• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Filmes com contextos históricos diversos

DarkStarfire

Usuário
Nas aulas de história, ouvimos muito sugestões de filmes e leituras. :D
Um filme ótimo que vi recentemente foi "A vida é bela" - La vita è bella (1997 - diretor: Roberto Benigni// Comédia, drama). Final da Segunda Grande Guerra, narra-se a história de um judeu, assim, dá pra ter uma ideia do que pode acontecer no decorrer do filme, mas não é tão pesado como pode-se imaginar. =D O personagem principal e seu filho são levados ao campo de concentração e logo seu pai propôs uma brincadeira: uma espécie de esconde-esconde. O filme leva esse nome, pois o garoto nunca soube onde ele realmente estava.
Apesar do bom humor, há "pistas" do terror que foi o holocausto.

Bem, se alguém quiser comentar ou sugerir filmes, ficarei muito feliz em saber. x]
 
Há essa minissérie da HBO chamada "Roma" que dizem que é ótima.

Gosto muito do filme "Espartacus" também, que conta a história de um grupo de escravos que se rebelaram contra Roma e causaram grandes dores de cabeça ao Imperador.
 
Eu gosto de "O Nome da Rosa", o livro e o filme.
Ler "O Declínio e a Queda do Império Romano" de Edward Gibbons, e depois assistir "Gladiador" também é bacana. :sim:
 
A história sempre vai ser um prato cheio para o cinema, até melhor quero os temas futuristas.
O meu filme histórico preferido é Forrest Gump, porque o filme passa pelos anos 50, 60 e 70 interligando várias histórias num só homem. Tem desde Elvis aos Panteras Negra.
 
Tem tantas coisas! Dá até pra escolher XD
Mas os meus favoritos são: Gladiador, A Vida é Bela e Memórias de uma Gueixa (mesmo com toda a confusão por causa do filme)
 
Liv disse:
Tem tantas coisas! Dá até pra escolher XD
Mas os meus favoritos são: Gladiador, A Vida é Bela e Memórias de uma Gueixa (mesmo com toda a confusão por causa do filme)

Memorias de uma Gueixa é lindo, mas tipo... qual o confusão por causa do filme que eu não sei?
 
Recebei recentemente uma indicação de uma realizadora indiana naturalizada canadense.
Deepa Mehta.

Era Water - água de 2005

pesquisei e entre outros filmes dela, achei
Fogo - 1996 e Terra - 1998

este último se passa durante a época de "independência" da Índia.
Filme bem feito, delicado com socos no estômago e onde cada 'lado' é tb individualizado com nome e rosto, o q nos toca ainda mais.
 
Breno C. disse:
Liv disse:
Tem tantas coisas! Dá até pra escolher XD
Mas os meus favoritos são: Gladiador, A Vida é Bela e Memórias de uma Gueixa (mesmo com toda a confusão por causa do filme)

Memorias de uma Gueixa é lindo, mas tipo... qual o confusão por causa do filme que eu não sei?

Notou que as gueixas falam inglês? (ou pelo menos no meu dvd elas não falam japonês) e me parece que as principais atrizes não são japonesas. É como contar a história do Pelé e escolher um ator argentino. "/
 
Eu gostei muito da série Roma, The Tudors e A casa das 7 mulheres; e dos filmes com esse contexto que mais gostei são: Em nome da Rosa, A paixão de Cristo, Joana D'Arc, O homem da máscara de ferro, A Lista de Schindler e O último Rei da Escócia.
 
Liv disse:
Notou que as gueixas falam inglês? (ou pelo menos no meu dvd elas não falam japonês) e me parece que as principais atrizes não são japonesas. É como contar a história do Pelé e escolher um ator argentino. "/

¬¬

Era só isso?
Achei que era alguma questão de direito autoral ou coisa do tipo...
 
Eu cansei de ver Lutero no colégio...
Há uma infinidade de filmes históricos legais, mas os professores por aqui passam os mesmos todos os anos. XD
 
Tem Elizabeth (e continuação), que marca bem esse momento histórico inglês. Carlota Joaquina aqui no Brasil (sobre a fuga da família real e tudo o mais). Tem 1492: A conquista do paraíso, sobre Cristóvão Colombo e as navegações.O Outro Lado da Nobreza, com Robert Downey Jr., foca bem o período da restauração inglesa. Já foi falado em outro tópico aqui, mas E o Vento Levou é perfeito para ilustrar a guerra civil norte americana. A Rainha Margot para os conflitos entre católicos e protestantes na França (especialmente A Noite de São Bartolomeu).
 
Estava lendo o tópico e lembrei de dois filmes que as pessoas poucas vezes se lembram: O Patriota e HONRA & CORAGEM - AS QUATRO PLUMAS.

O Patriota:
Carolina do Sul, 1776. Benjamin Martin (Mel Gibson), ex-herói da guerra franco-indiana, reluta em entrar na guerra contra as cruéis tropas britânicas lideradas pelo coronel Tavington. Mas os conflitos chegam à sua fazenda, e ele não tem outra escolha senão juntar-se ao exército revolucionário. Para proteger sua família, ele parte para a guerra ao lado de seu filho Gabriel (Heath Ledger), jovem idealista e patriota.

HONRA & CORAGEM - AS QUATRO PLUMAS:
O filme se passa em 1898, no Sudão. Harry Faversham (Heath Ledger) é um oficial britânico que renuncia a seu posto pouco antes de um confronto com os rebeldes, na batalha de Omdurman. Sua noiva Ethne Eustace (Kate Hudson) e três amigos lhe dão quatro penas brancas, símbolo do que julgam ser uma atitude covarde. Sem ter para onde ir, Harry assume uma nova identidade e sai em uma jornada pelo Continente, procurando enfrentar o perigo e encontrar o homem que deveria ter sido. Adaptação do romance de A.E.W. Mason, já adaptado várias vezes para as telas.

Sendo que o segundo é uma mega produção que ficou meio escondida no ano que foi lançada.
 
Breno C. disse:
O meu filme histórico preferido é Forrest Gump, porque o filme passa pelos anos 50, 60 e 70 interligando várias histórias num só homem. Tem desde Elvis aos Panteras Negra.

E ainda vocês ficarão sabendo de onde o John Lennon tirou a inspiração para a música "Imagine". :rofl:

Não estou me lembrando de nenhum preferido no momento, mas volto aqui e edito quando lembrar.
 
Tem um que é sobre a China comunista, que assisti na escola, era muito bom, quero tê-lo, mas não lembro o nome, é sobre uma mulher tentando fugir da ditadura com seu marido e seus filhos. Tem um que gosto muito mas não é bem sobre história do passado e sim "historia do futuro", O Dia Depois de Amanhã, que é uma coisa que realmente pode acontecer e até já está acontecendo em "pequena escala", com furacões, enchentes, secas, isso é o futuro.
 
Nossa, A Rainha Margoté um dos filmes mais nojentos que já vi. Mas é, sou fresca com sangue, então... mas é inegável que é um filme a se passar para aborrescentes do Ensino Médio.

Eu gosto muito de filmes históricos, até pq sou uma futura... historiadora :g:

Mas então, eu gosto dos filmes que contam a história do Robin Hood (até agora, não sei esse que vai sair com o Russell Crowe - não aposto, detesto ele)...

... ah, a minha lista é grande, depois edito isso aqui (qd não for duas da manhã e eu morrendo de sono).
 
Nossa, eu adoro filmes que tenham temas históricos como argumento ou pano de fundo.

Tenho uma lista imensa de nomes.

Z
Cabra-Cega
A Queda
Olga
Pra Frente Brasil

E por aí vai.

Mas tem também aqueles filmes que foram feitos sem a mínima pretensão de retratar fidedignamente uma época, mas que são ótimos para aplicar análises históricas. Nesse caso até Rambo entra.
 
O meu filme histórico favorito é "E o vento levou", que, como a Anica disse, tem como pano de fundo a guerra civil americana. Eu simplesmente amo aquele filme, acho ele tão lindo. :grinlove:
Outro filme histórico é "O poço e o pêndulo", que se passa na época da Inquisição. O filme até que é bom, mas eu não gostei muito porque é um filme meio pesado, com muito sangue e outras coisas assim, a professora passou na escola e teve gente que passou mal por causa das cenas "fortes".
 
Nuss, lembrei de O Poço e o Pêndulo, filme tipo B com muito sangue e ratos que fala do Frei Torquemada e da Inquisição na Espanha.

Não recomendado pra quem tem estômago sensível.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo