Ana Lovejoy
Administrador
Para quem não viu, foi publicado no dia 27/08 no site Cinema em Cena:
Muito triste esse anúncio. Li uma entrevista com o Villaça (muito boa, por sinal) e entendo os motivos dele, mas Cinema em Cena é um dos pouco sites que frequento tem mais de uma década (jogo aí a Valinor, e página inicial do UOL hehe). Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças eu só fui ver no dia da estreia (e me apaixonei por ele) por causa de uma crítica do Villaça. Acompanhei ansiosa um monte de notícias das produções de O Senhor dos Anéis e Star Wars (num tempo que essa coisa de foto vazada ainda era beeeeem rara). Aquelas notas sobre possíveis projetos que acabavam indo para a gaveta, passava horas lendo aquilo. Ver calendário de estreia nacional. Enfim, sempre foi referência para mim, site número um de cinema no Brasil. Vai fazer falta
Caros leitores do Cinema em Cena,
Escrevo este editorial por dois motivos.
O primeiro é que eu estou de saída do cargo de editor-chefe do Cinema em Cena para perseguir novos desafios. É uma decisão que eu comuniquei ao nosso diretor (e meu grande amigo), Pablo Villaça, há algum tempo, pois sinto que estou em uma etapa da minha vida profissional em que a volta aos estudos acadêmicos não pode mais ser adiada. Além disso, tenho projetos pessoais e familiares que pedem minha dedicação, e é impossível conciliar tudo isso trabalhando em jornada dupla (às vezes tripla), de segunda a sexta (muitas vezes também nos fins de semana). Como muitos de vocês sabem, eu também trabalho na Rádio Inconfidência, emprego do qual não posso abdicar, ainda mais considerando o gravíssimo estado em que o mercado se encontra para o Jornalismo.
Não pensem que fazer esta escolha foi fácil. Bem longe disso. Minha história no Cinema em Cena dura mais de 12 anos. Eu passei por praticamente todas as fases do site e foi graças ao trabalho aqui desenvolvido que eu adquiri boa parte da minha experiência profissional. Mais que isso, serei sempre grato ao Pablo por ter me dado a chance de transformar o Cinema em Cena em um verdadeiro reduto de conhecimento cinéfilo, seja na condução da seção Cinenews ao lado dos redatores, seja na criação das nossas colunas junto a seus autores. Sem falar que eu pude construir aqui, com a nossa equipe, um podcast prestigiado, que certamente é o fruto de todo esse trabalho do qual eu mais tenho orgulho. Serei sempre grato a todos os colaboradores, convidados e ouvintes do programa, que completa três anos em setembro.
O outro motivo deste editorial é, sem dúvida, o mais importante: o Cinema em Cena está chegando ao fim. Pablo ainda escreverá a respeito para vocês, com mais detalhes e propriedade, já que é nosso diretor e o fundador do site. Mas o fato é que diante da realidade financeira em que o Cinema em Cena se encontra, ficou decidido, entre ele e nossos demais acionistas, que será inviável manter o site no ar.
A nossa única fonte de receita são os anúncios do Google, e ela se mostra insuficiente para que possamos reformular mais uma vez a nossa estrutura, tanto do ponto de vista da tecnologia (a qual é preciso acompanhar em seu ritmo alucinante) quanto da gestão de pessoal, já que a nossa equipe, embora muito qualificada, tem seu desempenho comprometido pela impossibilidade de fazermos novos investimentos.
Diante da conjuntura desse cenário financeiro, e constatando que é impossível manter o nível de qualidade do nosso trabalho, que sempre foi apontado por nossos leitores como o diferencial do nosso conteúdo, é com muita tristeza que eu venho informar que o Cinema em Cena não será mais atualizado a partir do próximo dia 14 de outubro, quando completará 17 anos no ar.
O sentimento da nossa equipe não é outro senão o de profunda consternação (com o perdão da redundância). O Cinema em Cena não representa para nós apenas um trabalho, mas um lar. Ainda seguiremos juntos por mais algum tempo, publicando notícias e nosso podcast, e vocês ainda poderão ler a cobertura do Festival do Rio 2014 feita pelo Pablo e as edições finais das nossas colunas. Continuaremos a dar nosso melhor até o iminente apagar das luzes — ou, para ser mais coerente com a nossa vivência, até que elas se acendam, como no final de uma sessão de cinema.
Quero deixar aqui o meu muito obrigado a você que nos acompanha. Você também faz parte da nossa família Cinema em Cena.
Caso queira entrar em contato diretamente comigo ou com o Pablo, nossos e-mails estão linkados abaixo:
[email protected]
[email protected]
Forte abraço,
Renato Silveira
editor-chefe
Muito triste esse anúncio. Li uma entrevista com o Villaça (muito boa, por sinal) e entendo os motivos dele, mas Cinema em Cena é um dos pouco sites que frequento tem mais de uma década (jogo aí a Valinor, e página inicial do UOL hehe). Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças eu só fui ver no dia da estreia (e me apaixonei por ele) por causa de uma crítica do Villaça. Acompanhei ansiosa um monte de notícias das produções de O Senhor dos Anéis e Star Wars (num tempo que essa coisa de foto vazada ainda era beeeeem rara). Aquelas notas sobre possíveis projetos que acabavam indo para a gaveta, passava horas lendo aquilo. Ver calendário de estreia nacional. Enfim, sempre foi referência para mim, site número um de cinema no Brasil. Vai fazer falta