• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Forma corpórea dos Istari em Valinor

Pandatur

Usuário
Nada além de suposições, creio eu. Esse será o rumo do tópico, mas de qualquer forma vale a pena usar a imaginação um pouco.

Os Istari foram enviados encarnados como velhos para a Terra-Média. Mas é provável que em Valinor não fosse essa a forma corpórea usada por eles. Será então que eles usavam formas Élficas para seus corpos quando estavam na Terra Abençoada?

Parece estranho imaginar Olórin com o corpo semelhante a um Quendi, não?
Quando retornou para o Oeste após a Guerra do Anel, ele ainda usava seu fána na forma de idoso. Será que lá ele assumiria novamente sua antiga forma ou manteve a aparência idosa?

Como eu disse, o tópico parece que será movido à base de suposições e nada mais, mas pode vir a ser interessante, de qualquer forma.
 
Usariam formas maiar, acho. Por que usariam qualquer outra? Ou abandonariam qualquer forma. Gandalf eu tenho a impressão que continuaria com seu fána de mago. A passagem pela TM deve ter marcado o maia.
 
Ao menos ao lado de Frodo e Bilbo seria imprudência do mago aparecer de qualquer outra maneira. Mas nos Jardins de Lórien ou na casa de Nienna ele provavelmente assumia uma forma mais parecida à desses.
 
O Silmarillion cita que Olórin andava entre os elfos invisível ou na forma de um deles, e que eles não sabiam de onde vinham as inspirações e bons conselhos que brotavam nas suas mentes.

É difícil dizer se Olórin manteria a forma de Gandalf depois que retornasse. Como é demonstrado em certas ocasiões, os Maiar pareciam assumir sempre formas semelhantes, e se apegavam a elas. Ossë, por exemplo, sempre se materializava nas costas para cantar com os Lindar, presumo eu que sempre com a mesma forma. Não ficaria surpreso, portanto, se Olórin ainda mantivesse sua forma de Gandalf depois que retornasse.

Entretanto, cada um é cada um; antes de partir para a Terra-média, eu não duvido que Radagast, por exemplo, constantemente assumisse a forma de pássaros; é algo que o relaciona diretamente.

Quanto a Allatar e Pallando e mesmo Saruman, é difícil dizer qualquer coisa com exatidão. Evidentemente, o fato dos Maiar se relacionarem diretamente com os Quendi me traz a noção de que eles, caso quisessem assumir uma forma física, assumissem justamente formas "quendianas".
 
Concordo com Fëaruin. Creio que os maiar em sua maioria, assumiam as formas dos quendi já que viviam em meio à eles em Valinor, mas com Olórin, após carregar por tantos anos e por tantas dificuldades aquela forma, pode ter ficado "ligado emocionalmente" a ela e não desejasse assumir outra forma, mas é apenas uma suposição.
 
Acho que não seria porque os Quendi tem uma forma um dos Maiar tenham que assumir a mesma. Talvez eles ficassem assim para que o convívio fosse 'equilibrado' entre eles. Em Valinor (como disseram), Gandalf poderia manter a sua forma, que exalava um ar de alguém sábio; mas os outros Istari poderiam voltar a forma como eram antes e pronto, para que continuar com uma aparência que não fosse a sua natural? :eek:
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Entretanto, cada um é cada um; antes de partir para a Terra-média, eu não duvido que Radagast, por exemplo, constantemente assumisse a forma de pássaros; é algo que o relaciona diretamente.
Bem lembrado. É bem possível que Radagast utilizasse a forma de uma ave em algumas ocasiões. Talvez ele até se deslocasse a grandes distâncias voando em forma de pássaro ao invés de fazê-lo na forma de espírito apenas.

Fëaruin Alcarintur disse:
Quanto a Allatar e Pallando e mesmo Saruman, é difícil dizer qualquer coisa com exatidão. Evidentemente, o fato dos Maiar se relacionarem diretamente com os Quendi me traz a noção de que eles, caso quisessem assumir uma forma física, assumissem justamente formas "quendianas".
Como Maiar de Oromë, é bem provável que os Magos Azuis tivessem formas mais atléticas, de caçadores, na minha opinião. Mas em suma, seria uma forma "quendiana" também.
 
creio q olórin usava uma forma élfica em Valinor, antes d vir pra terra- Média, já q eh dito q ele tinha grand amor pelos Quendi... qdo deixou a tm creio q ele abandonou a forma asumida nas terras d cá, pois, por mais q ele tenha renascido como O Branco e seu corpo tenha sido mais "purificado" por isso, ainda assim essa forma fisica carregava mto da dor e sofrimento da guerra do anel... em Valinor ele se livraria d toda lembrança d pesar q viveu na terra-media...
 
Não penso dessa forama, pois no Silma é dito que com Niena ele aprendeu a chegar a sabedoria atravez do sofrimento, ele jamais desejaria esquecer seu periodo na TM.
 
Não vejo pq Olórin continuasse preso a forma de Gandalf. Me parece que, como Istari, ele ficava um pouco limitado. É bem mais plausível que logo após o seu retorno à Valinor, ele retornasse a sua forma de maia, entendam forma de espírito. Já que os próprios Valar, principalmente Ulmo, só assumiam formas corpóreas em ocasiões necessárias.
 
Ulmo era uma excessão, não a regra. Os demais Valar viviam como reis entre os elfos e adotavam formas para tal. E Gandalf não mais estava limitado após sua "ressureição", quando volta, quase com certeza, em fána.
 
Acredito que ele deixaria sua forma humana e idosa.
Mas tampouco seria tal qual um dos quendi.
Idealizo no Gandalf uma essência mais etérea, poderosa.
Nada de formas compreensíveis.

Gorthol disse:
É bem mais plausível que logo após o seu retorno à Valinor, ele retornasse a sua forma de maia, entendam forma de espírito. Já que os próprios Valar, principalmente Ulmo, só assumiam formas corpóreas em ocasiões necessárias.
...

Fazer o quê, né... se vive-se de ilusões... :obiggraz:
 
Compreensível deveria ser, porque a maior função das formas era interagir com os Filhos.
 
O caso do Gandalf é complicado mesmo. Seria preciso encontrar um jeito de ralacionar a personalidade que ele tinha em Aman com a personalidade que ele adquiriu na TM depois de ser mandado de volta por Eru. Uma vez encontradas essas semelhanças, a forma física de Gandalf ao retornar para Aman pode ser tirada como uma consequência delas. A personalidade de Gandalf durante os quase 2000 anos em que ele foi o Cinzento eu acho que não precisa ser muito considerada, já que Gandalf mudou ao voltar (dá para desenvolver melhor esse tema).
 
Mudou, Swan, mas não foi anulada. Gandalf tinha memórias desse período, com certeza influía.
 
Concordo, Ringil. Só digo que não podemos dar muito espaço para isso. Gandalf o Cinzenti era muito diferente de Olórin e tinha algumas diferenças importantes para Gandalf o Branco. Fica difícil imaginar como o Gandalf seria se a gente se prende à imagem e à personalidade dele como o Cinzento. Mas se pensarmos no Branco, já facilita.
 
Você está certa, Swan, a melhor base para se pensar na personalidade de Gandalf em fána é quando ele jhá estava em fána. Até porque essa já inclui a do Cinzento.
 
ae pessoas :D

pra mim Olórin voltaria pra Valinor com forma de espírito, assim como todos maias
 
Acho que podiamos considerar também o fato de Frodo estar lá (ao menos durante o restante de sua vida). Gandalf (mesmo no fána) tinha um grande sentimento de amizade por Frodo, talvez ele preferisse ficar numa forma semelhante a qual deixou a TM, por causa de Frodo e Bilbo, e quando estes morressem talvez então ele preferisse mudar sua forma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo