1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Finlandês e Quenya (base das línguas élficas)

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por lisseminte, 6 Out 2011.

  1. lisseminte

    lisseminte Nox!

    Eu estou vendo muito superficialmente esta língua, o finlandês e percebi algumas semelhanças com o Quenya, embora faça bastante tempo que eu não estude élfico (eu vi muito pouco vocabulário, apenas vi mais tempos verbais e pronome,um pouco de adjetivos também...). Alguém poderia me dizer se o Tolkien sabia finlandês e se ele se baseou nessa língua para inventar o alto élfico? Quais foram as outras línguas que ele usou para o quenya? E o sindarin?
     
  2. Alassë

    Alassë Pasteleira

    Diretamente da introdução do Curso de Quenya:

    Assim, ele certamente teve o finlandês como inspiração direta, além do latim, incluindo aí a parte gramatical, com seus inúmeros casos.

    O Sindarin foi criado com intenção de ter uma sonoridade semelhante à das línguas celtas. Com relação à gramática eu não sei informar.
     
  3. Tilion

    Tilion Administrador

  4. Yog-Sothoth

    Yog-Sothoth Usuário

    Nunca estudei Finlandês a fundo mas falo considerável Alemão e já estudei bastante Norueguês (Que é muito semelhante com o Sueco e Dinamarquês), sendo assim, das línguas nórdicas, certamente o Tolkien se inspirou mais no Finlandês. Dando uma "olhada por cima", lembra realmente muito e confesso que essa foi a primeira coisa que me veio em mente quando olhei o Quenya pela primeira vez.
     
  5. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Se bem que acho o finlandês mais fino-úgrico que propriamente nórdico, ou escandinavo. Lembra um pouco mais as linguas eslavônicas também.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Quando você fala nórdico, você esá se referindo a geografia, né? Pois como disse Paganus acima, finlandês é fino-úgrico, semelhante ao hungaro, já nórdico são o norueguês, sueco, dinamarquês e o islandês.
     
  7. Yog-Sothoth

    Yog-Sothoth Usuário

    Sim sim, me referi a geografia. Apesar do Finlandês ser muito diferente etimológicamente do Sueco, Norueguês, Faroês, Islandês, Dinamarquês, etc, encontra-se muito próximo e por vezes a sonoridade até lembra em alguns aspéctos, até pelo fato de Sueco ser um idioma oficial da Finlândia.

    Mas sim, lembra mais húngaro, e bom, na minha opinião certamente o Tolkien se influenciou no Finlandês. Não que ele tenha "copiado" ou se influenciado muito diretamente nas palavras, mas a primeira vista, acredito que Finlandês seja o mais próximo das línguas faladas nas diferentes nações da terra.
     

Compartilhar