• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Final Fantasy X [ Especial ]

Status
Fechado para novas mensagens.

Locke

Usuário
Final Fantasy X

Introdução
Final Fantasy X, o décimo episodio da serie de RPG de maior sucesso foi lançado, e escrevi este review especialmente para passar aos leitores e jogadores, uma idéia sobre o que seja este game, seu sistema, jogabilidade, gráficos, musicas, e enfim praticamente tudo o que estiver ao meu alcance. Espero que nas próximas linhas as pessoas que desconhecem FFX, possam ter uma idéia formada ou mais complexa sobre ele, e também saibam mais sobre o que os aguardam por trás de um simples, mas conhecido titulo. Confira abaixo tudo sobre a mais nova obra criada pela Squaresoft.

O legado
Quando se espera por algo, sabendo que será um sucesso, que fará milhares de pessoas espalhadas por todo o mundo, terem em mãos aquilo que foi esperado durante anos, sempre sabendo que o grande dia chegaria, mas nunca como seria, ter em mãos o sonho mais desejado para quem realmente conhece o nome, que a cada ano vem para revolucionar e garantir novamente seu lugar no coração daqueles que nunca se esqueceram, que o único nome com este poder e glamour é Final Fantasy X, o novo sucessor da serie que nos acompanha há anos, sem nunca ficar para trás, e podendo ter certeza de que não será agora que isso acontecerá.

O inicio da fantasia
Um mundo a beira do caos e destruição... Um lugar devastado por um criatura, um fenômeno natural conhecido como Sin, temido por aqueles que o conhecem, evitado pelos que desconhecem. A vida tem sido assim desde que a Machina City Zarnakand acabou destruída pela criatura... A primeira de varias outras tragédias, que por séculos eram tidas e resistidas, pelos que muito tentaram, mas poucos conseguiram; banir temporariamente Sin.

Uma antiga profecia desde as origens do terror já dizia, que Sin poderia ser vencido com o uso do Ultimate Summon, mas por apenas dez míseros anos de paz, o tempo levado para a reconstituição da criatura. A jornada era longa, e vários Summoners já haviam perdido suas vidas, porem um homem conhecido por Braska, e seus companheiros, Jencht, o estranho com a esperança e desejo de reencontrar sua família, eAuron, o jovem monge que com seu espírito guerreiro e justiceiro se manteve junto dos amigos, que unidos venceram Sin, fornecendo mais dez anos de paz ao mundo, Quanto a Braska, sua vida foi tirada, e Jencht jamais foi isto outra vez em Spira. O único sobrevivente que se manteve firme para ver com seus próprios olhos o resultado do sacrifício da vida e terror de seus melhores amigos, fora Auron, que jamais suportou a grande perda da amizade.

Dez anos se passaram, Sin retornou para aterrorizar Spira, as pessoas mais do que nunca estavam apavoradas, existiam aqueles que eram guiados por ódio e tristeza, dos quais nunca duravam muito tempo, pra dizer a verdade, qual quer um que ousasse desafiar Sin jamais voltava a ver o sol nascer. Outros mantinham-se firmes, a coragem, esperança, e força de vontade, lhes davam força para sonharem, e acreditarem cada vez mais no dia em que o sonho se tornar realidade, e a paz voltaria. Essa era a razão de mesmo diante de tanto derramamento de sangue, havia a vontade de conquistar o mundo novamente. Por mais difícil que fosse, ainda era possível ver crianças e até mesmo adultos, com um sorriso no rosto, e acredite ou não, pequenos detalhes como este, eram responsáveis pela pouca esperança que ainda restava nos humanos.

A aventura começa quando Tidus, filho de Jencht é enviado para o futuro, assim como acontecerá com seu pai anos atrás. Jencht tinha sido o mais famoso jogador de Blitzball, e seu filho sempre tentou ser como ele, mas... Aos sete anos o garotinho perdeu seu pai. Passado o tempo, com 17 anos se tornou o mais conhecido e melhor jogador de Blitzball, quem sabe melhor que o próprio pai, algo que nunca poderia descobrir.

Agora Tidus esta em Spira, só se preocupa com ele mesmo, não sabe o que é viver em um mundo onde Sin marca presença, causando pânico e terror. Tudo poderá ser diferente, após seu encontro com a Summoner Yuna, filha de Braska, destinada ao mesmo destino do pai. Ela esta sempre alegre, sorridente, é um exemplo a todos os que procuram um motivo para terem esperança, e Tidus vai aprender muito com Yuna e sua inocencia, que também terá muito a descobrir com o garoto mimado, que com o tempo aprenderá as razões que são necessárias pra mudar o passado, futuro, e destino de alguem.

Saiba o que é um mundo onde sua vida é dependente de outras, algo que é incerto, uma jornada que o levará para a origem de sua própria existência... A coragem, esperança, desejo, amizade, amor, e ódio se juntam nesta fabulosa aventura diante de um destino corrida contra o tempo... Tidus e Yuna.... Um amor maior do que a própria vida estará em risco... Será capas a união de dois jovens de munfos diferentes? O que acontecerá no final da jornada... Poderá a união de duas almas marcadas e solitarias terem um pouco de paz, e o mais importante, algo que jamais tiveram... Um ao outro... ?


MINI GAMES

Alguns dos mini games importantes, dos quais senti a necessidade de comentar um pouco sobre eles. Não é nada complicado, com o tempo cada um deles poderá ser entendido melhor, mas é claro que requer uso pratico e não só teórico.

Chocobo – A serie não seria a mesma sem eles não é mesmo? É com muita alegria que lhes digo que não é desta vez que os nossos conhecidos e indispensáveis animais de penas vão nos deixar na mão. Os Chocobos não fazem uma grande aparição, nada muito marcante em FFX, eles servem para você se locomover pelas grandes áreas do game. Você poderá treinar um Chocobo, participar de corridas com ele, e explorar lugares com mais facilidades, já que eles são velozes e vão lhes poupar tempo. Lembre-se que ao montar um chocobo não haverá batalhas aleatórias, e que eles não podem ser usados em qual quer lugar, tanto que pra usar um é preciso achar um treinador, ou Chocobo Knight que o empreste.

Blitzball – É o esporte de maior sucesso e atenção no mundo de Spira, não existe alguém que não goste, tanto que o próprio personagem principal Tidus, é um dos melhores nisso, a roupa usada por ele é o uniforme do Time Zarnakand Abes, e não é a toa que suas habilidades acrobatas não tenham sido aprendidas em algum lugar.

O Blitzball é um esporte aquático em que estão sempre presentes seis Blitzers e cada time, que disputam a vitória, e o titulo de bom de bola. Vale usar mãos, pés, peito, e até porrada em alguns momentos, se isso lhe garantir o direito de permanecer com a bola. Se você for um cara que é ligado em uns jogos de esporte, mas que já a um tempo procurava algo diferente, pode ter certeza de que acabou de encontrar. Você montará seu time, e ganhará habilidades especiais pra quando entrar em campo, alem dos leveis que seus personagens ganharão a cada vez deixarem de esquentar o banco.

Monsters Arena – Se trata de um local onde você compra armas com habilidades que lhe permitem caçar, ou seja, pegar todos os monstros que você vencer usando a tal arma. Esses monstros serão levados para a monsters Arena, localizada em Calm Lands, onde você depois pode ir e pagar para lutar contra os monstros recém caçados. Vocês devem estar se perguntando, pq caçar estes monstros, certo? Pois bem, se você caçar os monstros das áreas que serão pedidas, e depois enfrentá-los, ganhara itens raros, que dificilmente são obtidos no game, e que servem pra customizar as armas e equipamentos, dando habilidades que lhe serão realmente úteis para uma boa luta.

Não se esqueça de que são muitos monstros pra se caçar, e muitas áreas para re-explorar, mas não sendo uma tarefa complicada, somente vai exigir paciência do jogador, por que é praticamente ir novamente para todas as áreas já vistas no jogo.

BATTLE SYSTEN

Uma breve explicação sobre os recursos usados no sistema de batalha, cada um deles está sendo explicado resumidamente, parte por parte logo abaixo.

Turn-Based Battle – Uma das grandes inovações em FFX, uma barra que ficará sempre a direita da tela, mostrando a ordem de turnos dos personagens e inimigos na batalha, assim é possível se prevenir e saber sempre o que vem pela frente, quando trocar ou fortalecer seus personagens, etc... A barra de turnos é marcada por pequenas fotos dos personagens em uma ordem vertical, não tem como não notar.

Switching Characters – Em qualquer momento durante a batalha, você pode mudar seu grupo, bastando apertar L1 e selecionar o personagem que quer substituir, e ele ainda começa a batalha sem perder seu turno. Esta é uma boa inovação, e possibilitara novos meios de se criar estratégias contra chefes, e etc... Sempre que um personagem estiver morrendo, é so o trocar por outro que ainda esteja em boas condições.

