1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Shantideva

Shantideva Adoro elfos ruivos!

Gente, eu tava relendo o Senhor dos Anéis e no capitulo Os Cavaleiros de Rohan li um trecho que me deixou em dúvida, vejam:

- Tinha me esquecido disso - disse Éomer - É difícil ter certeza de qualquer coisa em meio a tantos prodígios. O mundo todo ficou muito estranho. Elfo e anão andam juntos em nossos campos; pessoas conversam com a Senhora da Floresta e continuam vivas, e retorna a batalha a espada que foi quebrada nas eras antigas anteriores à época que os pais de nossos pais chegaram a Terra dos Cavaleiros! Como pode um homem julgar o que fazer em tempos assim?
    Senhor dos Anéis, versão integral, pag. 457

Minha dúvida é: como Éomer sabia que aquela era a espada-que-foi-quebrada? Tudo bem, ele sabia quem era Elendil e sabia da espada quebrada, mas não sabia que tinha sido reforjada...discuti isso com uma amiga aqui do fórum, mas não chegamos a conclusão se Tolkien errou ou se simplesmente não entendemos o que ele quis dizer com a afirmação de Éomer.

2. Krebain

Krebain Banned

Páginas antes você pode ler:

"Aragorn jogou para trás seu manto. A bainha élfica reluziu no momento em que ele a agarrava, e a clara lâmina de Andúril brillhou como uma chama súbita conforme a puxou. - Elendil!- Gritou ele- Sou Aragorn (...), o herdeiro de Isildur, filho de Elendil, de Gondor."

Essa era uma espada fomosíssima e Eómer logo intendeu que essa era a espada, ainda mais por Aragorn gritar Elendil enquanto a ergue.

3. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Isso não era segredo. Aragorn proclamou no Conselho de Elrond que a espada deveria ser reforjada.

4. Desde o início se vocês repararem é criada uma mistica entre Aragorn e a antiga espada. Que a espada tinha sido quebrada não era segredo algum, muito menos com a volta de Aragorn a Gondor que a espada teria de ser reforjada para a volta do rei ao comando do homens

5. Felagund

Felagund Well-Known Member

eu acho que apenas os elfos sabiam do futuro de aragorn, os humanos ñ

6. Bom todos não tinham a esperança e é claro que podiam saber de seu futuro, mal sabiam de sua existência :wink:

7. **EvenStar**

**EvenStar** Usuário

acho até dentro dos Elfos apenas a casa de Elrond e Galadriel, e Gandalf é claro sabiam quem era Aragorn, não é tudo mundo que sabia não. Lembrem como foi grande a surpresa do Sauron ao ver pelo palantir Aragorn e a espada reforgada. Se isso fosse um fato conhecido com certeza Sauron saberia da existencia do herdeiro de Isildur.

8. Felagund

Gandalf ñ é elfo :lol: :wink:

9. Peregrino

Peregrino Estrela de Valinor

Ela não disse que Gandalf era elfo, eeeee interpretação de texto...

10. Felagund

a minha interpretação ou a sua?
    leia com atenção

11. Peregrino

ela esqueceu uma vírgula, nada demais e que vc não tenha feito antes :P :lol:

12. Felagund

Quem...?EU?! 8O magina...
    :lol:

13. **EvenStar**

**EvenStar** Usuário

bom valeu Peregrino, a benedita virgula causou a confusão :osigh:

pronto Felagund já editei com virgula para ninguem pensar que eu disse que Gandalf era Elfo.

14. Shantideva

Shantideva Adoro elfos ruivos!

Eu li essse trecho, mais de uma vez até, mas não consigo fazer nehuma ligação entre a espada reforjada e conhecimento de èomer sobre ela.

Eu sei que Éomer sabia quem era Elendil e conheceia a história da espada, mas acho que ele não tinha como saber que aquela espada que viu era Narsil reforjada, só se a "lenda" do reforjamento da espada fosse conhecida até mesmo dos homens de Rohan, ela era? isso explicaria tudo, caso contrário seria um deslize de Tolkien?

15. Felagund

relaxa, era só zuera :D

16. Regina

Regina Usuário

Gente trata-se de uma obra de mais de 800 páginas, e ainda temos o "Contos Inacabados" e "O Silmarillion" que fazem parte do mesmo universo, foram anos escrevendo estas obras e sozinho.

É bem provável que Tolkien tenha comido bola, sim. Afinal são muitas personagens. Imagino quantas vezes ele leu seus escritos, consertando, melhorando, mudando uma coisa aqui e ali. - :roll:

Eu mesma não havia reparado nisso e já li o livro três vezes. -

17. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Caramba, era conhecimento público da bendita da espada que foi quebrada. O Senhor dos Anéis, As Duas Torres, O Rei do Palácio Dourado, pg.110:

"Lentamente Aragorn desafivelou o cinto e colocou ele mesmo sua espada de pé contra a parede. - Aqui a coloco - disse ele -; mas ordeno que não a toquem, nem permitam que qualquer outra pessoa ponha as mãos nela. Nesta bainha élfica está a Espada que foi Quebrada, e foi forjada de novo. A morte virá para qualquer um que brandir a espada de Elendil, a não ser o seu herdeiro.
    O guarda deu um passo para trás e olhou espantado para Aragorn. - Ao que parece, você chegou nas asas da canção, vindo de dias esquecidos - disse ele. - Será, senhor, como ordena."

18. Décimo

Décimo The Swanson Code

Como Elrond disse, era do conhecimento geral a lenda de Elendil, da Queda de Sauron e da Espada Quebrada. Era perfeitamente normal que Eómer tenha reconhecido a espada, ainda mais sendo um membro de nobreza, e portanto conhecedor deste género de lendas.

19. Felagund

Mas acho que apenas Denethor sabia da existencia de Aragorn, pq ele temeu Aragorn quando gandalf falou com ele

20. Peregrino

Ele tinha o Palantir, lembra? Provavelmente sabia...

Compartilhar