1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Fim do mundo adiado, novas descobertas sobre o calendário maia.

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Tar-Mairon, 10 Mai 2012.

  1. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    Uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira, 10, a descoberta do calendário astronômico maia mais antigo documentado até o momento, que data do século IX, pintado nas paredes de um habitáculo encontrado na cidade de Xultún (Guatemala).

    O calendário documenta ciclos lunares e o que poderiam ser planetários, explicaram em entrevista coletiva os arqueólogos William Saturno, da Universidade de Boston, e David Stuart, da Universidade do Texas-Austin.

    A descoberta, publicada nesta semana pela revista "Science", desmonta a teoria dos que preveem o fim do mundo em 2012 baseando-se nos 13 ciclos do calendário Maia, conhecidos como "baktun", já que o sistema possui, na verdade, 17 "baktun".

    "Isto significa que há mais períodos que os 13 (conhecidos até agora)", ressaltou Stuart, para quem o conceito foi "manipulado". Ele disse que o calendário Maia continuará com seus ciclos por mais milhões de anos.

    Os hieróglifos pintados no que poderia ser um templo da megacidade de Xultún, na região guatemalteca de Petén, é vários séculos mais antigo que os Códices Maias escritos em livros de papel de crosta de árvore do período Pós-clássico tardio.

    Os especialistas destacam que há glifos e símbolos que, segundo Stuart, só aparecem em um lugar: o Códice de Dresden, que os maias escreveram muitos séculos mais tarde" e que se acredita ser do ano 1.250.

    "Nunca tínhamos visto nada igual", assinalou Stuart, professor de Arte e Escritura Mesoamericana, encarregado de decifrar os glifos. Ele destacou que se trata das primeiras pinturas maias encontradas nas paredes de um habitáculo.

    O quarto, segundo os especialistas, faz parte de um complexo residencial maior. Os pesquisadores lamentam que parte do quarto tenha sido danificada por saqueadores, mas foi possível conservar várias figuras humanas pintadas e hieróglifos negros e vermelhos.

    Em uma delas aparece a figura do rei com penas azuis e glifos perto de seu rosto que, segundo decifraram, significam "Irmão Menor".

    A parede contém uma série de cálculos que correspondem ao ciclo lunar, enquanto os hieróglifos da parede norte acreditam que poderiam se relacionar com os ciclos de Marte, Mercúrio e, possivelmente, Vênus.

    Os autores indicam que o objetivo de elaborar esses calendários, segundo os estudos realizados a partir dos códices maias encontrados previamente, era o de buscar a harmonia entre as mudanças celestes e os rituais sagrados, e acreditam que essas pinturas poderiam ter tido o mesmo fim.

    "Pela primeira vez vemos o que podem ser registros autênticos de um escrivão, cujo trabalho consistia em ser o encarregado oficial de documentar uma comunidade maia", assinalou Saturno. Em sua opinião, parece que as paredes teriam sido utilizadas como se fossem um quadro-negro para resolver problemas matemáticos.

    De acordo com os cientistas, poderia se tratar de um lugar onde se reuniam astrônomos, sacerdotes encarregados do calendário e algum tipo de autoridade, pela riqueza na decoração das pinturas nas paredes, que também utilizaram para fazer suas anotações.

    A pesquisa continua aberta para determinar que tipo de quarto se trata, se era uma casa ou um habitáculo de trabalho e se era utilizado por uma ou várias pessoas.

    "Ainda nos resta explorar 99,9% de Xultún", lembrou Saturno, que afirmou que a grande cidade maia descoberta em 1915 proporcionará novas descobertas nas décadas vindouras.
    .

    Pois é gente, não foi para este ano que os numenoreanos negros da América Central previram o fim de Arda... ops do mundo.

    Link:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    .
     
    Última edição por um moderador: 10 Mai 2012
    • Ótimo Ótimo x 2
  2. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Tar Mairon, da próxima vez poste o texto da notícia também, não só o link. Porque aí se o link quebrar quem chegar depois aqui no tópico vai saber do que vc estava falando. Editei seu post com o texto.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  3. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    .

    Grato!

    .
     
  4. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    1º. cansei dessas descobertas de fim... essa alteração de data de morte me deixa zonza... u_u

    2º pq diabos o tar escreve tudo entre "pontos"?

    3º fiquei prestando mais atenção ao avatar da Anica do que no resto.
     
    • LOL LOL x 6
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. Vëon

    Vëon Do you know what time it is?

    Conveniente descobrirem isso justo em 2012, ai tem coisa.
     
    • LOL LOL x 3
  6. adrieldantas

    adrieldantas Relax and have some winey

    Que droga, já estava preparando meu KIT sobrevivência em ondas gigantes.
    Sim, uma prancha de surf está inclusa.
    (E sim novamente, eu não sei surfar)
     
    • LOL LOL x 1
  7. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Mas a teoria do fim em 2012 já tinha caído por causa dos anos bissextos...
     
  8. Excluído045

    Excluído045 Banned

    E eu continuo confiando só no Apocalipse de são João mesmo. Isso aí ainda vai mudar trocentas vezes nesse ano.
     
  9. Jeff Donizetti

    Jeff Donizetti Quid est veritas?

    Caiu?! Como assim? em algum momento isso chegou a ser cogitado como verdade por alguém realmente sério?!
     
  10. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Sim e não.

    Chegou a ser cogitado como verdade por lunáticos esotéricos, ufólogos e outros tipos de doidivanas.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • LOL LOL x 1
  11. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    é que parece que não contaram os 29 de fevereiro na hora de determinar a data em dezembro deste ano, daí o fim foi ano passado :lol:
     
    • LOL LOL x 3
  12. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    .

    Prefiro continuar com o prazo de validade do Sol, acho que ainda restam 2 bilhões anos para ele (corrijam-me, se eu estiver errado), mas não creio que a humanidade durará tanto.

    .
     
  13. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Esse povo que não se decide, é em abril, é em dezembro, não é 2012.

    Exatamente, é isso que eles querem que a gente pense.

    Não, um pouco mais que isso, da última vez que eu soube (há uns 10 anos) eram 4,5 bilhões de anos, mas como já se passaram 10 anos então faltam 4.499.999.990 anos.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
    • LOL LOL x 1

Compartilhar