• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Folk Rock

Thico

The Passenger
Acho que agitar o pessoal mais classico do musica!
Quem curte Folk Rock aqui? Eu to aos poucos descobrindo esse estilo e to ficando literalmente apaixonado!

-Bob Dylan
-Cat Stevens, esse eu ja conheco de tempo!:grinlove:
-Simon & Garfunkel

Johnny Rivers seria Folk Rock?
 
Simon & Garfunkel... :grinlove:

Adoro!!! Pena que eles se separaram. Nem sei porque.. :o?:
Mrs Robison, The sound of silence, Brigde over troubled water... ahhh a muita coisa boa.

No mustishow segunda passada passou o show do Paul Simon...pena que esses shows nunca vem pro Brasil... :disgusti:
 
Simon & Garfunkel :obiggraz: :obiggraz: :obiggraz:
Tenho uma coletânea tripla deles, muito supimpa.
Fora que meu pai tem alguns LPs muito bacaninhas.

Bob Dylan eu acho (pelo que eu conheço que não é muito) muito sacal =P.

Mas outra banda que acho que foge um pouco do estilo, mas que tem Folk misturada no meio eh Dave Matthews Band (tá eu sei que eu só falo nisso :mrgreen: ).
 
Eu estou começando a escutar esse som agora e estou curtindo muito

As que eu conheço e pago um pau saum

Steeleye Span - fantastica banda que regrava musicas tradicionais. Destaque para os poderosos vocais da banda que inclue a fantastica Maddy Prior e a potente gay woods.

Albion Band and Shirley Collins - Outra fantastica banda com uma fantastica vocalista, simplesmente lindo. :D Pelo q sei acho q lançaram apenas um disco com ela.

Fairport Convention - Mais uma outra banda muito boa. Destaque para a antiga fase quando a já falecida sandy dennis estava na banda.

Lindisfarne- Outra banda boa, mas infelizmente naum conheço muita coisa.

Nesse meio todo tb vale a pena conhecer os trabalhos solos e paralelos de sandy dennis, shiley collins e Maddy Prior, cantoras de musicas folk.



Tem um site que dá uma explicada nessa cena folk rock dos anos 70

http://whiplash.net/forceframe.html?/especiallist.mv?rec=236

dá uma boa explicada
 
Simon e Garfunkel transcendiam qualquer rótulo.. no folk rock, assim como no rwesto do trabalho deles, eles eram phodas...

Bob Dylan é um que não considero folk.. tá mais pra rock'n roll mesmo...

Já Cat Stevens.. em se tratando de folk, ele é mito! Muito phoda! Especialmente "The wind" e "Father & Son"
 
Atualmente é o estilo que eu tenho mais escutado. Seja em violinos ou em guitarras, ouvir aqueles acordes marcantes, repetitivos, com vozes suaves femininas ou vocais graves masculinos, é algo que tem feito a minha cabeça.

É meio dificil definir as fronteiras do Folk Rock, especialmente porque o estilo floresceu durante os anos 60 e 70, onde a fusão entre estilos musicais no Rock estava em voga, vide o Rock Progressivo. Então, era muito comum ver bandas de Folk Rock com sonoridades próximas ao Jazz ou ao Progressivo, além das bandas que eram mais tradicionais, ou elétricas, ou ate mesmo pop.

Para mim (e muitas outras pessoas) o ponto alto do Folk Rock é o álbum Liege & Lief, do Fairport Convention. Esse álbum tem algumas musicas tradicionais em versão Folk Rock e composições próprias da banda. É o trabalho que melhor definiria o que é Folk Rock, não por acaso é uma obra prima indispensavel. Os outros álbuns mais antigos da banda são quase tão bons quanto esse, especialmente os com a Sandy Denny no vocal. A banda continua ate os dias atuais, e dizem que ainda produzem bons trabalhos.

Não poderia deixar de falar da outra banda de Folk Rock bem conhecida, o Steeleye Span. A banda carrega muito do Fairport Convention, em sua formação original tinha Ashley Hutchings, que era do Fairport Convention. Ele depois saiu do Steeleye e formou o Albion Band, entre outras boas bandas de Folk Rock. No começo, o Steeleye Span fazia um Folk Rock bem tradicional, sequer usava bateria, mas lentamente eles adquiriram vários elementos mais rockers e progressivos, que podem ser bem vistos em álbuns como o Rocket Cottage, que é excelente.

Nick Drake foi um compositor de Folk Rock muito conhecido durante o fim dos anos 60 e começo dos anos 70, teve uma ascenção rápida e um fim trágico. Se suicidou com uma overdose de antidepressivos e remédios para insônia em 74, deixando como legado algumas das melhores músicas de Rock já feitas. Fazia um estilo mais próximo a Bob Dylan, altamente recomendavel, especialmente o álbum Pink Moon.

Pentangle era uma banda que misturava Folk Rock com Jazz e Blues, conferindo a ela bastante originalidade. Eu houvi o álbum Sweet Child, que é duplo. Bastante recomendavel.

Tem outras bandas ótimas como Gryphon, Amazing Blondel, Barclay James Harvest, etc. Mais tarde escrevo sobre elas.
 
Faramir of Ithilien disse:
Atualmente é o estilo que eu tenho mais escutado. Seja em violinos ou em guitarras, ouvir aqueles acordes marcantes, repetitivos, com vozes suaves femininas ou vocais graves masculinos, é algo que tem feito a minha cabeça.

Soh é cara, agora o negócio é Folk Rock Na Veia! :)

Essa sandy denni cantava pra caramba, me contaram q ela morreu depois de cair duma escada 8O

Outra q tem uma voz q eu pago um pau é a maddy prior, a mulher canta muito, está entre os meus vocalistas preferidos. quem quiser escutar, as musicas " Queen Eleanor's Confession" e " Yellow Handkerchief" mostram a capacidade dela.
 
Podes crer!!
Folk Rock é um campo vasto a ser explorado!

Eu acho que a Maddy Prior tem uma voz mais técnica que a Sandy Denni, mas eu ainda prefiro a Sandy. Deve ser porque eu prefiro ligeiramente Fairport Concention do que o Steeleye Span. De qualquer forma, são duas bandas (e cantoras) excelentes. Se tratando de voz feminina, a que eu mais gosto é a Joan Baez, que é tem um som um pouco diferente dessas bandas, mas ainda é Folk Rock. E ela canta bem demais!

Tu falou do Lindisfarne. Eu li que eles eram bem conhecidos na época deles, mas eu nunca achei nada deles, nem para vender. Acho que so importando, ou talvez tenha na Galeria do Rock
 
Lindisfarne eu conheci numa coletanea dupla chamada " Legends of Folk Rock" q certa vez meu primo trouxe aki em casa ( e eu gravei hehe :). Das 6 musicas q eu escutei da banda eu curti. O vocal é masculino. Vê se escuta uma música chamada " Meet on The Corner".

Meu eu dei uma olhada na galeria e achei coisas muito legais lá! Tem a Baratos e Afins que tem até que bastante coisa de folk rock, só q os cds lá estaum 70 conto pra cima 8O mas lá é garantia de achar coisa boa, só do steeleye span tinha 8.
Tem tb a Paranoid ( em frente a Baratos e Afins) que tem os discos mais em conta, os solos da sandy denni, maddy prior, ao vivo do fairport e etc estaum na média de 45, o único problema dessa loja é que o vendedor trata mal os cds ( quando chega novidade lá eu fico até com medo de esperar pra comprar, prq na próxima vez pode naum estar tudo certo com o cd hehehe), vc tem q dar uma olhada minuciosa no encarte, no cd e tal pra ver se naum tem nada de errado.

Joan Baez nunca ouvi falar, vou dar uma procurada.

Fairport é legal! eu tenho umas musicas ao vivo deles com a sandy e o babacomb lee que um amigo gravou pra mim. Mas ainda sim prefiro o steeleye span, talvez tb pelo fato de eu ser mais fan da maddy prior
 
Opa

Para começar quem foi o cara que citou Nick Drake, eu achei que eu fosse o unico brasileiro que gostasse desse cara. No meu site tem uma biografia e links interessante deles, eh www.sevenwoods.hpg.com.br
Uma banda que eu curto muito e eh tachada como folk rock eh um quarteto chamado Crosby, Stills, Nash and Young, e esse Young eh simplesmente o Neil Young que dependendo do album pode ser tachado como Folk Rock. Tem as outras bandas dessa época como os Byrds que pendia mais para o psicodelico devido o uso da guitarra de 12 cordas do Mcguinn e tem tambem a lendaria Buffalo Springfield a primeira banda do Neil Young a fazer sucesso. Um outro integrante do Buffalo Springfield era o Stephen Stills que juntamente com David Crosby dos Byrds e mais o Grahan Nash dos Hollies formaram o quarteto que citei primeiro. Hoje em dia existe o Tom Petty e banda que fazem um folk rock mas mais pop.
Entre no meu site que tem uma biografia esperta sobre o CSN&Y e sobre o Neil Young e sobre o Bob Dylan.


Falow
 
Caramba, mais alguém que conhece Nick Drake :D

Eu gosto muito de Crosby, Stills, Nash & Young. É uma das coisas que eu mais gosto, na verdade, e eles realmente podem ser considerados Folk Rock, embora não se resumam a isso. O 4 Way Street é uma coisa fabulosa, um dos melhores álbuns de todos os tempos! Hoje mesmo eu ganhei de presente :grinlove: o Road Rock vol. 1, ao vivo recente do Neil Young, que é muito bom! Alias, valeu pelos links, é especialmente complicado achar sites legais sobre o Nick Drake, que infelizmente ficou esquecido nos dias atuais.
 
Já havia ouvido antes Bob Dylan, mas não sabia que era Folk Rock, quando ouví não conhecia música Folk .
Diria a mesma coisa que o Jedan . Folk Metal é D+!
e BlackBeard gostei pacas dessa reportagem da whiplash
 
Bob Dylan = GOD, apesar de ter sido muito mais rock em certas fases da carreira.

Meus álbuns favoritos:

- Greatest Hits (1967)
Este faz um apanhado dos primeiros sete discos de Dylan. E já contém uma porrada de hits, como Like A Rolling Stone, Mr. Tambourine Man e Blowin' In The Wind.

- Desire (1975)
Além da bellíssima Hurricane (dedicada ao pugilista Ruben Carter), o álbum tem uma sequência de baladas românticas como One More Cup Of Coffee e Isis.

- MTV Unplugged (1994)
Tem o mega-clássico Like A Rolling Stone e mais várias jóias como Desolation Row e Tombstone Blues.

- Time Out Of Mind (1997)
Uma viagem pela melancolia e pela solidão retratadas em lindas canções como Tryin' To Get To Heaven e Not Dark Yet. O que mais pode ser dito quando umas das canções diz: "Quando você acha que perdeu tudo, você descobre que sempre pode perder um pouco mais."

- Love & Theft (2001)
Em oposição ao anterior, esse álbum é bem pra cima. Tem um clima cativante que evoca jazz, blues do Mississippi e doses certeiras de rock'n roll.

Tem muito mais coisa da fase mais folk e antiga que eu ainda preciso conhecer. Quem não conhece Dylan, procure conhecer, pois a sua influência na história da música no mundo é incomensurável.
 
Soh é, passou um documentário dele no History Channel! Até o traveco do Paul Stanley :D deu depoimento elogiando ele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo