1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Física Tolkieniana???

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por _AsRrOuT__, 29 Dez 2002.

  1. _AsRrOuT__

    _AsRrOuT__ Usuário

    bom, eu sei q isso parece coisa de nerd, mas eu amo física e naum toh nem aí...daí eu tava pensando agora pouco: será q a física do mundo de tolkien é a mesma q a nossa? tipo, se vc for ver pelo filme do PJ fica meio duvidoso, mesmo sendo um elfo, acho meio difícil o legolas fazer akilo de subir com no cavalo no TTT!!! e akele olho do sauron na torre de barad-dûr...tipo, ele é de fogo mas fica saindo umas faíscas q parecem elétricas..mó bizarro...
    bem acho q todas as bizarrizes do mundo tolkieniano (do PJ tb) se devem a um ramo da física q num existe mais no nosso mundo atual, a magia...será q existiam elfos pesquisadores q estudavam equações mágicas???
    enfim, se tiver algum outro maluko afim de discutir sobre a física da terra-média, é só mandar msgs aki...tópico dos nerds, hehehehe....
     
  2. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Sei lá...no tópico sobre "O super Legolas é possível" eu postei o que um primo meu me disse...não dá para subir daquele jeito em um cavalo....mas o pessoal disse que pode..eu não sei de mais nada, mas acho que não dá não....
     
  3. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Não leve em consideração o que foi feito nos filmes que são pura decisão do PJ para deixar o filme mais 'atraente'. Mas creio que a física nos mundos de Tolkien seja a mesma aplicada ao nosso mundo.
    Você citou o fato de Legolas andar sobre a neve no filme. De fato os Elfos nas obras de Tolkien são esguios e leves, o que lhes permitem correr sobre a neve sem que afundem muito, como faz certo tipo de lagarto que consegue correr sobre a água. Mas andar calmamente sobre a neve é invencionice do PJ.
    Só existem alguns diferenciais aos conceitos científicos por nós conhecidos que se tratam do elemento fantástico da obra, como a existência de outras raças e da arte, também chamada de magia (apesar destes também poderem ser enquadrados em algum ramo científico que procurem dar algumas respostas a fenômenos deste tipo).
     
  4. _AsRrOuT__

    _AsRrOuT__ Usuário

    boto fé q o galahan tem razão...arda tem as leis da física iguais às nossas, só q a física de arda tem um ramo a mais, a magia, o q influencia nos resultados de certos experimentos...mas se nós fossemos pensar na magia como um ramo da física, entaum todos teriam como fazer magia na terra-média, entaum pq só magos fazem magias??? será q magia naum está ligada com nada q conhecemos em nosso mundo? se é assim, entaum como pudemos imaginá-la? enfim, agora acho q eu comecei a sair da física e entrar na metafísica, enfim, é legal tb :D
     
  5. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Aí, isso tá muito viagem. Não se pode julgar elfos com padrões humanos ou lógica externa a obra. Elfos tem maior capacidade de sub-criação, maior poder, coisa que se manifesta em todos os aspectos. Logo podem fazer coisas impossíveis a humanos. Magia é algo que é impossível a um humano, sendo assim canções de poder são impossíveis a homens e, assim, magia. Dessa forma a magia não é um ramo da física mas como a física se aplica a seres de maior capacidade. O homem também exerce ação sub-criativa, mas ela não é extraordinária para nós porque ela é comum aos nossos olhos. A física básica que Tolkien conhecia é provavelmente a mesma do nossa Terra, pelo menos em relação aos nossos conhecidos (animais, plantas e humanos) desse mundo.
     
  6. Ocean Soul

    Ocean Soul Usuário

    Acho que em Arda a Magia se torna mais forte que a física.
    Possibilitando uma gama maior de coisas que podem acontecer, pois alguns poderes ou abilidades podem de um certo modo anular algumas das leis da física.
     
  7. Barbárvore.

    Barbárvore. Beatlemaniac

    acho q a magia deve influenciar um pouco, só isso que tenho a dizer, não estudei ainda isso mesmo :P
     
  8. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Como assim magia mais forte que a física? Magia não são leis da natureza nem uma ciência, e sim a expressão de uma capacidade criativa que é maior que a do homem, que está além dele, que ele não comprende e tacha de magia. Recomendo ler o texto do Martinez (na seçào dele) na valinor "Mágica por Melkor, não se aceita devoluções".
     
  9. Mithquendu

    Mithquendu Usuário

    Não gostei do jeito que o Legolas subiu, aquilo não é possível.
     
  10. Kementari

    Kementari É só marca do fogão!

    Peraí: como aquele bicho voador dos Nazgûl consegue voar com tanta establididade(reparem no filme) se o peso dele é tão mal distribuído? Eu posso tá falando asneira, mas a cabeça dele deve de umas 10vezes o peso do resto do corpo!!!! e o nazgûl ainda voa apoiado no pescoço!!! E o bicho voa que nem um boeing!!! retinho, sem dificuldades e ainda faz umas acrobacias!!!!
    PS.:Isso sem contar tudo que o Legolas faz... Ah e ninguem citou a cena da Batalha do Abismo de Helm que ele desce as escadas numa tábua/skate, atirando em todos os orcs....até de costas.....
    Então pensem porque as flechas do Legolas não acabam nunca (Não que isso tenha a ver com física, mas aqui todo mundo só ta falando do Legolas mesmo!!!).
     
  11. Máscara Negra

    Máscara Negra Usuário

    Nada disso! Por várias vezes no livro, Legolas sai catando flechas já atiradas para reaproveitar. Um bom exemplo é quando ele vai partir em busca de Merry e Pippin. Além disso ele tem uma faca pra usar caso as flechas acabem.
     
  12. The Dark Elf

    The Dark Elf Usuário

    esse topico se desviou pro filme...
    no livro, o legolas, nem eh taum f.oda assim...
     
  13. Fox

    Fox Visitante

    Mas ainda é superior aos homens.

    Desculpe, mas não vejo sentido em discutir ciência no mundo de tolkien, porque esse não era um dos focos da história dele.

    Se as capacidades do Legolas são aumentadas no filme, eu diria que não são muito. Os elfos são naturalmente superiores aos homens em praticamente tudo que diz respeito à mente e corpo.

    Pra quem leu, sabe que não tem nada a ver ficar comparando as limitações físicas dos homens com as dos elfos.
     
  14. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    É o que eu estava explicando, Fox. Mas o PJ exagera sim nas capacidades do Legolas, a subida no cavalo foi realmente inverossímel (apesar deu ter gostado). Já descer a escada de skate foi rídiculo.
     
  15. Fox

    Fox Visitante

    Acho que aí já rola aquele tradicional purismo de fã, sem querer ofender.

    Porque eu sinceramente não achei aquilo nem um pouco inverossímil, visto que é um elfo treinado e letrado de Mirkwood.

    Sempre dizem que isso e aquilo é meio forçado, mas esquecem-se facilmente que no livro os elfos são aproxidamente incriveis daquela forma.
     
  16. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Não acho tão iverossímil o Legolas descer as escadas num escudo enquanto atira flechas. Difícil sim, mas se é possível atirar flechas precisas em um cavalo em movimento (como os arqueiros montados do Japão), porque um elfo com o treinamento suficiente e com habilidades inatas também não o poderia fazer? Dentre todos os exageros do PJ creio que esse foi o menor deles e não me incomodou. A subida no cavalo, realmente não sei se seria possível. Me pareceu pouco crível, mas levemos em conta que é um filme e ficou legal.
    Mas aqui devemos ter em conta que tratamos dos livros e nestes, ao que parece, não tem um efeito tão surpreendente, pois, como disse, os elfos não podem andar tranquilamente sobra a neve, mas, devido à sua compleição leve e agilidade, poderiam correr sobre a neve sem que afundasse, como demonstra esse trecho:

    Quanto à aplicação da física ou qualquer outra ciência na análise das obras de Tolkien continuo com a posição que o básico destas certamente é usado para criar o clima de realidade que o autor procurou incutir nela (afinal trata-se de nosso próprio mundo e nada mais natural de que fosse regido pelas mesmas regras). No entanto, Tolkien se reservou o direito de criar certos elementos fantasiosos que não devem ser explicados sob o prisma científico.
     
  17. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Também não achei inverossímel, mas achei ridículo. Já o cavalo eu achei inverossímel mas legal.
     
  18. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Um primo meu me disse que na cena do pulo no cavalo, Legolas monta um cavalo branco, mas depois é mostrado sobre um cavalo marrom....eu não vi isso....vocês viram?E quanto à questão de ser possível ou não o salto, já dei minha opinião acima e repito.....creio que seja impossível montar um cavalo daquela forma.
     
  19. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Pessoal, não vamos manter a discussão excusivamente sobre o filme, certo? O paralelo é super válido sempre, mas aqui é para as Obras. :wink:

    A física em Tolkien é a mesma física nossa aqui, apenas com alguma "sub-criatividade" a mais. :D

    No filme, por exemplo, quando o Gandalf cai da ponte e praticamente voa em direção à espada... eu duvido que tenha sido daquele jeito. Ficou legal a cena, com certeza. Mas a gravidade existe. 8-)
     
  20. Minas Ecthelion

    Minas Ecthelion Usuário

    O que é inveróssimel? tem alguma coisa a ver com irreal, inacreditavel?(aki em casa so leio tolkien, nada de dicionario hehehe :D )

    Mas o mundo de tolkien é diferente, assim como os elfos sao superiores aos humanos em certos assuntos, os maiar tbm, tanto que Gandalf caiu do abismo de moria, e outras coisa. Tem mais a ver com poder
     

Compartilhar