• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão Filler

Turgon

Mugiwara no Ichimi
Para quem não conhece a denominação do termo, vou colocar uma explicação retirada do wikipédia.

Filler (literalmente que enche), embora o uso em Inglês não se limite a tal, é usado pela comunidade de fãs lusófonos para denominar episódios ou arcos inteiros de uma série de anime inexistentes na série original do mangá do qual a mesma foi adaptada. Geralmente são produzidos para impedir que a série de TV alcance as publicações atuais da série do mangá - geralmente mais lenta -, evitando paralisações. Isso permite que a franquia ainda possa ser explorada comercialmente, mantendo sua popularidade - mesmo que nem sempre seja positiva.
Eu acrescentaria também como forma de finalizar uma série quando está ainda não possui um final, como fizeram com FullMetal Alchemist, por exemplo, e tantas outras.

Vocês são a favor deles? Não seria melhor uma pausa ao invés de encherem uma série de episódios bobos e sem sentido? Mas será que uma pausa prolongada não estragaria o ritmo da série? E quando eles ficam bons, vale apena conferí-los?

Vamos conversar um pouco sobre os fillers, algo que acontece direto nos animes e em alguns vem tirando nossa paciência.
 
Excelente discussão, Turgon!

Eu sou dividido quanto aos fillers. Existem uns extremamente inúteis, até absurdamente difamadores dos animes, como os de Bleach e Naruto. Outros são quase como um desdobramento da série, até com uma qualidade igual à da série oficial, como em Full Metal Alchemist.

Acho que depende muito. Deveria haver roteiristas inteligentes e capazes lidando com os fillers, e não essas historinhas toscas e sem sal que nos impõe em muitos animes de sucesso.
 
Ultimamente, eu evito de acompanhar séries muito longas e que ainda não tiveram uma conclusão nos mangás justamente para não esbarrar num episódio filler. Tanto é que desisti de Bleach e to abrindo mão de Naruto. E também tem a questão de outras obras que são fontes para a indústria de animes, as light novels como são Shiki, Bakemonogatari, Guin Saga, Durarara e outras. Apesar de limitadas ao número de 12 ou 24 episódios, grande parte destas histórias ainda não terminaram nos livros e seus lançamentos são erráticos. E é frustrante saber que estes tipos de volumes raramente são publicados por aqui, assim como os mangás; mesmo que o final nos animes seja bom ou interessante, sempre fica a curiosidade de saber o como são os desdobramentos dos livros.
 
Eu abri mão há um tempo de séries longas em andamento.
Fillers podem até ser legais em alguns pontos. Mas me passam a impressão de perda de tempo enorme. Episódios que saem de lugar nenhum e chegam a lugar nenhum.
Apesar que muitas séries compridas o mangá e os episódios não-fillers muitas vezes passam essa mesma impressão.
 
Depende do Filler, algumas vezes os fillers como foi dito são inuteis, sem sentido e chatos, ouros os fillers são bons, os Fillers de Bleach são bastante variados, gostei dos Bounts e estou gostando dessa saga dos Reigais, mas os fillers que passaram antes da saga dos Reigais foram completamente inúteis e chatos.
 
Eu gosto dos fillers, mas quando usados com moderação.

Em FullMetal Alchemist, primeira versão, vale lembrar que foi praticamente inteiro composto de filler. Apenas os primeiros episódios seguiam o mangá, mas os produtores viram que o mangá não ficaria pronto a tempo e resolveram criar algo novo, que ficou muito bom na minha opinião. Eles seguiram a base do anime e criaram uma história ótima, seguindo muitos pontos apresentados pela autora. Não me recordo se o trabalho foi em certo momento em conjunto, mas usaram de muitos recursos para manter uma ótima qualidade no anime.

Bleach é um exemplo de como um filler não deve ser utilizado. Eu que suportei muito os fillers, chegou uma hora que não consegui mais e hoje em dia não acompanho mais o anime. Eles extrapolaram nos episódios. Hoje temos muitas Sagas fillers no anime, que o deixa totalmente sem sentido em alguns pontos. Além do fato de terem cortado Sagas na metade para a introdução de fillers. Como assim, antes da luta final, aparecerem os personagens e falarem que teremos fillers? Nunca tinha visto algo igual e foi totalmente desanimador. Bleach é um caso dos quais eu gostaria que tivessem dado uma pausa.

Podemos citar animes antigos como Cavaleiros do Zodíaco, aonde temos a Saga de Asgard sendo totalmente um filler, acreditam? É, uma Saga boa que muitos devem gostar. Essa é mais uma amostra de como fillers podem ser bons, quando bem trabalhados. Yu Yu Hakusho também possui filler, como a parte depois da volta da Saga do Toguro. Poucos episódios que não chegaram a atrapalhar como um todo o anime.

Outro anime que possui muitos fillers é Naruto. Naruto para mim é um caso a parte. Ele possui fillers bons e outros muito ruins! Aqueles fillers intermináveis da fase criança depois da luta do Naruto vs Sasuke foram bem incômodos, mas outros foram bons, como apresentando um pouco mais sobre os Jinchuurikis, algo não explorado nos mangás.

