1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI

Força tarefa para revisão da versão brasileira do Hobbit.

Tópico em 'Grupo de Editoração, Resgate e Publicação Valinor' iniciado por victor hugo bonfim, 6 Out 2016.

  1. Olá, estou pilhado para fazer essa revisão junto com os nobres colegas, aos moldes da revisão feita no Senhor dos Anéis. Vamos iniciá-la? Quem topa? eu já descobri uma provável omissão (sujeita à interpretação) no primeiro capítulo. Quero muito iniciar essa força tarefa.

    Na tradução da Martins Fontes, também feita pela Lenita, diz-se:

    "E pensar que eu viveria para escutar um “Bom dia” do filho de Beladona Túk como se fosse um simples mascate que bate de porta em porta!"

    Enquanto que o texto original em inglês diz: " To think that I should have lived to be good-morninged by Belladonna Took's son, as if I was selling buttons at the door!"

    A despeito da tradução literal, que seria algo como: "E pensar que eu viveria para ser bomdiado (ou receber um bom dia) do filho de Beladona Túk, como se eu estivesse vendendo botões à porta." Eu traduziria um meio termo, incluindo "mascate", mas não omitindo "as if I was selling buttons at the door!". Assim ficaria a minha opção, que na minha humilde opinião, seria a melhor: "E pensar que eu viveria para receber um bom dia do filho de Beladona Túk, como se eu fosse um mascate vendendo botões à porta."

    É interessante notar que essa forma inusitada e caipira de escrita "to be good-morninged" faz parte do estilo de Tolkien e das impressões que ele queria deixar nas suas obras, e portanto fazem parte da obra, devendo talvez ser traduzida de forma equivalente no nosso idioma. O que acham?
     

Compartilhar