Over Drive – Sempre estiveram presentes na serie, e desta vez a única diferença é que mudaram de nome. Se você já conhece FFVII ou FFVIII, e se lembra do velho Limit Breaker, então suas duvidas acabam por aqui mesmo, mas em relação a regras.

Você pode programar o modo que deseja com que sua barra de Over Drive carregue, pode ser a cada vez que seus personagens levem um ataque, acertem um inimigo, mate um inimigo, recupere HP, desvie de um golpe, e mais maneiras, bastando somente entrar no menu e selecionar os Over Drive Modes, que serão ganhos aos poucos no game, entre eles Stoic, Warrior, Healer, Dancer e muitos outros. Lembre-se também que cada personagem tem uma própria maneira de se ganhar Over Drives, tipo Tidus só precisa usar uma certa quantidade de vezes pra ganhá-los, Wakka deve vencer torneios de Blitzball, Lulu precisa de Black Mages de alto níveis, e etc... Ao ter a barra de Over Drive cheia, é só pressionar o direcional para a direita, e depois de escolher o Over Drive, fazer um tipo de seqüência, para torná-los mais poderosos.

Trigger Commands – Em alguns momentos do game, comandos especiais estarão disponíveis para serem usados durante a batalha, e com isso o Trigger Commands estará disponível, bastando pressionar o direcional para direita e usar as opções disponíveis, que na maioria das vezes serão variadas, com elas você conversa com o seu inimigo dentro da batalha, ou usa algum ataque especial, etc...

GAME SYSTEN

Sphere Grid – As Skills e attributes desenvolvidos em Final Fantasy X, só podem ser ganhas exclusivamente com o uso e exploração do Sphere Grid. Os personagens não poderão ganhar nada somente vencendo batalhas contra inimigos, ele necessitara de AP pra assim ganhar Sphere Level, que poderá valer por 1 Node a ser avançada no Sphere Grid. Mas o que diabos é uma Node? Nodes são as esferas do Sphere Grid, e em cada uma delas fica uma Skill ou Attribute, que só poderão ser acionados usando Spheres correspondentes a Node, entre eles estão HP Max, MP Max, Strenght Max, Speed Max, e outras, alem das Skills. Para acionar essas Nodes você precisa desses itens básicos como, Speed Sphere, Ability Sphere, Power Sphere e Mana Sphere.

O Sphere Gride é um enorme labirinto criado por Nodes, e esta dividido em sete partes, relacionadas aos sete personagens, e por isso é possível fazer os personagens aprenderem as Skills um dos outros. Pelo fato de ser muito grande o Sphere Grid, para retornar a uma antiga rota, ou conseguir mudar de para a de outro personagem, você deve usar itens como Friend Sphere, que o leva para a Node que esta acessível por outro personagem, a Return Sphere que o deixa retornar pra qual quer Node já usada em seu caminho, ou a Teleport Sphere, que o deixa ir para qual quer lugar no Sphere Grid.

Estaram presentes rots trancadas e inacessíveis por seu personagem, nelas estará um símbolo a marcando, como um L1, L2, L3 ou L4. Para se abrir caminho por estas rotas, é preciso dos itens chamados Key Sphere, que estão divididos em quatro níveis como mostrado neste mesmo parágrafo.

Aeons – São criaturas divinas que somente respondem aos chamados de um verdadeiro Summoner, que ao invocar o Aeon poderá comandar os movimentos da criatura, que se irá aceitar o Summoner como seu único mestre. Os Aeons tem suas habilidades e poderes respectivos aos de do Summoner que os invocaram, é por essa razão que seus poderes vão variar de acordo com os poderes de seu mestre, que quanto mais forte for, mais forte será a criatura.

Em FFX os Aeons não serão usados da mesma forma que nos outros FF da serie, desta vez ao invés de somente usarem um ataque no inimigo, eles virão ao campo de batalha para lutarem, dando ao jogador o controle sobre eles, como se fossem um personagem normal, tendo desde ataques e magias, ate os Over Drives. Mas lembre-se que somente o Aeon luta quando é chamado, os outros personagens deixam a batalha neste momento.

Os Aeons podem ser melhorados, ganhando novas magias e aumentando duas Abilities e Attributes. Para isso você deve acessar o menu, e o Aeon que deseja melhorar, ate a lista de Abilities e Attributes aparecer. Será permitido aumentar HP, MP, Strenght, Defense, Magic, e etc... ganhando também Abilities como Dark Buster, Sleep Atack, e etc...

Muitos Aeons farão suas aparições em FFX, alguns como Ifrit, Shiva, e Bahamut vocês já devem conhecer, outros como Anima, Yojimbo, e Magus Sisters, serão completamente inéditos.

Customizing Weapons and Armor – Quando atingir um certo ponto do game, a opção “Customize” aparecerá no Menu, podendo ser acessada. Nela voe poderá fazer Up-Grade em suas Weapons e Armor, a deixando de acordo com sua preferência. O funcionamento é simples, você irá trocar itens por abilities, que poderão ser vistas e selecionadas somente se tiver os itens pedidos, é ate meio parecido com o sistema de FFVIII, só que mais complexo, e usado manualmente. Pode adicionar Effects na weapon, como Poison, Silence, Confuse, e diversos outros, sem contar as abilities como Break Damage Limit, que faz com que um ataque passe a tirar mais de 9999 de dano, ou a Bouble Over Drive, que dobra a quantidade que é preenchida da barra de Over Drive, Lightning Strike, que deixa sua arma com um super efeito elétrico e também causa dano Lightning, entre muitos outros elementos e abilities fora estas citadas.

AVALIAÇÔES GERAIS

Um comentário sobre as analises gerais do game, as quais são de grande interesse para se ter uma idéia da qualidade do game, pois bem, confira logo abaixo.

Gráficos
Uma das partes mais inovadoras da serie são os gráficos é tudo tão perfeito e bonito, algo jamais presenciado antes, não em um RPG, ou no estilo de imagens que FFX nos trás. Nenhum outro RPG chegou a tal ponto, dos personagens terem suas próprias expressões faciais, e um design tão bem cuidado onde se repara ate a língua entre os dentes em um dialogo. São ao todo três graus de imagens caso nunca tenham reparado. A mais fraca é a que você controla o personagem, tanto fora quando dentro das batalhas, pode se notar que se olhar bem os rostos dos personagens vai notar que não estão tão bonitos e detalhados, ate mesmo a boca não segue tão a risca os diálogos quando se tem esta imagem. A segunda é nos diálogos, é possível notar os efeitos de luzes, os traços faciais perfeitos, os dentes, a língua, os olhos, os cílios, os pingentes, e muitos outros detalhes nos personagens, e nos cenários não se tem como não querer explorar cada casa das cidades, cada cômodo de uma casa, cada área de uma Dungean, pois o premio é a beleza gráfica, que parece não cansar de se ver. A terceira é as cenas especiais em Computação Gráfica, àquelas que todos os adoradores da serie sonham em ver antes mesmo de ter o game em mãos, e estão certos eles, são verdadeiras obras de arte essas cenas, você ira ver e revê-las muitas vezes, pode apostar nisso. O Game é passado em um cenário medieval futurístico, um mundo de fantástico, em algumas partes um clima tropical de tirar o fôlego, como em Besaid Island, ou a incrível cidade de Lucca, entre muitas outras.

Tudo em um Word Map 3D em tempo e tamanho real, sem aquele velho estilo de selecionar cidades e dungeons em um mapa male má feito, com casinhas minúsculas e personagens maiores que as arvores. Você começa o jogo em um ponto do mundo, e vai avançando, e avistando diversas rotas, que podem lhe levar ate cidades, templos, etc... Algumas vezes o lugar será tão grande que estará disponível o uso de chocobo pra se locomover ate o próximo local.

Som
Outra boa inovação feita oi as dublagens, este é o primeiro Final Fantasy onde se é possível escutar as vozes dos personagens em conjunto com suas expressões faciais. As dublagens foram tão bem feitas que acabam transmitindo o clima do jogo para sua casa, não como antes ler as legendas olhando os personagens imóveis na tela, mas desta vez é ouvir os diálogos, olhando os personagens se movendo de acordo com isso, realmente impressiona quando não se esta acostumado com jogos neste nível, é como estar assistindo FFX no cinema e jogando o próprio filme.

As vozes não só podem ser ouvidas nos diálogos, mas também nas batalhas, já imaginou como seria um FF onde você soltasse uma magia, summon, ou ataque e o personagem junto a isso falasse algumas palavras de acordo com a ação, ou ate mesmo conversasse entre os amigos, e tirasse um sarro dos inimigos, com piadinhas e provocações, isso mesmo, tudo isso já é possível agora.

Trilha sonora repleta das mais belas melodias de Nobue Uematsu fazem parte de FFX , sendo responsáveis pela maior parte do game, dando sempre aquele clima com as musicas corretas para cada cena ate mesmo a menor e mais insignificante se tornaria memorável diante das clássicas musicas já vistas anteriormente na serie, e as muitas outras inéditas que certamente se tornarão clássicas a partir do momento que forem notadas e apreciadas. Lembrem-se do nome, do único e indispensável pelas inesquecíveis trilhas, Nobue Uematsu.

Diversão
Boas risadas e um bom clima estarão presente nas muitas horas de aventura que passarão como momentos de ótimo entretenimento para aqueles que consideram o Vídeo Game tanto quanto o Cinema, uma arte, e forma de se ter às fantasias e o impossível em sua frente. Pense como uma mistura de comedia, aventura, ação, drama, romance, e terror, agora ponha isso tudo na mesma panela e coloque no forno, qual será o resultado? Um delicioso bolo. Isso mesmo pode esperar de tudo em FFX, junto de Tidus, Yuna, e seus companheiros, na jornada em Spira, momentos de muita diversão irão lhes acompanhar, afinal em um mundo onde o terror e a maldição de Sin esta presente, o bom humor é a única coisa que pode fazer alguém se divertir um pouco e esquecer os problemas. Tenha a garantia de que a diversão vai ser 100% garantida para você e quem mais desafiar o destino de Spira.

Finalizando
Final Fantasy X é com certeza um dos mais belos e fantásticos jogos já criados, e acredito que é o que todos irão deduzir no exato momento que estiverem frente a frente com a mais nova obra da Squaresoft. A fantasia esta de volta, e trás o mais belo enredo de todos os tempos, tanto quanto FFVII será FFX, o tempo passara, mas boas lembranças estarão sempre em nossas memórias. Só há uma forma de descobrir o futuro de Spira, e ela esta em suas mãos, a decisão é sua. Fiz o possível para lhes fazer o melhor review já criado sobre Final Fantasy X, assim como um ótimo detonado em breve, mas a única coisa que posso lhes dizer agora é boa sorte.
 
Credo... qnta coisa.
Acredita q aind naum vi o jogo?...... por incrivel que pareça.
To loquinho pra conhe-lo logo... fala-se tanto... dizem atéq ue é um espanto de tanta perfeição.
Como ainda naum conheço fico como sendo o melhor o 8 ainda.......hehe
Mas é logcio q isso é questão de tempo ate conhecer o 10.......hehe
 
Só discordo em uma coisa: O enredo não é tão bom assim, e tem muita coisa parecida com Grandia 2, sendo que perde para esse em matéria de história e desenvolvimento dos personagens.
 
FFX International tem novo sistema de Sphere Grid.. considerando ele.. o sistema ficou exelente, com muitos niveis de dificuldade se quiser encontrar..
 
Ainda faltrou dizer sobre o Monsters Arena e sobre alguns itens, mas foi uma excelente análise FFX é o melhor jogo de PS2 com certeza...


:aham:

 
eu estava pensandoem colocar os nomes dos aeons com coisas Tolkien, principalmente do Silma, quando começar um novo jogo:
-Valefor, seria Gwaihir, ou Thorondil
-Ifrit seria Huan, ou Carcharoth
-Ixion seria Nahar
-Shiva... bem, não consegui pensar num bom...
-Bahamut, bem, nem nesse...
-Yojimbo, com aquele cachorro poderia ser o dono do Huan, aquele elfo que eu esqueci o nome... :oops:
-o Anima, ele meio que vem do submundo, parece ter asas,mas não sei, então acho que poderia ser um Balrog, ou coisa assim :?
-como eu não faço idéia de como seja o Magus Sisters, não posso dizer nada.
e aí, o que acharam? idéia boa? :D
 
Acho que voce eh coveiro... por ter desenterrado esse tópico do fundo do baú...

Sei lah, se voce quiser de o nome pros Aeons que voce quiser, eu prefiro deixar eles no normal mesmo.
 
Além do que, se fosse pra desenterrar um tópico pelo menos que fosse o oficial de FF. :eek:

E eu tb prefiro colocar os nomes originais. Nunca gostei de jogos onde eles não têm um nome padrão pra colocar.
 
Nem eu, principalmente mudar nome de personagens principais hehehe, e mudando um poco de assunto, Grandia2 e de que plataforma?
 
Grandia 2 tem o melhor sistema de combates que eu já vi, fora as cutscenes serem em desenho estilo anime, que são show de bola...
Eu parei FFX com 40 horas de jogo, logo quando eu peguei o airship... Comecei a explorar os lugares secretos e acabei me perdendo de onde deveria ir, fiquei com preguiça de continuar jogando... :roll:
É um bom jogo, mas acho que as vezes um jogo não precisa ter trocentos minigames, pois acaba desviando do objetivo do jogo em si. Os minigames deveriam poder ser jogados depois de terminar o jogo...
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo