• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fogo em galpão da Cinemateca expõe descaso com a cultura

Mercúcio

Usuário

Fogo em galpão da Cinemateca expõe descaso com a cultura​

Um incêndio de grandes proporções atingiu na noite de ontem um galpão da Cinemateca Brasileira na Zona Oeste de São Paulo. Sob responsabilidade do governo federal, o galpão abrigava principalmente documentos relativos a praticamente toda a administração do cinema brasileiro, incluindo arquivos da Embrafilme e de outras agências. O material estava sendo catalogado para digitalização. Havia também películas, mas ainda não se sabe a extensão dos danos e o que foi perdido no fogo. No início do ano passado o prédio já havia sofrido danos com uma enchente. (G1)

Segundo os bombeiros, o incêndio começou durante a manutenção do sistema de ar-condicionado no terceiro andar do galpão, justamente numa das salas do acervo histórico. (Metrópoles)

Assim como no Museu Nacional, o incêndio no galpão da Cinemateca foi uma tragédia anunciada. Mônica Bergamo nos conta que o Ministério Público Federal ajuizou, em julho do ano passado, uma ação civil contra a União por conta dos impasses na gestão do espaço diante da “comprovada aceleração da degradação do acervo e do perigo real de incêndio”. (Folha)

Para o governador de São Paulo, João Doria, o incêndio retrata “o desprezo pela arte e a memória do país”. Autoridades dos mais diversos matizes culparam o descaso do governo federal para tragédia cultural que o incêndio representa. (Poder360)

Entenda como a Cinemateca Brasileira chegou a sua crise atual. (G1)

Numa triste coincidência, o incêndio na Cinemateca acontece dois dias antes de o governo paulista reinaugurar o Museu da Língua Portuguesa, destruído pelo fogo em 2015. (CNN Brasil)

Sérgio Abranches: “Todo o acervo cultural estrangeiro é digitalizado, aqui não, estão jogados em galpões. Se perdeu sobretudo o respeito pela cultura” (CBN)​

Fonte: Informativo Meio.
 
Que tristeza ver nossa história queimando desse jeito, completamente abandonada, sem funcionários, energia e qualquer cuidado, até agora não se sabe o quanto foi perdido.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo