• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Foi só Frodo, Sam e Bilbo que escreveram o livro vermelho???

Fëanarsil

O Espírito de Fogo Brilhante
Gimli, Legolas, Aragorn, Merry e Pippin também escreveram o livro vermelho??
Porque se não escreveram, como pode ter sido relatada a historia em que todos se separam, quem saberia o que aconteceu c/ merry e pippin senão eles mesmos, e quem saberia o q aconteceu c/ Aragorn, gimli e Legolas se eles nao escreveram??
Gandalf ao meu ver não escreveu, pois ele só aparece no livro quando junta-se aos outros seja quem for, pois qndo ele está sozinho, nada é contado...
Por exemplo quando ele vai buscar ajuda na batalha do abismo de Helm

Que eu saiba foi só os 3 hobbits mesmo. Quanto as partes em que eles não estavam presentes, com certeza o resto da comitiva contaram o que aconteceu permitindo assim a conclusão do livro :wink:

Só eles três escreveram. Mas Frodo e Sam ficam sabendo do que aconteceu com os outros membros da comitiva através do relato deles. Imagino que tenham ficado sabendo de tudo o que aconteceu ainda no Campo de Cormallen.

...

Bem, vamos pelo começo: Bilbo escreveu no Livro Vermelho as aventuras de "O Hobbit" [ou "Lá e de volta outra vez"]. Depois passou para Frodo, que escreveu sobre a Guerra do Anel [ou "O Senhor dos Anéis"], e então deu o Livro para Sam, na época em que ele estava partindo aos Portos Cinzentos.

Mas antes de voltarem para o Condado, os Hobbits permaneceram um tempo em Minas Tirith colhendo informações com Gandalf e os outros. E mesmo após a ida para a Vila dos Hobbits, continuaram mantendo contato com o Rei Elessar e os membros restantes da Comitiva.

Posteriormente, Sam entregou o Livro Vermelho para sua filha Elanor, que continuou a tradição e passou a morar nas torres próximas às Montanhas Azuis, dando origem à renomada família Lindofilhos das Torres, quando se casou com Fastred Ilhaverde [eu acho... :roll: ].

...

Fora que a parte do livro escrita por Frodo foi escrita já no Condado, e tirando Gandalf, os outros nunca foram até lá.

Nimrod disse:
...

Bem, vamos pelo começo: Bilbo escreveu no Livro Vermelho as aventuras de "O Hobbit" [ou "Lá e de volta outra vez"]. Depois passou para Frodo, que escreveu sobre a Guerra do Anel [ou "O Senhor dos Anéis"], e então deu o Livro para Sam, na época em que ele estava partindo aos Portos Cinzentos.

Mas antes de voltarem para o Condado, os Hobbits permaneceram um tempo em Minas Tirith colhendo informações com Gandalf e os outros. E mesmo após a ida para a Vila dos Hobbits, continuaram mantendo contato com o Rei Elessar e os membros restantes da Comitiva.

Posteriormente, Sam entregou o Livro Vermelho para sua filha Elanor, que continuou a tradição e passou a morar nas torres próximas às Montanhas Azuis, dando origem à renomada família Lindofilhos das Torres, quando se casou com Fastred Ilhaverde [eu acho... :roll: ].

...
Onde vc encontrou isso, onde está escrito, eu não me lembro de ter lido isso em nenhum livro, pode me dizer onde acho???

Bom, o "nunda" foi um erro de digitação que acabou de ser corrigido. :lol:

Falando sério agora...
Eu quis dizer que fora Gandalf e os hobbits, os outros membros da comitiva não passaram pelo Condado (pelo menos que eu me lembre).
Tendo sido o livro escrito por Frodo e posteriormente Sam após Bilbo tê-lo passado às mão de Frodo e esse ter sido escrito no Condado, só os hobbits escrefeam (Bilbo, Frodo e Sam)

...

Frodo e os outros hobbits permaneceram em Minas Tirith por um tempo após a Guerra do Anel, portanto, colheram os relatos e outras informações com Gandalf, Gimli e Legolas, assim como o próprio Rei Elessar.

Está tudo no livro. Acho que achei mais alguma coisa no "Contos Inacabados".

...

tipo que o sam escreveu muito pouco naum foi?!
foi so 30 paginas eu acho(ta isso nem e pouco)
e aquelas historia do Bilbo "La e de volta outra vez" onde que eu posso ler elas?

**Aragorn** disse:
tipo que o sam escreveu muito pouco naum foi?!
foi so 30 paginas eu acho(ta isso nem e pouco)
e aquelas historia do Bilbo "La e de volta outra vez" onde que eu posso ler elas?

a parte q o bilbo escreveu do livro vermelho é contada no O Hobbit....

...

Epa! Tudo indica que Sam não escreveu muitas coisas no Livro Vermelho:

"[...] E você lerá coisas no Livro Vermelho, e manterá viva a memória da era que se passou; assim as pessoas se lembrarão do Grande Perigo e amarão mais ainda sua terra querida. E isso o manterá tão ocupado e feliz quanto alguém pode estar, enquanto prosseguir a sua parte da História."

Frodo Bolseiro, Portos Cinzentos - O Senhor dos Anéis

...

Nos apêndices do SdA conta que a filha de sam também acrescentou algumas notas no livro, pelo menos é o que eu entendi, pois não havia mais ninguém para relatar a partida de legolas e gimli, eles foram os últimos a deixar a terra-média

The_Rohirrim disse:
Nos apêndices do SdA conta que a filha de sam também acrescentou algumas notas no livro, pelo menos é o que eu entendi, pois não havia mais ninguém para relatar a partida de legolas e gimli, eles foram os últimos a deixar a terra-média

Pois é, ia comentar justamente isso. Creio que quando Sam partiu e deixou o livro com Elanor ela e seu marido acrescentaram mais algumas coisas, senão não haveria como ter registros dos acontecimentos posteriores à partida de Sam na Terra Média.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back