• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Final de Libertadores com um jogo seria viável?

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
A Libertadores me remete a Liga dos Campeões. Pelo menos é assim que vejo.

Agora, vocês acham que seria viável uma final de Libertadores com um jogo apenas e em campo neutro como é feito com a liga européia?
 
Acredito que não.

Na Europa eles possuem o sistema de governo da União Européia, o que facilita a saída de um país para o outro, o que não ocorre na América Latina. Sem contar os gastos, que por aqui seria maior, além de ter que converter a moeda.

Podemos contar também com a segurança dos torcedores, sendo a daqui mais prejudicada também.

Eu acredito que esse sistema de final praticado na Libertadores o melhor modo de ser realizado por aqui. Talvez um jogo apenas não teríamos os reais torcedores de seus clubes no estádio apoiando suas equipes.
 
Sou completamente favorável.

Mas não temos tanta estrutura para isso. Uma final por exemplo entre brasileiros e argentinos, disputada na colômbia. Daria no máximo, 5.000 torcedores para cada lado, e o resto só torcida da casa. Isso no caso de um baita jogo.

Se fosse aquelas finais como Olimpia x São Caetano, jogada na Argentina, não teria tanto púbico.

Os países da América, no presente, são pouquissimo interligados. Não há uma linha de trem que você possa sair de São Paulo para Buenos Aires, e isso falando das duas principais cidades dos dois principais países. Na Europa, é muito mais facil ir de Lisboa à Milão.
 
Respondendo racionalmente: não

Basicamente por dois fatores: segurança e dificuldade de deslocamento

Países como Bolívia, Colômbia, Peru e Venezuela dependendo da cidade onde o jogo vai rolar é uma dificuldade enorme pra se chegar.

O continente sulamericano além de ser enorme (pouco mais que o dobro do tamanho do Brasil) infelizmente é muito mal servido em matéria de transportes de massa.

Diferente da Europa que é totalmente interligada e é possivel cortar toda a Rússia de leste a oeste em mais de 9.000km de ferrovias. No Brasil isso é uma utopia.
 
Já tem a final do Mundial assim, não faria sentido colocar a Libertadores também.
 
Pelo amor que a Conmbol tem pelo México, capaz de todas as finais serem sempre lá nesse sistema.

Não é amor ao México em si e sim ao $$$$$ dele.

E com certeza se os paises árabes viessem com muito mais, como fazem com a Fórmula 1, a final da Libertadores seria certamente no Bahrein ou Emirados

Seria um jogo num gramado de primeira impecável, os finalistas ganhando uma cota muito boa, mas estádio praticamente vazio e sem nehum clima típico de uma Libertadores.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo