• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Foi Jesus quem me obrigou a fazer isso...

Skywalker

Great Old One
Vários padres e pastores e etc. condenam o RPG, o Rock and Roll e os videogames por acreditarem que serão sugeridos a práticas de coisas prejudiciais à si e ao próximo.

Mas e a Bíblia?

Será que a sua mensagem é só sobre amor?

Olha só o que eu achei enquanto procrastinava no trabalho:

a. Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?

b. Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?

c. Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levíticos 15:19-24). O problema é: como eu digo isso a ela? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.

d. Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses?

e. Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo mesmo?

f. Um amigo meu acha que mesmo que comer moluscos seja uma abominação (Levíticos 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade. Eu não concordo. Você pode esclarecer esse ponto?

g. Levíticos 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?

h. A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer?

i. Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levíticos 11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco).

j. Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levíticos 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levíticos 19:19, porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliester). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levíticos 24:10-16)? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levíticos 20:14)?
 
Já te adianto a resposta: no Novo Testamente Jesus veio com uma Nova Aliança, uma Aliança de amor e paz que, apesar de não invalidar a antiga Aliança, tornou-a mais clara, mais próxima a Deus, eliminando a necessidade de algumas leis. Foi uma evolução divina.

Ou algo assim.
 
O que eu acho mais engraçado é que lendo isso, qualquer um dirá "É um louco fazendo a leitura errada da Bíblia" (menos a pessoa em questão hehe). No caso de RPG, rock ou o escambau, a culpa é do negócio mesmo, não se questiona nem a tal da "leitura errada". Aff.
 
Huhauhauh... Matem esse tal de levíticos... ele é pior que o Charles Manson !!! :cerva:

Eu queria ter uma escrava canadense. :cry:
 
Berserk disse:
Huhauhauh... Matem esse tal de levíticos... ele é pior que o Charles Manson !!! :cerva:

Eu queria ter uma escrava canadense. :cry:

Eu sei que você está brincando (está?) mas Levítico é o nome que vem de "Levitas", que eram os responsáveis pelas cerimônias realizadas na tenda da congregação, o tabernáculo, quando o povo de Israel viajava no deserto...Sendo o livro de levítico aquele que descreve as práticas doutrinárias e sacramentais desse pessoal, Moisés, o autor do pentateuco, deve ter posto esse nome lá por isso...(se é que foi Moisés que pôs esse nome no livro...)

Deriel disse:
Já te adianto a resposta: no Novo Testamente Jesus veio com uma Nova Aliança, uma Aliança de amor e paz que, apesar de não invalidar a antiga Aliança, tornou-a mais clara, mais próxima a Deus, eliminando a necessidade de algumas leis. Foi uma evolução divina.

Ou algo assim.

Concordo com o chefe, essas práticas do velho testamento já eram escusas dois mil anos atrás...
 
Marendûr disse:
Eu sei que você está brincando (está?)
Sim, eu estava brincando. ;)

Inclusive... esse tabernaculo guardava a arca sagrada, que foi vista em indiana jones e que hoje poderá ser encontrada na igreja universal, mais especificamente na CATEDRAL MUNDIAL DA FÉ, aqui no Rio de Janeiro. :hanhan:
 
Última edição:
i. Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levíticos 11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco).
essa frase é dita na série west wing... não lembro o ano..
 
Berserk disse:
Sim, eu estava brincando. ;)

Inclusive... esse tabernaculo guardava a arca sagrada, que foi vista em indiana jones e que hoje poderá ser encontrada na igreja universal, mais especificamente na CATEDRAL MUNDIAL DA FÉ, aqui no Rio de Janeiro. :hanhan:

Legal!!!
Vamos roubar a Arca delesss! Gollum!
Gollum!
 
"Todo o cristianismo é um negócio de cadeiras,
De quem quer sentar e não sabe estar de pé
"
 
O Velho Testamento é um dos livros mais engraçados de todos os tempos.

É praticamente só besteira datada e contradição, Deus sempre puto com todo mundo, queimando cidades e transformando gente em estátuas de sal, etc.

Levíticos é o campeão com certeza; além das práticas ritualísticas absurdas, é cheio de erros científicos (nos versículos que especificam que animais você pode ou não comer para evitar se tornar "impuro", os insetos são identificados como possuindo quatro patas, morcegos são identificados como pássaros, coelhos como ruminantes, etc
icon_lol_2.gif
).

Uma discrepância hilária: mais de uma passagem condena o incesto, mas Abraão casa com a própria irmã e continua o queridinho de Deus.
icon_lol_2.gif


O Novo Testamento tem umas coisas que até fazem sentido, e até funciona como algo sério hoje em dia, mas vai saber o quanto dele foi suprimido e alterado pela Igreja Católica...
 
V disse:
nos versículos que especificam que animais você pode ou não comer para evitar se tornar "impuro", os insetos são identificados como possuindo quatro patas, morcegos são identificados como pássaros, coelhos como ruminantes, etc

A Taxonomia de Lineu (base da classificação biológica atual) opera de maneira arbitrária. Assim, são chamados pássaros o que for escolhido para pássaro (usando, neste caso, um suposto parentesco evolutivo).
Da mesma forma poderia se chamar pássaros tudo o que tenha asas, e ruminantes todos que se alimentem de vegetais, sem qualquer problema.

Aliás, na Grécia Antiga os animais eram organizados em voadores (incluindo morcegos e pardais :xmas: ), aquáticos e terrestres.

Querer que os antigos hebreus usassem os padrões prescritos por Lineu, que nasceu no séc XVII é demais, né?

Ou seja, o que você falou não faz nenhum sentido.

ps: Para determinados propósitos, o método de classificação artificial (o que não considera características evolucionais naturais às espécies) pode ser bem mais conveniente.

ps2: Nada disso significa que eu simpatize de alguma forma com o Antigo Testamento.
 
Última edição por um moderador:
bem acho q deriel ja falou a resposta q os crentes [os q acreditam e nao da faceta denominada crente] nos dariam.


mas eu sempre fico pensando q estranha metamorfose se operou em deus q deixou de ser uma cara q tinha raiva, reconsiderava, e era punitivo ao estremo para esse deus novo q eh amor, compreençao... mas q mandava matar bruxas e dizia q os muçulmanos e africanos nao tinham alma e portanto os matar e/ou escravizar nao viola seus preceitos..... estranho né???


Dwarf
 
Skywalker disse:
h. A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer?

Quer dizer que isso não vale mais? :tsc:

Tinha gostado da idéia. :cerva:
 
Como diria meu professor de história: "Não se pode julgar a Bíblia, pois ela foi escrita num momento histórico diferente, quando a mentalidade era diferente."

A igreja só enche o saco também. Devia se preocupar com coisas mais importantes do que RPG e Rock and Roll...
 
Wow, só vi isso agora.

Fallen Peacecraft disse:
A Taxonomia de Lineu (base da classificação biológica atual) opera de maneira arbitrária. Assim, são chamados pássaros o que for escolhido para pássaro (usando, neste caso, um suposto parentesco evolutivo).
Da mesma forma poderia se chamar pássaros tudo o que tenha asas, e ruminantes todos que se alimentem de vegetais, sem qualquer problema.

Aliás, na Grécia Antiga os animais eram organizados em voadores (incluindo morcegos e pardais
icon_mad.gif
mas: ), aquáticos e terrestres.

Querer que os antigos hebreus usassem os padrões prescritos por Lineu, que nasceu no séc XVII é demais, né?

Quem disse que eu estou culpando os hebreus antigos? Meu problema são as pessoas lendo isso hoje e acreditando.

Mas anyway, e quanto aos insetos? Foi Lineu quem descobriu que eles tinham 6 patas, ao invés de 4? Ele deve ter sido o primeiro ser humano não-míope do planeta.

Ou seja, o que você falou não faz nenhum sentido.

Ooops, nop, sorry. Dessa vez não deu, hein?

Senão, vejamos: o que eu falei foi --> existem coisas erradas na bíblia, e isso é engraçado.

Pra mim, faz perfeito sentido.

ps: Para determinados propósitos, o método de classificação artificial (o que não considera características evolucionais naturais às espécies) pode ser bem mais conveniente.

Que propósito? O de tornar as pessoas burras? Bom, nesse caso, acreditar que morcegos botam ovos é realmente conveniente, tem razão.
 
E aquelas mensagens de "não vim trazer a paz, mas a espada", "dê a outra face", botar filho contra pai e afins?
 
V disse:
Wow, só vi isso agora.



Quem disse que eu estou culpando os hebreus antigos? Meu problema são as pessoas lendo isso hoje e acreditando.

Mas anyway, e quanto aos insetos? Foi Lineu quem descobriu que eles tinham 6 patas, ao invés de 4? Ele deve ter sido o primeiro ser humano não-míope do planeta.



Ooops, nop, sorry. Dessa vez não deu, hein?

Senão, vejamos: o que eu falei foi --> existem coisas erradas na bíblia, e isso é engraçado.

V, para que pesistir no erro, depois que já o demonstrei claramente?



O que as pessoas chamavam insetos (lembrando que isso é apenas uma tradução do hebraico/aramaico), era os que tem 4 patas, não os que se hoje denomina insetos, entendeu?


Existem coisas erradas na Bíblia, mas não isso. É apenas uma classificação diferente, com coerência interna.
V disse:
Que propósito? O de tornar as pessoas burras? Bom, nesse caso, acreditar que morcegos botam ovos é realmente conveniente, tem razão.

Vou ter utilizar de uma comparação:

Na Biologia o termo "fruto" significa o resultado de uma hipertrofia no ovário da planta, dessa forma o tomate é um fruto e a banana, não.

Na culinária classifica-se entre frutos, legumes, etc, de acordo com o sabor, modo de preparo e outras coisas. Nesse caso, fruto tem um significado bem diverso do primeiro, e o tomate deixa de ser fruto, enquanto a banana o é.

Segundo o seu pensamento, em um deles a palavra "fruto" estaria sendo usada erroneamente? Ou será que cada classificação ocorre convenientemente?


Nossa sociedade adotou a Taxonomia de Lineu como a academicamente válida, porque estamos profundamente ligados à Teoria da Evolução das Espécies, e era o único método compatível a ela (além de ser muito simples). Da mesma forma, os gregos ao dividirem os seres vivos em terrestres, aquáticos e voadores (e bípedes/quadrúpedes) tinham seus motivos, e os hebreus não fogem da regra.

Não se pode afirmar que uma seja "melhor" que a outra. Simplesmente, uma divide de acordo com o parentesco natural (e por isso é chamada, natural) das espécies, enquanto outras de acordo com a aparência, alimentação, papel cadeia alimentar, etc.

Assim, os antigos viam um morcego e diziam "É um animal voador, tal como a andorinha, portanto deve se organizar no mesmo grupo que ela". E os modernos vêem um morcego e dizem "ele secreta leite pelas glândulas mamárias para alimentar os filhotes, logo é um animal evolutivamente mais próximo a nós do que
às andorinhas, vamos colocá-lo na mesma categoria que os homens, cabras, baleias...

Se você classifica pássaro como "animal que voa", não importa se ele pôe ovos ou não, só importa se voa.

Se você classifica inseto como "animal maior que 1029320329930233029330 metros" não importa se daqui milênios, do outro lado do mundo, usarão uma tradução próxima desta palavra para "ártropodes com determinado número de patas".

V, não seja teimoso. Nunca é tarde para aprender. :cerva:
 
Bom acho que o nome do topico, não comdiz com oque há nele né.... Já que Jesus não fala nada no antigo testamento...
Eu tbm acho que Jesus nunca obrigou a ninguem a fazer nada... isso é uma das grande mudanças do antigo pro novo testamento...
Bom é só oque eu acho :)
 
Fallen Peacecraft disse:
V, para que pesistir no erro, depois que já o demonstrei claramente?

icon_rolleyes.gif


O que as pessoas chamavam insetos (lembrando que isso é apenas uma tradução do hebraico/aramaico), era os que tem 4 patas, não os que se hoje denomina insetos, entendeu?

Não, você está errado. Não existem animais nem remotamente parecidos com insetos que tenham quatro patas.

A bíblia cita gafanhotos, besouros, grilos, etc. Repare na parte em negrito:

"Yet these may ye eat of every flying creeping thing that goeth upon all four, which have legs above their feet, to leap withal upon the earth; Even these of them ye may eat; the locust after his kind, and the bald locust after his kind, and the beetle after his kind, and the grasshopper after his kind. But all other flying creeping things, which have four feet, shall be an abomination unto you."
Leviticus 11:21-23

É um erro. Besouros, grilos, gafanhotos e outras criaturas "voadoras e rastejantes" têm seis patas. Os hebreus podiam ter um método de classificação diferente, mas não eram cegos, eram? Digo, eles sabiam contar até seis (6), certo?

Entendeu?

Existem coisas erradas na Bíblia, mas não isso. É apenas uma classificação diferente, com coerência interna.

Não. É um erro. Eu até engulo os morcegos, porque todos os outros animais citados na passagem são aves voadoras:

"And these are they which ye shall have in abomination among the fowls; they shall not be eaten, they are an abomination: the eagle, and the ossifrage, and the ospray, and the vulture, and the kite after his kind; Every raven after his kind; and the owl, and the night hawk, and the cuckow, and the hawk after his kind, and the little owl, and the cormorant, and the great owl, and the swan, and the pelican, and the gier eagle, and the stork, the heron after her kind, and the lapwing, and the bat."
Leviticus 11:13-19

Ou seja, você não podia comer os bichos nem se estivesse morrendo de fome porque eles voam, o que em si já é totalmente estúpido e hilário, mas tudo bem, morcegos são pássaros, ok.

Agora, na passagem sobre os insetos são mencionadas criaturas que simplesmente não existem. Aquilo é um erro de qualquer ângulo que você olhe, sorry.

(Não que essas sejam as únicas criaturas que não existem citadas na Bíblia. Ela também fala de anjos e demônios e etc...)

Vou ter utilizar de uma comparação:

Na Biologia o termo "fruto" significa o resultado de uma hipertrofia no ovário da planta, dessa forma o tomate é um fruto e a banana, não.

Na culinária classifica-se entre frutos, legumes, etc, de acordo com o sabor, modo de preparo e outras coisas. Nesse caso, fruto tem um significado bem diverso do primeiro, e o tomate deixa de ser fruto, enquanto a banana o é.

Segundo o seu pensamento, em um deles a palavra "fruto" estaria sendo usada erroneamente? Ou será que cada classificação ocorre convenientemente?

O que a banana é, biologicamente falando?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo