1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Fonte ou Programa para Escrever

Tópico em 'Clube dos Bardos' iniciado por hugocjc, 27 Ago 2018.

  1. hugocjc

    hugocjc Usuário

    Olá,

    Sou escritor e venho escrevendo uma história a nove anos, eu tinha o livro do senhor dos anéis em word, que tinha uma formatação incrível, fonte garamond, perfeito. Eu não consegui fazer igual. Mas se tiver alguém que escreva para me indicar fontes e caminhos para ter uma boa visão da escrita sabe, o que indicariam? Eu uso o word 2016, é melhor escrever por outro programa?
     
  2. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Para escrever uma história sempre preferi que a parte bruta fosse primeiro feita de forma rápida, leve e simples. No meu caso é o imbatível bloco de notas e os documentos em txt(antigamente eram o editor de texto do MS-Dos e outros words processors). Mesmo com computador eu sempre imprimi ou fiz alterações na revisão com caneta dos lados porque minha cabeça funciona melhor rascunhando em papel. Então vai um pouco de cada pessoa para ver o que funciona.

    Para dar forma a uma história de livro para venda seria importante que inicialmente o foco seja a história. A seguir tem outras etapas como estratégia de comercialização em que entra uma etapa para planejar a aparência que é aonde entram programas gráficos e escolha de fontes.

    Meus dois centavos.
     
  3. hugocjc

    hugocjc Usuário

    Ah sim, então eu uso word Arial 12, mais queria ter uma boa visão do texto de uma vez, realmente não sei que fonte usar, vejo nos livros fontes realmente boas de se ler. Queria algo assim, para já sentir o texto sabe. Enfim quem puder ajudar e dar umas boas dicas de fontes, vou agradecer.
     
  4. Giuseppe

    Giuseppe Eternamente humano.

    Além do Arial tem Times New Roman, Courier, Garamond, Georgia (esse eu acho legal, acho que dá uma visão boa) e vários outros que são usados frequentemente por autores. Pelo que eu saiba não há um único tipo que é usado, cada um prefere uma fonte. Tem um pessoal que detesta o Arial haha. Em relação ao tamanho, acho que 12 tá bom, já vi gente dizendo pra nunca usar 8 ou menor que 8 e concordo porque aí fica pequeno demais. Eu acho legal Georgia 12, mas a escolha é sua.
     
  5. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Eu diria que se for para testar formatos de livros/publicações e brincar com as possibilidades um simples Photoshop ou Corel seria suficiente. Eu correria atrás de um curso desses programas e estudaria para conseguir alguma habilidade com arte e diagramação (o trabalho do capista, escolha de materiais para impressão, cores, design etc...) e editoração (essa parte faria os contratos e orientaria em questões como o registro do trabalho). No fim o curso de computação básica (Pacote Office com um adicional de Gráfico) e de idiomas hoje em dia fazem parte da alfabetização do homem digital.

    Para as revisões de texto do material bruto (antes do arquivo protegido tipo PDF para impressão) penso que para a leitura a letra tem que ser fácil e nítida, na cor preta, tamanho que não perturbe a leitura (vai depender do projeto) com espaçamento confortável entre linhas e palavras.
     
    Última edição: 27 Ago 2018
  6. hugocjc

    hugocjc Usuário

    Quero ver as montanhas de novo Gandalf, as montanhas.... Opa quero ver as Fontes novas, as fontes...
     
    • LOL LOL x 1
  7. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Acho a questão de preferência de fontes uma decisão bem pessoal.
    Eu por exemplo não acho a tradicional fonte Arial a mais bonita, mas pra uma leitura rápida e mais acelerada eu me dou muito melhor com ela, pelo fato da sua simplicidade e não ser rebuscada.
    Por outro lado gosto da Verdana, Garamond, Times New Roman e outras que dependendo do gênero abordado no livro, deixam o texto bem mais vistoso.
     
  8. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Em tempo, em relação a programas, o Word ainda acho o melhor, pois permite usar caracteres matemáticos e especiais quando necessário.
     

Compartilhar