Estava lendo os comentários e acho bom frisar que até mesmo animes de 12 episódios apresentam fillers! Temos em alguns casos um ou dois episódios fillers no meio. Episódios que não mudam muito e acabam passando despercebidos, mas não deixam de ser fillers. Algo que eu até apoio, já que podem ajudar a explicar algo ou não forçar enrolações na adaptação de alguns episódios, seguindo como no mangá.

É difícil ter uma opinião concreta mesmo se são bons ou não. Temos muitos exemplos já apresentados como sendo bons ou não. Fato que sendo bem usados, acabam agradando e ajudando a série não entrar em uma pausa eterna. Sem contar que o anime ajuda o mangaká se manter escrevendo sempre melhor, já que como mostrado em Bakuman, muitos sonham com sua serialização.
 
Turgon disse tudo. Tudo depende de como são utilizados. Ou melhor, pensados e executados.

FMA é um exemplo do que se deve fazer. Bleach, do que NÃO se deve. Ou nem 8 nem 80, fazer umas poucas sagas fillers ou explorar flashbacks (como em Shippuden), enfim, fazer algo inovador, criativo, mas respeitando a história e o espírito da série.
 
kkkkkkkkkkkkkk, só eu gostei da saga dos Bounts e agora dos Regais apesar de achar meio forçada a barra?

Eu penso assim, se são filers são para enrolar mesmo, então não precisa se conectar a história, não precisa revelar nada se não tiver que revelar, basta ter ação e pronto.
 
Última edição:
Fillers de Bleach eu nem assisto mais, não sei se esses fillers que estão passando agora estão bons, mas com tantos animes bons para assistir não vou perder tempo com filler, mas uma pausa no anime pode trazer problemas no retorno do mesmo. Se não me engano já ouvi casos de animes muito bons que foram pausados a muito tempo e não retornou.
No caso de FMA eu gostei muito do primeiro anime e nem sabia que a maior parte era filler. eu não gosto de filler, mas acho melhor do que uma pausa, se for ruim eu simplismente pulo.
 
Quando passa de um episódio eu não gosto. Quando os caras precisam passar mais de um episódio filler se eu pudesse escolher o melhor seria criar uma série B numa dimensão alternativa para poder usar as histórias distantes do foco principal sem atrapalhar os fãs da principal. Como fizeram com eva em séries paralelas non sense com os personagens sem relação com o carro chefe. Acho que prefiro quando é assim.
 
kkkkkkkkkkkkkk, só eu gostei da saga dos Bounts e agora dos Regais apesar de achar meio forçada a barra?

Eu penso assim, se são filers são para enrolar mesmo, então não precisa se conectar a história, não precisa revelar nada se não tiver que revelar, basta ter ação e pronto.
Dos Bounts não foi totalmente ruim, mas foi algo bem abaixo de uma Saga como a Soul Society.

O problema mesmo foi aquele cortar no meio de uma Saga para começar outra. Ao menos finalizassem, não? Sem contar que inventaram uma princesa com episódios chatos seguidos de episódios chatos. Não deu para aguentar. Ali eu começei a pular tudo quanto era filler de Bleach. Acho que eles começaram a apelar demais com a história de Bleach e se tornou chata. Até aquela Saga do novo Capitão da 3ª Divisão foi chata! Não consegui acompanhar inteira.

Fillers de Bleach eu nem assisto mais, não sei se esses fillers que estão passando agora estão bons, mas com tantos animes bons para assistir não vou perder tempo com filler, mas uma pausa no anime pode trazer problemas no retorno do mesmo. Se não me engano já ouvi casos de animes muito bons que foram pausados a muito tempo e não retornou.
Temos Berserk, mas parece que vão retomar o anime! Estão saindo boas notícias de seu retorno. Está previsto para sair no começo do ano que vem, em forma de filmes, pelo que deu a entender. Teremos a continuação das histórias de um mangá realmente bom!

O que mais tenho aguardado depois de uma pausa é Claymore. Acredito que assim que retornar, vão obter o mesmo sucesso da primeira temporada rapidamente! O mangá é demais! Tem tudo para voltar e conseguir ótimos números novamente.
 
Sim, a saga do terceiro capitão daqulas zampakutous doidas foi ruim mesmo kkkkk, mas os Bounts eu gostei e os Regais eu to gostando XD.
 
Sim, a saga do terceiro capitão daqulas zampakutous doidas foi ruim mesmo kkkkk, mas os Bounts eu gostei e os Regais eu to gostando XD.
Aquela Saga das Zanpakutous foi terrível.

Por isso que eu prefiro os fillers sendo usados moderadamente. Essa história de criar muitas Sagas fillers não funciona. Bleach é um dos animes que eu gostaria muito que tivesse entrado em pausa. Tenho muito carinho pelo anime, até tenho uma camisa do Ichigo, mas não consigo suportar tantos fillers.
 
Eu gosto de anime pela evolução do personagem, física ou psicológica.

Nos fillers ou não acontece essa evolução ou ela desaparece ao fim do filler (por exemplo esquecer o que aconteceu ou perder os poderes adquiridos).

Isso me brocha demais, se não tem função dentro da história, não funciona para mim. Eu costumo avançar nos fillers.

Acho que ao invés de rechear o anime ou série com porcarias, deveriam terminar a saga logo e começar a criar outro com esse tempo perdido aí.
 
Como já disseram fillers moderados são até bem aceitos, mas uma saga inteira de fillers é simplesmente ridículo na minha opinião um bom exemplo é o fim de Rurouni kenshin, eles deixam de lado um final sensacional pra colocarem um vilão vazio e deixar um furo enorme na história ai quando resolvem contar o fim verdadeiro fazem em um OVA que não explica nem metade.
Sinceramente tem muito medo disso se repetir em ótimas series como o próprio Bleach.
 
Eu gosto de anime pela evolução do personagem, física ou psicológica.

Nos fillers ou não acontece essa evolução ou ela desaparece ao fim do filler (por exemplo esquecer o que aconteceu ou perder os poderes adquiridos).

Isso me brocha demais, se não tem função dentro da história, não funciona para mim. Eu costumo avançar nos fillers.

Acho que ao invés de rechear o anime ou série com porcarias, deveriam terminar a saga logo e começar a criar outro com esse tempo perdido aí.

Concordo plenamente com o que você disse, não tem nada pior do que encher a estória de besteiras só para não parar de lançar episódios, enquanto se fosse feita uma pausa tudo faria mais sentido e provavelmente seria mais bem trabalhado. Quando se trata de séries muito longas os fillers costumam ficar especialmente irritantes e uma pausa provavelmente seria bem mais agradável para os telespectadores.

Mas, em casos como FMA em que o mangá só está começando eu acredito que fillers são validos, ou quando fillers são usados como arcos para a adaptação animada fazer mais sentido eu também apóio. Fillers podem ser bem úteis quando não são só criados para enrolar e apesar de alguns serem até razoáveis, é raro que se igualem à qualidade do mangá, por isso, eu acho sempre mais prudente optar pela pausa, mesmo que ela possa ser demorada.
 
Se for falar de filler ruim não tem como não falar de Naruto. Teve um deles que um cozinheiro (sim, o maluco que fritava ramen) ganhou do Naruto, Sasuke e Sakura sozinho. O cara não era nd. Só fritava coisas. Depois dessa, abandonei fillers em Naruto.


Após esse desabafo pessoal, é mais ou menos como o Turgon disse. Depende de como é feito e o modo como é feito. Tem alguns bons (Asgard), medianos (Bounts) e os ruins (Naruto).
 
Hm alguns fillers são uma sacola mesmo.

Adoro Bleach, apesar de ter começado a assistir tardiamente e foi só a partir dele que tomei conhecimento dos fillers, quando de repente apareceu uma serie estranha e totalmente desconexa com a historia original (é eu não sabia o que era filler antes disso >.> burra)
Bem...só depois de xingar uns bocados é que procurei tomar conhecimento sobre isso.
Até aí só assistia o anime, mas depois como estava curiosa demais pra esperar uma saga filler, fui atrás de ler o mangá (bem melhor claro)

Mas falando a verdade a saga Bounts pra mim foi a pior...eu quase pulei ela, nossa que chatice aquela, pelamordedeus! Ficava torcendo para que acabasse no próximo episodio...Minha opinião.

Se paga os pecados assistindo...a única coisa que gostei nela foram daqueles bonequinhos que dava pra tirar algumas risadas...nada mais u-u
 
Apesar de não gostar muito de fillers, a situação atual ainda é mil vezes melhor do que há vinte anos atrás. Até hoje os fãs de Macross têm calafrios ao lembrar que foram engambelados sem misericórdia pelo "plus" que deram na série ao fundirem episódios de outros animes de mechas ( como Cavalry Southern Cross e Genesis Climber Mospeada ) na picaretagem montada como o nome de Robotech.

Naquela época não existia internet e redes sociais para denunciar a malandragem. Mas era bom :dente:

Também tem de se olhar o lado mercadológico da coisa. Animes são fontes de lucro para as empresas. E se uma série vende horrores e o mangaká trabalha na velocidade de um Sadamoto ou de um Togashi, o jeito é apelar: contratar um diretor de peso e um bom roteirista e meter filler na galera. O pão não pode esfriar, tem de ir quentinho pro cliente.
 
Também tem de se olhar o lado mercadológico da coisa. Animes são fontes de lucro para as empresas. E se uma série vende horrores e o mangaká trabalha na velocidade de um Sadamoto ou de um Togashi, o jeito é apelar: contratar um diretor de peso e um bom roteirista e meter filler na galera. O pão não pode esfriar, tem de ir quentinho pro cliente.

Realmente é um negocio e tal, mas o problema é que dificilmente contratam um diretor ou roteirista bom e acabam detonando uma grande obra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo