• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Filologia- Uma ciência

Poderíamos mandar uma sugestão para a Alta Cúpula a.k.a. Administração; aqueles que se interessarem por um Clube das Línguas, ou um Clube Valinórëo Lambengolmor (Mestres das línguas de Valinor*, em Quenya), mandem sugestões através do Fale Conosco (NUNCA POR MP). Seria ótimo se somente um tópico fosse aberto, evitando sobrecarregar, ainda mais, a Alta Cúpula.

Um Clube dos Lambengolmor, parece legal para mim, basta saber se a ADM aceitaria.

Concordo, mas como se posta no Fale conosco?
Eu pensei em postar ontem, mas fiquei acanhada hahah

A proposito, meu nome está na lista de Aramaico? Eu quero tambem.
 
Última edição:
Olá Lobo! Estou escrevendo um livro, de estilo parecido com as obras de Tolkien, e minha maior "falha" do livro é a lingüinstica, pois só falo português e arranho inglês....sempre admirei o Latim, mas meu desejo é de criar minha própria língua, mas pra isso, eu precisaria saber como funciona, como dá pra ser desenvolvida...com certeza não é só sair inventando palavrinhas....mas...não faço idéia de onde começar...por isso, pensei em pegar o Latim como base dela, e criaria uma "bifurcação" e desenvolveria ela, tem como me dar uns toques de Latim? Me inclua na lista vai!

Quanto a incluír na lista, sem problemas. :D Quanto a "criar" um idioma, isto é algo muito dificílimo, mas se vc realmente se dedicar, penso que conseguirá sim. Uma língua derivada do latim será sempre uma língua românica, ou romance, como o italiano, o romeno, o espanhol, francês, e português. :think: Bem, quanto a ordem adequada para desenvolvimento de seu idioma, lhe ajudarei como possível, e pode postar suas dúvidas aqui, que receberá pronto auxílio. :D

Istimo, a idéia do Clube é ótima, e o nome do mesmo em élfico ficou excelente. :D

Anne, colocarei seu nome na lista de aramaico, a propósito, alguém poderia postar a lista atualizada para mim, por favor, obrigado. =)

Abraços a todos. :abraco:
 
Última edição:
Listas->

  • Grego: Sano, Erian, Satsuki, Anne, Kainof, Oropher, Décimo, Lobo, Vikingaälva.

    Latim: Sano, Oropher, Décimo, Vikingaälva, Margrave, Anne

    Espanhol: Lobo, Vikingaälva

    Leto: Lobo

    Alemão: Oropher, Vikingaälva

    Árabe: Oropher, Sano

    Aramaico: Elminster, Sano, Anne

    Hebraico: Elminster, Vikingaälva, Sano, Anne

    Chinês (mandarim): Oropher, Vikingaälva

    Finlandês: Lobo, Sano

    Japonês: Vikingaälva, Sano, Anne

A lista está assim Lobo... =)
 
Listas->

  • Grego: Sano, Erian, Satsuki, Anne, Kainof, Oropher, Décimo, Lobo, Vikingaälva.

    Latim: Sano, Oropher, Décimo, Vikingaälva, Margrave, Anne

    Espanhol: Lobo, Vikingaälva

    Leto: Lobo

    Alemão: Oropher, Vikingaälva

    Árabe: Oropher, Sano

    Aramaico: Elminster, Sano, Anne

    Hebraico: Elminster, Vikingaälva, Sano, Anne

    Chinês (mandarim): Oropher, Vikingaälva

    Finlandês: Lobo, Sano

    Japonês: Vikingaälva, Sano, Anne
A lista está assim Lobo... =)

Muito obrigado, Anne. :D :kiss: :abraco:

Ps: Hoje a tarde, posto a primeira aula de Aramaico.

------------------------------------------------------------------

Curso Aramaico – Aula I – Lição I

Interessados: Anne, Sano, Elminster

Introdução:

O aramaico, uma das línguas mais antigas do mundo, expandiu-se no começo da humanidade ao longo de toda a região do Oriente Médio e Anatólia, mas seu berço de origem pode Ter sido a Síria. É certo que éra a língua oficial de Babilônia e Assíria. O alfabeto aramaico tem muito mais de 2.000 anos de idade. Aramaico é uma língua conhecida e falada por pouquíssimas pessoas atualmente. Foi a língua usada por Jesus Cristo. Continuou sendo falada até o séc. VII da éra cristã, e após quase desapareceu, muito embora, ainda hoje seja falada por pequenas comunidades isoladas na Síria e Turquia. O alfabeto aramaico originou o alfabeto hebraico e o alfabeto árabe. Como muitas línguas semitas, é escrito e lido da esquerda para a direita. Eis o alfabeto, (uma das variações):

aramaic_alfabet.gif


Nome da letras do alfabeto, respectivamente; alap, beet, gamal, dalat, heh, waw, zain, kheth, teth, yodh, kap, lamadh, meem, noon, simkat, aiih, peh, sad’e, qop, resh, sheen, taw, taw-alap.

Pronúncia:

Ss = sh
Ee = i
Rr = “r” forte
Oo = u
R = rr
Kh = ch do alemão
Aa = “a” prolongado
J = di
H = “ch” do alemão
Gi = ji
Ge = “gue” do portugês, (sem trema)
T = tia
G = dia
Jia = iá
Ya = ia
Te = tá
Ai = é
th = f

Vocabulário:

Atoota = letra (recomenda-se pratica cada letra 10 min. por dia)
Aa-shoo-rree = povo de Ashur, (assírios e caldeus)
Aa-rraa-maa-eet = aramaico
Aa-torr-aa-yaa (masculino)/aa-torr-e-taa (feminino) = um(a) assírio(a)
Boor-jaa d-Baa-vil = Torre da Babilônia
Bet-Naah-ren = Mesopotâmia, (“A Terra entre dois Rios”), entre os rios Tigre e Eufrates
Yaa-maa = mar
Yaam-taa = lago
Bay-daagh (ou Aa-taa) = bandeira
Gikh-kaa = gargalhada
J-baa-rraa (masculino)/J-baa-rrtaa (feminino) = galante, corajoso (a), nobre, forte

(Continua na Lição II...)
 
Última edição:
o Alfabeto Aramaico é ausente de vogais como o hebraico? Se sim me explique a escrita e pronúncia das vogais.
 
o Alfabeto Aramaico é ausente de vogais como o hebraico? Se sim me explique a escrita e pronúncia das vogais.

Sim, ele é predominantemente consonantal, mas as vogais são representadas por sinais específicos, no caso do hebraico, os ditos sinais massoréticos, no caso do aramaico, é um pouco diferente, mas este é um tema que será tratado na próxima aula. :)
 
AAhhh, o alfabeto é lindo... Semelhantes às runas :grinlove:

Bom, vamos lá:
Sobre praticar a atoota dez minutos por dia,
o que você me sugere para poder praticar exatamente?
Transcrever e memorizar os nomes?:think:
 
AAhhh, o alfabeto é lindo... Semelhantes às runas :grinlove:

Bom, vamos lá:
Sobre praticar a atoota dez minutos por dia,
o que você me sugere para poder praticar exatamente?
Transcrever e memorizar os nomes?:think:

A mente humana aprende a escrita em parte por repetição de movimentos, como um reflexo, e em parte pela memorização, e compreensão do funcionamento estrutural idiomático. Sugiro escrever cad letra durante um minuto por dia, e pronunciar seu som, para memorizá-la. Dez minutos até que parece intensivo demais... :lol: eu praticava 10 minutos cada letra e pronúncia, as vezes ainda pratico, mas cada um deve adaptar o estudo a seu própio ritmo. Mas 1 minuto de prática para cada letra é suficiente. :) É importante que sempre se comece a escrita de cada letra de cima para baixo, e da esquerda para a direita, e se treine sua pronúncia e tradução simultâneamente. A pronúncia de "atoota" sería "atûta". :D


Abraços.
 
Lobo Nobre disse:
viu o quê eu disse sobre a semelhança entre o alfabeto fenício e o aramaico? Sabendo aramaico e hebraico, poderá comprender grande parte do fenício, interessante, não? :think:

Sim! Quando eu for arqueólogo te passarei as inscrições fenícias para analisarmos, além do que se for comprovado pode haver hebraico por aqui também! :mrgreen:

Lobo, você diz ler da esquerda para a direita em relação á palavra certo? :think:
 
Sim! Quando eu for arqueólogo te passarei as inscrições fenícias para analisarmos, além do que se for comprovado pode haver hebraico por aqui também! :mrgreen:

Lobo, você diz ler da esquerda para a direita em relação á palavra certo? :think:

Na verdade ler da direita para a esquerda, como se escreve em aramaico, a não ser que esteja transliterado para o nosso alfabeto latino, como atoota, aí se lê da da esquerda p/ direita, mas escrita no aramaico, é da esquerda para a direita. O oposto d sistema latino. :)

Sobre as inscrições, eu tenho alguns arquivos de inscrições fenícias, sabe aquela suposta pedra da gávea? Tenho inscrições semelhantes, eu treino decifrar escritas antigas do Oriente Médio, como o acádio, (cuneiforme), e o fenício, etc... :think:
 
Então, vou dar uma idéia:antes de começar as "aulas" (exercícios, iniciação na gramática, etc) que tal fazer uma lista como o Lobo fez ? Assim sabe-se mais ou menos o número de pessoas que querem...

Então, a idéia seria assim: as pessoas copiavam essa lista em seus posts e "assinavam" seus nomes na língua que tenha interesse.

Por quê? Mas não é só chegar aqui e ler o tópico. Acho aliás que abrir um tópico pra cada idioma (em outra área do fórum) é mais adequado.

Para os interessados em Grego, o blog estará em funcionamento nesta Sexta (quando passo o endereço), um dia importante na Grécia...

A idéia do blog é excelente! :clap:

Uhum, então, como poderíam criar um Clube das Linguas?

Não sei se não iria sobrecarregar o fórum e os Adm, as não custa tentar. ;-)

Listas->

  • Grego: Sano, Erian, Satsuki, Anne, Kainof, Oropher, Décimo, Lobo, Vikingaälva.

    Latim: Sano, Oropher, Décimo, Vikingaälva, Margrave, Anne

    Espanhol: Lobo, Vikingaälva

    Leto: Lobo

    Alemão: Oropher, Vikingaälva

    Árabe: Oropher, Sano

    Aramaico: Elminster, Sano, Anne

    Hebraico: Elminster, Vikingaälva, Sano, Anne

    Chinês (mandarim): Oropher, Vikingaälva

    Finlandês: Lobo, Sano

    Japonês: Vikingaälva, Sano, Anne
Desculpem, mas ainda não entendi pra que servem as listas.
 
Já postei no "Fale Conosco" a sugestão do Clube, agora é só aguardar respostas! :D

As listas são uteis para os usuários se 'encontrarem' eu diria :think:

Pelo menos ao meu ver...

:abraco: Abraços a todos meus queridos.
 
Sim, as listas servem para cada um não se perder em seu aprendizado. :) E para quem estiver ensinando saber a quem mandar mps conforme necessário para ajudar no ensino. :)

Quanto a criar um tópico para cada idioma, quem quiser se aventurar, mas não sei em que área isto sería feito. =/

No mais, abraços a todos. :)
 
Opa. Legal essa iniciativa. Tem alguns idiomas pelos quais me interesso (Japonês, Mandarim, Finlandês e Sueco).

Uma sugestão. Ao invés de criar um tópico para cada idioma dava pra fazer um sumário, com o numero das aulas e um link. A medida que as aulas forem postadas o Lobo poderia ir editando o primeiro post, dessa maneira fica mais facil localizar cada aula no meio da imensidão de páginas que isso promete virar.

ps. Lobo, parece que não anda aparecendo mais pelo "Artes Marciais" e não respondeu minha MP... mas caso você realmente tenha os artigos sobre Qi Gong dos quaise falou, eu tenho interesse.
 
Opa. Legal essa iniciativa. Tem alguns idiomas pelos quais me interesso (Japonês, Mandarim, Finlandês e Sueco).

Uma sugestão. Ao invés de criar um tópico para cada idioma dava pra fazer um sumário, com o numero das aulas e um link. A medida que as aulas forem postadas o Lobo poderia ir editando o primeiro post, dessa maneira fica mais facil localizar cada aula no meio da imensidão de páginas que isso promete virar.

ps. Lobo, parece que não anda aparecendo mais pelo "Artes Marciais" e não respondeu minha MP... mas caso você realmente tenha os artigos sobre Qi Gong dos quaise falou, eu tenho interesse.

De facto, estou sumido daquele tópico. Mas enviar-lhe-ei tudo que eu tiver sobre Qi-Gong. Ando um tanto atarefado em meu trabalho esta semana, abrindo uma filial, mas estou tentando me organizar. Lembrando aos interessados que sexta-feira haverá aula de chinês (mandarim). Finlandes e sueco é com a Viking, old norse eu passo algo quinta-feira, e japonês o Aracáno ainda está organizando. Abraços. :D
 
E para quem estiver ensinando saber a quem mandar mps conforme necessário para ajudar no ensino. :)

Se é pra receber MP, também quero me...ahn...er..."inscrever" em latim. Tô um bocado ocupado por esses dias, talvez eu falte algumas "aulas"...
 
Bom, como eu disse, dei a sugestão de montarem um Clube das Linguas para podermos ter nosso espaço. Mas Ana Lovejoy sugeriu que continuassemos usando esta parte do fórum, e que se mais usuários se interessarem (visto que 11 usuários no total estão levando essa ideia em diante), eles pensariam em abrir o Clube para nós. Pois há um tempo atras havia um clube de idiomas, que tinha uma circulação muito baixa e por isso foi fexado.
Então, vamos continuar aqui mesmo e ver essa ideia crescer =)

(a proposito, eu fico na dúvida se outros usuários podem ver as sugestões, por isso faço basicamente um 'noticiario' informando o que aconteceu...)
 
Bom, como eu disse, dei a sugestão de montarem um Clube das Linguas para podermos ter nosso espaço. Mas Ana Lovejoy sugeriu que continuassemos usando esta parte do fórum, e que se mais usuários se interessarem (visto que 11 usuários no total estão levando essa ideia em diante), eles pensariam em abrir o Clube para nós. Pois há um tempo atras havia um clube de idiomas, que tinha uma circulação muito baixa e por isso foi fexado.
Então, vamos continuar aqui mesmo e ver essa ideia crescer =)

(a proposito, eu fico na dúvida se outros usuários podem ver as sugestões, por isso faço basicamente um 'noticiario' informando o que aconteceu...)

De minha parte eu acho esta idéia ótima. :D E garanto que pretendo continuar ensinando e aprendendo neste tópico, além de perpetuar uma participação efetiva. :D


Abraços a todos. :D Abraços a Administração. :abraco:


Ps: Kainof incluído nas aulas de Latim. :)
 
Última edição:
Então que continuem as aulas :joy:

Bom, uma pergunta: Quando será a proxima Lição de Aramaico (achei interessantíssima, falando nisso tenho que praticar as 'atoota'), e quando será a proxima de Latim?

Será que não seria uma boa organizar uma espécie de 'horario' para sabermos que dias terão as aulas de cada idioma?!

Exemplo:
Segunda: Latim, Aramaico e Grego
Terça: Finlandes, Sueco, Alemão
Quarta: ... (por aí vai)

Acho que isso seria bom, pois assim os nossos Professores (huauhah), teriam tempo de organizar as aulas. :think:
O que acham?
 
Última edição:
Então que continuem as aulas :joy:

Bom, uma pergunta: Quando será a proxima Lição de Aramaico (achei interessantíssima, falando nisso tenho que praticar as 'atoota'), e quando será a proxima de Latim?

Será que não seria uma boa organizar uma espécie de 'horario' para sabermos que dias terão as aulas de cada idioma?!

Exemplo:
Segunda: Latim, Aramaico e Grego
Terça: Finlandes, Sueco, Alemão
Quarta: ... (por aí vai)


Acho que isso seria bom, pois assim os nossos Professores (huauhah), teriam tempo de organizar as aulas. :think:
O que acham?

Por mim sería ótimo. Só preciso de tempo para me organizar. Abraços.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo