1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Folhas soltando

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Mavericco, 5 Abr 2011.

  1. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Comprei um livro e, pra variar, fui abençoado.

    A questão é: O que vocês fazem quando as folhas do livro de vocês estão soltando?

    Colam com cola de escola? Durex? Já é o terceiro livro em que me ocorre isso... Estou começando a ficar VERDE! ¬¬
     
  2. Anica

    Anica Usuário

    dá uma bizu aqui >> http://www.scribd.com/doc/7159989/Apostila-de-Restauracao-de-Livros

    tem dica para colar folhas soltas
     
  3. Samla

    Samla Usuário

    O que tu pode fazer é utilizar cola tenaz (aquela branquinha de trabalho de pré-escola). Trabalhei por um tempo em uma biblioteca e as meninas do reparo faziam isso (eu não acreditei, afinal, cola é tão simples!); reparei alguns livros em casa, já.

    O problema é que sei apenas como fazer para quando todas estão soltas: passa-se cola no interior da lombada no livro. Se quiseres, podes passar na parte das folhas que vai de encontro à lombada. Encontre as duas e pressione com força. O bom é fazer bastante pressão e deixar secar sem manusear o livro por um bom tempo - se der, até por um dia. Meus livros restaurados continuam inteiros depois que fiz isso. Claro que tu vai ter que ter sempre cuidado ao manuseá-lo (nada exagerado), mas ao menos as folhas não ficam na tua mão quando tu for passar para a próxima.



    Espero ter ajudado.
     
  4. G.

    G. Ai, que preguiça!

    vc comprou num sebo?
    se não vc pode trocar!
     
  5. Calib

    Calib Visitante

    Eu ia sugerir o mesmo que o Gabriel...

    Se foi em livraria, apenas troque.
    Se não foi... Uma colinha deve dar.
    Eu só tive esse problema com o pocket d'O Ateneu, bem recentemente, mas não me estressei porque já ia me desfazer dele mesmo.
     
  6. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    fiz um curso de restauração de livros nesse fds. algumas considerações:

    - NUNCA use durex, é 1 pecado contra os livros, pq a cola deles vai se desfazendo com o tempo, e onde vc usou eles vai ficar manchado para sempre.
    - existe uma cola em pó q vc dilui em água filtrada e mistura com a tenaz branca, uma em gel q é fungicida, chamada cmc q vc compra em lojas d artesanato. um pacotinho dura toda a sua vida, pois a proporção de uso dela é bem menor q a tenaz.
    - passe a cola com um pincel pequeno com cerdas macias.
    - para não colar a página nas outras ao lado, coloque entre elas uma tela anti-cola q ñ adere (ñ lembro o nome do papel agora pq estou no serviço) e um plástico logo em seguida.
     
  7. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    vou prourar essa cola cmc e um pincel!

    Acho que se eu passar bem no finalzinho da folha não tem tanto problema colar com as outras... :sim:
     
  8. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    outro detalhe q vi no curso q achei relevante, até pq já vi mta gente fazendo, é NÃO colocar os livros ensacados em plástico. a restauradora citou q até mesmo em museus os livros + raros não estão em plásticos, mas em ambientes com controle d luminosidade, temperatura, umidade etc. parece q o papel precisa 'respirar' e cada livro ensacado é uma potencial colônia de bactérias.

    mesmo os livros novos, depois d comprados, devem ser retirados do plástico para durarem +.
     
  9. G.

    G. Ai, que preguiça!

    wow!
    comprei recentemente uns livros daquela coleção da abril de capa dura vermelha, de 1971 e ele estava com o lacre original ainda!
    Puxa... são quarenta anos ensacado mas os livros estão bem conservados , as páginas limpinhas... exceto, é claro, certo cheiro característico, porém acho que até se estivesse fora do plástico teria esse cheiro:sim:
     
  10. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    pode ser uma exceção no seu caso, gabriel. talvez os teus livros ficaram além do saco conservados em um ambiente excelente. e só o fato de ñ vermos nas gdes bibliotecas nenhum livro ensacado já é uma comprovação da procedência da informação.
     
  11. G.

    G. Ai, que preguiça!

    é...
    pelo menos aqui em casa eu não deixo nada ensacado...
    Aliás.. eu costumo deixar meus livros dentro de uma das portas de meu guarda-roupa destinado apenas a eles e que enquanto eu não estou pegando nenhum livro, a porta fica fechada... você acha que tem algum problema?
     
  12. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    só qto à questão do mofo e umidade. mofo vc acaba com limpezas periódicas (talvez passando um aerosol anti-mofo vendido em supermercados) e umidade com um pires com sal grosso.
     
  13. G.

    G. Ai, que preguiça!

    Ah! Thanks!
    Eu gosto de deixá-los nesse lugar por que em estantes externas observei que acaba acumulando poeira demais...
     
  14. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    a minha estante é fechada, com portas, mas longe da luz e da poeira.
     
  15. G.

    G. Ai, que preguiça!

    Ah legal!
    Quando tiver minha própria casa quero ter uma assim!
     

Compartilhar