formiga ganha um “andar” zumbi, em que é obrigada a caminhar em direção a uma região úmida e fria – o ambiente perfeito para o crescimento e reprodução do fungo - bem diferente das partes altas da floresta onde costumam ficar.

    Isso acontece porque o fungo usa a formiga apenas como uma extensão do seu corpo. Fica fácil identificar as formigas que estão com o fungo na "direção" dos seus corpos, pois elas mantém um comportamento completamente diferente das que não foram infectadas.
    O caminho da morte

    As formigas são contaminadas por esporos do fungo quando descem para a parte de baixo da floresta. Os esporos germinam e penetram no corpo da formiga e infectam o animal por inteiro, afetando seu sistema nervoso central. Depois de alguns dias, a formiga estará morta, e uma espécie de haste (parte do corpo do fungo) surgirá na sua cabeça, pronta para liberar mais esporos...

    A forma com que esse fungo comanda uma formiga lembra um zumbi, que têm origem no sistema de crenças espirituais do Vodu afro-caribenho, em que trabalhadores teriam sido controlados por um poderoso feiticeiro. A história parece roteiro de filme, mas acontece de forma cíclica nas florestas tropicais. Se você nunca havia considerado a possibilidade de correr para as colinas, essa é a hora.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

    Arquivos Anexados:

    • Gostei! Gostei! x 6
    • LOL LOL x 1
  2. Mariana Hoffmann

    Mariana Hoffmann Meldanë

    Eu fiquei com medo. Vamos correr para as colinas.
     
    • LOL LOL x 1
  3. Envy

    Envy Usuário

    Interessantíssimo, parabéns pelo tópico.

    E esse lance dos zumbis do Vodu é muito no-sense, prefiro eles no cinema mesmo.
     
  4. Ferp

    Ferp Jovem Hobbit

    Li uma vez uma coisa parecida com essa na revista Super Interessante em uma matéria que falava sobre parasitas, inclusive sobre aquele que come a língua do peixe e fica no lugar dela para se alimentar. Só que no caso da formiga, a bactéria ou fungo, não lembro bem, ia para o cerebro da formiga e fazia ela subir em um capim um pouco mais alto para uma espécie de ave comer a formiga e o parasita completar seu ciclo de vida, saindo pelas fezes da ave e sendo comida por outra formiga.
     
  5. Envy

    Envy Usuário

    Eu tenho essa Superinteressante, se não me engano fala dos animais mais bizarros, que poderiam fazer parte de um filme de terror, correto?
     
  6. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Sinistro isso

    Mas entre parasitas e animais acontece dessas coisas mesmo.
     
  7. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Existem fungos sinistros que causam doenças sistêmicas tanto em humanos com animais. Deixam esse daí no chinelo. Medo!!
     
  8. Ferp

    Ferp Jovem Hobbit

    Não, a matéria falava sobre os parasitas mais esquisitos da natureza, um negócio assim.
     
  9. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    haha que _muito_ foda

    fale mais sobre! :D
     
  10. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    ah, eu me lembro mais das imagens que via nos livros de Micologia na época da faculdade do que dos nomes em si, visto que não trabalho com isso hoje em dia. Mas se tu procurar por "lesões" e "fungos" na busca de imagens vai encontrar coisas de arrepiar
     
  11. Gui.

    Gui. Usuário

    É assim que começa. :joy:
     
  12. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Nem começa assim, eles não infectam cérebro de outro bixo a não ser formiga, senão as aves que se alimentavam dele também se tornariam tal, e mesmo que infectasse, ele só ia procurar lugares úmidos e fim, não atacaria ninguém...ficou mais dificil o apocalipse zumbi tão sonhado pelo povo.:lol:
     
  13. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    Última edição por um moderador: 6 Out 2013

Compartilhar