1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Filme... uma ataque covarde a imaginação?

Tópico em 'O Senhor dos Anéis - os Filmes' iniciado por -=ElenriL=-, 3 Out 2002.

  1. -=ElenriL=-

    -=ElenriL=- Usuário

    Intaum galera...
    eu tava pensando em tudo q eu andei vendo, além do filme andei olhando a enciclopédia do mundo de Tolkien, e me toquei...

    Não consigo ler nada da obra sem q as imagens q vi no filme tomem o lugar das imagens criadas inicialmente por mim mesmo...

    Olhando por esse aspecto será q o filme foi tão bom assim?
     
  2. Gildor

    Gildor Usuário

    Esse é um dos argumentos mais usados pelos radicais contra o filme. Claro que não estou dizendo que você seja um, mas já ouvi muito isso aí.

    Claro que essa "influência" existe, isso é inegável. Mas se isso vai ser nocivo eu acho que varia pra cada pessoa. Conheço gente que leu os livros depois, e mesmo assim não tiveram muita dificuldade pra dizer "o Frodo que eu imagino não tem nada a ver com esse Elijah". Eu realmente acredito que essa influência depende mais da sua capacidade imaginativa de cada um do que qualquer outra coisa.

    E se for pra malhar o filme por esse detalhe, teríamos que fazer as mesmas coisas com todas as ilustrações existentes. Sim, porque quem me garante que você iria imaginar Valfenda de outro jeito, depois de ver o belíssimo desenho que o Howe (ou o Nasmith) fizeram de lá? :wink:
     
  3. Dimitri

    Dimitri om pah, om pah, pah

    Cortar a imaginação

    Com certeza, fica diferente depois que você vê o filme. Pra quem já leu há muito tempo não tanto pois suas próprias imagens já ficaram bem fixas na cabeça, mas pra mim que lia o livro e via algumas imagens do filme aí corta o barato Por eu ter visto Gandalf, o cinzento enquanto eu lia o livro, eu nem sequer consegui imaginar o Gandalf depois que ele ficou branco. Só imaginava cinza. Mas a descrição de alguns ambientes e lugares é bom pois muitas vezes não dá pra imaginar tudo. A Colina dos Túmulos, eu fiz o máximo possível pra imaginar como seria enquanto eu lia o livro e por não ter aparecido no filme, ainda to com essa imagem na cabeça. Alguns personagens de As Duas Torres e O Retorno do Rei, por eu não ter visto tão cedo, estão diferentes da do filme, e consigo olhar os dois separados. Coma o Língua-de-cobra que eu imaginava ele muito parecido com uma cobra e no filme, cheguei até a me decepcionar pois ele era muito humano (eu sei que o certo é assim). Enfim, o filme, para leitores novatos acaba um pouquinho com a imaginação mas para quem já tinha as imagens na cabeça, não tanto.
     
  4. Sir Galaaz

    Sir Galaaz Usuário

    Re: Cortar a imaginação

    Putz, isso aconteceu comigo também, eu toda hora pensava nele de cinza e com aquele chapéu.
     
  5. Akinendel_theOld

    Akinendel_theOld Usuário

    Uma coisa que não consegui imaginar foi as Minas Tirith... é muito maluca aquela descrição.
     
  6. Pedro Castro

    Pedro Castro Usuário

    Nem tanto

    Eu acho que isso depende de cada pessoa mesmo...eu mesmo só fui ler o livro depois do filme, e ainda sim eu faço imagens bem diferentes de alguns personagens na minha imaginação...e em relação a personagens como Eowyn e Theoden, que mesmo não estando no primeiro filme eu já havia visto fotos, também mantenho uma outra imagem deles quando leio o livro, e outra diferente quando vejo os trailers. Acho que por serem diferentes meios a maneira como você vê as coisas muda também.
     
  7. Shaman

    Shaman Usuário

    Eu li o livro antes de ver o filme, mas agora eu faço uma conexão direta com as imagens do filme, pelo menos os personagens. Mas não reclamo não, acho que o PJ fez um ótimo um serviço.
     
  8. Barbárvore.

    Barbárvore. Beatlemaniac

    hmmm as vezes quando leio o livro me vem à cabeça imagens do filme, mas ao longo q eu vou lendo mais... se transformam ,perdendo um pouco as caracterisitcas...
    mais ainda influenciam muito na leitura.
    soh aqueles q eu nao vi ainda, nao imagino no livro
     
  9. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Não me importo nem um pouco em imaginar o que eu julgo estar melhor do que eu tinha feito pra mim quando li o livro. Até porque algumas cenas estão realmente mais legais sim, admito(da mesma forma que algumas que eu imaginei deixam o filme no chinelo).

    Mas eu me considero, de certa forma, com sorte por ter lido o livro antes. Sinceramente, seria bem difícil desfazer das imagens feitas pelo filme. Moria, Valfenda, Lórien, isso tudo me marcou tanto que nem filme e nem desenho nunca vão mudar a primeira impressão que tive. Porque não dá e porque eu não quero.
     
  10. Gil_Gaer

    Gil_Gaer A lost elf

    Gostei das cenas de Moria, ficaram bem melhores do que eu tinha imaginado assim como Valfenda ficou esplêndida no filme. Pelo material que já vi de Rohan posso dizer que não ficou longe do que eu imaginava... agora, uma coisa que eu realmente quero ver é Gondor... em minha mente a cidade branca tem uma imagem grandiosa e estou muiiiiito curiosa p/ ver a cidade no telão.
    A nível de personagem... o filme não ficou muito fora de minha comcepção, tirando alguns detalhes claro, mas gosto do filme da maneira que ele é até por que imaginar é fácil mas transformar pensamentos em uma coisa concreta é difícil.
    OBS: Acho que os hobbits tem tudo a ver, principalmente Pippin.
    _______________________________________________________

    "Eu continuo a ser uma coisa só, um palhaço. O que me coloca em um nível bem mais alto que o de qualquer político."
    Charles Chaplin
     
  11. Fox

    Fox Visitante

    Eita ferro. Que título exagerado. :roll:

    Eu sempre faço questão de ler qualquer livro antes de ver um fime baseado nele. É minha preferência.

    Mas dá pra se tirar as coisas legais ou melhores do que o livro, do filme pra se expandir a qualidade da imagem criada pela mente. Eu sinceramente acho que dá. Como muitos aqui (inclusive eu) fazem. :)
     
  12. V

    V Saloon Keeper

    Já deixei clara minha opinião. Se for assim, nenhum livro pode ser adaptado pro cinema. Simplesmente não dá pra ficar perdendo tempo pensando nisso. Considero uma preocupação inútil.
     
  13. -=ElenriL=-

    -=ElenriL=- Usuário

    bem realmente adimito q eu exagerei no título...

    mas eu conheço poucas pessoas q realmente se interresam por SdA...
    e eu soh queria saber a opinião do povo, eu num to criticando o filme naum... foi massa.. apesar de terem cortado a parte do Tom Bombadil... mas eh soh a titulo de curiosidade...
     
  14. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Hummm.... mas isso foi interessante... eu por exemplo não consigo mais desvincular a imagem do Gandalf com a do Ian McKellen...
     
  15. Sir Galaaz

    Sir Galaaz Usuário

    Eu imaginava Lórien como algo parecido com aquelas habitaões dos Ewoks em Star Wars- O Retorno de Jedi, só que sem aquelas casinhas e mais dourada e tal. No filme, embora tenha umas escadinhas parece que eles moram no chão.
     
  16. Meldannë Nimril

    Meldannë Nimril Usuário

    Tem certas coisas que eu tenho que agradecer ao filme por me fazer ter alguma idéia de como elas pareceriam. Eu nunca consegui imaginar um rosto real pro Frodo, por exemplo.
    O filme pelo menos me deu um rosto pra toda a vez q falarem nele eu ter uma base de imagem.
    Mas outras descrições como Lorien que eu tinha toda na minha cabeça saíram totalmente diferentes no filme(piores na minha opinião) e eu nào fui mto afetada por isso. Qdo falam em Lorien, eu penso na minha imagem e não na do filme....
     
  17. Lady of Valinor

    Lady of Valinor Usuário

    Eu li o livro antes de começarem a falar do filme, e imaginei os personagens do meu jeito, mas quando eu vi o filme houveram alguns perssonagens( com é o caso de Aragorn) que eu preferi optar pelo filme do que pela minha imaginaçao. E os lugares do filme ficaram lindos e na minha opniao perfeitos.
     
  18. Dårk_Fëanor

    Dårk_Fëanor Usuário

    Eu li o livro antes de ver o filme mas teve alguns persn q qdo eu releio sda me vem a img do filme principalmente Aragorn e o Gandalf, mas o Gimli e o Boromir eu tbm axei bons.
    Mas uma coisa q eu naum consigo imaginar eh os hobbits iguais aos do filme.
     
  19. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    A Valfenda que eu imaginava era totalmente diferente... ela ficava às margens do Ruidosagua no fundo da fenda e não na parede... quando eu vi um dos desenhos feitos pelo Howe aí eu até já tinha esquecido dessa imagem anterior que eu tinha.
     
  20. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Realmente.
    Eu simplesmente não consigo me lembar de como era Elrond na minha imaginação. Nem de Frodo (!!), nem de Boromir. Mas me lembro de como eu imaginava Gandalf, Pippin, Merry (que no começo do livro eu achava que era uma mulher 8O) e Aragorn, além de muitos outros.
    Aragorn.
    Eu particulamente prefiro a imagem do filme a imagem que eu tenho na cabeça :tsc:
    Mas por exemplo, agradeço em algumas coisas o filme. Minas Tirith, Lothlórien, Orthanc eram coisas que eu achava muito difícil imaginar. Agora tá bem mais fácil :mrgreen:
    Agora, alguem tente imaginar Menegroth por favor....é impossivel! Eu tento tento e não consigo!!
     

Compartilhar