• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Foi Jesus quem me obrigou a fazer isso...

Deixando o lado filosófico do 'nada' e 'tudo' e apenas nos prendendo ao tópico...

A religião é uma forma de culto a alguma deidade.
O ateísmo é a ausência do culto, adoração e afirmação.
 
Mas mesmo o ateísmo faz culto a algo: a negação de um Tudo. De forma que quem assume o ateísmo como linha de pensamento o tem como suporte de crenças.
 
Mas mesmo o ateísmo faz culto a algo: a negação de um Tudo. De forma que quem assume o ateísmo como linha de pensamento o tem como suporte de crenças.

Ateismo é um culto. Certo, após uma frase dessas torna-se evidente que uma discussão séria é impossível.

Vamos falar de frivolidades então: Vcs viram o decote da Amy Winehouse? Quem vai pro paredão hoje? :hanhan:
 
Rapaz cuidado com a heresia que vc esta falando. Deus castiga.
Atheist.jpg
 
Rapaz cuidado com a heresia que vc esta falando. Deus castiga.

Deus era um Deus que "castigava" no antigo testamento, porque os homens da época eram ignorantes, portanto era preciso "amedrontá-los" para que eles entendessem. Logo quando Jesus reencarnou na Terra essa balela de que Deus castiga já foi abolida, etc.

O nosso castigo nós mesmos nos aplicamos através da nossa consciência.


Em relação ao tópico, na época era assim. É como se nós falassemos de carros, aviões e tecnologia para os da época dos testamentos. Cada um ao seu tempo, cada um a sua maneira e cada um a suas tradições. Claro, que o bom senso me chama a atenção para o extremismo que não combina nem um pouco com bondade, ou o amor para o próximo que Jesus pregou.



p0s3r.
 
O ateismo é um conceito muito estranho. Eu entendo combater certas idéias sobre a natureza de Deus (se é que esse termo pode ser usado)... Mas simplesmente e categoricamente negar a sua existência é muito complicado.
É fácil atacar uma interpretação como a do Velho Testamento. Mas o ateismo puro, que nega qualquer forma de força superior, é arrogante demais em sua pretenção de sabedoria.
Agora, considerar genocidas de bolso, como Moisés e Davi, grandes heróis, é demais para mim.
 
Vou tentar falar de tudo oq li..huahuahaua mas de antemao ja digo q foi divertido e diferente esse topico...
Bem, primeiro moleza citar UM VERSICULO sem ter o contexto anexado... muita coisa na biblia vai precisar de contexto e colocando só um pedacinho nao vai valer de nada... ridiculo na boa, se for assim tem um versiculo em SAMUEL q diz q DAVI ERA O HOMEM DOS OLHOS DE DEUS...o ser perfeito, sendo q antes disso davi fez muita merda e depois disso tambem e MORREU na merda. Bem, eu leio muito a biblia pq é um livro otimo pra mim, independente de religiao ou nao pq ODEIO esse lance de "NA MINHA RELIGIAO FALA QUE.... BLABLABLA".

"Antigo testamento tinha um DEUS que castigava", "um Deus que destruia cidades"...PIOR AFIRMAÇAO ATE AGORA DE TODAS, foi a epoca q Deus foi mais amoroso, quem me falou isso conhece NADA de sodoma e gomorra e menos ainda da historia de Nóe. Deus teve sim seus momentos de MAO PESADA, mas o teve como QUALQUER PAI TEM (ou no minimo deveria ter), Deus era justo. O povo fazia merda e ele amou a humanidade mesmo assim, quer exemplo mais perfeito q o de moises, q por causa do VACILO DO POVO eles ficaram perdidos por 40 anos no deserto em uma viagem q duraria 40 dias? Deus nao chegou matando ninguem, ele mandou comida do ceu e agua da rocha pro teu povo.

E agora com todo respeito aos Ateus; que ATEU nunca usa termos como MEU DEUS DO CEU ou VAI COM DEUS, ou chavoes nacionais que envolvem Deus e nem pensam nisso. Tenho um camarada tatuador q é ateu, um dia estava se afogando no mar, perdeu a prancha e afins e disse q mesmo sendo ateu, na hora q a agua bate na bunda (literalmente hauhauhuaau) ele só pensou em falar com Deus.

Sei la como funciona ser um Ateu mesmo tendo metade da familia assim. Respeito pra caramba mas muitos (nao digo q é o caso de vc como o deriel disse ser, tt1 disse ser, nao me refiro a vcs) sao só por APARENCIA...pra ter aquela imagem de NAO ACREDITO EM NADA...sou bom e afins.

Bem é isso.
 
Isso acontece porque as pessoas não conhecem o conceito de agnosticismo, que para muitos é considerado um ateísmo fraco.

Tipo, a diferença entre as duas correntes de pensamento é que para o ateu não existe deidade alguma, e para o agnóstico simplesmente não somos capazes de afirmar se existem ou não deidades.


E Tronco, o fato de utilizar expressões que estão entranhadas na linguagem coloquial nossa não significa necessariamente que se queira dizer exatamente o que significam.
 
"Antigo testamento tinha um DEUS que castigava", "um Deus que destruia cidades"...PIOR AFIRMAÇAO ATE AGORA DE TODAS, foi a epoca q Deus foi mais amoroso, quem me falou isso conhece NADA de sodoma e gomorra e menos ainda da historia de Nóe. Deus teve sim seus momentos de MAO PESADA, mas o teve como QUALQUER PAI TEM (ou no minimo deveria ter), Deus era justo. O povo fazia merda e ele amou a humanidade mesmo assim, quer exemplo mais perfeito q o de moises, q por causa do VACILO DO POVO eles ficaram perdidos por 40 anos no deserto em uma viagem q duraria 40 dias? Deus nao chegou matando ninguem, ele mandou comida do ceu e agua da rocha pro teu povo.

Veja bem, o critério de comparação é: no antigo testamento, ele pune matando geral (que segundo você "fazia merda"). no novo testamento, ele manda o filho dele morrer para salvar geral que mais uma vez está fazendo merda. Então, se me permite dizer, eu acho que o deus que se sacrifica pelo próprio povo que faz merda é um tanto mais batuta e bonzinho do que o que pune geral com fogo e água.

E agora com todo respeito aos Ateus; que ATEU nunca usa termos como MEU DEUS DO CEU ou VAI COM DEUS, ou chavoes nacionais que envolvem Deus e nem pensam nisso. Tenho um camarada tatuador q é ateu, um dia estava se afogando no mar, perdeu a prancha e afins e disse q mesmo sendo ateu, na hora q a agua bate na bunda (literalmente hauhauhuaau) ele só pensou em falar com Deus.

Acho que aqui vale o que o Konan falou:

o fato de utilizar expressões que estão entranhadas na linguagem coloquial nossa não significa necessariamente que se queira dizer exatamente o que significam.

Eu não estou pensando em um deus quando lanço uma exclamação ao estilo "OMG" do mesmo jeito que não acredito num diabo quando estou dizendo "Mas que diabos você fez?!!" É só uma expressão (embora eu conheça pessoas que justamente não dar margem à interpretações como essa sua, usam outras palavras no lugar de 'deus').
 
O ateismo é um conceito muito estranho. Eu entendo combater certas idéias sobre a natureza de Deus (se é que esse termo pode ser usado)... Mas simplesmente e categoricamente negar a sua existência é muito complicado.
É fácil atacar uma interpretação como a do Velho Testamento. Mas o ateismo puro, que nega qualquer forma de força superior, é arrogante demais em sua pretenção de sabedoria.
Agora, considerar genocidas de bolso, como Moisés e Davi, grandes heróis, é demais para mim.

Entra aqui o que o Konan disse. Mas, resumidamente, é isso: eu nunca vi Deus, e não existe nenhuma prova de Deus.

Não entenda a comparação de forma desrespeitosa, mas é como Papai Noel. Nunca ninguém o viu, mas todos falam dele. Por critérios racionais, acreditar em Deus é o mesmo que acreditar no Papai Noel. As provas de que qualquer um deles existe são as mesmas (ou seja, nenhuma).

Sabe? Deus é uma ótima idéia. Se eu pudesse escolher, acho que preferia que Deus existisse (embora algumas coisas que eu vejo me deixem meio frustrado com ele, caso ele exista). Seria bem legal isso de todos irmos pro Paraíso, vivermos eternamente bem.

Enfim. Acontece é que eu não vou passar a acreditar só porque a idéia me traz mais conforto, entende? Prefiro ser honesto comigo mesmo do que "acreditar" por chantagem.
 
É uma questão de fé. Acedita quem quer...


Não vejo o pq do conflito.

O conflito existe exatamente porque nem todo mundo compreende a idéia de ser uma "questão de fé e acredita quem quer". Da mesma forma que os que acreditam se dizem desrespeitados pelos ateus, os ateus são desrespeitados pelos que acreditam, sempre naquela briguinha idiota de provar quem "está certo".

Eu pessoalmente não compro esse tipo de briga, até porque se tem algo que eu acredito acima de tudo é na tolerância. Eu só não acredito muito é na humanidade. :mrgreen:
 
O conflito existe exatamente porque nem todo mundo compreende a idéia de ser uma "questão de fé e acredita quem quer". Da mesma forma que os que acreditam se dizem desrespeitados pelos ateus, os ateus são desrespeitados pelos que acreditam, sempre naquela briguinha idiota de provar quem "está certo".

Eu pessoalmente não compro esse tipo de briga, até porque se tem algo que eu acredito acima de tudo é na tolerância. Eu só não acredito muito é na humanidade. :mrgreen:
Bela frase. Esse final alguém já disse, em algum lugar.


O que eu quis dizer é que, a não ser que algum de nós volte da morte e nos diga o que há, não dá pra dizer que nenhum lado está certo. Por isso é uma questão de fé, de acreditar. E não só no sentido religioso, mas geral...

E a questão do conflito é uma grande briga de egos sim, fanáticos vs fanáticos. :blah:
 
Vc pegou fragmentos de versículos bíblicos e não sei extamente qual a sua intensão com relação a proposta do tópico. Temos que avaliar todo o contexto bíblico porque dessa forma algumas pessoas podem até entender isso como um preconceito.

O velho testamento foi composto em uma era; o novo testamento foi construido em outra era da humanidade.
Muitas das leis da idade antiga vivida em Israel, Mesopotâmia, Egito, Etiópia, Grécia, Itália e etc eram baseadas na lei da legalidade da espada. Muitas das situações eram resolvidas na base da força e etc (mas era uma questão cultural subjetivo àqueles reinos naquelas eras).
No novo testamento, verifica-se uma nova postura de Deus com relação a humanidade, principalmente ao povo de Israel onde entra então a era da Graça, onde o amor, a paz, a paciência e o respeito mútuo ao proximo impera. Portanto a lei da "espada" e deixado de lado.
Na verdade essa Era da Graça, de acordo com o Novo Testamento ainda está pairando sobre a Terra ha mais ou menos 2 mil anos, ou seja, do nascimento a ascensão de Cristo aos Céus após sua crucificação.
 
Eu só acho que a bíblia é tão crível quanto qualquer livro de narrativa mitológica, e nesse ponto entra a questão da ressonância pessoal. Ou a do menor esforço, afinal nem preciso dizer que muita gente é membro da religião qual seja porque a família é, ou porque a maioria da população do local onde vive, etc.

Pra mim, é tão passível de crença quanto o legendarium tolkieniano, ou helênico, etc..

Mas muito pior como literatura, fora de qualquer brincadeira.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo