• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fim do anonimato: projeto de lei quer exigir CPF para comentar em blogs e redes sociais

Você é a favor desse projeto?


  • Total de votantes
    25
IP não é uma identificação?

Cada site deveria ser livre para cobrar ou não mais identificações.
 
IP não é uma identificação?
Identifica o computador, não o usuário.

Cada site deveria ser livre para cobrar ou não mais identificações.
Salvo engano, o Marco Civil isenta o site de responsabilidade pela postagem dos usuários (desde que os administradores estejam a postos para tirar do ar após avisados). O Estado deve ter formas de punir efetivamente condutas criminosas, seja lá qual for o meio por que elas sejam externadas.
 
Outro dia eu estava pensando numa coisa: na escola é "nome, número e série". Na vida adulta, nome, RG e CPF.

Não me soa bem.

Mas de qqr forma sou contra. Há diversos problemas com crimes virtuais, mas eles poderiam ser resolvidos pelos IPs de onde foram enviados. As lan houses tendo uma identificação e horário de quando se postou tal coisa, já fica possível ver quem postou o que.

Basta saber aplicar essas coisas com eficiência.
 
Mas de qqr forma sou contra. Há diversos problemas com crimes virtuais, mas eles poderiam ser resolvidos pelos IPs de onde foram enviados. As lan houses tendo uma identificação e horário de quando se postou tal coisa, já fica possível ver quem postou o que.

Basta saber aplicar essas coisas com eficiência.

Grande parte das lan houses (se é que essas coisas ainda existem) já exige RG e CPF para efetivar o cadastro de usuários justamente com a finalidade de identificar o usuário pela data e hora de acesso, caso o mesmo danifique o equipamento. Bom que inibe a tentativa de usar lan houses para tentar driblar a identificação por IP. Porém, há quem use IP dinâmico para evitar o rastreio.

No final das contas, estão tomando uma medida porca e pela metade - como tudo o que vem sido proposto pelo nosso governo nos últimos 500 anos, aliás - só pra evitar a fadiga mesmo. E, como toda medida porca e pela metade, estão esbarrando no conceito de pré-crime ao invés de elaborar leis que os coíbam, punições adequadas aos que as infrigirem e, obviamente, uma fiscalização eficiente que garanta o cumprimento dessas leis.

E, chamem-me de conspiracionista, eu não ligo: mas depois do Marco Civil, esse é mais um passinho em direção a um "grande firewall" SIM.
 
Sou leiga nesses assuntos de informática, mas já li que mesmo os "proxy' não podem ser totalmente mascarados.

De qqr forma deveriam colocar alguém para combater esses crimes que entendesse de informática tanto quanto os que os praticam.

Mas... as coisas no "braziu" não funcionam muito por aí, então acham melhor colocar CPF pra todo mundo.
 
Sim Grimnir, e como você vai punir depois, se não tem como identificar quem cometeu?

Além do que já comentei, como que se identificam os criminosos no mundo real? Investigando. A pergunta relevante é: Faltam recursos para investigar os crimes virtuais? Eu não sei. Se você sabe, compartilhe. Pq, até onde eu sei, nos crimes do mundo real o criminoso não deixa o CPF na cena do crime e nem por isso estão propondo enviar um GPS no rabo de todos os brasileiro para monitorar o que fazemos e o que deixamos de fazer.
 
Justamente. Se o problema são crimes virtuais, que o Brasil saia do atraso e crie uma divisão nas Polícias exclusivamente para rastreio, investigação e perícia de crimes virtuais, ao invés de medidas populistas e ineficazes.
 
Populistas? :eh: O que pode ser mais impopular do que restringir a privacidade do cidadão?

A verdade é que é sempre mais difícil detectar o autor quando a manifestação criminosa é através da internet do que através de outro meio. Vocês preferem que crimes desse tipo fiquem impunes ou que o usuário se identifique? Só reforçando que não concordo com o método do PL; não sei dar outra sugestão.
 
Não é populista não. É autoritária mesmo. Aliás, na mais aproxima a direita e esquerda majoritárias no Brasil do o autoritarismo.
 
Populistas? :eh: O que pode ser mais impopular do que restringir a privacidade do cidadão?

"Populista" no sentido de "Olia, jemte, o governo está preocupadinho com os discursos de ódeo nas internetes e está tomando medidinhas para protejer o povo que tanto ama". Olha como o governo está preocupado. Olha que coisas lindas o governo faz para proteger os fracos e oprimidos. O Humaniza Redes aprova essa 'solução' com louvor.

"Populista" porque deseja somente pagar de governo bonito, preocupado, politicamente correto, mas não procurar soluções adequadas. Tenta dar a uma 'solução' dúbia como esta uma cara limpa e correta, mas não expõe as entrelinhas. 'Restringir a liberdade e a privacidade do cidadão' é justamente o conteúdo das entrelinhas. São os tais 'termos de uso' que todo mundo concorda sem ler, acreditando somente no que a assessoria de imprensa libera.
 
Pois é, acho que não faz muito sentido essa crítica da Seiko. E também não penso que seja uma questão de "autoritarismo", mas de choque entre privacidade (do indivíduo) x acautelamento (do Estado).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo