• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Flamengo Tetra ou Penta Brasileiro?

Flamengo tem...

  • ... cinco títulos brasileiros, claro!

    Votos: 17 32,7%
  • ... quatro títulos e ponto final

    Votos: 16 30,8%
  • ... mais é que se f*

    Votos: 19 36,5%

  • Total de votantes
    52
Barad-dûr disse:
Pra quem defende o Flamengo, imaginem se fosse o contrário. Se o Sport tivesse se recusado, essa discussão nem ia existir. Isso pela força política desse time, que há muito tempo não ganha nada e não bota medo em ninguem! 8-)
E o flamengo é um time que tem ganhado bastante coisa nos ultimos anos, né? :)
 
Barad-dûr escreveu:
Pra quem defende o Flamengo, imaginem se fosse o contrário. Se o Sport tivesse se recusado, essa discussão nem ia existir. Isso pela força política desse time, que há muito tempo não ganha nada e não bota medo em ninguem!

E o flamengo é um time que tem ganhado bastante coisa nos ultimos anos, né?
:wink: acho q vc não entendeu o q o Barad disse, ele tava criticando o FLA.... :wink:
 
Os posts do Ectheclion são sempre um prato cheio pra mim q adoro rebater afirmações sem fundamentos!
Lá vai..

o problema é q a 1 divisão só teve jogão e a 2 foi de baixa qualidade
Baseado em q vc diz isso? Afinal de contas como já citaram acima, o vice-campeão de 1986 estava no módulo amarelo!

e MUITO roubada
Roubada? Me cite um caso comprovado...

o Fla ganha (na bola) e perde o título no tapetão
Ganha na bola? A minha memória não me dá conta de o Flamengo ter vencido o Sport na final pra vc afirmar isso...

o clube dos 13 reconhece o FLA como legítimo campeão brasileiro
E o qual é o reconhecimento perante a FIFA q o Clube dos 13 tem? Nenhum.

e o album da campeonato brasileiro (CBF) tb reconhece o FLA como campeão
Album de figurinha??? Vc quer mesmo q eu comente isso??? :lol:
 
Album de figurinha naum vale nada como argumento
a CBF reconhece o sport como campeão...

e eu naum sei se o sport faz parte do clube dos 13 ou fazia na epoca...

Ficou provado que a CBF tentou abafar a Copa União quando descobriu que o clube dos 13 poderia organizar um campeonato mandando a entidade pras favas. O Flamengo já tinha ganhado a taça e o Inter tinha sido vice, e a CBF inventou com a merda já feita que o campeão da Copa União tinha que disputar o troféu com dois times da série B... Nem era pra levar a sério essa manobra política...

Parabéns :clap:
voce disse uma das maiores besteiras de todos os tempos do esportes...
isso q dah kerer dizer uma coisa sem nem pesquisar antes, sem fundamento

o clube dos 13 organizou um campeonato com os 13 maiores times com maior torcida do brasil, e convidou goiás santa cruz e coritiba.... o guarani, vice campeão no ano anterior, não foi chamado...
como ele foi parar na serie B então?

o clube dos 13 fez um campeonato panela e mts times q estavam na serie A ficaram de fora

no campeonato de 86 o brasileiro teve 44 times e o sport ficou bem longe da area de rebaixamento

o flamengo naum tinha ganhado a copa união ainda quando o brasileiro começou...

e a cbf fez um acordo com o clube dos 13 antes dos campeonatos começarem...
de que haveria um cruzamento entre os finalistas dos dois modulos

o flamengo venceu o internacional num jogo chato
e o sport ganhou, mesmo com a ajuda do arbitro, por 3 x0 do guarani

mas ai flamengo e internacional se negaram a disputar um quadrangular com sport e guarani... sendo que havia o acordo..

então a cbf declarou o sport como campeão...




quer dizer então que se eu chamar o corinthians, flamengo, palmeiras, flu, são paulo, etc.. pra participar do campeonato de futebol do meu bairro, e chamar isso de campeonato brasileiro, vai valer pra voce?

Vila Gustavo F.C Rumo vai ser campeão brasileiro de 2004 8-)


Sintetizando...
a cbf jah fazia bobeiras nos anos anteriores e os clubes tentaram fazer um motim e fazer um campeonato sozinhos...

o flamengo ganhou esse campeonato...
mas era um campeonato diferente do brasileiro...
teve meritos ao ganhar esse campeonato... mas o brasileiro mesmo, não houve...
então eh tetra
assim como o vasco eh tri
 
Láthspell disse:
Me impressiona como o despeito e a inveja podem estimular tanto o poder de argumentação do povo por aqui... :obiggraz:
Pelo menos eles estão usando argumentos. né? :roll: (muito bem fundamentados, inclusive)

O seu unico "argumento" até agora foi chamar o povo de invejoso....infelizmente isso não ajuda a provar que o titulo é do flamengo.
 
Meriadoc disse:
Láthspell disse:
Me impressiona como o despeito e a inveja podem estimular tanto o poder de argumentação do povo por aqui... :obiggraz:
Pelo menos eles estão usando argumentos. né? :roll: (muito bem fundamentados, inclusive)

O seu unico "argumento" até agora foi chamar o povo de invejoso....infelizmente isso não ajuda a provar que o titulo é do flamengo.

Caro, contra fatos não há argumentos.

Legalmente, o Flamengo não é campeão. De direito.

Mas me satisfaço com ele ser campeão de fato.
 
Olórin of Lórien disse:
Merry disse:
Bem, eu pessoalmente acho isso o cumulo do ridiculo...ter um campeonato ao qual vc tem dois campeões (diga-se de passagem, aconteceu algo parecido no campeonato baiano de 1999, mas por outras circusntacias).

O Campeonato Paulista de 1973 também, mas por circunstâncias ainda mais ridículas... :roll:
E o carioca de 1907! O Botafogo ganhou o direito de dividir o título com o Fluminense em meados dos anos 90 por decisão da Justiça Desportiva. Com isso o Botafogo tem o seu primeiro título devido ao tapetão. (*)


Sport e Guarani duelaram e deu o Rubro-Negro pernmbucano. Constava nas regras que... blá-blá-blá e vcs já conhecem a história.

No início a imprensa dizia que o Flamengo era o campeão simplesmente pq foi o módulo Verde que ela acompanhou de perto e julgava estapafúrdia a idéia do confronto, principalmente pq o Atlético Mineiro era, disparado diga-se de passagem, o melhor time do Brasil naquele ano e não esperava pela derrota do Galo (1 x 0 no Maracanã e 3 x 2 no Mineirão, ambas em favor do Rubro-Negro).

Depois que nos habituamos a ver confrontos de times "pequenos" com grandes em Copas do Brasil em que os menores venciam, ou finais de campeonato envolvendo Vitória (lembram do Roberto Cavalo?) vindo da segundona enfrentando o Palmeiras e mais recentemente o São Caetano (que deveria ser o campeão Brasileiro de 2000) enfrentando o Vasco na final da JH, só depois disso, é que a imprensa começou a inventar essa história de dividir o título.

Legalmente o título é do Sport e ponto. Mas eu não duvido daqui há alguns anos o Flamengo mover um ação no tapetão e ganhar o direito de dividir o título. Aí, todos que dão o título ao Sporte baseado na legalidade, terão de engulir o (eventual) título dado ao Flamengo, pois vitória no tapetão, apesar de sacal, está dentro da lei. :disgusti:

Flamenguistas de plantão, fica a pergunta: O Mengão de Zico, Andrade, Renato Gaúcho, Zinho e Bebeto e iria ganhar do Sport numa eventual final? Vocês vão morrer achando que venceriam, mas infelizmente vocês não jogaram e, pro enquanto, se foderam por isso. :lol:

(*) Naquele ano, 1907 era disputado o segundo campeonato carioca de futebol, no qual o campeão do ano anterior, o Fluminense, e os melhores times cariocas da época buscavam a taça. O Botafogo era um clube essencialmente de remo naquela época e os seus associados praticavam o futebol simplesmente pq era a moda da época, mas o elenco era ridículo. Eles disputaram em paralelo um torneio envolvendo outros clubes que não tinham equipes de futebol, apenas apanhados de sócios jogando por diversão e neste torneio menor o Botafogo foi o campeão. Em meados dos anos 90 o Botafogo não se sabe como ($$$) consegui provar ($$$) que o seu título de 1907 era equivalente ao do Fluminense. :disgusti:

Ps: Sei que não tem nada a ver com o assunto do tópico, mas não posso perder a oportunidade de sacanear o Olórin... O Corinthians foi o último colocado em 1987 com míseras duas vitórias em 15 jogos. Sorte não acontecer nenhum rebaixamento naquele ano. :mrgreen:
 
o problema é q a 1 divisão só teve jogão e a 2 foi de baixa qualidade
Baseado em q vc diz isso? Afinal de contas como já citaram acima, o vice-campeão de 1986 estava no módulo amarelo!

Bom, eu assistia os jogos... A diferença era aviltante. Foram campeonatos paralelos.


e MUITO roubada
Roubada? Me cite um caso comprovado...

O roubo foi no fim, com a CBF tentando se safar fazendo o que eu já supra-citei no meu post.


o Fla ganha (na bola) e perde o título no tapetão
Ganha na bola? A minha memória não me dá conta de o Flamengo ter vencido o Sport na final pra vc afirmar isso...

Porque o Sport não foi pra final. Disputou um campeonato série B, paralelo, que a CBF tentou fundir quando viu que ia tomar um pé na bunda bonito do CLube dos 13.


o clube dos 13 reconhece o FLA como legítimo campeão brasileiro
E o qual é o reconhecimento perante a FIFA q o Clube dos 13 tem? Nenhum.

E qual o reconhecimento que o Sport tem perante os outros clubes como campeão brasileiro daquele ano? Igualmente nenhum. Foi tão ridícula a lambança da CBF que nem o Inter quis disputar aquele quadrangular alegra-cartola que inventaram na última hora.

ps: Onde futebol é levado a sério, o que faz uma federação não são cartolas, mas clubes. E o Sport ser campeão é puramente um monumento a cartolagem.


e o album da campeonato brasileiro (CBF) tb reconhece o FLA como campeão
Album de figurinha??? Vc quer mesmo q eu comente isso??? :lol:

É, isso foi tosco mesmo. :|



ps: Não havia nada pré combinado, como foi perguntado aqui encima. Foi coisa da CBF pra tentar apagar o incêndio quando viu que a Copa União tinha dado certo.
 
Os posts do Ectheclion são sempre um prato cheio pra mim q adoro rebater afirmações sem fundamentos!
hehehe eu tb te adoro cara!!!! :D

Baseado em q vc diz isso? Afinal de contas como já citaram acima, o vice-campeão de 1986 estava no módulo amarelo!
e o vice de 2000 estava na segunda divisão, e daí?!

Roubada? Me cite um caso comprovado...
a final foi uma vergonha e vc sabe disso....

e o sport ganhou, mesmo com a ajuda do arbitro, por 3 x0 do guarani
num disse!!!!! :wink:

Ganha na bola? A minha memória não me dá conta de o Flamengo ter vencido o Sport na final pra vc afirmar isso...
ganha na bola a disputa pela 1 divisão, o sport naturalmente não disputou.....estava na 2....

E qual o reconhecimento que o Sport tem perante os outros clubes como campeão brasileiro. Igualmente nenhum.
:mrgreen: :mrgreen:

Citação:
Citação:

e o album da campeonato brasileiro (CBF) tb reconhece o FLA como campeão


Album de figurinha??? Vc quer mesmo q eu comente isso???


É, isso foi tosco mesmo.
só quis exemplificar o q o povo brasileiro e o clube dos 13 acham do campe~~ao de 87.... :wink:
 
eu sou parte do povo brasileiro.. e acho q o sport eh campeão...
então naum eh o povo
eh a parte flamenguista e cia limitada e sem argumentos que acha q o flamengo eh campeão
 
eu sou parte do povo brasileiro.. e acho q o sport eh campeão...
então naum eh o povo
eh a parte flamenguista e cia limitada e sem argumentos que acha q o flamengo eh campeão
então eu sou cia limitada e sem argumento só pq eu acho o FLA campeão?! :roll: estranho.... :wink:

o album é voltado p o povo e representa o seu pensamento, sa mesma forma q um jornal....ele representa a sociedade, o povo... :wink:
 
eu sou parte do povo brasileiro.. e acho q o sport eh campeão...
então naum eh o povo
eh a parte flamenguista e cia limitada e sem argumentos que acha q o flamengo eh campeão

Errado, você não reconhece porque não gosta do Flamengo. Não amparado por uma prerrogativa sensata ou argumentos que acusa a "parte flamenguista" de não ter.
 
Vilya disse:
Legalmente o título é do Sport e ponto. Mas eu não duvido daqui há alguns anos o Flamengo mover um ação no tapetão e ganhar o direito de dividir o título. Aí, todos que dão o título ao Sporte baseado na legalidade, terão de engulir o (eventual) título dado ao Flamengo, pois vitória no tapetão, apesar de sacal, está dentro da lei. :disgusti:

Teu comentário foi o mais sensato e sem dúvida não duvido disso. A tendência é de quanto mais tempo o Flamengo passar sem ganhar um brasileiro é dele fazer isso, assim como quer o Palmeiras em relação a um título "mundial" conquistado há mais de 50 anos atrás. E aproveito até dou mais um exemplo:

O Vasco que levou 100 anos de fundação pra ganhar uma Libertadores, ficou mais de 40 torrando o saco da Conmebol pra oficializar um torneiozinho amistoso que ele ganhou organizado pela federação chilena (e não a Conmbeol), só pra ele (Vasco) ter o direito de usar um placar eletrônico em seu estádio dizendo que foi o 1° campeão sulamericano, quando todos sabemos que oficialmente pela Conmebol o primeiro campeão oficial pela entidade é e sempre será o Peñarol.
 
É por ai mesmo. O Flamengo é oficialmente apenas tetra campeão.

O problema da situação, é que quando se diz que um time foi campeão brasileiro, se diz que ele foi vencedor do campeonato organizado pela CBF.

Muito bonito (estou sendo irônico) a tentativa de impor pelo poder um campeonato onde os privilegiados eram os clubes com maior poder de renda, excluindo outros clubes (incluindo o vice campeão do brasileiro de 86). Dai, no anos seguintes, todo mundo joga o campeonato da CBF. Quer dizer, a tentativa de fazer valer um campeão contra o regulamento da CBF não se consolidou, por culpa disso o modulo verde foi um belo campeonato (não estou sendo irônico) isolado. A consequencia disso é que o Flamengo é tetracampeão brasileiro e vencedor do módulo verde da copa união, o que não quer dizer nada.

Resumindo, a não ser que os clubes que se rebelaram na época reformulassem o campeonato e inaugurassem uma nova tradição, o título do flamengo não vale como brasileiro. Depois, o regulamento inicial ditava a final entre os vencedores dos dois módulos, que o flamengo se recusou a participar.

Ensuma, foram mostrados argumentos nesse tópico a favor do Sport que ate agora não foram quebrados, e nem podem ser a meu ver. Os que defendem que o flamengo é campeão apelam que esse time ganhou no campo, o que é uma inverdade a partir do momento que se recusaram a jogar a final. Também podem argumentar que o módulo verde era o campeonato de fato, mas todos continuaram seguindo os campeonatos organizados pela CBF, validando os ditos dessa entidade e seus campeões.

E o flamengo podia ter um bom time e se considerar (erroneamente) campeão brasileiro, mas temeu perder para o Sport na final.

E para terminar:

O Vasco que levou 100 anos de fundação pra ganhar uma Libertadores, ficou mais de 40 torrando o saco da Conmebol pra oficializar um torneiozinho amistoso que ele ganhou organizado pela federação chilena (e não a Conmbeol), só pra ele (Vasco) ter o direito de usar um placar eletrônico em seu estádio dizendo que foi o 1° campeão sulamericano, quando todos sabemos que oficialmente pela Conmebol o primeiro campeão oficial pela entidade é e sempre será o Peñarol
Exatamente. Se você perguntasse a qualquer vascaino se ele sentia que esse titulozinho o fazia sentir campeão da América, a resposta seria não. Porque pode ter sido um título importante, mas não fazia parte dos campeonatos que são reconhecidos como realmente sul americanos. Nós queriamos ganhar a libertadores, não uma copazinha qualquer de 50 anos atras. Esse seria a mentalidade de qualquer torcedor aguerrido que anseia títulos de seu time. Mas os flamenguistas primam por pensar diferente.
 
Faramir ¥ disse:
Exatamente. Se você perguntasse a qualquer vascaino se ele sentia que esse titulozinho o fazia sentir campeão da América, a resposta seria não. Porque pode ter sido um título importante, mas não fazia parte dos campeonatos que são reconhecidos como realmente sul americanos. Nós queriamos ganhar a libertadores, não uma copazinha qualquer de 50 anos atras. Esse seria a mentalidade de qualquer torcedor aguerrido que anseia títulos de seu time. Mas os flamenguistas primam por pensar diferente.

aki tu apelou.....
Os vascainos consideram a João Havelange seu 4º brasileiro.....
Eu naum sou contra....mas os "vascainos q tem boa mentalidade" deveriam ser.....



Mas ainda to com a minha duvida.....
Esse acordo com a CBF existia?
Pq até onde eu li, a CBF impos isso, ñ houve acordo mas os times do "modulo verde" jogaram normalmente o campeonato.....
 
[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
]
aki tu apelou.....
Os vascainos consideram a João Havelange seu 4º brasileiro.....
Eu naum sou contra....mas os "vascainos q tem boa mentalidade" deveriam ser.....
A JH de 2000 é reconhecida pela CBF como sendo o brasileiro de 2000, não é não?


Gente, entendam que futebol não é eleição. Não é o gosto popular que decide o campeão. Afirmar que o Mengão é campeão só porquê o povo assim declara é tão absurdo quanto afirmar que o Brasil é campeão mundial de 1982 porquê o mundo inteiro o considera o melhor time daquela copa.

O Flamengo tinha um elenco notável naquele ano, acho que lembro muitos dos nomes de cor: Zé Carlos, Edinho, Leandro, Andrade, Renato Gaúcho, Zico, além dos tetra mundiais de 1994, Jorginho, Zinho, Bebeto e Leonardo (só faltou um para completar os 11). No papel era um time fenomenal mas em futebol plantel não ganha título. Os Flamenguistas sabem que em seu último tri carioca, o mesmo em que o Vasco foi tri-vice, contavam com um elenco inferior ao do Vasco, mas mesmo assim foram tri-campeões.

Existem regras que regem um campeonato. A única forma de se mudar as regras depois do seu término é através de ações judiciais, mas o Flamengo ainda não ganhou nenhuma dessas ações, portanto (por enquanto) o campeão brasileiro de 1987 é o Sport e não há o que se discutir sobre este assunto. Agora, se vc acha que está sendo lesado, que isto é injusto, que o Mengão merece ser considerado campeão Brasileiro de 1987, é um direito seu. Cabe a vc reclamar com os dirigentes do seu clube (e não nos nossos ouvidos) para que tomem as atitudes cabíveis e entrem com algum tipo de ação ou recurso na justiça desportiva. Até lá contentem-se com o Tetra Brasileiro, feito louvável e que lhes é de direito. :P
 
Mas é por isso q pergunto (d novo).....

Havia um acordo oficial e bunitin?

Pq se a CBF naum reconheceu por birra ou orgulho.....já ñ se fexa o caso só pq ela decidiu por isso.....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo