• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Filme "Aleksandr Nevsky" terá sido uma das fontes de PJ?

ruims

"Mais uma cerveja!" diz o
Pois é.
Há dias vi este filme, que considero assombroso, diria mesmo magnifico, e dei por mim a pensar que aquelas armaduras, aquele ambiente de heroismo, todo aquele ambiente mítico do filme (de 1938, imagine-se), me lembra cenas da trilogia do Peter Jackson, sobretudo o Retorno do rei.

Já tinha visto o filme há uns anos, e confesso que quando vi algumas cenas de Minas Tirith, os elmos dos guerreiros, etc., isso me lembrava algo.

E agora, ao ver o "Aleksandr Nevsky" de novo, percebi que foi ali que eu vi esses elmos pela primeira vez.

Será que esse filme russo, bem antigo, poderá ter ficado tambem na imaginação de PJ?

Bem, é só mais um tema para a discussão.
Aquele abraço deste lado do Atlântico.
 
Nunca vi o filme. Procurei fotos mas não achei. Alguém tem alguma aí?!
 
Olha o filme é realmente impressionante para os padrões da época.
Ele é baseado numa sinfonia de mesmo nome, que é usada como trilha do filme.
Este é o primeiro filme a agregar musica as cenas como que a acompanha-las.
Quanto as fotos acho difícil mas tenta como Alexander Nevsky :"encoraçado" se não me engano, vou procurar um trabalho da universidade que fiz sobre ele pra Medieval e volto aqui pra dizer!
Acha capaz que tenha influenciado PJ como cineasta mesmo, vi isso muito mais com relação a trilha sonora mesmo do que as batalhas.
E ao que parece o filme tirando as perspectivas e influencias da época sobre o lado bom e o ruim, foi bem condizente coma história real.
 
Com certeza foi um filme propagandístico, feito na época para incutir nos jovens russos um certo ódio aos alemães, (representados no filme pelos Cavaleiros da Ordem Teutônica), pois que ambas as nações entrariam em guerra, (2º WW)... Mas tirando o lado patriótico excessivo, e a apresentação do protagonista como um herói-perfeito, o filme é bem interessante, ainda mais por tratar de um personagem histórico que realmente existiu no séc, XIII, (se não me engano...), portanto, desde que com um olhar crítico, vale a pena conferir, ainda mais que é um grande clássico da "7º Arte", todos os aficcinados por cinema e filmes o tem como algo obrigatório. Etc...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo