1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Finais surpreendentes

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Clara, 7 Set 2014.

  1. Clara

    Clara Que bosta... Usuário Premium

    Qual ou quais histórias com final inesperado você já leu?

    Pode entender "inesperado" como engraçado, bobo, assustador, enigmático, inteligente, enfim, toda história (novela, conto, romance) cujo(s) último(s) parágrafo(s) tenha aquela mudança repentina que te deixa pensativo (ou com raiva, ou rindo) porque de jeito nenhum você esperava por aquilo.

    Registre aqui qual livro ou conto te surpreendeu, sempre é claro tomando o cuidado com os spoilers (utilize o ícone da bandeirinha, em cima da caixa de texto) afinal quem gosta desse tipo de final quer descobri-lo sozinho.
     
    • Ótimo Ótimo x 3
  2. Clara

    Clara Que bosta... Usuário Premium

    Começo com dois contos que li esta semana e me deram a ideia do tópico:

    Olalla (Robert Louis Stevenson): um inglês é hóspede de uma família antiga que vive isolada em uma pequena aldeia na Espanha.
    O final me surpreendeu por ser de uma publicação de 1885 mas que trata de um assunto bem atual.
    Belos vampiros, e uma vampira consciente de sua situação (meio na linha Louis de "Entrevista com o Vampiro") e que se apaixona por um mortal

    Um esqueleto
    (Machado de Assis): em uma noite chuvosa um grupo de amigos está reunido e conversando sobre diversos assuntos quando um deles começa contar a história de um antigo professor, o excêntrico Dr. Belém.
    Dá mesmo um certo medo do Dr. Belém, assim como um pouco de raiva e revolta, talvez, e então...
    Bem, leia este que é um dos contos menos conhecidos do autor, repleto de detalhes bacanas e sutilezas que a gente percebe só depois da segunda ou terceira lida, coisas típicas das histórias do Machado de Assis.
    Leitura super recomendada e que, melhor ainda,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . :yep:
     
    Última edição: 7 Set 2014
  3. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Lembro-me de dois:

    O final do As Irmãs Vane, do Nabokov, onde o que conta não é o final, mas o COMO o Nabokov escreve o final: um recurso que, segundo ele, só pode ser usado de séculos em séculos;

    E o final-não-final do poema À espera dos bárbaros, do poeta grego moderno Kaváfis. O poema é esse, na tradução do José Paulo Paes:



    Entenda-se: o final-não-final é justamente o fato de que os bárbaros não chegaram. Nós presumimos, de alguma maneira, que eles vão chegar... Mas eles não chegaram. O que isso significa? É comum que nos poemas do Kaváfis existam seres humanos à beira da catástrofe. Talvez o que haja de irônico nesse poema seja o fato de que esperam pelos bárbaros quando a barbárie já se apossou de tudo. Ou que esperem os bárbaros, essa tal solução, que não chegou de lá pra cá. Que não chegou até hoje. E quem sabe nunca vai chegar.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Erendis

    Erendis I'm a motherfucking woman

    muita gente pode dizer que, se tratando de G.R.R.M. eu não devia me impressionar tanto, mas vou te dizer, não lembro bem se é o último capítulo, mas juro que não estava esperando nada parecido com o último POV do John Snow, em A Dança dos Dragões, não dá pra falar muito, só quem já leu entende do que eu estou falando, mas foi demais pra minha cabeça...
    foi tipo...
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  5. Alsende

    Alsende She's a Lady and a Miss.

    O final de Circulos de Chuva do Dragoes de eter. Blow my mind e o final de a ilha sobre o mar ,é emocionante de tao sem fim que é
     
  6. Deriel

    Deriel Administrador

    O final do It, do Stephen King

    ... aquela suruba infantil

    WTF?
     

Compartilhar