• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Forma de produção de filmagem preferida

Qual é a sua forma de produção de filmagem preferida?

  • Computação gráfica (CGI)

    Votos: 0 0,0%
  • Outro (citar)

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    3

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Tópico pra discussão da forma de filmagem preferida.

Computação gráfica (CGI)
Quadro-a-Quadro (Vulgo "Stop Motion")
Com maquiagem e/ou máscaras/fantasias bem elaboradas e realistas
Efeitos visuais simples de baixo custo
Efeitos Práticos
Outro (citar)


Eu particularmente gosto muito mais de filmes produzidos de uma forma mais artesanal, como no caso típico de "Um Lobsomem Americano Londres de 1981" que foi um primor no quesito maquiagem que fez com que fosse criado uma categoria no Oscar, valorizando merecidamente o trabalho dos profissionais que dedicaram várias horas nessa produção, além das locações onde foi filmado. Se fosse todo filmado com computação gráfica vários anos mais tarde, com certeza a repercussão desse filme jamais seria a mesma.

Acima de tudo, não sou contra a computação gráfica. Apenas não curto quando ela é usada largamente em excesso muitas vezes sem a menor necessidade tornando o filme extremamente artificial.
 
Última edição:
Não se esqueça de colocar a opção "Efeitos Práticos" que para mim é a melhor de longe.

O Christopher Nolan costuma usar efeitos praticos, por exemplo, em uma cena do Cavaleiro das Trevas onde uma carreta vira de ponta cabeça, ele literalmente virou uma carreta de ponta cabeça.

No filme Interestellar ele criou os efeitos especiais editando os rolos de filme, usando tecnicas que foram usadas no 2001: Uma Odisseia no Espaço.
 
Última edição:
Até os anos 90 eu era um entusiasta de efeitos de computador. Esperava pra ver um filme pra ver a criatividade e sutileza e as boas idéias dos produtores. Mas Os últimos 15 ou 20 anos meio que acabaram com a boa fama do bom CG com verdadeiras atrocidades que inclusive soterraram o youtube com material entediante e pouco criativo.
 
Se ficar bom pra mim tá bom.

Durante muito tempo já pensei assim de uma maneira extremamente simplista e muito genérica.

Mas quando passei a acompanhar com muito mais atenção como os filmes são produzidos em todos os seus detalhes, além de eu ser um grande espectador de teatro onde lá tudo é produzido de uma forma plenamente artesanal e vendo o quanto numa produção cinematográfica sem grandes recursos tecnológicos sobressai o trabalho árduo de muito mais pessoas desde o maquiador, o figurinista, o iluminador até o costureiro, eletricista, carpinteiro e chegando até no faxineiro que trabalha bem mais, ou seja, uma produção mais artesanal gera emprego pra muito mais profissionais e isso aí algo é muito mais positivo do que concentrar tudo na mão de poucos manipulando um programinha de computador (sem desmerecer o trabalho desses profissionais é claro), daí pensei.. por mais que eu adore ver um efeito especial bonito e maravilhoso muito bem feito na tela, não posso jamais colocar num plano inferior filmes de boa qualidade que tiveram uma mão-de-obra enorme envolvendo muito mais pessoas e necessitaram de muita matéria-prima elaborada pra serem concebidos em nome da Sétima Arte.
 
Eu estava falando sobre a qualidade do resultado estético, não sobre a logística.

O que comentei vale pra tudo inclusive estética. No caso do filme que mencionei, hoje se fossem refilma-lo poderia-se facilmente com computação gráfica fazer uma transformação homem-lobisomem de altíssima perfeição, mas foram gastos várias horas de modelagem e maquiagem pra se chegar num resultado estético muito bom que acabou sendo revolucionário pra época em que foi filmado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo