• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Firefox 1.5 FINAL - Primeiras impressões

dermeister

Ent cara-de-pau
Vamos lá. Acho que todos os frequentadores desse fórum conhecem o Firefox. Quase todos sabem que a versão 1.5 (que já teve vários betas e RCs) está para ser lançada hoje. E alguns já sabem que, apesar da inexistência de avisos oficiais (pelo menos até as 20h30 BRST), ela já está disponível para download (e não só para Linux).


Pois bem. Acabo de atualizar e lá vão minhas impressões:

* Várias extensões ainda não estão prontas para o 1.5, mas as que estavam atualizaram sozinhas.
* Algumas extensões causaram problemas, mas por sua própria culpa, e não do Firefox. Foi o caso do AdBlock, que considero imprescindível para uma navegação mais produtiva. Ele foi abandonado pelos autores originais, mas continua sendo mantido pela comunidade, e há uma versão atualizada e corrigida, mas que me obrigou a fazer um fresh install e a reimportar meus filtros.
* Minhas personalizações foram mantidas.
* No Linux, a janela de preferências tem problemas de alinhamento com a GTK+. Como minha GTK+ é jurássica (2.4), é provável que a culpa seja dela.
* Fora os problemas relatados, tudo mais funcionou. Ainda não testei muitas features novas (como o SVG), mas devo fazê-lo em breve.

Taí! ;)

(PS. Acho que vocês notaram que a extensão bbCode está funcionando.)
 
Obrigado Dermeister!

Mas aqui deu algo muito desagradável, gostaria de ajuda de quem já souber:

O problema anterior que existia na hora de atualizar o FF e suas extensões permanece. Ele exibe periodicamente a janelinha "new updates available", surge a lista de atualizações disponíveis, mas o download efetivo das atualizações sequer começa.

Então, fui ver minhas extensões e vi que as que não têm versão para o 1.5 ficaram com a mensagem disabled, not compatible with Firefox 1.5, e as que têm exibem a mensagem A new version of (extensão) (versão) is available.. Então fui no site tentar baixá-las, quando me acontece essa desgraça aqui, que ou é malfunction, ou é burrice extrema minha, das duas 1:

(Ver anexo. O Anexar é seu amigo.)

Notem que eu cliquei para instalar a atualização, mas ele exibe o alerta de que o FF não está configurado para deixar que sites instalem software e blablabla... eu clico da droga do "Edit Options", e o que me surge? essa aba "Content", que não contém a opção que havia antes, a allow websites to install software, só a opção para o alerta. Nada consegui fazer para permitir, e assim não posso pôr novas extensões.
 

Anexos

  • firefox-problema-de-addon.jpg
    firefox-problema-de-addon.jpg
    84,8 KB · Visualizações: 75
Última edição por um moderador:
Usem o Anexo. O Anexar é amigo de você e, melhor!, não distorce a tela de ninguém :obiggraz:
 
Isso de ficar mexendo as tabs ja tinha uma extensão que fazia isso.
E aqui eu não tive nenhuma dificuldade pra instalar as extensões.
 
Não vi muita diferença em relação ao 1.0.7... Pena que eles liberam em inglês primeiro, deviam dar um tempo pro pessoal fazer os language packs...
 
dermeister disse:
* Algumas extensões causaram problemas, mas por sua própria culpa, e não do Firefox. Foi o caso do AdBlock, que considero imprescindível para uma navegação mais produtiva. Ele foi abandonado pelos autores originais, mas continua sendo mantido pela comunidade, e há uma versão atualizada e corrigida, mas que me obrigou a fazer um fresh install e a reimportar meus filtros.

Estranho, porque meu Adblock foi atualizado automaticamente junto com várias outras extensões no final da instalação.



Editando: acabo de ter a grata surpresa de que meus plugins de busca foram deletados.
 
Última edição:
Desculpe, não sabia como que postava em thumbnail, alias ainda nem sei preciso aprender :D
Esse FF 1.5 me deu foi fontade de fazer uma 'clean reinstallation' e permanecer com o 1.0.7... ficarei com ele por enquanto.
 
Li tanto sobre o Firefox neste sub-fórum que resolvi baixar e experimentar ele. É melhorzinho que o IE.

Não estou certo se este é o tópico, mas enfim... tenho duas dúvidas: há como fazer ele abrir uma aba automaticamente, em vez de uma janela, quando clicar num link ou inserir uma URL? E como fazer meus links off-line abrirem com ele e não com o IE? Já coloquei como browser padrão e nada.

E o plugin para o Quicktime traz de brinde a instalação compulsória do iTunes. E eu gostava da Apple...
 
Morpheu disse:
há como fazer ele abrir uma aba automaticamente, em vez de uma janela, quando clicar num link ou inserir uma URL?

Vai em Tools>Options>Tabs e marca A new tab in the most recent window.
 
Então deveria funcionar.

PS: o msn sempre vai abrir o explorer
PS2: Se vc quiser abrir em uma aba nova, um link dentro do próprio firefox, clique no link com o botão do meio. ( ou segure o ctrl e clique )
 
Não sei o que vocês acharam do Mozilla 1.5, mas eu não
troco o 1.0.7 por nada no mundo.
-Ele é rápido (tá bom, pra abrir não muito)
-ele é muito rápido
-e ele é rápido pra caramba
-não falha quase nunca

MESMO COM UMA INTERNET DISCADA DE 44Kbps

por isso eu amo ele
 
Bem, uma coisa que eu notei nele foi a incompatibilidade com caracteres especiais em alguns Fórums. Em vez de "~", "´" e "^", acabam aparecendo "/", "-" e coisas do gênero. Isso e a incompatibilidade de alguns plugins foram os únicos PROBLEMAS que notei.
 
Eu baixei há uma semana e até agora não tenho queixas. Usava uma versão bem anterior (1.0.4, acho). Percebo poucas melhoras, poucas diferenças. Vou ler algumas especificações pra entender melhor o que mudou no Firefox.
 
Falassion disse:
Bem, uma coisa que eu notei nele foi a incompatibilidade com caracteres especiais em alguns Fórums. Em vez de "~", "´" e "^", acabam aparecendo "/", "-" e coisas do gênero.

Aqui nunca deu isso não.
Muda o character encoding do seu Fire.
 
basta um webdesigner colocar um meta informando a codificação de caracter.
ou mesmo pode ser problema na configuração regional do seu windows.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo