• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Forgotten Realms 4th edition

Acho que as raças e classes devem ser só aquelas que saíram no preview: drow e genasi como raça e swordmage como classe.
 
Provavelmente sejam mesmo, Barlach. Eu tô me baseando numa lista que postaram no fórum da Wizards.
 
Pois é, eu entrei no fórum da Wizards pra ver isso (na verdade, fui na EnWorld e peguei o link).

Se alguém quiser mais informações: http://forums.gleemax.com/showthread.php?t=1085523

Tem um monte de detalhes que as pessoas estão perguntando... Mas eu acho que é melhor pegar o livro direto e ler do que ter essas informações pela metade.

Mas parece que o livro vai ser interessante. Eu estou atualmente jogando com um Swordmage, usando o preview. Então estou ansioso para poder ler mais sobre a classe.

E quero ver também os fluffs do livro. Pelos previews, parecem bem completos.
 
Só essas? Eu esperava as tradicionais Barbaro, Druida e Monge pois são muito comuns em Forgotten...
 
O Bárbaro e o Druida estarão no PHBII, Kadu. O monge não sai tão cedo (acho que só quando sair o Oriental Adventures).
 
Eu não li o livro, exatamente, mas folheei com alguma atenção. E é Thay o reino de mortos vivos, eu particularmente não gostei mas não vou dar spoilers; o reino dos magos é obviamente Netheril (eu particularmente achei interessante o reino voltar). Agora, eu achei muito do que li forçado... tipo, o Asmodeus se tornou deus do modo mais ridículo e banal de todos. Os dragonborn não fazem sentido nenhum até agora. O surgimento do Feywild é estranho. As regiões podem de certa forma estar detalhadas, mas sei lá... não tem tanto clima quanto antes. E elementos muito característicos de FR, que o tornavam mais que um simples cenário tradicional de fantasia, foram retirados. Não é tão ruim quanto poderia ser, mas ainda assim é decepcionante.
 
Acho que o que tá pegando pra muita gente é que algumas coisas parecem sem explicação... Mas creio que isso é proposital, pra dar um sentimento de maior mistério para o mundo.

Eu gostei muito de algumas regiões novas (Vesp, Vesperin, High Imaskar) e achei que várias regiões antigas ficaram interessantes (Dalelands em especial).

Aliás, todo o cenário das Heartlands tá interessante, com a disputa confrontando Cormyr, Myth Drannor e as Dalelands contra Netheril e Sembia. Certamente o melhor plot até agora.
 
Não é que tá sem explicação... é que a história do mundo, spellplague e tudo, ficou tosca. Dava para ter desenvolvido muito melhor, mudado o mundo o bastante para ser um cenário novo (é o que eles queriam) mas sem abandonar todos os plots que estavam ocorrendo, tornar o mundo mais mágico sem ter que apelar para monolitos voadores, alterar a forma como a magia funciona sem ter que matar Mystra novamente (é a 3ª ou 4ª vez?), incluir o Feywild sem dizer que é um plano inteiro do Corellon, alterar o panteão sem ter que rebaixar tanto o Asmodeus, incluir raças novas sem ter que trazê-las de outro mundo, criar mais de uma catástrofe mágica para alterar a magia e a forma do mundo, mover o abismo para o caos elemental por uma razão mais lógica, manter alguns elementos interessantes do cenário (anauroch, blood war, etc).

O problema é que eles querem que o cenário seja completamente compatível com o cenário padrão da 4ª Edição, por causa do Living Forgotten. Então decidiram incluir os Dragonborn, manter o panteão o mais próximo possível, usar a mesma cosmologia, e por aí vai.
 
Meu Players Guide foi enviado hoje pela Amazon.

Eles dão uma data em outubro pra chegar, mas eu acredito que chegue ainda esse mês. O Campaign Guide também foi enviado no meio de agosto e chegou no dia 31.
 
O problema é que eles querem que o cenário seja completamente compatível com o cenário padrão da 4ª Edição, por causa do Living Forgotten. Então decidiram incluir os Dragonborn, manter o panteão o mais próximo possível, usar a mesma cosmologia, e por aí vai.

Infelizmente tantas mudanças nos livros básicos exigiram que o cenário de FR também fosse modificado drasticamente, e como eu concordo com você as coisas poderiam ter seguido um rumo histórico "normal" e não "D&Dístico" demais. Com isso o cenário continuaria a ser a fonte divina de muitos adoradores dele, mas me parece que alguns irão abandonar por causa destas mudanças, mas por mim digo, e o próprio livro descreve isso: O cenário é dado mas quem é o mestre é você. :roll:

PS(15/10/2008): Silverstar está no FR player's guide do 4ª edição, já posso ficar tranquilo. :cool:
 
Última edição:
Nunca fui fa de Forgoten, não gosto de algumas coisas do cenario, mas principalmente não gosto dos NPC, detesto o Drizzit e não vejo nada de mais no Elmister, alem de detestar o raça Drow (para mim Drows são maus e são monstros, viloes e antagonistas).

PS: a raça Drow ficou meio forte, no 3.5 era uma merda agora... melhor Rogue que tem é Drow, tanto brutal como artfull, fora o Darkvision que nessa versão e muito forte os dois poderes raciais são muito bons fora os talentos apelativos de Drow (Mercfull Killer é paragon mas é muito over, se esse for mesmo o nome do talento é o q da +5 de dano contra bloodied)
 
detesto o Drizzit

Ok, questão de opinião, mas já leu os livros do Salvatore pelo menos? O Drizzt pode não parecer nada demais se apenas ver a descrição dele no Forgotten, mas lendo Salvatore você realmente passsa a gostar do personagem. Ou ao menos eu achei.

xD

quão vejo nada de mais no Elmister

+- Idem. Não gosto nem disgosto dele. Eu teria que ler um romance sobre para ter uma opinião melhor.

para mim Drows são maus e são monstros, viloes e antagonistas

Por mais maniqueísta que D&D seja, a maldade dos Drows é mostrada como cultural e não algo inato da raça. É bom lembrar que ele e os elfos são aparentados, logo se drow é monstro, elfo também é. Oficialmente, nos cenários da Wizards, o determinismo "racial" sobre tendência existe em algum seres como demônios, diabos, anjos e similares, mas no resto da maioria dos seres a tendência vem da cultura e não como algo inerente a raça, "principalmente" nas raças básicas e seus derivados (sub-raças, como Drow, Svirfneblin, Elfos Selvagens e Florestais, etc). E mesmo assim, nem sempre nem todo mundo numa cultura dita "cruel" será cruel.

Filho de padre bonzinho não é necessariamente bom, assim como filho de bandido também não é obrigatoriamente ruim. Existe influência da cultura sobre a pessoa, mas não é algo 100% imposto, depende de outros fatores também.
 
O lance dos drow é que muita gente tem só a visão dos adoradores de Lolth. Esses são uns bad ass modafockers. Tem outros, como o Drizzt, adoradores de Elistrae, que são bonzinhos.

Apesar de gostar do Drizzt, concordo com o MudVayNex: drow que é drow é um badassmodafocka.
 
Sinceramente, lendo Salvatore vc passa a gosta mais do Wulfgar que do Drizzt. O Drizzt é simplesmente fodão demais, não tem nem graça.

E concordo que ele banalizou o conceito de drow bonzinho. Apesar de que na minha campanha de FR os drows são os principais antagonistas (apesar que um elfos-demonios de 10 mil anos atrás começaram a causar bastante também).

Eu acho que esses NPCs muito famosos funcionam em novels, mas não numa campanha. Eles tiram demais a atenção dos jogadores. FR tem outros NPCs secundários também (como as 7 Irmãs) que funcionam melhor pro jogo.
 
Realmente, NPCs famosos não costumam funcionar muito bem. Dá para colocar um ou outro mais ou menos famoso, mas Drizzt não rola.
O Drizzt é um personagem muito interessante, mas os livros são realmente bem exagerados. Não só ele, mas o Wulfgar também, e os personagens que não são exageradamente fodônicos são toscos. O chefe de um clã anão ancestral que vivia em Mithril Hall tem o estandarte... de uma caneca de cerveja!

Eu adoro Drow, mas não os drow bonzinhos. Também acho que às vezes as pessoas exageram no fanaticismo por aranhas... O mais legal dos drow é a sociedade e cultura deles. A sociedade na qual traição e assassinato são a regra - um juiz puniria uma Casa drow que assassinou a líder rival não pelo assassinato em si, mas por ter sido fraca demais e ser descoberta. A cultura na qual dominação é a regra - um drow tende a avaliar qualquer relação nessa lógica: ele irá ou se julgar no poder, ou sob o poder da pessoa.
 
Sim ja tinha lido esses livros (estilha de cristal e mais o segundo o terceiro livro da serie ainda nao). Concordo sobre a opiniao dos NPC's fodoes, se eles nao sao extremamente fodas nem sao lembrados, tipo na estilha de cristal o personagem que eu mais gostei foi o hobbit com a gema que manipulou o conselho e nem apareceu tanto assim no livro (apesar de o Wulfgar tb ser maneiro mas tem umas coisas que ele faz que eu nao gosto). No caso dos NPCs fodoes eles tem que ser bem mais fortes que os jogadores e agir como um instrutor ou conselheiro que os ajuda e guia, quando os personagens "descobrem" que o NPC nao é tao "forte" assim eles perdem o respeito e tal (generalizando, aqui nao é 100% das vezes)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo