• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Foi erro?

Shantideva

Adoro elfos ruivos!
Gente, eu tava relendo o Senhor dos Anéis e no capitulo Os Cavaleiros de Rohan li um trecho que me deixou em dúvida, vejam:

- Tinha me esquecido disso - disse Éomer - É difícil ter certeza de qualquer coisa em meio a tantos prodígios. O mundo todo ficou muito estranho. Elfo e anão andam juntos em nossos campos; pessoas conversam com a Senhora da Floresta e continuam vivas, e retorna a batalha a espada que foi quebrada nas eras antigas anteriores à época que os pais de nossos pais chegaram a Terra dos Cavaleiros! Como pode um homem julgar o que fazer em tempos assim?
Senhor dos Anéis, versão integral, pag. 457

Minha dúvida é: como Éomer sabia que aquela era a espada-que-foi-quebrada? Tudo bem, ele sabia quem era Elendil e sabia da espada quebrada, mas não sabia que tinha sido reforjada...discuti isso com uma amiga aqui do fórum, mas não chegamos a conclusão se Tolkien errou ou se simplesmente não entendemos o que ele quis dizer com a afirmação de Éomer.
 
Páginas antes você pode ler:

"Aragorn jogou para trás seu manto. A bainha élfica reluziu no momento em que ele a agarrava, e a clara lâmina de Andúril brillhou como uma chama súbita conforme a puxou. - Elendil!- Gritou ele- Sou Aragorn (...), o herdeiro de Isildur, filho de Elendil, de Gondor."

Essa era uma espada fomosíssima e Eómer logo intendeu que essa era a espada, ainda mais por Aragorn gritar Elendil enquanto a ergue.
 
Desde o início se vocês repararem é criada uma mistica entre Aragorn e a antiga espada. Que a espada tinha sido quebrada não era segredo algum, muito menos com a volta de Aragorn a Gondor que a espada teria de ser reforjada para a volta do rei ao comando do homens
 
muito menos com a volta de Aragorn a Gondor que a espada teria de ser reforjada para a volta do rei ao comando do homens
eu acho que apenas os elfos sabiam do futuro de aragorn, os humanos ñ
 
-Felagund- disse:
muito menos com a volta de Aragorn a Gondor que a espada teria de ser reforjada para a volta do rei ao comando do homens
eu acho que apenas os elfos sabiam do futuro de aragorn, os humanos ñ
acho até dentro dos Elfos apenas a casa de Elrond e Galadriel, e Gandalf é claro sabiam quem era Aragorn, não é tudo mundo que sabia não. Lembrem como foi grande a surpresa do Sauron ao ver pelo palantir Aragorn e a espada reforgada. Se isso fosse um fato conhecido com certeza Sauron saberia da existencia do herdeiro de Isildur.
 
Peregrino disse:
ela esqueceu uma vírgula, nada demais e que vc não tenha feito antes :P :lol:
bom valeu Peregrino, a benedita virgula causou a confusão :osigh:

-Felagund- disse:
Peregrino disse:
Ela não disse que Gandalf era elfo, eeeee interpretação de texto...
a minha interpretação ou a sua?
leia com atenção
pronto Felagund já editei com virgula para ninguem pensar que eu disse que Gandalf era Elfo.
 
Páginas antes você pode ler:

"Aragorn jogou para trás seu manto. A bainha élfica reluziu no momento em que ele a agarrava, e a clara lâmina de Andúril brillhou como uma chama súbita conforme a puxou. - Elendil!- Gritou ele- Sou Aragorn (...), o herdeiro de Isildur, filho de Elendil, de Gondor."

Essa era uma espada fomosíssima e Eómer logo intendeu que essa era a espada, ainda mais por Aragorn gritar Elendil enquanto a ergue.
Eu li essse trecho, mais de uma vez até, mas não consigo fazer nehuma ligação entre a espada reforjada e conhecimento de èomer sobre ela.

Eu sei que Éomer sabia quem era Elendil e conheceia a história da espada, mas acho que ele não tinha como saber que aquela espada que viu era Narsil reforjada, só se a "lenda" do reforjamento da espada fosse conhecida até mesmo dos homens de Rohan, ela era? isso explicaria tudo, caso contrário seria um deslize de Tolkien?
 
-Felagund- escreveu:
Peregrino escreveu:
Ela não disse que Gandalf era elfo, eeeee interpretação de texto...
a minha interpretação ou a sua?
leia com atenção

pronto Felagund já editei com virgula para ninguem pensar que eu disse que Gandalf era Elfo.
relaxa, era só zuera :D
 
Gente trata-se de uma obra de mais de 800 páginas, e ainda temos o "Contos Inacabados" e "O Silmarillion" que fazem parte do mesmo universo, foram anos escrevendo estas obras e sozinho.

É bem provável que Tolkien tenha comido bola, sim. Afinal são muitas personagens. Imagino quantas vezes ele leu seus escritos, consertando, melhorando, mudando uma coisa aqui e ali. - :roll:

Eu mesma não havia reparado nisso e já li o livro três vezes. -
 
Caramba, era conhecimento público da bendita da espada que foi quebrada. O Senhor dos Anéis, As Duas Torres, O Rei do Palácio Dourado, pg.110:

"Lentamente Aragorn desafivelou o cinto e colocou ele mesmo sua espada de pé contra a parede. - Aqui a coloco - disse ele -; mas ordeno que não a toquem, nem permitam que qualquer outra pessoa ponha as mãos nela. Nesta bainha élfica está a Espada que foi Quebrada, e foi forjada de novo. A morte virá para qualquer um que brandir a espada de Elendil, a não ser o seu herdeiro.
O guarda deu um passo para trás e olhou espantado para Aragorn. - Ao que parece, você chegou nas asas da canção, vindo de dias esquecidos - disse ele. - Será, senhor, como ordena."
 
Como Elrond disse, era do conhecimento geral a lenda de Elendil, da Queda de Sauron e da Espada Quebrada. Era perfeitamente normal que Eómer tenha reconhecido a espada, ainda mais sendo um membro de nobreza, e portanto conhecedor deste género de lendas.
 
Mas acho que apenas Denethor sabia da existencia de Aragorn, pq ele temeu Aragorn quando gandalf falou com ele
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo