• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fingolfin foi realmente um santo?

Rikky

Unleash His Hard Fury
Aquele que nunca tenha falado mal de Fëanor que atire a primeira pedra.

É batata. Todo mundo aqui ja falou mal do Fëanor alguma vez na vida. E Fingolfin? Quantos falaram mal dele?
Mas de uns dias pra cá eu velho reparado por aí que tem muita gente que não considera Fingolfin um santo.

Não acho que seja necessario falar quem é Fingolfin pois todo mundo o conhece(na verdade, eu to na faculdade e to com pouco tempo, por isso não vou contar a historia dele). Seus feitos são narrados em canções até os dias de hoje.
Mas ele era realmente tão bom assim? Os feitos de Filgolfin foram tão melhores que os de Maedhros para que ele fosse enchido de glórias enquanto o filho de Fëanor fica com fama de vilão?
Filgolfin era a menina dos olhos de Tolkien para que só fossem lembrados seus feitos bons?
Então, o que você acha?
 
Fingolfin não é santo. Queria roubar o trono de Fëanor, e até mudou seu nome para isso.
Fingolfin falou mal de Fëanor até não poder mais, e depois que Fëanor não quis levá-lo por causa disso, atravessou o Helcaraxë em busca de vingança.
 
Eu não tenho nenhuma opinião negativa formada para Fingolfin, para mim, muitos desviam ter escutado seus conselhos enquanto estavam no cerco contra Morgoth. Diga-me uma atitude suspeita e talvez eu mude minha opinião.:mrgreen:


Fingolfin não é santo. Queria roubar o trono de Fëanor, e até mudou seu nome para isso.
Fingolfin falou mal de Fëanor até não poder mais, e depois que Fëanor não quis levá-lo por causa disso, atravessou o Helcaraxë em busca de vingança.

Onde você viu essas coisas?
 
Fëanor e Fingolfin são dois dos meus personagens favoritos; eles são muito diferentes em termos de mentes, mas em termos de orgulho ambos (e também os seus filhos) estão no mesmo patamar.

Mas a Casa de Fingolfin é mais ponderada, não duvido que Fingolfin queria vir para a Terra-média mais do que Fëanor, mas ele era mais sábio que Fëanor; Quando Fingolfin chegou na Terra-média ele foi logo bater nas portas de Melkor para lembrá-lo que ele era um filho de Finwë e que também estava na Terra-média. E diferente do irmão, os métodos de Fingolfin se mostraram mais satisfatórios.

Maedhros já estava sentindo o peso da culpa desde a queima dos barcos, e quando Fingon lhe salvou dos tormentos de Morgoth ele tentou se redimir com a Casa de Fingolfin lhe entregando a coroa e evitando um possível mau maior. Mesmo com decisoes sábias, todos os Filhos de Fëanor estavam presos ao Juramento, e isso levou-lhes ao mesmo patamar de loucuras e atos impensados do pai; ao passo que a Casa de Fingolfin só tinha o orgulho para cegar-lhes os olhos.

No final da Batalha da Ira os únicos chefes da Revolução são Maedhros, Maglor e Galadriel. Todos já sentindo o peso da Condenação. Fingolfin, Fingon e Turgon morreram como heróis e por isso são celebrados. Fëanor e seus sete filhos desperdiçaram o que poderiam ser os atos heróicos mais gloriosos de Arda, correndo atrás do seus desejos não com sabedoria (que eles tinham de sobra), mas com a avidez de um urubu.
 
Que Fingolfin queria o trono de Fëanor é dito no The Shibboleth of Fëanor, no HMe XII.

Confesso que não achei nenhuma referência ao próprio Fingolfin falando algo de Fëanor; mas que o povo de Fingolfin amaldiçoava Fëanor é dito no Annals of Aman, no HMe X.
 
Que Fingolfin queria o trono de Fëanor é dito no The Shibboleth of Fëanor, no HMe XII.

Confesso que não achei nenhuma referência ao próprio Fingolfin falando algo de Fëanor; mas que o povo de Fingolfin amaldiçoava Fëanor é dito no Annals of Aman, no HMe X.

Confesso que tenho os anais de Aman imprimido lá em casa mas nunca os li, falta vontade e tempo.
 
Fingolfin poderia não ser considerado santo, assim como muitos heróis que existem é necessário que haja um pouco dos dois opostos (bem/mal) para ser feito um verdadeiro herói. Podemos fazer muitas coisas boas em nossas vidas, mas se fizermos algo de errado e que seja condenado por muita gente, seremos lembrados apenas por este nosso erro, acredito que o caso de Fingolfin seja mais ou menos este, só que o inverso, ele fez muitas coisas boas na sua extensa vida, coisas boas e realmente grandiosas, tão grandiosas a ponto de não deixarem que seus erros se sobressaíssem.
 
Não gosto muito do termo "santo", até porque ele nunca foi canonizado por ninguém. Lembrado e louvado em canções, sim.

Até onde me recordo, o Shibboleth expõe o ponto de vista de Fëanor, e suas opiniões a respeito de seus meio-irmãos não são muito agradáveis desde que o pai casou-se com Indis. O fato é que, tanto Fëanor, quanto Fingolfin, possuiam enorme prestígio entre os noldor, assim como Finrod em relação aos teleri. O que acabou polarizando a população entre um ou outro no Ocaso de Aman.

Não há menção de que eles tenham se falado ou se encontrado, mesmo na Bem-aventurança de Valinor. Fëanor e seus filhos raramente aresentavem-se em Tirion, sempre vivendo afastado dos demais noldor e da Casa de Finwë.

Fingolfin, assim como os demais noldor que partiram de Aman, também cairam no estratagema de Melkor que os insuflou a partirem da ilha em busca de seu antigo lar e expandirem a glória élfica pela T-m. A maior parte atendeu ao apelo do ex-Vala, por desejarem ter eles próprios seus reinos; e ele conhecia profundamente o coração dos noldor e sua sede por conhecimento e orgulho por seus feitos. Se foi fraqueza de espírito, boa parte da população noldorim tem culpa pela Condenação imposta por Mandos.
 
Até onde me recordo, o Shibboleth expõe o ponto de vista de Fëanor, e suas opiniões a respeito de seus meio-irmãos não são muito agradáveis desde que o pai casou-se com Indis. O fato é que, tanto Fëanor, quanto Fingolfin, possuiam enorme prestígio entre os noldor, assim como Finrod em relação aos teleri. O que acabou polarizando a população entre um ou outro no Ocaso de Aman.
Bem, eu posso estar muito enganado, mas o Shibboleth é um trabalho de Tolkien enquanto autor. Não lhe é atribuída autoria.
 
Que Fingolfin queria o trono de Fëanor é dito no The Shibboleth of Fëanor, no HMe XII.

Confesso que não achei nenhuma referência ao próprio Fingolfin falando algo de Fëanor; mas que o povo de Fingolfin amaldiçoava Fëanor é dito no Annals of Aman, no HMe X.
Mas também, depois de ter ameaçado o irmão de morte e da trairagem cometida com os barcos amaldiçoar era o mínimo.
 
Morgoth fala...

Dentre todos os Noldor, Fingolfin é o que mais simpatizo, sem dúvida. Não é um santo, de fato (mesmo porque acho que santo mesmo, só o Santo Manwë hehehe), mas dentre os filhos de Finwë acho que era o mais equilibrado... digamos que um meio termo entre seus irmãos Fëanor e Finarfin.

O povo o amava, e se não fosse por sua decisão de acompanhar o irmão para a Terra-média, acredito que a maioria dos noldor não teria aderido à marcha, permanecendo no Oeste. Mas, sem dúvida, a vinda da Casa de Fingolfin foi extremamente importante para o mundo de cá, pois sem isso, acredito que os reinos élficos (e isso inclui Doriath), sucumbiriam mais facillmente a Melkor... e o que seria dos Edain? Encontrariam-se com Caranthir, no leste? Ou Melkor daria o primeiro passo para cooptá-los?

Sem contar que chamar Morgoth na chincha foi demais! :joy:
 
Mas também, depois de ter ameaçado o irmão de morte e da trairagem cometida com os barcos amaldiçoar era o mínimo.
Fëanor ameaçou Fingolfin de morte pois este estava 'conspirando', digamos assim, contra ele.
 
Morgoth fala...

Fëanor ameaçou Fingolfin de morte pois este estava 'conspirando', digamos assim, contra ele.

O que não é bem verdade, certo? Fingolfin foi falar com pai, o Alto Rei dos Noldor, pra tomar cuidado com as atitudes de Fëanor... e isso adveio das mentiras espalhadas por Melkor. Não que Fingolfin estivesse armando contra o irmão e espalhando boatos a torto e a direito. Ele foi falar com o rei... (apesar de achar que ele devesse primeiro falar com o próprio Fëanor, enfim...)
 
Não encontrei os textos sobre os desentendimentos entre Fingolfin e Fëanor no Shibboleth, além daqueles sobre a origem do Quenya, e as Leis e costumes. E como a Valinor não está aparecendo no pc, tive de pesquisar na web e acabei encontrando um texto sobre o significado do nome de Amras, um dos gêmeos de Fëanor.

Apesar do erro que comenteu em compromenter-se com Fëanor diante de Finwë e não ter como voltar atrás na palavra, foi através da chegada de Fingolfin e seu povo que outros heróis puderam destacar-se na T-m como Tuor e Idril, Túrin, Lúthien e Beren e Finrod, o primeiro eldar a encontrar-se com os homens que viriam a formar os edain e seus descentendes.
 
Morgoth fala...

Não encontrei os textos sobre os desentendimentos entre Fingolfin e Fëanor no Shibboleth, além daqueles sobre a origem do Quenya, e as Leis e costumes. E como a Valinor não está aparecendo no pc, tive de pesquisar na web e acabei encontrando um texto sobre o significado do nome de Amras, um dos gêmeos de Fëanor.

O Shibboleth fala que Fingolfin prefixou o seu nome com o nome do pai (Finwë), e que teve esta atitude na sua busca pelo comando de todos os Noldor, e isso irritou Fëanor. O trecho, na íntegra:

Fingolfin had prefixed the name Finwe to Nolofinwe
before the Exiles reached Middle-earth. This was in pursuance
of his claim to be the chieftain of all the Noldor after the death
of Finwe, and so enraged Feanor that it was no doubt one of
the reasons for his treachery in abandoning Fingolfin and steal-
ing away with all the ships.

Agora, não sei se tal desentendimento é mencionado em outro lugar do mesmo texto ou em qualquer outro lugar. Creio que esta é a única parte na obra em que Tolkien revela esse lado de Fingolfin, que até então, pra mim, não existia. Mas não afirmo nada... ainda não li boa parte do HoME XII. Alguém saberia dizer? Curufinwë? Célio?

Apesar do erro que comenteu em compromenter-se com Fëanor diante de Finwë e não ter como voltar atrás na palavra, foi através da chegada de Fingolfin e seu povo que outros heróis puderam destacar-se na T-m como Tuor e Idril, Túrin, Lúthien e Beren e Finrod, o primeiro eldar a encontrar-se com os homens que viriam a formar os edain e seus descentendes.

Concordo contigo Elring. Sem a vinda de Fingolfin (e aqui estou contando que seus filhos e também Finrond, não viriam), o desastre seria imenso... se bobear, a aliança com os homens, inclusive, poderia não existir.
 
O que não é bem verdade, certo? Fingolfin foi falar com pai, o Alto Rei dos Noldor, pra tomar cuidado com as atitudes de Fëanor... e isso adveio das mentiras espalhadas por Melkor. Não que Fingolfin estivesse armando contra o irmão e espalhando boatos a torto e a direito. Ele foi falar com o rei... (apesar de achar que ele devesse primeiro falar com o próprio Fëanor, enfim...)

Fingolfin desejava mais do que simplismente alertar sobre uma revolução iminente; Ele diz: ainda tem dois filhos que lhe honra a tuas palavras (mesmo Finarfin não tomando parte disso tudo; afinal ele é o mais sábio e não deu ouvidos aos expedientes de Melkor). Fingolfin estava lá pois ouviu a parte da Mentira que lhe fora dedicada, e foi falar contra o irmão (mesmo Fëanor não dizendo nada contra Fingolfin, Finarfin ou Finwë, a quem ele amava mais do que tudo).
 
Bem, eu concordo com o Finwë. Fingolfin fazia suas 'traminhas' pra ficar bem na fita.

Quanto ao texto Morgs, não lembro de isso ser mencionado em algum outro lugar. Mas o Shibboleth é bem tardio, nem dava 'tempo' de mencionar em outros escritos.
 
Última edição:
Maedhros já estava sentindo o peso da culpa desde a queima dos barcos, e quando Fingon lhe salvou dos tormentos de Morgoth ele tentou se redimir com a Casa de Fingolfin lhe entregando a coroa e evitando um possível mau maior. Mesmo com decisoes sábias, todos os Filhos de Fëanor estavam presos ao Juramento, e isso levou-lhes ao mesmo patamar de loucuras e atos impensados do pai; ao passo que a Casa de Fingolfin só tinha o orgulho para cegar-lhes os olhos.
.

Ok
Mas o quanto esse orgulho poderia cegar Fingolfin?
Veja bem. Maedhros se tivesse morrido na mesma época que Fingolfin seria tão nobre quanto ele. Maglor da mesma forma.
A morte de Fingolfin, a meu ver, evitou uma serie de desgraças que certamente aconteceriam, pois Morgoth não era cego ao orgulho de Fingolfin e sabia que as mentiras plantadas em Valinor deram frutos e poderiam dar muito mais.
A Casa de Fingolfin e a Casa de Fëanor estavam sujeitas as mentiras de Morgoth da mesma forma.
Ora, o que levou Fingolfin a atravessar Helcaraxë se não o orgulho?
E se não fosse a já citada sabedoria de Maedhros ao ceder o direito de primogenitura a Casa de Fingolfin o que aconteceria? Poderia ter ocorrido uma segunda chacina de elfos por elfos?
Sim, poderia.
Fingolfin, com todo o seu orgulho e com a raiva adquirida da Casa de Fëanor poderia muito bem matar os filhos de Fëanor. É dito que Fingolfin atravessou o Gelo Atritante pra rever(não tenho certeza da palavra usada) o irmão. Muitas perdas ele teve durante a travessia e suas hostes não nutriam nenhum amor pela Casa de Fëanor.
Se Maedhros não tivesse cedido a coroa a Fingolfin, duas ou três palavras asperas de Caranthir que era dos filhos o com temperamento mais agressivo poderiam desencadear uma batalha.
 
Provavelmente, mas duvido que Fingolfin chegaria a matar os filhos de Fëanor sem eles terem começado a batalha. Fingolfin era um rei sabio, e não era maldoso, apesar de ter seus defeitos. Nada que vi no Silmarillion evidencia que ele faria tal coisa(apesar de que ele com certeza mataria Fëanor em pessoa se pudesse, pelo que ele fez.)
 
Morgoth fala...

...(apesar de que ele com certeza mataria Fëanor em pessoa se pudesse, pelo que ele fez.)

Acho que tirando os filhos de Fëanor, todo mundo faria isso hehehehe se bobear até o Santo Finarfin, que foi no embalo e levou uma bronca de Mandos por causa do irmão mais velho :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo