• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Consoles Fire Emblem: Radiant Dawn

Shazan

siscapuliu
attachment.php

Visão Geral

Estamos falando de Fire Emblem 10.

Acontece que no ocidente só chegaram o 9 (de GCN) e o 10, de Wii. A série de RPG tático que se consagrou no oriente finalmente começa a ganhar espeço desse lado do mundo graças à popularidade dos personagens MARTH e ROY, de edições anteriores da série, que apareceram no jogo Super Smash Bros Melee e fizeram os ocidentais clamar por versões em inglês.

Pois bem, tá aí e eu tô gostando bastante. Eu sou um pouco suspeito pra falar, pois adoro RPG e sempre gostei de jogos como tactics Ogre, Final Fantasy Tactics, Vandal Hearts, Brigandine e Vanguard Bandits, que seguem o mesmo princípio de "tabuleiro com quadradinhos", combate entre várias unidades com turno de ação e atributos, equipamentos, variados e influências varia´veis como altura e até batimetno cardíaco do personagem no turno específico (no caso de Fire Emblem).

Pra quem ficou curioso a principal influência do batimento cardícaco do personagem é definir, baseado no batimento do adversário, a chance de acerto e esquiva de cada um. Alguns personagens têm batidas mais rápidas e ondas de batimento mais curtas, o que faz com que o "bom" e o "ruim" se alternem muito rápido, outros têm ondas mais longas e batimento masi rápido, fazendo com que fiquem mais tempo no "ruim" e mais tempo no "bom", então é bom aproveitar quando está no bom (é a hora de jogar o personagem no meio do exército inimigo e deixar ele dando "contra-ataques" em todo mundo, hehehe)

O que me assustou um pouco no começo, considerando que eu ainda não havia jogado nenhum Fire Emblem (apesar de com certeza acabar jogando o Fire Emblem 9 depois desse!) é a dificuldade do jogo. Apesar de ter magias, dragões, raças que se transformam em animais um persongem que segue uma "carreira" de magia, arco e flecha, cura ou coisa do tipo acaba sendo MUITO vulnerável, como sugere sua falta de treinamento em combate físico e de equipamentos pesados de defesa. Na prático isso significa que um personagem dessas classes pode morrer, não raramente, com UM ataque.

Em contrapartida é possível checar as armas de cada inimigo na arena antes de fazer um movimento, além de até onde eles poderão andar. Quer dizer, isso quando a arena não está ESCURA, sendo necessário acender tochas para saber onde estão os inimgios mais próximos. Nesse tipo de arena não é raro ficar puto por acabar perdendo um mago ou sacerdote e acabar tendo que começar tudo denovo.

Sim, começar denovo porque NÃO DÁ PARA REVIVER os personagens. Quando a luta acaba, bau bau, ele já era, continue sem ele e perca toda a influência dele na história. Caso ele fosse um personagem crucial: GAME OVER.

Por sorte é possível salvar a qualquer movimento, no meio da batalha. Eu, por exemplo, tenoh 4 savers diferentes, para garantir que eu não fiz merdas grandes, inclusive comprando equipametnos que não precisava ou usando certos itens que aumentar atributos para sempre em personagens errados. Salve a precaução! Você precisa de muita nesse jogo e vai ficar muito feliz quando do nada brotarem em uma arena cavaleiros montados em dragões ou pégasus e estes debulahrem seu exército por trás, forçando um game over e fazendo você ficar recuado já prevendo as merdas que chegariam ferrando você por trás.

A História

Aaaah a história, essa eu tô adorando! Aliás é ela que tem me feito virar a noite com game over em cima de game over pra continuar a jogar esse jogo, acima de tudo.

Estamos falando de uma "Terra" chamada Tellius e de 4 reinos: Crimea, Daein, Begnion e Gallia. Sendo os três primeiros dominados por "Beorcs" (Humanos) e o outro pelos Laguz (Humanos com traços de animais que podem realmetne tornar-se animais), subdividido em diversas pequenas tribos aliadas, de corvos, lobos, anjos, falcões e felinos.

Cada capítulo mostra uma situação diferente. No jogo anterior (Path of Radiance) o rei de Daein, um tirano insano chamado Ashnard, quis tentar dominar CRIMEA. Todo mundo se uniu contra ele e ele se ferrou. Morreu, seus principais cavaleiros morreram (na verdade um, o mais forte, acabou sobrevivendo!), Crimea então se viu livre da ameaça e nos últimos 3 anosveio se reconstruindo.

Begnion ficou incumbida de cuidar de Daein, que não tinha mais "dono", para manter as coisas em ordem nesse reino. O povo empobrecia e ficava cada vez mais desmotivado sem ter alguém que os guiasse. Pra ajudar, existe uma situação política desagradável em Begnion, onde o bondoso líder do reino não entra em acordo com o CORRUPTO senado. E, pra piorar, é o senado quem está cuidado da manutenção de Daein e, pra piorar, tem cometido inúmeros abusos à população desse reino, que nada teve a ver com a guerra proposta pelo rei maluco que foi morto três anos antes.

Enfim, vou resumir absurdamente: O primeiro capítulo é a retomada de Daein por um grupo de resistência. O segundo mostra uma guerra civil em Crimea, uma vez que a rainha é nova e inexperiente e um Duque tenta aproveitar essa inexperiencia para dominar o reino e o terceiro capítuclo mostra uma guerra entre a aliança de Gallia contra Begnion, motivada pelo mesmo senado corrupto. O quarto eu ainda não sei, lol.

Só sei que tô adorando!

---

Vídeos

Preview Game Trailers (em inglês)

Introdução

Cutscenes (FMV) parte 1

Cutscenes (FMV) parte 2

Review


 

Anexos

  • big.jpg
    big.jpg
    53,5 KB · Visualizações: 503
Última edição por um moderador:
Re: Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii)

To na seca pra jogar Fire Emblem desde que eu conheci o Marth e o Roy no SSB
A necessidade de um Wii aumenta =/
 
Re: Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii)

Wii de pobre é FNAC.
E aliás também estou louco pra jogar esse jogo.
 
Re: Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii)

Cad, meu amado Nolyon.... Em Jundiaí não tem FNAC =(
 
Re: Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii)

Oba, tbm to sedento por Wii :dente:
Daqui a pouco será possivel montarmos um encontro só pra jogar Wii XD
 
Re: Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii)

Esse jogo não é o tipo de jogo bom para um encontro, já que é um RPG estratégico/tático (tem tanto o pré-combate que é importante e o "durante combate" que é crucial) de um jogador somente.

Não sei se leram tudo o que escrevi, mas não é um gênero que muita gente gosta hehehe. Pra começar as batalhas são bastante demoradas e a dificuldade é consideravelmente alta. Lembra um título famoso de PC, chamado "Heroes of Might and Magic", que por acaso, na sua quinta versão teve que receber um patch de atualização que continha a dificuldade EASY, tamanha a dificuldade de alguns players de prosseguir no modo story na dificuldade normal.

Esse tipo de jogo, mesmo em títulos mais "fáceis" como "Tactics ogre" e "Final Fantasy Tactics", ainda são consideravelmente difíceis.
 
Re: Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii)

Final Fantasy Tactics Advance é extremamente fácil =P
 
Re: Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii)

Nunca joguei, btw. Mas o Final Fantasy Tactics de PSX tornava-se bastante desafiador se você não parasse pra uppar bastante. Afinal, o nível das fases no modo "story" eram fixos... só os dos inimigos no mapa se equiparavam ao seu nível. Se você upasse muito ficava até ridículo...os inimigos do mapa ficavam mais difíceis que os da história em si.

Só sei que em Fire Emblem não tem "auto potion", nem essa palhaçada de mago e priest conseguirem sobreviver a uma lançada e espadada. É 1 hit kill se vocÊ avançar eles até onde não devia. E os inimigos são suicidas... se der range pra eles matarem um dos seus, eles vão, mesmo que morram depois. =p
 
Re: Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii)

Eu só joguei um RPG desse estilo... E nem sei se conta tanto, já que foi FFCrystal Chronicles, pro cubo...
Lá você pode jogar de Multiplayer, desde que tenha o cabo de conexão Cubo-GBA (e um GBA XD)...
De qualquer maneira, a gente tava mais falando em reunião de gamers pra jogar, sei lá, WarioWare... (por sinal, Rafa, a Carol me fez dançar naquilo auehauheuahuheauehaua MTO comédia !!)

Quanto ao Fire Emblem, eu acredito que em jogos desse estilo, é besta quem não se dedica a melhorar (upar)... Afinal, não é que nem Zelda, em que a maioria dos upgrades aparecem naturalmente (tirando os de aumentar munição e tralala)...
 
Re: Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii)

Então, o Chronicles tá mais pra Zelda do que pra Fire Emblem mesmo, tanto por questão de estilo quanto de dificuldade.
 
Re: Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii)

Chronicles tá pra zelda? Onde hehehehe.

Sei lá, Chronicles não era nem pra ser um Final Fantasy na minha opinião. A única coisa com que ele parece é com Final Fantasy XI, que é online. Joguei até bastante com meus amigos. Havia vários gameboy advance entre nós, então dava para jogar multiplayer... mas não era lá tão divertido.

E a dificuldade não era muito grande também. Especialmente se comparado com Fire Emblem.

Eu já li em reviews que fire emblem no EASY é bem tolerável. É até meio besta. Mas no normal já fica bem complicado =p
 
Re: Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii)

Tá mais pra Zelda no quesito que é bem mais um RPG de ação do que um RPG de turnos tradicional, etc
 
Re: Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii)

Então, o Chronicles tá mais pra Zelda do que pra Fire Emblem mesmo, tanto por questão de estilo quanto de dificuldade.

É, foi o que eu quis dizer com "nem sei se conta tanto" ^^


De qualquer maneira, gostaria de ao menos ver o jogo :P
 
Re: Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii)

Hoje tomei muitos game overs. Caramba, tem umas lutas meio desequilibradas.

Lutas CONTRA "Laguz" (meio-humanos, que viram bichos em si) é meio complicado. Eles são totalmente suicidas e o que parece fácil pode se tornar difícil, porque apesar de suicidas eles são fortes, especialmetne no sexto capítulo da terceira parte do jogo (o_O)

Resumido, levei mais de 5 game overs na mesma fase. Empaquei por mais de duas horas... já tava arrancando os cabelos. Revi a estratégia, redistribui itens, me movimentei com mais cautela, calculei melhor os resultados de cata combate e PREVI de onde viriam os inimigos (depois de tanto recomeçar a fase) e acabei passando.

Ah, esqueci de dizer que a fase é totalmente escura e você usa tochas pra ver um POUCO mais do que vê se uma tocha, a frente no caminho... e os tigres e gatos transformados surgem do nada dando patadas nas suas unidades.

Bem divertido -_-

Enfim, passei! \o/

Edit: Alguns sites grandes deram nota mediana pro jogo por causa da dificuldade excessiva hahahaha. Que players ruins =)
 
Última edição:
Re: Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii)

Tem que ver que redator de site normalmente joga com o objetivo de terminar o jogo o quanto antes, não de aproveitar realmente a experiência de jogo. Por isso que tem tanto jogo que a nota de reviews e de quem efetivamente jogou destoa tanto.
 
Re: Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii)

Ai como eu gostaria de ter esse jogo! Só joguei Fire Emblem para o Game Boy e já gostava bastante do jogo. Imagina esse, com os gráficos lindos e mais opções.
 
Re: Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii)

E uma nova classe! (antes tinha somente um upgrade de classe, agora tem dois)

Alguns dos meus personagens já estão em classe três. Outros ainda estão na primeira classe. Como todo RPG com muitos personagens tem MUITOS que são difíceis até de se manter vivo.

Ike já é HERO level 20 (classe esclusiva, limite de level mas não troca de classe provavelmente porque depois deve trocar forçado pela história)

O "Haar" Meu Dragon Warrior, virou Dragon Knight (se não me engano) e agora é Dragon Lord!

A "Titania" que entrou no meu grupo como Axe General (Classe 2 já) agora é GOLD KNIGHT! Bicho, ela é ridícula de tão forte.

O "Shinon", arqueiro bem roubado que entrou no grupo já como Sniper (Classe 2, depois de Archer) já é MARKSMAN

O "Oscar" que entrou como Lance General, agora é Silver Knight. Bem roubado tmb.

E eu tô cheio de "Laguz" no time. Alguns que viram pumas, alguns que viram tigres e alguns que viram águias. A nação dos dragões são neutras no mundo e são a única que os humanos não chamam de sub-raça, até porque eles são fodões e vivem mais que qualquer outra raça o_O

Ah é eu tenho também 1 "Heron" no time, que é um anjo, como o da minha assinatur atual. Eles não têm habilidades de combate, mas eles têm uma coisa over, que é poder dar um turno extra rpa um personagem adjacente. Basicamente eu ataco com meu Dragon Lord, volto com ele (ele pode andar depois de atacar, se ainda não tiver andado tudo) e dou mais um turno pra ele! Apelo!

E, bem, ontem eu tomei outro game over bem chato.

Estava eu lá ownando uma batalha, sem fazer nenum "battle save", até porque eu dei uma olhada detalhada em todos os inimigos e nas minahs condições e vi que dava pra ganhar com certa segurança.

Blz, aí estava no que seria um último turno... havia dois inimigos no time oposto e er ameu turno. Eu ainda tinha 3 personagens pra movimentar. Os dois mais fortes eu deixaria por último para finalizar o "general" do outro exército e finalizar o combate, e a outra que tinha turno era uma "Falcon Knight" (montada em um falcão) que tem uma speed muito alta então poderia dar dois ataques e matar o outro cara que estava vivo, só pra eu aproveitar e ganhar mais xp antes de acabar a batalha.

Só que funciona assim: Ela dá um ataque, o cara dá um "counter" e ela dá o segundo. Mas beleza, ela estava com vida CHEIA, então simplesmente ia perder uns 40% da vida, mas ia viver de boa.

Eis que o Rafael fodão manda a falcon knight atacar o "Halberdier" inimigo. Dei minha lançada na fuça, ficou no pó, deu o ataque dele...

...

...

...

CRÍTICO x3

A Falcon Knight morreu -_-

Ok, mais um game over pra coleção.

Fui de novo, salvando toda hora e nem chegou a morrer ninguém, aí passei. Putz, não salvar o jogo nesse jogo é complicado. Tem que começar cada turno e salvar, hahaha, senão perde muito tempo quando dá problema com um game over.

Mais de uma vez brotou um 'Dragom Rider" e veio por trás do meu exército matar meu healer T-T

E, bem, tem uns 10-15 personagens que eu mal uso. Muito fracos e difíceis de manter vivo, mesmo sendo MELEE. Complicado isso.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo