• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Finlandês e Quenya (base das línguas élficas)

Eu estou vendo muito superficialmente esta língua, o finlandês e percebi algumas semelhanças com o Quenya, embora faça bastante tempo que eu não estude élfico (eu vi muito pouco vocabulário, apenas vi mais tempos verbais e pronome,um pouco de adjetivos também...). Alguém poderia me dizer se o Tolkien sabia finlandês e se ele se baseou nessa língua para inventar o alto élfico? Quais foram as outras línguas que ele usou para o quenya? E o sindarin?
 
Diretamente da introdução do Curso de Quenya:

Introdução do Curso de Quenya disse:
[...] Tolkien bem sabia que tipo de estilo estava almejando e, tendo traçado um idioma “élfico primitivo”, ele habilmente desenvolveu mudanças sonoras que produziriam uma língua com o sabor desejado: o Quenya é resultado de seu romance juvenil com o finlandês; ele ficou, em suas próprias palavras, “muito embriagado” pelo som e o estilo deste idioma quando o descobriu (As Cartas de J. R. R. Tolkien, p. 206). Entretanto, deve-se enfatizar que o finlandês foi somente uma inspiração; o Quenya não é de modo algum uma versão deturpada do finlandês, e apenas umas poucas palavras de seu vocabulário mostram alguma semelhança às palavras finlandesas correspondentes. [...] Tolkien também mencionou o grego e o latim como inspirações;
também podemos evidentemente adicionar o espanhol à lista.

Assim, ele certamente teve o finlandês como inspiração direta, além do latim, incluindo aí a parte gramatical, com seus inúmeros casos.

O Sindarin foi criado com intenção de ter uma sonoridade semelhante à das línguas celtas. Com relação à gramática eu não sei informar.
 
Nunca estudei Finlandês a fundo mas falo considerável Alemão e já estudei bastante Norueguês (Que é muito semelhante com o Sueco e Dinamarquês), sendo assim, das línguas nórdicas, certamente o Tolkien se inspirou mais no Finlandês. Dando uma "olhada por cima", lembra realmente muito e confesso que essa foi a primeira coisa que me veio em mente quando olhei o Quenya pela primeira vez.
 
Nunca estudei Finlandês a fundo mas falo considerável Alemão e já estudei bastante Norueguês (Que é muito semelhante com o Sueco e Dinamarquês), sendo assim, das línguas nórdicas, certamente o Tolkien se inspirou mais no Finlandês. Dando uma "olhada por cima", lembra realmente muito e confesso que essa foi a primeira coisa que me veio em mente quando olhei o Quenya pela primeira vez.

Quando você fala nórdico, você esá se referindo a geografia, né? Pois como disse Paganus acima, finlandês é fino-úgrico, semelhante ao hungaro, já nórdico são o norueguês, sueco, dinamarquês e o islandês.
 
Quando você fala nórdico, você esá se referindo a geografia, né? Pois como disse Paganus acima, finlandês é fino-úgrico, semelhante ao hungaro, já nórdico são o norueguês, sueco, dinamarquês e o islandês.

Sim sim, me referi a geografia. Apesar do Finlandês ser muito diferente etimológicamente do Sueco, Norueguês, Faroês, Islandês, Dinamarquês, etc, encontra-se muito próximo e por vezes a sonoridade até lembra em alguns aspéctos, até pelo fato de Sueco ser um idioma oficial da Finlândia.

Mas sim, lembra mais húngaro, e bom, na minha opinião certamente o Tolkien se influenciou no Finlandês. Não que ele tenha "copiado" ou se influenciado muito diretamente nas palavras, mas a primeira vista, acredito que Finlandês seja o mais próximo das línguas faladas nas diferentes nações da terra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo