• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Flamengo Tetra ou Penta Brasileiro?

Flamengo tem...

  • ... cinco títulos brasileiros, claro!

    Votos: 17 32,7%
  • ... quatro títulos e ponto final

    Votos: 16 30,8%
  • ... mais é que se f*

    Votos: 19 36,5%

  • Total de votantes
    52
Mas não existe esta de SE.. time que é bom vai lá e ganha.

Se o Flamengo fosse tão bom quantos os torcedores doentes daquela época acham, era pra no mínimo ter ganho mais 1 Libertadores e 1 mundial, mas não conseguiu porque foi freguês do Grêmio que com muito menos elenco nos mata-mata da Libertadores que são tão ou até mais dificeis que final de brasileiro, derrotou o Flamengo várias vezes inclusive dentro do Maracanã com Zico e tudo. E no final da década ainda meteria 6x0 numa semi-final de Copa do Brasil.

Em 4 mata-matas decisivos de PESO naquela década (2 na Libertadores, 1 final de Brasileiro e 1 semi-final de Copa do Brasil) o Grêmio fez 3 x 1.

Pra mim os anos 80 não teve um melhor time e sim dois: Grêmio e Flamengo. E como o Grêmio tinha elenco "teoricamente inferior" e levou a melhor sobre o Flamengo nos confrontos diretos ele moralmente é o melhor da década mostando que futebol arte é bonito mas não é tudo.
Vc não entendeu nada do que eu disse, né?

Se vc tem a prepotencia de dizer que o Mengão só foi campeão pq o Sampa tava interessado na Libertadores, dá pra dizer o mesmo do Gremio campeão brasileiro em 81 já que o Mengão foi eliminado num período onde a Libertadores e o Brasileirão se entrecruzaram.
Idem para o titulo do Flu em 84 qdo aconteceu a mesma coisa.
Idem para o brasileiro do Sampa em 91.

Assim como só perdeu a Libertadores em 83 pq preferiu priorizar o Brasileirão.


O raciocinio tem que servir para os 2 lados.
Se o que eu disse acima lhe parece absurdo. O que vc disse tb tem que ser.



E para um clube desinteressado, um time misto muitas vezes é até a melhor escolha que o time principal.
Vide a formação que fez a melhor atuação do Brasil nessa Copa.
 
Na verdade nao interessa se o time era MISTO ou TITULAR. O que tá todo mundo querendo dizer é que NENHUM sao paulino tem como AFIRMAR que o SPFC seria campeao se quisesse. Jogou e perdeu. Se fosse o time titular, talvez perdesse da mesma forma. Ou até pior.
Isso é MUITA prepotencia.
 
Na verdade nao interessa se o time era MISTO ou TITULAR. O que tá todo mundo querendo dizer é que NENHUM sao paulino tem como AFIRMAR que o SPFC seria campeao se quisesse. Jogou e perdeu. Se fosse o time titular, talvez perdesse da mesma forma. Ou até pior.
Isso é MUITA prepotencia.

A afirmação já está feita.
Todo e qualquer time (isso não vale pro meu e sim pra todos) que entra numa competição com formação mista já entra sem nenhum compromisso de estar obrigado a ganhar pois já entra em campo tendo a derrota como resultado normal e esperado. Se não ocorrer, o que vier será lucro.

dá pra dizer o mesmo do Gremio campeão brasileiro em 81 já que o Mengão foi eliminado num período onde a Libertadores e o Brasileirão se entrecruzaram.
Idem para o titulo do Flu em 84 qdo aconteceu a mesma coisa.
Idem para o brasileiro do Sampa em 91.

Tomei até o cuidado de verificar naqueles sites de estatísticas. O Flamengo decidiu o título da Libertadores de 81 no final de novembro e foi eliminado do Brasileiro bem antes em meados do Abril. Com tanta distância assim é uma desculpa pra lá de esfarrapada afirmar isso.

E quanto ao Flu 84 e Sampa 91 também não dá já que eles estavam ausentes de participar da Libertadores e só jogaram em função do titulo brasileiro.
 
A afirmação já está feita.
Todo e qualquer time (isso não vale pro meu e sim pra todos) que entra numa competição com formação mista já entra sem nenhum compromisso de estar obrigado a ganhar pois já entra em campo tendo a derrota como resultado normal e esperado. Se não ocorrer, o que vier será lucro.

A questão não é ele ter entrado com a formação titular ou mista, a questão é você achar que o Vasco só ganhou porque o jogo era contra o time reserva do São Paulo. A prepotência está em você achar que se fosse o time titular, o São Paulo ganharia. Pois podia muito bem perder, mesmo que o time fosse superior ao do Vasco (não sei se era ou não).
 
Só que nosso time foi bom o suficiente pra se dar ao luxo de decidir qual competição queria de fato ganhar, diferente de ter só ela por jogar.

Agora vc deixou a deixa perfeita pra fechar o assunto e retomar o assunto do tópico

É bem diferente do caso do brasileiro de 87. O Flamengo mesmo com bom time que tinha e mesmo com a imposição da CBF não precisava esnobar o Sport. Dava pra ter entrado e atropelado e calado a boca da CBF tranquilo, só que com esse W.O. ficam até hoje convivendo com essa contestação.

Vale lembrar que o SPFC em 93 passou por situação muito semelhante ao do Flamengo dentro da Conmebol. Ninguém se lembra, mas vou citar: O grande time do mestre Telê conquistou a Libertadores e a Supercopa no mesmo ano.

Pelo regulamento quem conquistasse as duas maiores competições do continente automaticamente ficava com a Recopa como aconteceu com o Olimpia em 91, mas o Botafogo campeão da Conmebol fez uma apelação, uma verdadeira choradeira se achando no direito de jogar e a Conmebol alterou o regulamento no meio da caminho impondo esse jogo lá em Tókio que é longe a beça. O SPFC podia até se achar no direito de recusar fazer esse jogo, mas foi lá e ganhou calando qualquer um.
 
Última edição:
Cara, o SPFC realmente é o melhor time do mundo.
:clap:

Ninguem aqui se sente contestado. O Flamengo é penta brasileiro.
 
Se fosse o melhor time do mundo se preocupava só com os próprios títulos em vez de meter o bedelho nos outros.

É auto-afirmação barata.
 
A afirmação já está feita.
Todo e qualquer time (isso não vale pro meu e sim pra todos) que entra numa competição com formação mista já entra sem nenhum compromisso de estar obrigado a ganhar pois já entra em campo tendo a derrota como resultado normal e esperado. Se não ocorrer, o que vier será lucro.
E você diz que se o São Paulo estivesse interessado, COM CERTEZA ABSOLUTA 100% INCONTESTAVELMENTE seria o campeão?



E quanto ao Flu 84 e Sampa 91 também não dá já que eles estavam ausentes de participar da Libertadores e só jogaram em função do titulo brasileiro.
Tu é autista, né? Isso não fez sentido NENHUM.
Como o fato de Sampa e Flu estarem de fora da Libertadores nesses anos pode ser um argumento seu? Eu posso então dizer que o Mengão não estando na Libertadores em 92 como sendo um argumento pra mim?

Na boa.
Justamente pelo Flamengo ter disputado Brasileirão e Libertadores que eu posso dizer (seguindo seu raciocinio) que Flu e Sampa foram campeões pq o Mengão pensou em priorizar a Libertadores.
Assim como vc vem dizendo que o Sampa priorizou a Libertadores e só por isso o Mengão levou em 92.
 
Acho que não era nesse tópico que discutimos aquela parada do jogo contra o Atlético Mineiro na Libertadores em 81 (acho que foi no Notícias). Mas vou postar aqui já que é sobre o Mengão mesmo.

Achei um vídeo com um resumo dos lances das expulsões.
3, pra mim, são claríssimas (carrinho por trás, empurrão em juiz e o goleiro que cai no chão e fica debochando com as mãos na nuca).
Os outros 2 não foram mostrados claramente então não dá pra comentar.


Flamengo X Atl. Mineiro
 
Fusa. Sério. Você é flamenguista, e eu sou atleticano, e claro que vamos ser tendenciosos. Mas vamos por partes.
A primeira falta (carrinho): Não é uma falta boba, mas cartão vermelho direto? Amarelo seria mais do que suficiente. Tanto que nem os jogadores do flamengo falam com o juiz pedindo cartão, e tanto você como eu sabemos que quando a falta é pra vermelho chove jogador do time adversário em cima do árbitro.

Trombada: Mesmo que tenha sido intencional, o que não acredito que tenha sido, você acha que é pra cartão VERMELHO? DIRETO?
O jogador virou e bateu no árbitro. Pode até ter sido de propósito, mas daí pra expulsão é muita coisa. Fora o fato do árbitro colocar o pé pro jogador não bater a falta rápido

O do goleiro : Ele não estava deboxando. Eu tinha visto fotos desse lance, e ele tinha simulado uma contusão, coisa que acontece praticamente TODO JOGO de campeonato brasileiro. Como a comissão técnica inteira tinha sido expulsa, ninguém veio atender e o juiz expulsou.

Os outros 2 realmente não dá pra ver, mas eu não acho que eles tenham xingado o árbitro ao ponto de serem expulsos. Aí, com 6 jogadores em campo, o jogo deveria ser cancelado pois não havia atingido 60 minutos ainda (ou 15 do 2º tempo). Mas ele continuou, e o atlético foi eliminado
 
Última edição:
A primeira falta (carrinho): Não é uma falta boba, mas cartão vermelho direto? Amarelo seria mais do que suficiente. Tanto que nem os jogadores do flamengo falam com o juiz pedindo cartão, e tanto você como eu sabemos que quando a falta é pra vermelho chove jogador do time adversário em cima do árbitro.
Aqui é questão de critério mesmo.
Pra mim jogador que dá carrinho por trás tem que assumir a responsabilidade.
Se acertar a bola, parabéns. Se acertar o jogador, rua.



Trombada: Mesmo que tenha sido intencional, o que não acredito que tenha sido, você acha que é pra cartão VERMELHO? DIRETO?
O jogador virou e bateu no árbitro. Pode até ter sido de propósito, mas daí pra expulsão é muita coisa. Fora o fato do árbitro colocar o pé pro jogador não bater a falta rápido
Agressão ao juiz é expulsão. Pelo menos na minha opinião.
Se fosse apenas um bate boca ou uma subida de voz, aí é amarelo. Partiu pro físico, vermelho.



O do goleiro : Ele não estava deboxando. Eu tinha visto fotos desse lance, e ele tinha simulado uma contusão, coisa que acontece praticamente TODO JOGO de campeonato brasileiro. Como a comissão técnica inteira tinha sido expulsa, ninguém veio atender e o juiz expulsou.
Ah. Pra mim ficou bem nitido que o cara tava debochando.
Só aquela pose de madame tomando banho de sol já fala por si.
 
Esse negócio de carrinho por trás é expulsão, tenho quase certeza que só aderido pela FIFA em 90, por isso nesse jogo ainda não tinha essa regra. Mas realmente ai é de cada um, eu pessoalmente acho que não, até porque o jogador não tava perto do gol nem nada.

Agora a trombada, pra mim não foi proposital. O cara não empurrou o juiz, nem deu um soco. Ele simplismente esbarrou. Pode até ter sido meio que de propósito, mas de qualquer forma o juiz não teria como afirmar e não podia expulsar.

E como você mesmo disse, agressão verbal é amarelo, os outros 2 que foram expulsos e não mostraram no vídeo não deveriam ter sido.

Eu li e vi umas fotos que falavam que o goleiro tava fingindo uma contusão, mas no vídeo realmente parece que ele tá deboxando. Sei lá. E nessa hora também com o jogo do jeito que tava, eu poderia até entender o árbitro, se eu não achasse que ele tava roubando descaradamente desde o início.
 
Olá pessoal,
essa é pra quem pediu um prova que o Flamengo foi campeão brasileiro em 1987:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_União
Lá está escrito: "A Copa União foi um campeonato de futebol criado em 1987 pelo Clube dos 13. Vencida pelo Flamengo, porém, por disputas ente o Clube dos 13 e a CBF, o Sport foi considerado, por um certo tempo, o único campeão nacional daquele ano. Entretanto, recentemente, a Fifa acabou reconhecendo o título do Flamengo (que contava com o reconhecimento do Clube dos 13, STJD e CBD), e mantém como vitoriosos do Campeonato Brasileiro de 1987, os dois times[1]."
Abração
 
Wikipedia não é referência de nada, desculpe.


Mas sim, o Flamengo é campeão de 1987. Entrem no blog do Juca Kfouri que ele explica com detalhes, melhor que qualquer outro. E cita fontes sólidas.
 
Grandes merdas ser campeão brasileiro.

Brasileiro campeonato mequetrefe que só tem um país.

Valeu muito mais a vaga pra Libertadores que essa merda de copa açucar.
 
Depois, eu que sou chato. Vejam que até torcedores de times rivais reconhecem a validade do título de 87 para o Flamengo. Menos o Olifante.
 
Eu reconheço a validade do titulo de 87 do Flamengo.

foi o Campeão Brasileiro de 87.

mas e dai? Grandes merdas ser campeão brasileiro se não vale vaga pra Libertadores...
 
Olifante, que mágoa é essa no seu coração. Não fique assim. Tem certos países que acham que se o time é o campeão no seu país, é um feito que deve ser comemorado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo